Brasil é ultrapassado pela Rússia e deixa ranking das 10 maiores economias do mundo, diz relatório

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | País ocupa a 11ª posição nas projeções do FMI, feitas em outubro, para os maiores PIBs em dólar. Moeda russa se valorizou mais de 39% no ano até agora, o que explica movimento, aponta Austin Rating

O Brasil foi ultrapassado pela Rússia e saiu do ranking das dez maiores economias do mundo em 2025, segundo projeções do FMI (Fundo Monetário Mundial) feitas em outubro. Com o movimento, o país desceu para a 11ª posição da lista dos países que devem ter o maior PIB (Produto Interno Bruto) em dólar neste ano.

Os dados foram compilados pela agência de classificação de risco Austin Rating a partir das projeções feitas pelo FMI, que em seu relatório mais recente sobre a economia global, do mês retrasado, atualizou suas perspectivas anteriores, de abril, para todos os seus países-membros.

A principal mudança foi a da Rússia, que passou a ocupar a nona posição no ranking, ultrapassando o Brasil, que era a décima maior economia, e o Canadá, que ocupava a nona posição.

“Por muito pouco (apenas US$ 3 bilhões) [a Rússia] quase ocupa a oitava posição da Itália”, afirmaram os economistas Alex Agostini e Rodolpho Sartori, da Austin, em relatório.

Para eles, as perdas de posições do Brasil e Canadá não estão relacionadas a uma piora desde o início do ano para cá, e sim com uma valorização acentuada do rublo, a moeda da Rússia.

“Muito pelo contrário, pois o Brasil inclusive teve valorização do real e melhora nas expectativas de crescimento do PIB, e até diminuiu a distância entre Canadá e Itália, que praticamente não alteraram suas projeções desde o início do ano.”

Os economistas apontaram que o rublo se valorizou mais de 39% neste ano até agora, em um reflexo do controle de capitais instituído pelo país após sanções econômicas e seus níveis elevados de taxas de juros, além da recuperação de uma parte da confiança dos investidores estrangeiros com o potencial fim da guerra contra Ucrânia.

Fonte: Fonte: Folha de S’ Paulo  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/12/2025/07:59:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes