Operação combate furto de energia é realizada em Santarém com apoio da Polícia Civil

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Uma operação de combate a perdas de energia foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, em Santarém, no oeste do Pará, pela Polícia Civil. A ação ocorreu na Rua Transmaíca, no bairro Área Verde, e teve como foco uma serraria de médio porte.

Durante a fiscalização, foi identificado uma ligação clandestina, com o estabelecimento conectado diretamente à rede elétrica, sem sistema de medição, caracterizando furto de energia. A prática é considerada crime previsto no Código Penal Brasileiro e representa riscos à segurança da população, além de prejuízos ao sistema elétrico e aos demais consumidores.

O responsável pela ligação irregular foi conduzido à delegacia para as providências cabíveis.
De acordo com estimativas técnicas, o consumo não medido pode ter chegado a 12 MWh por ano, volume significativo que impacta diretamente a qualidade do fornecimento de energia e gera perdas ao sistema.

A Equatorial Pará reforça que ações como essa são fundamentais para coibir irregularidades, garantir a segurança da rede elétrica e promover justiça tarifária, já que o furto de energia sobrecarrega o sistema e pode resultar em interrupções e danos a equipamentos.

Crime e penalidades

O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Já a adulteração de medidores configura estelionato, conforme o artigo 171 da mesma legislação. As práticas são combatidas com rigor por comprometerem a qualidade da distribuição elétrica e gerarem prejuízos à coletividade.

Canal de denúncias

A população pode contribuir no combate ao furto de energia realizando denúncias anônimas. O contato pode ser feito pela Central de Atendimento da Equatorial no número 0800 091 0196 ou pelo site oficial www.equatorialenergia.com.br, na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Fonte e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/12/2025/08:11:34

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 


Compartilhe nas suas redes