Delegacia de homicídio de Parauapebas assume caso de irmãos mortos em Canaã dos Carajás
(Foto: Reprodução) – Dois anos após o assassinato dos irmãos Gabrielle Souza Mota, de 25 anos, e Andrey Pereira Mota, de 31, ocorrido em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, o caso passa a ter um novo direcionamento investigativo. A apuração do duplo homicídio, registrado na madrugada de 28 de outubro de 2023, no estacionamento da Feira Agropecuária de Canaã dos Carajás (ExpoCanaã), foi oficialmente assumida pela Delegacia de Homicídios (DH) de Parauapebas.
A transferência do inquérito representa uma mudança significativa na condução das investigações. Reconhecida pela atuação especializada em crimes contra a vida, a DH iniciou uma reanálise completa do caso, com revisão de provas, depoimentos e linhas investigativas que não avançaram no período inicial da apuração. A medida foi viabilizada após a implantação da Superintendência Regional da Polícia Civil em Parauapebas, estrutura que ampliou a capacidade de atuação da corporação no sudeste do Pará e passou a centralizar investigações complexas nos municípios da região.
Quinze dias antes do crime, a mãe de Gabrielle e madrasta de Andrey recebeu uma mensagem anônima com ameaças direcionadas à jovem. O conteúdo foi anexado ao inquérito policial e passou a integrar o conjunto de elementos analisados pela Polícia Civil. O aparelho utilizado no envio da mensagem foi rastreado e identificado como um celular de uso coletivo em uma loja de assistência técnica, o que dificultou a identificação do autor, apesar da oitiva de testemunhas.
Na madrugada de 28 de outubro de 2023, após o encerramento de um show na ExpoCanaã, as vítimas deixaram o local em um Volkswagen Polo branco, conduzido por Gabrielle. Andrey seguia no banco do passageiro e uma amiga no banco traseiro. No estacionamento, um homem se aproximou do veículo, anunciou um suposto assalto e exigiu os pertences. Durante a ação, Gabrielle foi atingida por um disparo na cabeça e, logo em seguida, Andrey também foi baleado, a curta distância.
Após os disparos, o autor fugiu na garupa de uma motocicleta de grande porte e cor escura, levando apenas os celulares e a chave do carro. A perícia confirmou que os tiros foram efetuados com um revólver calibre .38 e identificou que os pneus do lado do motorista estavam esvaziados, o que reforça a suspeita de que o crime tenha sido planejado previamente.
A hipótese de latrocínio passou a ser questionada ao longo das investigações, já que outros bens das vítimas, como o veículo e objetos de valor, não foram levados. O local do crime não possuía câmeras de segurança, mas imagens obtidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (SEMSPUV) registraram a circulação de três motocicletas escuras nas imediações em horários próximos ao crime. Os proprietários dos veículos não chegaram a ser ouvidos na fase inicial da apuração.
O inquérito vinha sendo conduzido pela Polícia Civil de Canaã dos Carajás e passou por mudanças na chefia ao longo de 2024, resultando em sucessivas prorrogações de prazo sem conclusão. Com a assunção pela Delegacia de Homicídios de Parauapebas, a expectativa é de maior aprofundamento técnico e avanço nas diligências.
Andrey morava em Xinguara, onde trabalhava como entregador, e estava em Canaã dos Carajás para celebrar o aniversário do pai. Gabrielle chegou a ser socorrida após o ataque, mas não resistiu aos ferimentos. Os irmãos foram sepultados juntos em Xinguara.
Gabrielle deixou dois filhos pequenos, que passaram a viver sob os cuidados de familiares. Com a investigação agora sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Parauapebas, o caso entra em uma nova fase. A reavaliação das provas e a retomada das diligências reacendem a expectativa de que o duplo homicídio seja esclarecido e que os responsáveis sejam identificados.
Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/12/2025/08:19:46
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



