Operação prende suspeitos de ameaçar e perseguir vítimas pela internet no Pará
Operação “Imperio Legis” da Polícia Civil — Foto: PCPA | Mandados foram cumpridos em Belém, Santa Izabel do Pará e no estado de Santa Catarina. Investigação aponta que vítimas eram monitoradas há cerca de um ano por mensagens.
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã da quinta-feira (18), uma operação que investiga crimes de ameaça, perseguição, calúnia e associação criminosa praticados por meios cibernéticos.
Três pessoas foram presas em Belém. Outro mandado foi cumprido no presídio de Santa Izabel do Pará, contra um investigado que já estava custodiado. Um quinto mandado foi executado no estado de Santa Catarina, onde outro suspeito também se encontrava preso.
Segundo as investigações, as vítimas vinham sendo alvo de perseguições e ameaças há cerca de um ano. As intimidações eram feitas por meio de mensagens enviadas por aplicativos de conversa, a partir de diferentes números de telefone. De acordo com a polícia, os investigados demonstravam monitorar as vítimas de forma constante.
Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que serão submetidos à perícia para auxiliar no esclarecimento dos fatos. Os presos em Belém foram encaminhados à sede da DECCC, onde permanecem à disposição da Justiça.
A ação foi coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados por Meios Cibernéticos (DCCCDI), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC). Ao todo, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos municípios de Belém e Benevides.
A operação denominada “Imperio Legis” contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Delegacia de Feminicídios (DEFEM), da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV) e da Polícia Civil de Santa Catarina.
Fonte g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/12/2025/18:27:57
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com