TCMPA regulamenta emendas impositivas e define novas regras de transparência para municípios paraenses

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Norma obriga prefeituras e câmaras a adotarem plataforma digital e garante rastreabilidade total dos recursos destinados por vereadores.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) publicou, nesta quinta-feira (11), a Instrução Normativa nº 06/2025, que regulamenta a instituição, execução e fiscalização das emendas parlamentares impositivas no âmbito das câmaras e prefeituras do estado. A medida foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico e representa um novo marco regulatório para a gestão orçamentária municipal.

A atualização atende a determinações recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente no julgamento da ADPF 854, que ampliou para estados e municípios o modelo federal de transparência e rastreabilidade dos recursos públicos. Com isso, o TCMPA estabelece regras claras e obrigatórias para garantir que os recursos destinados por vereadores a projetos e ações cheguem de forma eficiente, íntegra e monitorada à população.

Um dos principais pontos da instrução é a exigência de rastreabilidade completa das emendas, desde sua origem no orçamento até o beneficiário final, fortalecendo o controle social e a fiscalização institucional. Os municípios deverão adequar suas Leis Orgânicas e implantar uma Plataforma Digital de Transparência, que reunirá informações sobre cada emenda — como autor, valor, finalidade, entidade executora, documentos fiscais e dados da execução física.

A execução das emendas a partir de 2026 só será permitida mediante comprovação de que o município cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo Tribunal. A norma também segue as diretrizes da Nota Recomendatória Conjunta nº 01/2025, emitida pela Atricon, IRB e CNPTC, que orienta a padronização nacional do controle das emendas parlamentares municipais.

Baseada no princípio da simetria constitucional e alinhada às decisões do STF, a regulamentação uniformiza procedimentos, oferece segurança jurídica e reforça o papel do TCMPA como órgão orientador e fiscalizador. A iniciativa promove maior integridade, eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos, consolidando um novo padrão de governança para os municípios paraenses.

Fonte: Plantão 24horas News e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/12/2025/09:10:46

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes