Operação Força Total reforça policiamento em Novo Progresso e região
Foto: Reprodução | A Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do Comando de Policiamento Regional X (CPR-X) e do 46º Batalhão de Polícia Militar (46º BPM), realizou entre a noite de sábado (20) e a manhã de domingo (21 de dezembro de 2025) a Operação Força Total – Edição 22, com ações preventivas e ostensivas de segurança pública em Novo Progresso e demais municípios da região sudoeste do Pará.
A operação teve início às 22h do dia 20 e foi encerrada às 6h do dia 21, sendo executada em conformidade com a Ordem de Serviço nº 164/2025 – P3/CPR-X. O principal objetivo foi intensificar o policiamento em bares, boates, casas de shows e estabelecimentos similares, locais que tradicionalmente concentram maior fluxo de pessoas no período noturno.
Sob o comando do coronel PM Márcio Abud, comandante do CPR-X, e coordenação do major PM Renato, subcomandante regional, a operação contou com a atuação do 46º BPM, comandado pelo tenente-coronel PM Gama, tendo como subcomandante o major QOPM Vieira. O serviço operacional esteve sob responsabilidade do 1º tenente PM Rosivaldo, oficial de dia.
Policiamento ostensivo
Em Novo Progresso, foram empregados 17 policiais militares, distribuídos em cinco viaturas, que atuaram em patrulhamento ostensivo geral, pontos-base e ações de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e ambientes considerados estratégicos para a manutenção da ordem pública.
A missão da Operação Força Total foi promover ações preventivas e repressivas de segurança pública, com o emprego da tropa ordinária e especializada da Polícia Militar, buscando coibir a prática de crimes, reforçar a presença policial nas áreas identificadas como sensíveis e combater a poluição sonora e a perturbação do sossego.
Objetivos da ação
Entre os objetivos específicos estiveram a saturação de áreas com maior incidência criminal, por meio de abordagens policiais e fiscalização de ambientes, além do reforço do policiamento ostensivo para inibir delitos como tráfico de drogas, porte ilegal de armas, crimes contra o patrimônio e outras ocorrências que afetam diretamente a tranquilidade da população.
Resultado da operação
De acordo com o relatório de produtividade divulgado pela Polícia Militar, não houve registro de prisões, apreensões de drogas, armas ou veículos, nem conduções de pessoas à delegacia durante o período da operação. Também não foram registradas ocorrências envolvendo adolescentes.
Segundo a PM, o resultado positivo demonstra o caráter preventivo da Operação Força Total, que tem como foco principal a presença ostensiva da polícia e a dissuasão de práticas criminosas.
Ações contínuas
A Polícia Militar do Pará informou que operações como a Força Total continuarão sendo realizadas de forma periódica em toda a região do CPR-X, com o objetivo de fortalecer a segurança pública, reduzir índices criminais e garantir maior sensação de segurança à população.
Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/12/2025/06:26:51
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com









