Governador do Pará “Helder Barbalho” critica ataque dos EUA e se solidariza com venezuelanos
Helder Barbalho critica ataque dos EUA à Venezuela: ‘Retrocesso’ – (Foto>Reprodução)
Helder Barbalho critica ataque dos EUA e se solidariza com venezuelanos: ‘A América do Sul vive um retrocesso histórico’
Governador do Pará usou as redes sociais para se manifestar sobre ataque deste sábado. ‘Quando uma potência estrangeira captura e sequestra o chefe de Estado de um país soberano estamos diante de uma agressão à toda ordem internacional’, afirmou Helder.
“A América do Sul vive um retrocesso histórico no dia de hoje. Demoramos, como civilização, séculos para construir um arcabouço chamado direito internacional, cuja premissa é a autodeterminação dos povos e o multilateralismo”, diz o governador paraense.
Na manifestação, o governador do Pará criticou o regime de Nicolás Maduro. No entanto, argumentou que sua ditadura não justifica o ataque. Ele ainda classificou a captura do presidente venezuelano como sequestro.
“Que Maduro não deveria nem poderia mais permanecer, como ditador, não há dúvida. A questão não é essa. A questão é se os fins justificam os meios e se somos na América Latina meras colônias como quando os primeiros europeus chegaram por aqui. A resposta é não! Quando uma potência estrangeira – qualquer uma! – captura e sequestra o chefe de Estado de um país soberano estamos diante de uma agressão à toda ordem internacional”, afirmou Helder.
O governador avaliou ainda que a violência nas fronteiras do continente se soma a um histórico de agressões sofridas pela América do Sul.
*Donald Trump afirma que forças dos EUA capturaram Nicolás Maduro após ataques à Venezuela
*Maduro e esposa serão julgados em tribunal de Nova York, diz Procuradoria-geral dos EUA
Clique no link e assista https://g1.globo.com/jornal-nacional/video/entenda-como-tropa-de-elite-dos-eua-capturou-nicolas-maduro-dentro-de-fortaleza-militar-14226131.ghtml
“Um erro não justifica outro e dois erros não fazem um acerto. Esperemos que a evolução dos acontecimentos permita que uma solução baseada no respeito a princípios, e não só à força, prevaleça no final. Nossa solidariedade ao povo venezuelano”.
Helder Barbalho finalizou sua manifestação citando o educador e humanista venezuelano Andrés Bello: “Só a unidade do povo e a solidariedade de seus dirigentes garantem a grandeza das nações”.

Fonte:G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/01/2026/08:11:46
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



