Após exame, defesa de Bolsonaro pede autorização ao STF para cirurgia

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

O ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal, no Distrito Federal | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Ag.Brasil

De acordo com a defesa do ex-presidente, o exame aponta hérnias bilaterais e advogados solicitam procedimento e nova avaliação sobre prisão domiciliar;

Adefesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando autorização para a realização de uma cirurgia considerada urgente. A solicitação foi apresentada após Bolsonaro passar por um exame de ultrassom enquanto está preso.

De acordo com os advogados, o exame identificou a presença de duas hérnias inguinais bilaterais. Com base no laudo médico, a defesa sustenta a necessidade de uma cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral, com previsão de internação hospitalar entre cinco e sete dias, no hospital DF Star, em Brasília.

O relatório médico anexado ao pedido aponta que o quadro de dor e desconforto na região inguinal teria se agravado em função de crises recorrentes de soluço, que aumentam a pressão abdominal. Segundo a defesa, essa condição eleva o risco de complicações, como encarceramento ou estrangulamento intestinal, situações que exigiriam intervenção cirúrgica imediata.

Além da cirurgia para correção das hérnias, os advogados também solicitaram autorização para a realização de um bloqueio anestésico do nervo frênico, procedimento indicado para o controle dos episódios de soluço, conforme descrito no relatório médico.

Na semana passada, após um pedido semelhante, o ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de uma perícia médica, com prazo máximo de 15 dias, para avaliar a real necessidade da cirurgia. Mesmo assim, a defesa voltou a apresentar nova petição ao STF.

Os advogados também reiteraram o pedido de prisão domiciliar por razões humanitárias. Segundo a defesa, o estado de saúde do ex-presidente não seria compatível com o ambiente prisional, e a indicação cirúrgica reforçaria a necessidade de reavaliação da medida. O pedido anterior de prisão domiciliar, apresentado antes da decretação da prisão, foi rejeitado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: Agência Brasil Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/12/2025/16:09:30

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes