Mapa determina recolhimento de 23 lotes de café por irregularidades; veja marcas afetadas

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Foto Reprodução| O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de 23 lotes de café pertencentes a quatro marcas comercializadas no Brasil, após fiscalização identificar irregularidades na composição dos produtos. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22).

De acordo com o Mapa, análises feitas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária constataram a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos, o que levou à desclassificação dos cafés e à retirada dos lotes do mercado.

 Quais marcas tiveram lotes recolhidos

Os produtos atingidos pertencem às seguintes marcas:

  • Terra da Gente
  • Jalapão
  • Made in Brazil
  • Q-Delícia

 O que é permitido e o que é proibido no café, segundo a lei

A legislação brasileira permite que o café contenha até 1% de impurezas naturais da lavoura, como galhos, folhas, cascas, além de pequenas quantidades de matérias estranhas, como areia e pedras.

No entanto, é totalmente proibida a presença de elementos como:

  • grãos ou sementes de outros gêneros (milho, trigo, cevada);
  • corantes, açúcar ou caramelo;
  • borra de café solúvel ou de infusão.

Entenda o que é o ‘cafake’

Além das irregularidades detectadas, especialistas alertam para produtos conhecidos como “cafake”, que não possuem café em sua composição. Esses itens costumam ser produzidos à base de cevada, milho ou ingredientes semelhantes, muitas vezes com aromatizantes artificiais, o que os classifica como ultraprocessados.

 

Fonte: O liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/12/2025/15:27:54

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 


Compartilhe nas suas redes