Jovem é internado após ser picado por cobra jararaca no Pará
Foto Reprodução| Um jovem foi internado no Hospital Mário Pinotti, em Belém, após ser picado por uma cobra jararaca no Parque Estadual do Utinga. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
De acordo com a secretaria, o jovem chegou ao hospital cerca de 20 minutos depois do incidente no parque. Segundo o prontuário, foram cumpridos os protocolos previstos para acidentes com animais peçonhentos, e o paciente recebeu as doses de soro antiofídico indicadas para o caso.
A Sesma informou que o jovem saiu do quadro crítico de urgência. Ele está com quadro de saúde estável, em uso de antibióticos e em acompanhamento contínuo da equipe médica do Hospital Mário Pinotti. A avaliação do membro afetado é feita por um cirurgião vascular, para evitar comprometimento da circulação e reduzir o risco de amputação.
O paciente está cadastrado no Sistema Municipal de Regulação, e a Sesma diz que monitora a assistência prestada na rede municipal para eventual necessidade de leito. A espécie da cobra foi confirmada como jararaca, com base nos sinais e sintomas apresentados e no quadro de síndrome compartimental descrito no atendimento.
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão do Parque Estadual do Utinga, informou que o jovem recebeu os primeiros socorros ainda na unidade de conservação. Após a limpeza do ferimento, ele foi orientado a procurar o Pronto-Socorro da 14 de Março, referência no tratamento com soro antiofídico.
O instituto esclareceu ainda que o incidente não ocorreu em uma trilha, mas na via principal do parque, depois que o rapaz acessou uma área de mata fechada não autorizada para urinar. Segundo o Ideflor-Bio, por se tratar de uma unidade de conservação, a presença de serpentes é natural no ambiente.
O Parque do Utinga possui placas que alertam sobre animais peçonhentos e orientam os visitantes a permanecer nas áreas permitidas, não entrar na mata, não interagir com animais, manter distância ao avistá-los, não descartar lixo na vegetação, evitar atalhos e comunicar qualquer ocorrência à gestão do parque.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/12/2025/15:50:05
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



