Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

(Lula Marques/Agência Brasil) – O deputado federal Celso Sabino (sem partido) vai deixar o comando do Ministério do Turismo. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A saída ocorre uma semana depois de Sabino ser expulso do União Brasil, que havia determinado sua saída do cargo.

No comando da pasta, ele comemorou o número recorde de mais de 8 milhões de turistas estrangeiros no Brasil neste ano, além da organização da COP30 no Pará, seu estado de origem. O desempenho à frente do Turismo pesou para que ele permanecesse no cargo à revelia da determinação de seu partido. A saída ocorre em meio a uma queda de braço com o União Brasil, que deve indicar o substituto para a pasta.

Sabino virou desafeto do ex-presidente do União Brasil, Antônio Rueda, depois que decidiu peitar a decisão do partido de abandonar o governo e ir para a oposição. No início do mês, o ex-ministro foi expulso da legenda, após acertar a permanência no governo com o próprio presidente.

Sabino vinha se aconselhando com Lula e acertando uma candidatura ao senado pelo Pará. Ele considerava que a posição enfática com que defendia a candidatura de Lula nas reuniões do União havia sido decisiva para sua expulsão “Queriam fazer de mim um exemplo para outros quadros”

Partido rachado

A mudança na conjuntura nacional, no entanto, mudou a posição do partido. A candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República, tida como menos competitiva por quadros da própria direita, vinha engrossando o coro das lideranças que defendiam apoio a Lula – especialmente do norte e do nordeste. Sem acordo para nenhum dos lados, muitos pregavam neutralidade, o que na prática significa que o partido poderia vir rachado.

A indicação de um novo nome por parte da legenda indica que o União deve seguir no governo e abre uma oportunidade para Lula ampliar o eu arco de alianças na corrida ao Planalto.

Turismo em alta

Sabino vinha comemorando os números positivos do turimo no Brasil e buscava surfar nos resultados na eleição de 2026. Ele intensificou suas agendas no Pará e, como ministro, tinha viagem marcada em janeiro para a feira em Madri que abrirá o calendário internacional do setor. O político paraense é presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo. Também no começo do ano previa se reunir com o Conselho Nacional do Turismo para traçar novas metas.

Fonte: veja.abril e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/12/2025/08:07:46

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes