Belém recebe três cruzeiros internacionais em janeiro
Foto: Reprodução | Novo terminal impulsiona turismo marítimo e economia após a COP 30.
Após a construção e requalificação do Porto de Outeiro para receber navios de hospedagem durante a COP30, Belém passou a integrar de forma definitiva a rota internacional de cruzeiros, inaugurando uma nova fase para o turismo marítimo na capital paraense.
Para a COP30 em Belém, os navios MSC Seaview e Costa Diadema atracaram no Porto de Outeiro, gerando aproximadamente 6.000 leitos em cerca de 3.900 cabines, para hospedar delegações e participantes da conferência climática. Eles foram contratados pelo Governo Federal para reforçar a infraestrutura de hospedagem da cidade.
O Ministério do Turismo, o governo do Estado e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA) vêm trabalhando fortemente para incluir Belém em rotas regulares, conectando-a ao Sul do Caribe e ao litoral Norte/Nordeste, impulsionando o turismo fluvial e marítimo.
Já neste mês de janeiro, três navios estão programados para atracar na cidade: no dia 12, o Volendam; no dia 15, o Vista; e no dia 22, o Azamara, todos com operação da Amazon Incoming Service.
Impacto dos cruzeiros em Belém

A chegada dos cruzeiros movimenta setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, artesanato e turismo receptivo, além de projetar Belém e o Pará no mercado internacional como porta de entrada para a Amazônia, fortalecendo a imagem da cidade como destino turístico estratégico e sustentável no cenário global.
Aliado a isso, a nova Ponte de Outeiro facilitou o acesso, integrando o distrito à capital e melhorando a logística para o terminal. O Porto de Outeiro recebeu investimentos do governo federal que modernizaram o cais, ampliaram a capacidade de atracação, reforçaram os sistemas de segurança e adaptaram a estrutura para embarque e desembarque de passageiros, colocando o terminal no padrão exigido por grandes operadoras internacionais.
A reforma, custeada pela Itaipu Binacional, foi um marco para a COP30, servindo como “hotéis flutuantes” para delegações e demonstrando a capacidade da região de receber grandes eventos e turistas.
O Terminal Portuário foi ampliado (píer de 261m para 716m), ganhou docas, pontes metálicas e um centro de recepção de passageiros, com tecnologia de segurança.
O futuro do Porto de Outeiro
A expectativa oficial é que, no pós-COP 30, o Porto de Outeiro se consolide como um hub de cruzeiros na Amazônia, atraindo novas rotas, estimulando a cadeia turística e ampliando a geração de emprego e renda no distrito de Outeiro e em toda a Região Metropolitana de Belém.
Com as melhorias, o Porto de Outeiro não é mais apenas um terminal de cargas, mas um centro vital para o turismo marítimo e a economia de Belém, aproveitando o legado da COP30 para projetar a Amazônia globalmente.
Fonte: Rec Filmes / Norte Energia e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/01/2026/16:38:26
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



