Terremoto e alerta de tsunami atinge costa do Japão
Foto Reprodução| Em mais uma noite marcada pela força imprevisível da natureza, a costa leste do Japão voltou a entrar em estado de atenção. Autoridades meteorológicas emitiram um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o país na noite desta segunda-feira (8), reacendendo memórias de tragédias sísmicas que fazem parte da história japonesa.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o tremor ocorreu por volta das 23h15 no horário local (11h15 em Brasília), a aproximadamente 70 km da costa e a uma profundidade de cerca de 53 km, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A JMA informou que ondas de até três metros de altura podem alcançar áreas do litoral, especialmente nas províncias de Iwate, Aomori e partes de Hokkaido. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) também destacou que há risco de ondas em um raio de até 1.000 km do epicentro, incluindo trechos costeiros do Japão e da Rússia.
Antes da meia-noite, ondas de 40 centímetros já haviam sido observadas nos portos de Mutsu Ogawara (Aomori) e Urakawa (Hokkaido).
A intensidade do abalo também gerou impactos imediatos na infraestrutura. A East Japan Railway suspendeu parte dos serviços ferroviários na região — a mesma que sofreu os efeitos devastadores do terremoto de magnitude 9,0 em março de 2011, que desencadeou o desastre de Fukushima.
Situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, um dos trechos mais instáveis geologicamente no planeta, o Japão registra pelo menos um tremor a cada cinco minutos. O país responde por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude 6,0 ou superior no mundo, um dado que reforça sua vulnerabilidade e a constante necessidade de vigilância.
As autoridades seguem monitorando a atividade sísmica e pedem que a população das áreas costeiras permaneça alerta enquanto o risco de tsunami não for descartado.
Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/12/2025/17:44:00
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



