Santarém- Acusadas de pedofilia com médico já apanharam na cadeia, diz blogueiro

Os presos Álvaro Cardoso Magalhães, Odete Friss (paraguaia) e Darliane Silva dos Santos, presos na manhã desta segunda-feira (3) em Santarém, oeste do Pará,  por crime de pedofilia e estupro de vulnerável já apanharam dos detentos dentro do presidio, foi o que divulgou o blog do JK naquela cidade.

AS DUAS MULHERES PRESAS NO CASO DE PEDOFILIA JUNTO COM O MÉDICO ONTEM EM SANTARÉM, JÁ RECEBERAM O CARTÃO DE VISITA DAS DETENTAS DA PENITENCIÁRIA DE CUCURUNÃ. ALÉM DAS PORRADAS QUE LEVARAM, TIVERAM TAMBÉM OS CABELOS CORTADOS. ACABARAM DE SAIR DA DEPOL ONDE FIZERAM OS PROCEDIMENTOS. AS DETENTAS JÁ AVISARAM QUE NÃO QUEREM ELAS LÁ. Divulgou o blogueiro.

(Facebook)
(Facebook)

Estupradores viram “mulher de malandro” dentro das cadeias

Um estudo mostra que 35% dos casos de estupro não são notificados e que ocorrem cerca de cinco estupros por hora no país, de acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sendo que a maioria não são registrados. A recepção de um estuprador não é amigável em lugar nenhum.

É muito triste e traumático para as vítimas de estupro conseguirem falar sobre o assunto, pois é uma violação do corpo e da honra. Infelizmente nossa cultura machista faz com que a culpa da prática não consensual do sexo seja da mulher.  Por isso, muitas vítimas se calam, sofrem em silêncio.

Os estupradores quando são presos, começam a ter uma recepção bem violenta dentro dos presídios. Os maníacos sexuais em grande parte são torturados e estuprados por presos, apanham muitos. Muitas vezes são obrigados a mentir sobre o crime que cometeram, ou seja, não podem dizer que são estupradores.

Os próprios apenados fazem questão de espancar, torturar e estuprar os pedófilos e estupradores.

Veja o que acontece com estuprador dentro da cadeia, observe que eles viram “mulher de malandro”, apanham muito:

PADRASTO QUE ESTUPROU E MATOU O ENTEADO DE 1 ANO DE IDADE FOI VIOLENTADO POR MAIS DE 20 HOMENS NO PRESÍDIO
PADRASTO QUE ESTUPROU E MATOU O ENTEADO DE 1 ANO DE IDADE FOI VIOLENTADO POR MAIS DE 20 HOMENS NO PRESÍDIO (divulgação Internet)

Por Redação Jornal Folha do Progresso

Imagens apreendidas pela polícia comprovam que médico e mulheres praticaram crime de pedofilia

imagens em celular e notebook comprometem os acusados

Por G1 Santarém -Álvaro Cardoso Magalhães, Odete Friss (paraguaia) e Darliane Silva dos Santos, presos na manhã desta segunda-feira (3) dentro da operação “Anjo da Guarda” desencadeada pelas polícias Civil e Militar, em Santarém, oeste do Pará, serão indiciados por crime de pedofilia e estupro de vulnerável.

Médico foi levado para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado à Central de Triagem da penitenciária (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Médico foi levado para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado à Central de Triagem da penitenciária (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

De acordo com a delegada Adrienne Pessoa, da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente, o indiciamento por pedofilia ocorre porque os acusados armazenavam e compartilhavam imagens das crianças de forma obscena. Já o estupro de vulnerável, porque ficou comprovado o abuso a duas crianças do sexo feminino. Conversas nos celulares dos acusados, além de depoimentos comprovaram as práticas de pedofilia e estupro.

imagens em celular e notebook comprometem os acusados
imagens em celular e notebook comprometem os acusados

Materiais como netbook, tablet, celular dentre outros eletrônicos que armazenam mídias, foram apreendidos na casa do médico. De acordo com a delegada, as investigações começaram há cerca de um mês, logo que a polícia recebeu a informação de que o médico estava aliciando crianças do sexo feminino, por meio de algumas mulheres.

(Foto Divulgação)
(Foto Divulgação)

“O médico pedia para que uma das mulheres estimulasse o órgão genital das crianças. Esse material foi flagrado no celular de Darliane. Também tivemos acesso a conversas trocadas entre a mãe da criança de três meses e o médico, que comprovam a prática delituosa”, declarou Adrienne Pessoa.

Médico foi levado para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado à Central de Triagem da penitenciária (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Médico foi levado para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado à Central de Triagem da penitenciária (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

A criança que Darliane estimulava os genitais e filmava para que o médico visse era uma menina de 2 anos e 8 meses. Os pais desconheciam o fato, uma vez que a criança era deixada aos cuidados de Darliane. Eles foram ouvidos em depoimento pela delegada do caso.

Na coletiva, a delegada disse que Odete, mãe da bebê de 3 meses, mantinha relação com o médico. “Em depoimento, a Odete revelou que numa oportunidade o médico ejaculou no rosto da criança e no seio dela para que a criança mamasse. A materialidade está comprovada”, disse.

delegada Adriene Pessoa

Em conversas que estavam armazenadas no celular, havia uma em que o médico sugeria que da próxima vez se encontrariam os cinco, que a delegada entendeu que seriam ela, o médico, a Darliane e as duas crianças.

Delegada Adriene Pessoa
Delegada Adriene Pessoa

Mais gente será investigada e ainda podem acontecer outras prisões, segundo informou a delegada Adrienne Pessoa.

A criança de três meses está sob os cuidados da avó e a de 2 anos e 8 meses está com os pais. Caberá à justiça determinar qual o destino da criança de três meses.

Os três acusados serão encaminhados à Central de Triagem da penitenciária de Cucurunã, mas existe a possibilidade do médico ser transferido para uma cela no quartel do Corpo de Bombeiros.

Enquadramento

De acordo com a delegada Adrienne Pessoa, o médico Álvaro Cardoso Magalhães será enquadrado no Art. 217, “a”, do CPB (Estupro de Vulnerável), Art. 240, “a” e 241, “b”, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, que tratam de crime de Pedofilia.

Art. 240 – A – Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: (Incluído pela Lei nº 11.829, de 2008).

Art. 241 – B – Adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: (incluído pela Lei nº 11.829, de 2008).O indiciamento das mulheres também será pelos crimes de Pedofilia e estupro de vulnerável.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 




Rodovia BR-163 é fechada em Castelo de Sonhos

Manifestantes saíram em carreata com faixas e cartazes e fecharam a rodovia no perímetro urbano do distrito de Castelo de Sonhos.

A manifestação cobra do governo federal o envio de um projeto de lei que delimita áreas na região da Flona Jamanxim.

Rodovia BR-163 é fechada em Castelo de Sonhos – Manifestantes saíram em carreata com faixas e cartazes e fecharam a rodovia no distrito de Castelo e Sonhos.

A manifestação cobra do governo federal o envio de um projeto de lei que delimita áreas na região da Flona Jamanxim.

Desde o início da manhã, manifestantes fazem protestos nas ruas do distrito e se reuniram em um pátio de um  posto de venda de  combustível, onde seguiram em carreata até o local para fechar a rodovia.

O movimento tem a participação de moradores e entidades das comunidades da região e foi organizado pelas lideranças da Cachoeira da Serra e Castelo de Sonhos.

Foto Eleir Shimidt-Castelo de Sonhos
Foto Eleir Shimidt-Castelo de Sonhos

Foram colocados pneus e pedaços de madeira na via, que foi fechada na saída do distrito [saída] para  Novo Progresso.

A rodovia está completamente fechada, ninguém passa pelo bloqueio que tem duração  de 24 horas, será aberta amanhã (05) às 08h00mn.

Leia Também:BR-163- Produtores preparam-se para fechar rodovia 3ªfeira em Castelo de Sonho

A manifestação foi uma ação em conjunto com produtores rurais da região, eles prometem manter o bloqueio durante a semana , nesta quarta-feira (05) será fechada no distrito de Vila Isol (Novo Progresso),  quinta-feira(06) Novo Progresso, sexta-feira(07) distrito de Moraes de Almeida (Itaituba) e sábado (08) no município de Trairão.

Os manifestantes aguardem uma posição do Governo Federal para cumprir com a promessa de envio imediato em regime de urgência ao congresso Nacional de um projeto de Lei que desafeta área das unidades de conservação (Flona, PARNA, APA).

Reinvindicações dos Manifestantes em Castelo de Sonhos

MUDANÇA DA CATEGORIA – REBIO FLONA

EMANCIPAÇÃO DE CACHOEIRA DA SERRA

EMANCIAPÇÃO DE CASTELOD E SONHOS

LEGALIZAÇÃO FUNDIARIA

Da Redação Jornal Folha do progresso(Foto Eleir Shimidt-Castelo de Sonhos)

castelo3

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Testemunhas afirmam que médico cometeu estupro

Testemunhas afirmam que médico cometeu estupro (Foto: Divulgação) O médico Álvaro Magalhães atuava em hospitais de Santarém. Durante seu depoimento, preferiu ficar calado (Foto: Divulgação)
Uma história de terror cujo protagonista é alguém inesperado. Policiais civis e militares prenderam, na manhã de ontem, um médico e 2 mulheres acusados de prática de estupro de vulnerável e pedofilia no município de Santarém, oeste paraense. Os crimes foram praticados contra uma criança de 2 anos e 8 meses e outra de apenas 3 meses, ambas do sexo feminino. Detalhe: uma delas é filha de uma das acusadas.

A história não era de se imaginar nem em pesadelo. O médico, Alvaro Magalhães Cardoso, é jovem e atuava em hospitais de Santarém. Em seu perfil na rede social Facebook, ele postava publicamente mensagens contra criminalidade e corrupção. Dois dias antes da prisão, inclusive, postou uma imagem com a frase: “Não são as suas crenças que fazem de você uma pessoa melhor. São as suas atitudes”.

De acordo com informações fornecidas em coletiva de imprensa, pela delegada Adrienne Pessoa, da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente, ele teria um relacionamento longo com ambas as mulheres acusadas, provavelmente enquanto elas estavam grávidas.

A suspeita já vinha sendo investigada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente há 1 mês e a operação “Anjos da Guarda”, como foi intitulada, foi deflagrada ontem, cumprindo mandados de prisão de Alvaro Cardoso e de uma das mulheres, pela suposta prática de estupro de vulnerável, além de mandados de busca e apreensão na casa dos 3.

A segunda mulher foi autuada em flagrante e depois solicitada a conversão da prisão em preventiva, já que foi encontrado material que confirma o estupro de vulnerável, segundo a policial civil. Diversos vídeos e fotos foram encontrados na casa do médico e das mulheres e servem como prova das práticas libidinosas contra as crianças. Segundo a delegada, não resta dúvidas de que os crimes foram cometidos.

“A materialidade está provada na conduta de compartilhar e de armazenar o conteúdo pornográfico, assim como ficou provada a prática de estupro de vulnerável”, enfatizou Adrienne Pessoa.face---divulgacao-04-07-2017-07-25-24 (1)

Na página do médico Álvaro Magalhães no Facebook havia várias mensagens contra corrupção e criminalidade. Esta acima foi postada 2 dias antes de sua prisão (Foto: Divulgação)

Mãe da bebê de 3 meses confessou que levou a criança a um motel junto com o médico

Uma das acusadas conheceu o médico Álvaro Magalhães Cardoso quando estava grávida, mas o bebê faleceu 7 dias depois do nascimento. A criança que sofria com os atos libidinosos praticados por ela era a filha de conhecidos. Ela já tinha sido babá da garota e era de confiança da família, acostumada a tomar conta da menina. Os pais, por sua vez, jamais imaginavam o que acontecia. Álvaro pedia à mulher que tocasse a criança estimulando a genitália dela e que produzisse fotos e vídeos para ele, material que foi encontrado ainda no celular da mulher, como prova do crime. Segundo a delegada Adrienne Pessoa, da Polícia Civil, o médico ainda pedia que, da próxima vez, ela ensinasse a criança a fazer a estimulação sexual em si mesma. A criminosa teria dito, em depoimento, que fazia o que ele pedia movida por um “sentimento de amor”.
Já a outra presa é mãe da bebê de 3 meses e também disse conhecer Álvaro do tempo em que estava grávida. Em depoimento, ela confessou que uma vez foi ao motel com o médico e levou a criança. Depois de manterem relação sexual, ele ejaculou no rosto da criança e no seio da mãe para que a bebê mamasse com a ejaculação.

A mulher teria justificado o crime dizendo que se sentia protegida pelo fato de ele ser médico e, por isso, não contestava o que ele pedia. Dessa ocorrência, não há gravação em imagens, mas há gravações de conversas de celular que comprovam, de acordo com a delegada.

Ainda segundo a policial civil, o bebê de 3 meses está sob a guarda da avó até que a Justiça tome uma decisão definitiva e a outra criança está com os pais. Até o fechamento dessa edição, os 3 acusados estavam na penitenciária de Santarém. Álvaro Cardoso se manteve calado durante o depoimento, nem negando ou confessando os crimes. “Ao que tudo indica, ele talvez compartilhe esse material com outras pessoas e não necessariamente de Santarém. Nós ainda seguimos com as investigações, inclusive para verificar a possibilidade de outras vítimas”, disse a delegada.

NÚMEROS

A cada hora, 228 crianças são exploradas sexualmente em países da América Latina e do Caribe. O Brasil é o país com mais casos de exploração sexual de crianças e adolescentes da América Latina. Apenas em 2016, mais de 77 mil relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes foram registrados no Disk Denúncia. São 211 casos por dia.

Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU)

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Deputado federal Tiririca é acusado de assédio sexual por ex-empregada

Uma ex-funcionária do deputado federal Tiririca (PR-SP) acusa o parlamentar de assédio sexual. A denúncia foi feita pela empregada doméstica em um processo trabalhista e reafirmada por ela à Polícia Civil do DF depois que a esposa de Tiririca registrou uma ocorrência de extorsão contra a mulher. Por se tratar de fato envolvendo parlamentar, com prerrogativa de foro, o caso foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A petição, a qual o Metrópoles teve acesso, foi distribuída na última quarta-feira (28/6) ao ministro Celso de Mello, que ficará encarregado de dar andamento ao processo.

De acordo com Maria Lúcia Gonçalves Freitas de Lima, Tiririca — nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva — teria praticado o assédio em pelo menos duas ocasiões, em São Paulo e em Fortaleza, no ano passado. Em depoimento aos policiais da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), no dia 20 de junho deste ano, Maria Lúcia narrou os episódios.

Segundo o relato, a primeira investida ocorreu durante uma viagem com o casal e a filha deles para São Paulo em 24 de maio do ano passado, onde o deputado participaria de uma entrevista no Programa do Jô. Eles teriam ficado no apartamento do parlamentar. No dia seguinte, ao voltar da gravação do programa, Tiririca, “exalando odor etílico”, segundo Maria Lúcia, teria começado o assédio.

O relato de Maria Lúcia é forte:

Francisco segurou a declarante pelo braço, jogou-a no sofá da sala e, segurando-a por trás e pela cintura, disse: ‘Vou comer seu cu, vou comer sua buceta’”      (Trecho da petição enviada ao STF)

Maria Lúcia acusa o parlamentar de, em seguida, desabotoar a calça e ir atrás dela “com o pênis ereto”. Ainda em depoimento, a empregada afirma que a filha, a mulher e dois assessores de Tiririca presenciaram a cena e “riam do ocorrido”. “Por fim, pediu ajuda para a filha do casal e ela empurrou o pai, que veio ao chão”, relatou Maria Lúcia.

A ex-empregada afirmou que, na mesma semana, foi com a família para Fortaleza, onde ficou durante oito dias cuidando da filha do casal. No Ceará, eles teriam ficado hospedados em um sítio do deputado. À Polícia Civil do DF, Maria Lúcia disse que “a família fez festas todos os dias; que sempre que a declarante passava perto de Francisco ele dizia: ‘vou te comer’, passava a mão no cabelo da declarante e nas nádegas. Várias vezes Francisco dizia: ‘você vai gostar, meu pau tem a cabeça muito grande, se experimentar, vai gostar”.

Provas destruídas
Segundo Maria Lúcia, provas contra o deputado foram destruídas pelo próprio parlamentar durante um passeio na praia, quando Tiririca teria pedido o celular dela emprestado. “Ao subir em uma lancha, [o deputado] caiu no mar com o celular. A depoente acredita que ele tenha feito isso de propósito, pois no celular havia um vídeo em que Francisco falava algumas besteiras para a declarante”, conforme consta em trecho do depoimento de Maria Lúcia.

Ainda em Fortaleza, a funcionária disse que foi procurada pela esposa de Tiririca, que teria dito que o deputado federal fazia aquilo “porque gostava dela”. Maria Lúcia, então, teria respondido que não era “puta nem piranha”. Assim que a família voltou para Brasília, a empregada foi demitida. Segundo ela, a mulher do deputado a acusou de extorsão após saber da citação trabalhista feita contra o parlamentar em março deste ano.

Extorsão
A ocorrência sobre a suposta extorsão foi registrada na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), em 3 de maio deste ano, pela esposa de Tiririca, Naná da Silva Magalhães. Segundo a mulher do parlamentar, a tentativa de extorsão teria ocorrido em junho de 2016 na casa onde o deputado mora, na Asa Norte, um mês depois da data em que Maria Lúcia diz ter sido assediada.

Aos policiais civis, Naná disse que a ex-funcionária trabalhou para a família durante quatro meses, entre março e junho de 2016, e que foi demitida por “fazer uso de bebida alcoólica durante a jornada de trabalho”. À época, ela recebia R$ 1,2 mil de salário.

Ainda segundo a ocorrência registrada por Naná, Maria Lúcia teria pedido R$ 100 mil quando foi dispensada pela família, “caso contrário prejudicaria o casal”. De acordo com a mulher do deputado, todas as verbas trabalhistas foram devidamente quitadas quando a doméstica parou de trabalhar na residência do casal.

Após sair do emprego, Maria Lúcia foi à Justiça do Trabalho contra Tiririca e sua mulher, acusando o parlamentar de ter praticado assédio sexual. Maria Lúcia pediu indenização por danos morais no valor de 100 vezes o seu salário enquanto doméstica — um total de R$ 120 mil. A ação tramita na 21ª Vara do Trabalho de Brasília, sob segredo de Justiça. Já a ocorrência registrada na 10ª DP com os dois depoimentos foi enviada ao STF.

O outro lado
Procurada pela reportagem, Maria Lúcia confirmou a existência do processo, mas não quis se manifestar a respeito das acusações ao parlamentar. Os advogados dela não atenderam às ligações, mas, na petição enviada à Justiça trabalhista, José Orlando de Amorim afirma que a conduta de Tiririca “feriu de morte a liberdade sexual, a livre disposição sobre o próprio corpo e, sobretudo, a dignidade da ex-empregada doméstica da família, desenvolvendo nela [Maria Lúcia] sequelas de natureza psicológicas gravíssimas e, quiçá, incuráveis”.

Em contestação apresentada no processo, a defesa do deputado federal e de sua mulher, patrocinada por Fernando Albuquerque, nega todas as acusações. O advogado diz que Maria Lúcia tenta utilizar o estereótipo do “personagem Tiririca” para atribuir ao parlamentar os mesmos comportamentos na vida pessoal e privada.
Segundo Albuquerque, nos palcos Tiririca interpreta um palhaço com vocabulário por vezes chulo, mas isso não significa que ele traga para sua vida pessoal o comportamento do personagem. “Ao contrário, é uma pessoa centrada, pai dedicado, homem conhecedor da sua importância política e que representa o país, talvez, melhor que muitos médicos, advogados e promotores de Justiça eleitos”, ponderou.
Ao Metrópoles, o advogado do deputado informou que se trata de um processo que está em sigilo e, por isso, não pode comentar. A reportagem tentou falar com a assessoria de imprensa de Tiririca, mas as ligações não foram atendidas.
Por Metrópoles /Kelly Almeida/Juliana Cavalcante
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




“Prefeitura de Novo Progresso abre seleção para Agentes de Saúde”

O processo de seleção para Agentes de Saúde e  Comunitários e de Combate às Endemias inscreve entre os dias 04 de Julho até dia 31 de Julho de 2017.

O salário oferecido é de R$ 1.014,00 (hum mil e catorze reais). A Prefeitura de Novo Progresso, autarquia municipal localizada no estado do Pará, divulgou que estarão abertas entre os dias 04 de julho até dia 31 de julho de 2017, as inscrições para uma seleção simplificada que irá preencher 67 vagas e formar cadastro de reserva nos cargos de Agente Comunitário de Saúde (35) e Agente de Combate às Endemias (12) para atuação nos bairros do município. O salário dos empregos é de R$ 1.014,00, por jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, junto ao Setor de Arrecadação e Tributos da Prefeitura. O valor da inscrição é de R$ 60,00.

As provas do certame serão aplicadas em dia, hora e local que ainda serão divulgados pela organização do concurso. Veja edital aqui.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




BR-163 – Produtores preparam-se para fechar rodovia 3ªfeira em Castelo de Sonhos

Os Produtores Rurais envolvidos com a Flona Jamanxim no distrito de Castelo de Sonhos anunciaram que vão fechar a rodovia nesta  terça-feira (04), em protesto ao não envio do Projeto de Lei prometido pelo Presidente Temer ao vetar a MP 756/2016. (Foto Arquivo Jornal Folha do Progresso)

Segundo os organizadores do movimento o fechamento vai ser em diversos setores da rodovia BR-163, primeiro fecha no distrito de Castelo de Sonhos , Cachoeira da Serra, Vila Isol, Novo Progresso e por último Moraes  Almeida.

Os protestos com bloqueio da rodovia  será feito simultaneamente dia após dia com permanência de 24 horas em cada localidade e tem como objetivo  garantir uma grande repercussão ao movimento. O fechamento nas principais comunidades em torno da rodovia BR-163 foi uma decisão tomada em conjunto com representantes destas comunidades envolvidas no processo dentro da Flona Jamanxim.

Leia Também: Após veto da MP 756 – Ibama mantém fiscalização para combater crimes ambientais na região

*Ministro antecipa Veto das MPs 756/758/759 por Michel Temer;Assista o Vídeo

*Temer Veta MPps que reduziriam áreas de preservação ambiental

Em Nota divulgada nas redes sociais os manifestantes cobram agilidade no Projeto de Lei da Flona Jamanxim, regularização Fundiária,  projeto de manejo mineral, desembargo das áreas produtivas e emancipação do distrito de Castelo de Sonhos, diz a nota.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




13º Cavalgada de Novo Progresso foi sucesso outra vez

Aconteceu no ultimo sábado (01/07) mais uma Cavalgada  em Novo Progresso.

O evento que acontece há treze anos em nossa cidade, neste ano diante a crise cogitou-se em até  cancelar o evento, mas com insistência da diretoria e comitivas ela saiu e superou a participação de público, segundo os organizadores 400 animais montados participaram da 13ºcavalgada, que saiu da sede da ARPONOP , percorrendo as ruas da cidade e retornando novamente para a APRONOP, onde foi servido um suculento churrasco, e o dia foi animado com vários eventos e competição.

Na oportunidade foi premiada a melhor alegoria e a melhor comitiva.

Leia Também:10º Cavalgada de Novo Progresso

*

*

A cavalgada um  evento que em Julho de cada ano, abrilhanta nossa Cidade de Novo Progresso , tal a quantidade imensa de cavalos em desfile, além de pessoas em carreata atrás das comitivas, carroças, tratores, etc.

Já a outra festa tradicional que deveria acontecer em sua “XXVII Festa de Peão de Boiadeiro” não  vai ser realizada neste ano- segundo informou o presidente José Sebold.

Da Redação Jornal Folha do Progresso (Fotos Divulgação )

cavalgada1 cavalgada cavalgada3 cavalgada6 cavalgada8

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Moradores denunciam pesca predatória e falta de fiscalização em Novo Progresso

Moradores e Pescadores que visitam o Rio Jamanxim em Novo Progresso,  denunciam a pesca predatória e a falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes nessa região do rio.

Segundo relatou o pescador esportivo Alberto H. Souza, ao Jornal Folha do Progresso, nessa época do ano, com a chegada do verão, cardumes de peixes se concentram em locais menos  profundos, com isso, uma grande quantidade de peixes vindos de afluentes menores do Jamanxim ficam vulneráveis em locais de fácil acesso a predadores.

“Nesta semana varias denuncias chegaram até o Jornal Folha do Progresso,  por pescadores que fazem da pesca no Rio Jamaixm o sustento de suas familias”.

Piraiba de 72 quilos é pescada no rio Jamanxim (Foto em 2010)
Piraiba de 72 quilos é pescada no rio Jamanxim (Foto em 2010)

Em Novo Progresso, o Rio Jamanxim é  muito procurada por pescadores locais e turistas,  é comum cenas de  infratores locais e de outros estados,  praticando a pesca predatória, abatendo cardumes de peixes sem se preocupar com a fiscalização que segundo a denuncia , é escassa ou quase nula na região.

Denuncia

Pescadores profissionais locais, usam apetrechos proibidos , formando cercos e abatendo inúmeras espécies em qualquer período, seja durante o dia ou a noite, por saberem que a policia ambiental do município não esta fazendo o trabalho de fiscalização, por falta de recursos.

Segundo informações, a SEMA do município possui apenas uma lancha para patrulha fluvial e falta contingente (fiscal)  e outras estruturas para fazer a fiscalização fluvial que abrange uma extensa área.

No Rio Jamanxim o trecho mais usado para pesca predatória se da onde é uma área de preservação Municipal, no limite da Prainha para cima e para baixo numa extensão de 10 km.

“Município de Novo Progresso, estado do Pará a Zona de Limitação da Atividade de Pesca no Rio Jamanxim, com os objetivos básicos de promover a preservação dos recursos pesqueiros , a manutenção da pesca de subsistência, bem como o apoio ao desenvolvimento da pesca esportiva sustentável com este sentido a Prefeita Municipal Madalena Hoffmam decreta à zona de limitação pesqueira no rio Jamanxim e proíbe uso neste local de :rede de arrasto e de lance , de qualquer natureza, rede de espera ,tarrafas de qualquer tipo, covos de qualquer tipo,fisga e garatéia, pelo processo de lambada, espinhel de qualquer tipo e modelo, rede eletrônica ou quaisquer aparelhos que através de impulso elétrico possam impedir a livre movimentação dos peixes possibilitando sua captura,explosivos ou substancias que, em contato coma água,produzam efeitos semelhantes, substancias tóxicas, sonoro luminoso,dentro do limite da zona que tem como ponto de partida a praia da liberdade aproximadamente uma extensão do leito do rio de aproximadamente dez quilómetros sentido margem direita e esquerda tendo como ponto de partida a praia da liberdade. Decreto 018,de 05 de maio de 2010”

Rios da Região

Por ser uma região coberta por rios muitos turistas aproveitam da  fragilidade ; cientes da falta de fiscalização, embarcações pesqueiras bem como em varias pousadas da região, acabam capturando e abatendo uma quantidade muito acima da cota permitida por lei e liberando o turista que transporta o pescado ilegal com a certeza de que não será abordado.

Jamanxim barcos usado para pesca
Jamanxim barcos usado para pesca

No ano passado AGENTES Ambientais do IBAMA  abordou um micro-ônibus que havia saído do Rio Curua com 168 kg de pescado irregular, os peixes foram pescados ema área indígena, naquela ocasião, quatro infratores foram autuados.

A região de Novo Progresso e muito importante para o abastecimento do estoque pesqueiro do Rio Jamanxim, nessa época do ano, os peixes estão centrando para ele, em buscas de águas profundas com temperaturas mais altas, ficando vulneráveis ao abate descontrolado pela falta de fiscalização, colocando os estoques pesqueiros do Jamanxim em risco.

O Rio é abundante e corta vários município até chegar ao Rio Tapajós, sempre as margens esquerda da rodovia Cuiabá/Santarém,  não existe fiscalização a pesca com o uso de redes é permitido, sendo que os pescadores utilizam malhas muito pequenas, o que permite a captura de exemplares de pintados com apenas 2kg a 3 kg.

Potencial Turístico de Pesca da Região

A existência de grandes exemplares (Piraiba,pirarara,Jaú,Pintado, etc)  atrai turistas para a região, por esse motivo, o que se espera é uma fiscalização mais rigorosa e que atenda a necessidade de controle de infrações, para que a pesca esportiva seja realizada no local, respeitando as leis regionais.

Segundo alguns PESCADORES, a cidade de Novo Progresso (PA) tem fama de ser a cidade onde “A LEI É VUNERÁVEL e não prende ninguém”, eles comentam ainda que se deparam com uma concorrência desleal, enquanto trabalham de forma correta, buscando proporcionar  uma pescaria TRADICIONAL e produtiva, infratores usam apetrechos ilegais a todo momento, acabando com o que poderia ser duradouro até infinito.

Rio Jamaxim
Rio Jamaxim

Se nada for feito em relação ao abandono em que se encontra e a falta de um maior rigor na fiscalização, todo o Rio Jamanxim corre risco de perder uma de suas maiores riquezas, que é a fartura de espécies que ainda são encontradas nessa região do Brasil.
É o sintoma mais emblemático de um conflito entre pesca artesanal e comercial que há anos ameaça a subsistência dos ribeirinhos a reprodução do peixe e a preservação do meio ambiente na região de Novo Progresso.
A pesca artesanal é a base da alimentação de muitos em especial os ribeirinhos, que têm no peixe sua principal – e às vezes única – fonte de proteína. Sair em uma canoa com um anzol ou uma zagaia (arpão de três pontas) na mão é como ir à padaria buscar pão para o café da manhã. Faz parte da rotina.

Outro Lado

A SEMANP (Secretaria de Meio Ambiente de Novo Progresso) órgão fiscalizador do Município, sabe que  tem obrigação de aumentar o contingente e recrutar pessoas preparadas, além de aumentar o número de embarcações e viaturas para que a preservação de cardumes e o desenvolvimento do município e da região seja realizado de forma coerente .

 

Da Redação Jornal Folha do progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Acusado de assassinar funcionária de TV é morto em Itaituba

Eliane Souza Santos
Eliane Souza Santos

O acusado de ter matado a funcionaria da TV Tapajoara, filiada ao SBT em Itaituba é morto dentro de sua residência na cidade de Itaituba.

Três homens entraram na residência e executaram o acusado de ter matado Eliane Souza Santos de 28 anos, funcionária do SBT de Itaituba.

Weligton chegou a ser preso e posteriormente foi posto em liberdade pela justiça.

Weligton é o principal suspeito de ter matado a funcionaria da TV. Ele já foi vitima de outros três  atentados , mas conseguiu sobreviver. O Crime aconteceu no inicio da noite deste domingo (02) na 30º rua do bairro Piracanã em Itaituba. Ninguém foi preso!

Eliane foi assassinada em Novembro de 2016;”Eliane saiu do trabalho e iria passar na casa da ex-sogra para buscar uma das filhas, mas antes de chegar foi abordada por dois homens em um moto titan, os elementos se aproximaram e anunciaram o assalto, um dos meliantes pegou a bolsa da vitima, e em seguida deu um tiro que atingiu as costas de Eliane, que não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal”.

Entenda o Caso:Violência – Funcionária da SBT foi assassinada em Itaituba

*Polícia prende suspeitos de assassinar funcionária do SBT de Itaituba

Da Redação Jornal Folha do Progresso com informações e foto Policia Militar.IMG-20170702-WA0245

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Festa dos Garimpeiros em Novo Progresso, terá presença da Amado Batista e Julio Nascimento

Neste mês de Julho, a população de Novo Progresso  tem um encontro marcado com uma das festas mais tradicional da cidade.
A comemoração do dia do “Garimpeiro” em Novo Progresso  será no dia 30 de Julho.
A Programação será extensa com  bingo e show nacional.

No dia 30  de Julho SHOW COM “AMADO BATISTA”  e  Julio Nascimento
Local: ESTADIO MUNICÍPAL
Ingresso: 2 kg de alimentos não perecível

BINGO
1º prêmio – 100 gramas de ouro.
2º Prêmio- 100 gramas de ouro
3º Prêmio- 100 gramas de ouro
As cartelas estão sendo vendidas por R$ 30 REAIS em vários pontos da cidade.

Leia Também:Estátua em homenagem aos “Garimpeiros” está pronta para ser inaugurado ao som de Amado Batista em Novo Progresso

Da Redação Jornal Folha do Progressoagenda-amado-batista-2017-com-adesivos-D_NQ_NP_822211-MLB20512842203_122015-F
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br