Criminosos armados invadem garimpos, fazem reféns e roubam ouro no sudoeste do Pará

Foto: Ilustrativa |Ações ocorreram na região de Três Feijões, próximo ao Garimpo São Raimundo; vítimas foram obrigadas a realizar transferências via PIX

Criminosos encapuzados e fortemente armados invadiram ao menos dois garimpos na região de Três Feijões, próximo ao Garimpo São Raimundo, a cerca de 160 quilômetros do município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Durante as ações, garimpeiros foram rendidos, feitos reféns e tiveram ouro, dinheiro e pertences roubados.

Segundo relatos de vítimas ao Jornal Folha do Progresso, os assaltos ocorreram de forma rápida e organizada. Além da subtração de celulares, joias e ouro, os criminosos obrigaram as vítimas a realizarem diversas transferências bancárias via PIX para uma conta indicada pelo grupo, aumentando o prejuízo financeiro dos trabalhadores.

Em situações em que não encontraram o minério, os assaltantes teriam forçado os garimpeiros a realizar a despesca das máquinas. As vítimas relataram ainda que o grupo agiu com extrema violência e intimidação.

Conforme os depoimentos, os criminosos estariam atuando há mais de uma semana naquela região garimpeira. Eles usavam roupas camufladas, balaclavas (máscaras), luvas e estavam armados com espingardas calibre 12 e pistolas.

Além dos roubos, há relatos de que trabalhadores foram agredidos durante as ações criminosas. Outro fator que chamou a atenção das autoridades foi o corte do acesso à internet nos garimpos, estratégia usada para dificultar pedidos de socorro e comunicação com a polícia.

De acordo com as forças de segurança, esse tipo de crime não é inédito na região, porém a sequência e o grau de organização das ações preocupam. Os ataques teriam ocorrido em dois dias consecutivos, quinta-feira e sexta-feira, após os quais os criminosos deixaram a área.

A localidade onde ocorreram os crimes pertence à jurisdição do município de Itaituba, que fica a aproximadamente 400 quilômetros de Novo Progresso. O caso segue sob investigação pelas autoridades competentes.

Foto: Ilustrativa

Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/12/2025/17:34:17

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com