Gêmeos siameses de MT morrem após cirurgia de separação urgente
Reprodução/TV Anhanguera | Marcos faleceu durante a madrugada. Já Mateus morreu na tarde do mesmo dia, depois de um procedimento emergencial realizado na tentativa de salvá-lo do corpo do irmão, que já estava em óbito.
Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, naturais de Mato Grosso, morreram nessa quinta-feira (08.01) após passarem por uma cirurgia de separação realizada em caráter emergencial, no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU), em Goiânia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Segundo nota da SES-GO, Marcos morreu após sofrer quatro paradas cardíacas, o que agravou o quadro clínico e levou a equipe médica a antecipar a cirurgia de separação como tentativa de preservar a vida do segundo irmão. O procedimento, considerado de altíssima complexidade, mobilizou uma equipe multiprofissional especializada.
Após a separação, Mateus foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Os bebês nasceram na terça-feira (06), unidos pela região do quadril, condição rara conhecida como gêmeos isquiópagos. Logo após o parto, ambos foram encaminhados à UTI neonatal e passaram a ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
Os pais das crianças, Raylane Siqueira de Oliveira e Maycon Alex Rodrigues, são moradores de Canarana (MT), a 650 km de Cuiabá. Raylane realizou todo o pré-natal no HEMU e estava com 34 semanas de gestação.
O nascimento foi conduzido pelos ginecologistas obstétricos Jéssica Alencar Rezende e Almiro Francisco Lopes. O cirurgião pediátrico Zacarias Calil acompanhou o parto e foi o responsável pela cirurgia de separação emergencial.
Nota
Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento informaram que, diante da gravidade do quadro clínico e das sucessivas paradas cardiorrespiratórias apresentadas por um dos bebês, a equipe assistencial indicou o procedimento de emergência para a separação dos irmãos. Mesmo com todos os cuidados especializados e assistência intensiva, Mateus também evoluiu a óbito.
Ao final do comunicado, os órgãos manifestaram solidariedade à família e reafirmaram o compromisso com a prestação de uma assistência em saúde de qualidade, segura e humanizada.
Fonte: Reporter MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/01/2026/09:13:36
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com