CIRA realiza operação de fiscalização em postos de combustíveis no Pará e integra ação nacional contra crimes tributários
Foto: Reprodução | O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) do Pará realizou, no dia 26 de novembro de 2025, uma operação de fiscalização em postos de combustíveis de Belém, Ananindeua, Tucuruí e Marabá. Integram o Comitê órgaos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Secretaria da Fazenda (Sefa), Polícia Civil e a Polícia Militar. A ação de fiscalização fazendária foi deflagrada com adesão da Promotoria de Justiça do Consumidor, sob coordenação da Promotoria de Crimes contra a Ordem Tributária de Belém (PJCCOT).
O trabalho de inteligência fiscal identificou indícios de infrações fiscais e penais, como saídas de combustíveis sem comprovação de entrada, ausência de tributação e movimentações financeiras incompatíveis com as vendas declaradas. As análises apontam possível uso de máquinas de terceiros para ocultação de faturamento, configurando, em tese, crimes contra a ordem tributária.
A fiscalização contou especialmente com a atuação da Procuradoria-Geral de Justiça e do Centro Integrado de Investigação do MPPA, do serviço de inteligência da Sefa e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), além da Polícia Militar. A partir dos resultados obtidos, a Promotoria do Consumidor acionou o Inmetro e a ANP para verificar a qualidade dos combustíveis e a regularidade das bombas.
A operação integrou uma ação nacional promovida pelo Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET), realizada entre 24 e 28 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal, com o objetivo de fortalecer o combate à sonegação, proteger o erário, garantir a concorrência leal e assegurar a defesa do consumidor. No Pará, a atividade ocorreu em Belém, Ananindeua, Tucuruí e Marabá. Estão programadas outras fiscalizações da mesma natureza para os próximos meses.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/12/2025/08:13:52
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



