Cientistas alertam para uma possível catástrofe em 2026
As alterações climáticas representam ameaças significativas à sustentabilidade da população | Getty Images
Crescimento populacional, clima e recursos desafiam a sustentabilidade global.
Ao longo das últimas décadas, especialistas alertaram para o impacto do crescimento populacional sobre os recursos do planeta. O físico Heinz von Foerster, ainda nos anos 70, utilizou modelos matemáticos para prever que 2026 poderia ser um ano crítico, quando a pressão sobre alimentos, água e energia atingiria níveis insustentáveis.
Segundo ele, o aumento exponencial da população, aliado a mudanças climáticas, desmatamento e urbanização acelerada, pode gerar um ponto de ebulição sem precedentes para a humanidade.
Von Foerster baseou suas projeções em equações complexas, reforçando um debate iniciado pelo economista Thomas Malthus no século XVIII, que alertava que a população tende a superar a capacidade de produção de alimentos.
Além disso, apesar dos avanços tecnológicos, que aumentaram a produção agrícola e mitigaram crises imediatas, o desafio da sustentabilidade vai permanecer por um bom tempo.
Entre tecnologia e ética
Para lidar com a superpopulação, especialistas destacam a importância de estratégias combinadas: controle de natalidade, educação em saúde reprodutiva, planejamento urbano eficiente e inovações tecnológicas verdes.
O físico propôs a ideia de mecanismos reguladores populacionais, conhecidos como “peoplo-stat”, que incentivam medidas proativas antes que crises apareçam, equilibrando direitos individuais e bem-estar coletivo.
A adoção de tecnologias sustentáveis, aliada a políticas globais de distribuição equitativa de recursos, aparece como uma saída para evitar que o crescimento populacional amplie desigualdades socioeconômicas e acelere o esgotamento ambiental.
Desafios urgentes
O rápido aumento populacional não afeta apenas os alimentos, mas também água, energia e biodiversidade. Áreas urbanas superlotadas exigem planejamento inovador, enquanto mudanças climáticas e escassez de recursos pressionam governos e sociedades a adotarem soluções globais e culturalmente sensíveis.
Embora críticos argumentem que a engenhosidade humana e futuros avanços tecnológicos podem mitigar os riscos previstos, a teoria de von Foerster serve como alerta: sem planejamento e cooperação internacional, 2026 pode se tornar um marco de pressão ambiental, social e econômica.
Fonte: e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/11/2025/15:16:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



