Anvisa determina apreensão de produtos à base de minoxidil

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto Reprodução| A Agência Nacional de Vigilância de Sanitária (Anvisa) determinou, na última segunda-feira (8), o recolhimento imediato do tônico capilar Minoxi Turbo Glammour, em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A medida suspende a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso do produto, que contém minoxidil, princípio ativo de uso exclusivamente medicinal. A substância é proibida em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes sem prescrição médica.

“O Minoxidil é o princípio ativo de um medicamento que só deve ser utilizado sob orientação médica. Produtos que o contenham como cosmético são proibidos”, reforçou a Anvisa.

Outros cosméticos e saneantes proibidos

A fiscalização se estendeu a marcas de menor expressão: todos os cosméticos Sabô Ageless e maquiagens capilares da Bangna foram proibidos por não terem registro na Anvisa.

“O motivo da determinação é que esses produtos não foram registrados como saneantes, o que coloca em risco a saúde pública”, explicou o órgão.

O alerta da Anvisa

O objetivo da agência é proteger a população de produtos sem garantia de qualidade e eficácia, que podem trazer riscos graves à saúde. Consumidores são orientados a não utilizar produtos irregulares e verificar sempre o registro sanitário antes de adquirir qualquer cosmético, medicamento ou saneante.

 Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/12/2025/16:09:11

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes