TRE-PA reverte sentença e absolve Darci Lermen e João do Verdurão de inelegibilidade

Foto Reprodução| Em uma decisão crucial para a política de Parauapebas, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) reformou integralmente a sentença de primeira instância que havia condenado o ex-candidato a prefeito Darci Lermen e o ex-candidato a vice-prefeito João do Verdurão à inelegibilidade por oito anos.

O julgamento, realizado no dia 15 de dezembro, analisou o Recurso Eleitoral apresentado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de nº 060045-94.2021.6.14.0106, movida pelo Ministério Público, e deu provimento.

Reforma da Sentença e Perda de Objeto

A sentença anterior que foi proferida pelo Juiz da 106ª Zona Eleitoral de Parauapebas, havia imposto a sanção de inelegibilidade baseada em questões relacionadas à prestação de contas de campanha do pleito de 2020.

No entanto, o Plenário do TRE-PA decidiu, por unanimidade de votos, reformar essa sentença, afastando de vez a condenação. A Corte Eleitoral considerou dois fundamentos principais:

  • Perda do Objeto da Ação: O Tribunal entendeu que com o término do mandato em 31 de dezembro de 2024, ocorreu a perda do objeto da ação, tornando a continuidade do processo ineficaz.
  • Impossibilidade de condenação em inelegibilidade: Prosseguindo na análise das razões apresentadas no recurso, o TRE-PA confirmou que a imposição de inelegibilidade não se aplica com base nas determinações legais fixadas no artigo 30-A da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), que trata especificamente de irregularidades na arrecadação e gastos de recursos, principalmente por inexistir previsão legal quanto à sanção de inelegibilidade.

Desfecho Favorável e Defesa

Com a decisão, Darci Lermen e João do Verdurão estão livres da sanção de inelegibilidade de oito anos que havia sido imposta, o que permite que eles participem de futuros pleitos eleitorais.

A defesa do ex-candidato a Vice-Prefeito, João do Verdurão, foi patrocinada pelo Dr. Wellington Alves Valente, titular do escritório Wellington Valente Advogados e Consultores Associados.

Fonte: Debate Carajás e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/12/2025/15:39:34

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com