Pará fortalece segurança aérea com formação de novo comandante de helicóptero do Graesp

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Referência nacional em segurança aérea, grupamento do Pará investe na qualificação técnica de oficiais para fortalecer ações policiais, de salvamento e resgate aeromédico

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), formou mais um comandante de aeronave, reforçando a frota operacional e a capacidade de atuação em missões estratégicas no Estado. Reconhecido nacionalmente pela excelência em segurança aérea aplicada à segurança pública, o Graesp segue investindo na ascensão técnica de seus oficiais.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Zilvandro Pinheiro de Macêdo, de 40 anos, tornou-se o mais novo comandante do helicóptero Esquilo AS 350 B2, modelo monoturbina leve que integra a frota do grupamento. A aeronave é conhecida pela robustez, versatilidade e bom desempenho em diferentes condições operacionais, sendo amplamente utilizada em missões de segurança pública, com capacidade para até seis ocupantes.

Zilvandro ingressou no Corpo de Bombeiros Militar em 2 de maio de 2006. Em 5 de outubro de 2020, ainda como major, foi transferido para o Graesp, onde passou a atuar como copiloto e comandante de operações aéreas. Com mais de 570 horas de voo, o militar foi considerado tecnicamente apto e teve seu nome indicado e aprovado por um Comitê de Voo para o Plano de Ascensão a Comandante de Aeronave.

Durante aproximadamente cinco meses, o piloto passou por uma rigorosa avaliação prática, sendo submetido a exercícios que incluíram manobras de emergência, operações policiais, combate a incêndios, transporte de carga externa, salvamentos diversos e resgates aeromédicos.

Para o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves, a formação de novos comandantes demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da segurança pública. “As aeronaves do Graesp desempenham funções estratégicas e essenciais no Pará, especialmente considerando as grandes distâncias e as diversas condições operacionais do Estado”, destacou.

Atualmente, o Graesp conta com 13 aeronaves, sendo seis aviões e sete helicópteros, utilizadas não apenas em ações de segurança pública, mas também em missões de apoio à saúde, educação, transporte de pessoas e preservação ambiental.

Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/01/2026/10:08:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes