Equatorial Pará orienta clientes quanto às mudanças na carta de reaviso
Foto: Reprodução | Alterações foram feitas em 2025 e consumidores em débito com a distribuidora já recebem o novo modelo.
Os consumidores mais atentos já devem ter percebido algumas mudanças na identidade visual da carta de reaviso, em 2025. O documento é entregue aos clientes que possuem débitos com a Distribuidora.
Agora os consumidores podem receber dois tipos de documentos sobre os pagamentos pendentes: o primeiro é o “Reaviso de Vencimento”, que poderá ser entregue ao cliente após a data de vencimento ou automaticamente na próxima fatura, caso o cliente ainda esteja com faturas em atraso. O segundo é a “Visita de Relacionamento”, quando um agente de campo, devidamente uniformizado e com crachá da Equatorial Pará, entregará o documento em mãos ao morador, apresentando a possibilidade de pagamento ou negociação direta com o colaborador.
O layout deste reaviso, que anteriormente era um documento na horizontal em preto e branco, hoje assemelha-se ao layout da fatura de energia, mas contendo outras informações para reforçar ao cliente a importância da quitação do valor devido, além do código de barras para pagamento e o QR Code para efetuar o pagamento via Pix.
Segundo o Executivo de Serviços Técnicos e Comerciais, Pedro Veiga, é importante ficar atento à todas as informações. “Nosso trabalho é também aumentar a confiança que os nossos clientes possuem no recebimento dos nossos documentos oficiais, seja ele a fatura de cobrança ou o reaviso de vencimento”, afirma.
Segurança – Para garantir a segurança de seus clientes, a Equatorial Pará informa que os colaboradores estarão devidamente uniformizados, com a logomarca do Grupo Equatorial. O crachá de identificação também é obrigatório e traz o nome completo do profissional e a empresa prestadora de serviço.
Orientações para pagamentos
Os clientes devem ficar atentos na hora do pagamento das contas de energia, para realizá-lo somente pelos meios oficiais: Qr Code do pix, que vem descrito na própria conta; internet banking, casas lotéricas e bancos; site oficial da distribuidora ou maquinetas de cartão, disponíveis nas agências de atendimento.
No caso de pagamento de débitos em campo, com os agentes de negociação, a Distribuidora reforça que eles estarão devidamente caracterizados. Vale ressaltar que os colaboradores da Equatorial jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chaves Pix. Pagamentos e negociações em campo são feitos exclusivamente por máquinas de cartão de crédito ou débito identificadas com a logomarca da Equatorial.
Certifique-se sempre de que o nome do beneficiário corresponde à Equatorial Energia. Esta é a melhor forma de confirmar a autenticidade do pagamento e evitar cair em golpes. É importante também sempre conferir o CNPJ da distribuidora de energia que é o 04.895.728/0001-80.
A Distribuidora orienta que ao receber o Reaviso, a regularização do débito seja efetuada prontamente para evitar a progressão para as etapas subsequentes do processo de cobrança, como a suspensão do fornecimento de energia, a Pré-Negativação e Negativação.
A Equatorial Pará preza pela segurança e atendimento de qualidade a toda população e em caso de dúvidas, os clientes podem ir a uma agência de atendimento da Equatorial ou acionar a empresa pelo telefone 0800 091 0196.
Fonte: Equatorial Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/11/2025/15:32:59
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