Líder criminoso que ordenava assassinatos à distância é preso no sudeste do Pará

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Segundo a Polícia Civil, o investigado figura entre os mais procurados do estado do Ceará e é classificado como de alta periculosidade pela Secretaria de Segurança Pública cearense.

Uma ação integrada das Polícia Civil do Pará e da Polícia Civil do Ceará resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e na apreensão de quatro armas de fogo no município de Palestina do Pará. A operação foi realizada na quinta-feira (8) pela 10ª Região Integrada de Segurança Pública (10ª RISP) e teve como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas e aos crimes violentos letais intencionais.

Os mandados foram cumpridos contra Vinícius da Silva Oliveira, conhecido como “MT”, que também utilizava os apelidos “Mortadela” e “Manguinho”. Ele foi localizado e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Brejo Grande do Araguaia. Segundo a Polícia Civil, o investigado figura entre os mais procurados do estado do Ceará e é classificado como de alta periculosidade pela Secretaria de Segurança Pública cearense.

De acordo com o delegado Antônio Mororó, superintendente da 21ª Seccional Urbana da Polícia Civil de Marabá, as ordens judiciais têm origens distintas. Um dos mandados está relacionado à participação em organização criminosa, com base na Lei nº 12.850/2013. Outro envolve associação para o tráfico de drogas, prática de tráfico e posse irregular de arma de fogo. O terceiro refere-se a homicídios qualificados atribuídos ao investigado, praticados ou determinados por ele.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito residia há anos em Palestina do Pará e mantinha atuação criminosa à distância. Conforme relatado pelo superintendente, mesmo inserido na rotina da comunidade, ele continuava a coordenar ações ilícitas de forma remota.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, equipes policiais realizaram buscas em dois imóveis. Em um deles, foi apreendido um revólver calibre 38. No outro, os agentes localizaram uma pistola calibre .380, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 20, totalizando quatro armas retiradas de circulação.

Em razão da apreensão do armamento, foram lavrados dois autos de prisão em flagrante na Delegacia de Brejo Grande do Araguaia: um em desfavor de “MT” e outro contra um homem identificado como Francisco. Ao final da operação, o balanço incluiu três mandados de prisão preventiva cumpridos, duas prisões em flagrante e a apreensão de quatro armas de fogo.

A Polícia Civil informou que a operação integra a estratégia permanente de combate ao tráfico de drogas e aos crimes violentos, com atuação conjunta entre estados para desarticular organizações criminosas e reduzir a criminalidade na região.

Fonte: PCPA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/01/2026/10:13:38

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes