Rússia acusa EUA de violar direito marítimo após interceptação de petroleiro

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

A apreensão do navio ocorreu no Oceano Atlântico e foi confirmada pelo Comando Europeu dos Estados Unidos | Divulgação/White House

Ministério dos Transportes afirma que embarcação com bandeira russa tinha autorização válida e navegava em águas internacionais.

O Ministério dos Transportes da Rússia declarou nesta quarta-feira (7) que os Estados Unidos violaram normas do direito internacional ao interceptarem um navio com bandeira russa que transportava petróleo venezuelano. A manifestação foi divulgada por meio de comunicado oficial publicado no Telegram.

Segundo o órgão russo, a ação norte-americana contraria a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, que assegura a liberdade de navegação em alto-mar. O ministério afirmou que nenhum país tem autorização para empregar força contra embarcações devidamente registradas sob a jurisdição de outro Estado.

De acordo com a nota, a embarcação, identificada como Bella 1/Marinera, recebeu em 24 de dezembro de 2025 uma autorização temporária para operar sob a bandeira da Federação Russa. O documento, conforme o governo russo, foi emitido com base na legislação nacional e em normas internacionais vigentes.

O ministério reiterou que, conforme a convenção da ONU, a liberdade de navegação se aplica a águas internacionais e não permite intervenções unilaterais contra navios legalmente registrados.

A apreensão do navio ocorreu no Oceano Atlântico e foi confirmada pelo Comando Europeu dos Estados Unidos. A emissora estatal russa RT também divulgou imagens que mostram um helicóptero norte-americano sobrevoando a embarcação em águas internacionais.

Fonte: g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/01/2026/12:28:32

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes