EUA violaram direito internacional em captura de Maduro, afirma ONU

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, explicou que a ação violou um princípio fundamental

Os Estados Unidos violaram o direito internacional na operação que capturou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A afirmação foi feita por uma porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 6.

Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, explicou que a ação violou um princípio fundamental. Este princípio determina que os estados não devem ameaçar ou usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de outras nações.

Segundo Ravina Shamdasani, a comunidade internacional deve repudiar a intervenção americana. Caso contrário, envia-se uma mensagem de que países poderosos podem agir livremente contra outras nações, desrespeitando a autodeterminação venezuelana.

Reunião na ONU e audiência

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu na segunda-feira, 5, para debater a operação que resultou na captura de Maduro. Paralelamente, o ex-líder e sua esposa, Cilia Flores, foram submetidos a uma audiência de custódia em um tribunal de Nova York.

Durante a reunião da ONU, o embaixador dos EUA justificou a operação como uma “aplicação da lei”. Contudo, outros representantes, incluindo o do Brasil, manifestaram repúdio à ação americana.

Fonte:  O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/01/2026/17:53:41

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649. “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes