A pedido do MPF, Justiça condena faculdade a indenizar alunos por cursos irregulares na região de Santarém

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Arte: Comunicação MPF, sobre foto de Billion Images/Canva 

A Justiça Federal condenou o Instituto de Ensino Sábios de Bereia (Iesb), anteriormente denominado Faculdade de Educação Integrada do Brasil (Faeib), por ofertar cursos de nível superior sem autorização do Ministério da Educação (MEC) na região de Santarém, no oeste do Pará. A decisão atendeu a pedidos do Ministério Público Federal (MPF).

A sentença, proferida em dezembro, confirmou a suspensão das atividades da instituição, medida que já havia sido determinada em caráter urgente no ano de 2018. Além disso, a Justiça determinou que a empresa e seu representante legal ressarçam integralmente os valores pagos pelos estudantes, incluindo matrícula, taxas e mensalidades.

Cada aluno que comprovar ter sido prejudicado pela oferta irregular dos cursos também terá direito a uma indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil.

A decisão judicial ainda determinou a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, permitindo que o patrimônio pessoal do sócio seja utilizado para garantir o pagamento das indenizações, diante da constatação de abuso de direito e prejuízos aos consumidores.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: Ascom/MPF e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/12/2025/15:14:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes