Milhares de mulheres vão às ruas em todo o país em protestos contra o feminicídio
Foto: Reprodução | Os atos aconteceram neste domingo (7) em diversas cidades brasileiras e foram convocados pelo movimento Levante Mulheres Vivas, que informou mobilizações em pelo menos 20 estados, além do Distrito Federal. As manifestações foram impulsionadas por uma sucessão de crimes que tiveram grande repercussão nacional.
Manifestantes se reuniram em diversas cidades brasileiras neste domingo (7) para protestar contra o avanço dos casos de feminicídio e outras formas de violência contra mulheres. Os atos foram convocados pelo movimento Levante Mulheres Vivas, que informou mobilizações em pelo menos 20 estados, além do Distrito Federal.
De acordo com a legislação brasileira, feminicídio é o homicídio de uma mulher motivado por sua condição de gênero, incluindo situações de violência doméstica, familiar, menosprezo ou discriminação. A pena prevista varia de 20 a 40 anos de reclusão.
Levantamentos recentes apontam que o país registrou mais de mil casos de feminicídio em 2025. No Distrito Federal, foram 26 mortes somente neste ano. O episódio mais recente ocorreu na sexta-feira (5), quando a cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos foi morta por um soldado dentro de um quartel em Brasília.
As manifestações deste domingo foram impulsionadas por uma sucessão de crimes que tiveram grande repercussão nacional, incluindo ocorrências registradas no Distrito Federal, em São Paulo e em Santa Catarina. Participantes dos atos cobraram respostas mais efetivas das autoridades e o fortalecimento de políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres.
Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/12/2025/11:53:18
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



