Funcionários da Caixa são investigados por fraude de mais de R$ 1 milhão contra clientes idosos da Bahia

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

( Foto: Polícia Federal) – Um grupo criminoso apontado como responsável por fraudes bancárias foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (11). Entre os suspeitos estão funcionários da Caixa Econômica Federal.

Os criminosos se passavam por idosos, titulares de contas com valores elevados e pouca movimentação, para realizar fraudes bancárias.

A investigação demonstrou que as fraudes permitiam movimentações indevidas e saques volumosos, causando prejuízo superior a cerca de R$ 1 milhão, apenas em contas de clientes da Bahia. O grupo falsificava a biometria dos idosos.

Segundo a PF, a investigação teve início após comunicação da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (Cefra) da Caixa Econômica Federal, que identificou irregularidades no cadastramento de biometria facial e digital em contas de pessoas acima dos 100 anos.

Os investigados realizavam cadastramentos biométricos fraudulentos em agências da Caixa no Pará, utilizando pessoas mais jovens para se passar por correntistas idosos. Após a inclusão da biometria, ocorriam saques sucessivos em lotéricas e depósitos em contas vinculadas ao grupo criminoso.

Parte dos envolvidos são empregados da instituição financeira, contratados recentemente, que se valiam do acesso privilegiado para facilitar as fraudes.

Conforme a PF, identificou-se, até o momento, cerca de 20 contas fraudadas que estavam vinculadas a agências da Caixa Econômica Federal nas seguintes cidades baianas:

Salvador;
Guanambi;
Serrinha;
Eunápolis;
Feira de Santana;
Castro Alves;
Cachoeira;
Euclides da Cunha;
Conceição do Coité;
Itamaraju.

Estão sendo cumpridos dois mandados de suspensão do exercício de função pública contra empregados da Caixa e três mandados de busca e apreensão, em endereços nas cidades de Belém e Dom Eliseu, no Pará, além do bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados, visando descapitalizar o grupo criminoso.

Os mandados judiciais foram expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Paragominas, também no Pará. Os investigados poderão responder por furto mediante fraude, associação criminosa e outros delitos previstos na legislação penal.

Confira a nota da Caixa Econômica Federal na íntegra:

“A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que envolvem a instituição. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes, para análise e investigação.

O banco aperfeiçoa continuamente os critérios de segurança em movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias diante dos ‘modus operandi’ identificados.

Adicionalmente, a CAIXA ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias como objetivo de identificar e investigar casos suspeitos. A instituição também esclarece que possui estratégias, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes, contando com tecnologias e equipes especializadas para garantir a segurança de seus processos e canais de atendimento”.

 Fonte: G1.globo.com e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/12/2025/08:32:46

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes