Novo ciclone: alerta é de tempestades e rajadas de 120 km/h

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto Reprodução| Fenômenos atmosféricos intensos fazem parte da dinâmica natural do clima, mas quando atingem grande magnitude, podem alterar a rotina de milhões de pessoas e demandar atenção redobrada.

É o caso do novo ciclone extratropical que começa a se formar entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9), e que deve provocar ventania, tempestades e queda de temperatura no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. A previsão indica rajadas que podem ultrapassar 120 km/h e gerar uma série de riscos associados.

De acordo com o Climatempo, o ciclone em formação é considerado de forte intensidade, já que deve registrar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa, nível que costuma potencializar tempestades e rajadas mais violentas. O sistema se desenvolve a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão que se estende pelo sul do Paraguai, nordeste da Argentina e Rio Grande do Sul. A previsão é que ele ganhe organização completa na madrugada de terça-feira (9), atravessando o território gaúcho antes de seguir em direção ao oceano.

Na quarta-feira (10), já bem estruturado e avançando para alto-mar próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, o ciclone deve gerar as rajadas mais intensas, com maior impacto sobre áreas serranas e litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Mesmo sem atingir diretamente o Sudeste e o Centro-Oeste, o sistema deve influenciar o tempo nessas regiões. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul podem registrar aumento da instabilidade, com ventos mais fortes e chuva irregular.

Os principais riscos associados incluem rajadas entre 90 e 120 km/h, chuva volumosa em pouco tempo, capaz de causar alagamentos, queda de granizo, mar agitado e ondas elevadas. A Defesa Civil alerta para possíveis danos em estruturas, falta de energia e até fenômenos severos pontuais, como microexplosões e tornados isolados.

Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/12/2025/17:38:04

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes