Caminhão estacionado em pátio de posto de combustível quase pega fogo
Um caminhão andou perto de ser queimado na tarde desta sexta-feira (21) quando estava estacionado próximo ao pátio de um posto de combustíveis com placa de vende-se localizado as margens da Avenida Dr Isaias Antunes.
Populares que passavam pelo local assistiram o fogo se aproximando do veiculo – reuniram-se e apagaram o incêndio. O fogo foi colocado em um matagal próximo e se alastrou colocando em risco outras propriedades. O fogo foi controlado e ainda não se sabe o responsável do incêndio.
Em Novo Progresso não existe corporação do Bombeiro.
Da Redação Jornal Folha do Progresso. Foto: Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Comerciante é flagrado com detonadores de explosivos dentro do carro
Odilson Ribeiro (Gauchinho)
Comerciante foi preso pela Guarnição da Policia Militar em Novo Progresso, estava em um carro em via pública às 03h00mn de sexta-feira (21). A polícia suspeitou do veiculo na madrugada e fez abordagem, encontrando os explosivos.
Produtos são de origem nacional, porém o suspeito confessou para Guarnição da Policia Militar , que foi ao Paraguay e fez o contrabando do material apreendido.
O empresário Odilson Ribeiro dos Santos (Gauchinho), proprietário da “OUROMAQ”, foi preso em Novo Progresso, no bairro Jardim América, na madrugada de sexta-feira as 03:00 horas, em via pública com o veículo Ford/Fiesta de cor preta placa AXI-4989 de Palmital-PR, com fortes sinais de embriaguez.
“Ouromaq” de propriedade do empresario preso com espoletas detonadoras de explosivos.
Gauchinho transportava dentro do veículo 10 caixas de espoletas para detonadores não elétricos, totalizando mil detonadores (1000).
Espoletas
O contrabandista afirmou a Policia Militar ter ido ao Paraguay buscar o material apreendido e que o material seria usado em garimpo. Em depoimento na DEPOL para o delegado Daniel Mattos negou a versão relatada pela PM, apresentou outra versão; comprou de uma pessoa em Novo Progresso que não sabe o nome, não conhece,”ele aparece aqui e some”, disse Adilson ao Delegado.
Segundo os policiais, os detonadores são de origem nacional, podem ser usados para explodir pedras até para arrombar caixas eletrônicos.
Delegado Daniel Matos da Policia Civil de Novo Progresso (Fotos Policia Militar).
Material aprendido no veiculo do empresário – Odilson Ribeiro dos Santos (Gauchinho).
Da Redação Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Madeireiros-“Não somos bandidos só queremos trabalhar” – IBAMA combate à ilegalidade
A Onda Verde é uma operação permanente do Ibama nas áreas com maior índice de desmatamento na Amazônia. (Imagens de junho de 2014, em Novo Progresso, Pará.-Fotos: Vinícius Mendonça – Ascom/Ibama)
Ainda em 2017, IBAMA combate à ilegalidade e madeireiros querem trabalhar em Novo Progresso
O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), em Belém, usa imagens de satélite para seguir os caminhos das madeireiras, os veios do avanço sobre a mata. A exploração ilegal da madeira é a primeira fase da destruição. “Depois vem o desmatamento para abertura de pastos e áreas agrícolas. Ou seja, é por isso, Novo Progresso é o principal alvo da Operação , feita pelo governo federal para combater o desmatamento ilegal.
As madeireiras em Novo Progresso estão bloqueadas, em sua maioria fechadas; estima-se que mais de 1000 empregos foram perdidos.
Declarações da chefe das fiscalizações ainda em 2015
“O que era comum a “falsa legalidade” a partir de créditos virtuais, acabou , ajudava no esquentamento de madeira ilegal, hoje eles reclamam da demora para obtenção de licenças é desafio para a legalidade!
O IBAMA intensifica a fiscalização, a operação “Onda Verde” se tornou mais intensa, principais focos são o desmatamento à extração de madeira e ouro ilegal em terras públicas e nas unidades de conservação , em Novo Progresso ainda tem os que persistem em trabalhar, e quando fiscalizados tem o bem destruído.
O Jornal Folha do Progresso recebeu na manhã desta sexta-feira empresário do setor madeireiro (Preferiu anonimato) , indignado com os momentos difíceis que estão vivendo , aproveitou para esclarecer os motivos que vivem na ilegalidade na região e pediu a publicação.
“Não somos bandidos – Queremos Trabalhar” – Para ele a extração ilegal tem várias causas, a mais reclamada é a falta de governo, em ter uma política que venha ao encontro das terras públicas (federais e estaduais) destinadas e não destinadas (falta dos documentos ) o conflito vem pela abundância de matéria-prima florestal nas UCs Flona, Parque, APA, é uma porta aberta para a extração ilegal, disse.
A gente tenta trabalhar, mas o IBAMA vem na serraria e não prende os que estão lá na floresta extraindo a madeira ilegal , é muita madeira saindo sem documento, não somos contra totalmente as ações deles , mas eles deveriam separar o joio do trigo, existem bons empresários que tentam levar certo, embora não consiga 100% porque a culpa é do próprio governo, argumentou.
O empresário lamenta o desemprego local, e joga culpa no total na ausência de estímulos públicos para quem deseja atuar de acordo com a lei, não só ambiental, mas também a fundiária, tributária e trabalhista. Outro forte desestímulo são os longos prazos e a burocracia para licenciamento das atividades florestais, disse.
É Fácil de entender- O governo prometeu as concessões florestais, seria um ambiente favorável a uma oferta de madeira rastreada e manejada sustentávelmente é o das concessões florestais. Este projeto acontece onde existe controle efetivo do manejo florestal, resolveria nosso problema, o controle é do governo do poder público, possibilidade de rastreabilidade , traz segurança fundiária, transparência, proteção contra invasões, compromissos e contratos de longo prazo, mas infelizmente em nossa região isto ficou somente na promessa, explicou. O Governo prometeu a quem aqui já se encontrava, foi em uma audiência pública e o Serviço Florestal disse que teríamos nossa economia estabilizada através da madeireira sustentável, que através do conhecimento técnico a região amazônica tinha disponível milhões de hectares de terras públicas já destinadas (Florestas Nacionais e Estaduais) e ainda os milhões de hectares que ainda podem ser destinados para manejo floresta – disse que a região tem cerca de 40 espécies de madeiras para extração. “As melhores são o ipê, a mais valorizada, seguida pela angelim, maçaranduba, jatobá. São várias espécies, a vegetação daqui é muito boa mesmo.” Mas, o que vivemos todo este tempo foi o aumento da ilegalidade e nada de concessões florestais, desestimulou quem queria atua corretamente, argumentou.
O empresário finalizou explicando que o setor madeireiro é contra a destruição da floresta. “Nós temos madeira aqui para trabalhar por 200, 300 anos, para nossos filhos e netos, porque a madeira não acaba. Quem acaba com a madeira é a moto serra que vai lá e derruba tudo. Derrubou e passou um fogo, acabou. O setor madeireiro não quer isso aí. Para nós, é importante manter a mata em pé”, mas a ilegalidade predomina na região, não podemos pagar este custo sozinho, concluiu.
Novo Progresso
Localizada a 1085 km de Cuiabá, distante 400 km do porto de Miritituba (Itaituba), 700 km de Santarém , Novo Progresso vem sendo alvo de operações do IBAMA , um dos motivos que segundo orgão a cidade lidera o ranking dos municípios que mais desmatam na Amazônia.
Novo Progresso é base (centro) para a toda uma região (Moraes Almeida,Castelo de Sonhos,Cachoeira da Serra), tudo tem aqui, fórum, bancos, delegacia, prefeitura, e com isto os problemas se amontoam nesta cidade, que é carente de recursos básicos como saúde, educação e segurança..
A principal atividade econômica da cidade já foi à madeireira, hoje se divide na pecuária, comércio, ouro e agricultura, a madeira hoje não significa o que já foi. No município estão todas fechadas, o Jornal Folha do Progresso andou pelo setor industrial onde estão localizada a maioria das empresas do setor florestal, encontramos todas com as portas fechadas.
Distritos
“Nos distritos de Moraes Almeida(Itaituba), Castelo de Sonhos, Cachoeira da Serra (Altamira) quanto mais se entra na mata, menos se tem a presença do Estado e menos consciência ambiental. Quando as pessoas estão preocupadas em sobreviver, em trazer o próprio sustento para casa, não sobra muita preocupação com coisas mais elevadas (legislação) assim”, o que eles querem e pensam é no trabalho.
Econômica
Em um breve estudo enumeramos diversos problemas sérios na região que facilitam os crimes ambientais, como a falta de regularização fundiária, a demora para obtenção de licenças ambientais e a falta de alternativas econômicas para quem vive na região. Nesta extensão da rodovia BR-163 no Pará não existe uma indústria se quer – um frigorífico está abandonado as margens da rodovia em Castelo de Sonhos, outro na comunidade de Santa Julia em Novo Progresso. “Ou esses problemas o Governo encara ou o desmatamento não vai acabar. Só a repressão não funciona e não tem como funcionar porque a vida das pessoas, o socioeconômico, está ligado nisto ai.”
Repressão
O IBAMA não consegue separar os dois tipos de infratores. Existem na região as pessoas que enfrentam “a falta de tudo e que estão em um pedaço de terra tentando sobreviver”, é muito diferente dos grandes desmatadores e das quadrilhas. A exemplo dos assentamentos e das pessoas que aqui estão desde o inicio, estas pessoas não têm sequer a titulação das áreas sobre as quais estão. Têm uma posse precária, não têm certeza de que são donas da terra.”
https://youtu.be/cZU28daIHpg
A legislação Ambiental diz que essas pessoas que não têm título, não podem receber autorizações e licenças para queimadas e desmate legal. “Consequentemente fazem tudo de forma ilegal ai vem o IBAMA autua de forma bruta, se tivéssemos a presença do governo e fazer o lado o preventivo, mais importante, de orientar, ensinar, de resolver a titulação , a vida aqui com certeza seria outra.
Revolta
No inicio do mês de julho, na comunidade de “Cachoeira da Serra” no município de Altamira, oito viaturas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram destruídas por um incêndio.
As carreta (cegonha) com as caminhonetes estava estacionada no pátio de uma posto de combustíveis na comunidade de Cachoeira da Serra, distrito de Altamira (PA), aguardando um manifesto que bloqueou a rodovia para poder seguir viagem até Santarém.
Viaturas destruídas pelo fogo em Cachoeira da Serra
Reação
A presidente do IBAMA nacional Suely Araújo, reagiu , assim que soube da noticia das oito viaturas destruídas, determinou o bloqueio preventivo de todas as serrarias da região de Novo Progresso, no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).
No mesmo dia o Ibama encaminhou à PF áudios e mensagens em que criminosos incitam a destruição de veículos e helicópteros do instituto.
Os veículos destruídos com a cegonha foram levados para Mato Grosso pela PF (Policia Federal) , ela apura e investiga o caso, até hoje ninguém foi preso ou indiciado pelo crime.
Operação “Onda Verde” destrói
Muitos ainda persistem em trabalhar ilegal, mesmo sabendo das retaliações [alegam sustendo da família], como foi o caso deste motorista que postou um vídeo no grupo de WhatsApp do Jornal Folha do progresso (disponível para quem tem o aplicativo) , logo após ele ter o caminhão carregado com toras destruído por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ele seguia na vicinal MutuAca e transportava ilegalmente uma carga de madeira extraída da floresta, foi surpreendido pelos fiscais ambientais que não perdoaram e queimaram tudo.
O Clima na região é tenso, uma equipe composta por fiscais ambientais do Ibama com PRF (Policia rodoviária Federal) monitoram a região , a população esta horrorizada e temem (Confronto) que o pior possa vir acontecer.
Por Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Impasse- Advogado da Prefeitura acusa vereador de falta de experiência
Vereador divulgou em rede social (Facebook e WhatsApp) licitação e se espantou com o valor para hospedagem (Hotel) em Novo Progresso.
“Falta experiência para o vereador” – “antes de divulgar tem que se informar” disse advogado.
Tudo após uma publicação no diário oficial onde foi realizada licitação para o Município de Novo Progresso para diversas áreas, incluso para hotelaria.
O valor de 1,4milhão chamou atenção do edil que postou nas redes sociais em discordância fazendo sensacionalismo com o montante para hotelaria comparando com o valor para transporte escolar, um absurdo ,comentou o vereador Tucano Marconi da Unika. A prefeitura rebateu; “O valor correto é 144.800,00 (cento e quarenta e quatro mil e oitocentos reais)”.
Atitude o vereador para a prefeitura foi abusiva e difamatória, deveria ter se informado antes de divulgar, reclamou.
Diante do impasse o advogado da prefeitura Edson cruz, foi até radio comunitária local e explicou o fato que segundo ele no momento que o vereador divulgou já havia sido sanado o erro que foi da empresa que publicou,explicou. O advogado aproveitou e mandou recado para o vereador Tucano Marconi, “antes de divulgar qualquer documento deve se dirigir até a prefeitura para ver a veracidade, faltou experiência em licitação para o vereador,disse o advogado.
Edson CruzFalta de conhecimento do que é um processo licitatório. O “erro” apontado, ou seja, uma falha na publicação não modifica o conteúdo do processo licitatório, ou seja, valor licitado será o constante no processo e não aquele contido no extrato.
Por outro lado, o registro de preço (modalidade) não obriga a contratação, portanto, mesmo que tivesse sido naquele valor, nenhum absurdo seria, pois o que importa em despesa é a contratação e não a cotação (Registro de Preço)…
O Vereador Marconi tem se colocado como oposição atual gestão desde o inicio do seu mandato em Novo Progresso. Segundo advogado, Marconi é adversário político do prefeito, e não basta criticar tem que se informar, a falta de experiência no cargo que ocupa o levou a isto,divulgou.
A discussão tomou conta das redes sociais e obrigou ao chefe de licitação a prefeitura divulgar uma nota veja:
Jóssi SantosAlgumas pessoas aproveitaram o erro na publicação de um documento do processo de licitação na contratação de serviço de hotelaria para a Prefeitura Mun. De Novo Progresso para levantarem rumores sobre a honestidade do processo. O documento estava errado e foi corrigido assim que detectado o problema. O valor correto é 144.800,00 (cento e quarenta e quatro mil e oitocentos reais). O erro aconteceu por parte da empresa responsável por este tipo de publicação. O departamento de Licitação da Prefeitura de Novo Progresso é público e está a disposição de todos que quiserem tirar suas dúvidas. Esta licitação foi homologada este mês de Julho e até o momento não tivemos gasto com hotelaria.
Falta de conhecimento do que é um processo licitatório. O “erro” apontado, ou seja, uma falha na publicação não modifica o conteúdo do processo licitatório, ou seja, valor licitado será o constante no processo e não aquele contido no extrato.
Por outro lado, o registro de preço (modalidade) não obriga a contratação, portanto, mesmo que tivesse sido naquele valor, nenhum absurdo seria, pois o que importa em despesa é a contratação e não a cotação (Registro de Preço)…
O vereador rebateu o posicionamento do advogado Edson Cruz,Veja;
Marconi LimaMe admiro a prefeitura com grande quadro de Advogado não terem visto a tal publicação errada, precisou como citou o Advogado da prefeitura que disse em uma rádio local um vereador inexperiente dar publicidade a o contrato de pregão e e registro de preços isso é um absurdo e eu que sou inexperiente.
As imagens da publicação errada e a correta também foi divulgada nas redes sociais,Veja;O vereador gravou um vídeo e publicou na rede social dizendo que o vereador inexperiente fez parte dele e que o advogado esta equivocado em suas acusações. O maior equivoco é da prefeitura com um quadro jurídico grande e não ver os erros antes de publicar!
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
A Moro, lobista do PMDB confessa propinas para Jader,Renam e Anibal
O lobista Jorge Luz, apontado como operador de propinas do PMDB, afirmou nesta quarta-feira, 19, ao juiz Sérgio Moro que intermediou propina aos senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA) e também ao deputado Anibal Gomes (CE).(Foto Jader e Helder divulgação Internet)
A DENÚNCIA
Jorge Luz afirma ter pago propina a caciques do PMDB Renan, Jader, e Aníbal Gomes teriam recebido R$ 11,5 mi
Interrogado em ação penal sobre corrupção na Petrobrás, Luz relatou ao juiz da Operação Lava Jato ter usado a conta Headliner, em um banco na Suíça, para realizar os pagamentos ilícitos.
Jorge Luz está preso preventivamente desde 25 de fevereiro por ordem de Moro. O filho dele, Bruno Luz, também está custodiado.
Segundo denúncia da força-tarefa da Lava Jato, pai e filho atuaram como representantes dos interesses de parlamentares e funcionários públicos da Petrobrás corrompidos para recebimento de propina em contratos de aquisição e operação de navios-sonda da Área Internacional da estatal.
Renan, Jader e Anibal têm, reiteradamente, negado de forma enfática recebimento de valores ilícitos.
COM A PALAVRA, JADER BARBALHO
“O senador Jader Barbalho diz que nunca teve conta na Suíça e que cabe a Jorge Luz provar ao juiz os depósitos, o número da conta e as datas. Também diz que conhece Jorge Luz, mas jamais teve algum tipo de negócio. Diz ainda que isso é declaração de criminoso que deve ser investigada pela Justiça”.
COM A PALAVRA, RENAN CALHEIROS
“O senador Renan afirma que conheceu Jorge Luz há mais de 20 anos e desde então nunca mais o encontrou. Diz ainda que não conhece nenhum dos seus filhos. Há 20 dias, o senador prestou depoimento ao juiz Sergio Moro como testemunha de Luz e reafirmou que a citação a seu nome é totalmente infundada”.
https://youtu.be/3Gv1zZv1ZIM
https://youtu.be/iqBGCx5pDZY
Fonte Estadão Por Fausto Macedo, Julia Affonso e Luiz Vassallo
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Operação Transbordo da PF descobre em Mato Grosso falsos comerciantes que faziam tráfico de drogas com aviões
A Polícia Federal divulgou, há pouco, balanço da Operação Transbordo, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína em larga escala. O objetivo era prender 5 pessoas em Mato Grosso – uma em Cuiabá, duas em Várzea Grande e duas em Rondonópolis. Em Tangará, foi cumprido mandado de condução coercitiva para prestar depoimentos. Também foram cumpridos mandados em São Carlos (SP), Pedreira (SP) e São José do Rio Preto (SP). A Terceira Vara Criminal de Várzea Grande determinou, ainda, o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.
A PF informa que a quadrilha usava aviões, carros e caminhões para transportar droga, alternando os modais de transporte para dificultar a ação da polícia. Na ação de hoje, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, além da realização de diversas oitivas de investigados que já foram presos no curso da investigação.
Durante a fase sigilosa da investigação, autorizados pela Vara Criminal de Várzea Grande, policiais federais monitoraram diuturnamente o grupo que era chefiado por dois falsos comerciantes residentes nesta cidade. A quadrilha era também integrada por pilotos de aviões, caminhoneiros, seguranças armados e “pisteiros”, assim chamados os homens contratados para fazer o transbordo da droga das aeronaves para camionetes e em seguida para caminhões, os quais partiam para os centros distribuidores e consumidores, notadamente São Paulo e Goiás.
A investigação teve início após uma abordagem realizada pela Polícia Militar em Alto Garças, no Mato Grosso, em março de 2017. As circunstâncias da abordagem indicaram que os traficantes haviam movimentado uma carga de drogas por via aérea e terrestre, utilizando clandestinamente a pista de pouso de uma fazenda da região, pertencente a um grupo agroindustrial. Dia após, parte desta droga (cerca de 74 kg) foi interceptada pela PF em Bálsamo (SP), com apoio do TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, órgão da Polícia Militar do estado de São Paulo.
Embora não tenham apreendido a droga durante a abordagem, os militares de Alto Garças repassaram informações para a Polícia Federal de Rondonópolis, que deu início à identificação e desmantelamento da rede de associados que operavam as empreitadas criminosas. Nesta fase, a PF deparou-se com vários indivíduos já conhecidos pelo envolvimento com o narcotráfico, muitos deles já presos e condenados em operações recentes.
Desde então foram apreendidos 937 quilos de cocaína em três situações distintas coordenadas pela PF com apoio de outras forças policiais em Bálsamo (SP), Alto Garças e Tangará da Serra. Nestes eventos nove indivíduos foram presos em flagrante, sendo ainda apreendidos um avião bimotor (parcialmente destruído pelos próprios traficantes), um caminhão bi trem e três veículos utilitários.
Em abril deste ano, a Polícia Federal monitorou integrantes da quadrilha e interceptou em Alto Garças, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um lote de 443 quilos de cocaína que estava sendo transportado em meio à carga de grãos num caminhão bi trem, escoltado por um carro utilitário.
Mesmo cientes da apreensão da droga em Alto Garças e da prisão de três associados, surpreendentemente, poucas horas depois, os chefes da organização criminosa mantiveram os planos de pousar um avião com a carga de cocaína em Tangará da Serra, resultando na prisão de mais cinco associados.
Normalmente, após prejuízos vultosos e prisão de associados, os líderes das quadrilhas reavaliam os riscos e remodelam o modus operandi, porém, neste caso, por causa da pressão das facções criminosas que compraram os lotes de cocaína, os lideres resolveram manter a recepção do segundo lote, porém aumentando as medidas de contenção armada e consequentemente aumentando riscos para os policiais envolvidos.
No dia seguinte à operação em Alto Garças, um avião bimotor pousou clandestinamente na pista de uma fazenda em Tangará da Serra, transportando 420 quilos de cocaína. A ação foi monitorada por policiais federais e militares. Durante abordagem dos traficantes, após o pouso da aeronave, seguranças armados da quadrilha reagiram e houve tiroteio com os federais. No revide dois criminosos foram atingidos sem gravidade.
A operação ganhou nome de Transbordo devido ao modus operandi utilizado pela organização criminosa de baldear a carga ilícita até o destino final. A informação é da assessoria da PF.
Fonte: Só Notícias (foto: arquivo/divulgação)
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Mineração – Secretários de Meio ambiente de Itaituba e Novo Progresso participam de encontro em Moraes de Almeida
O secretario Municipal de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba Bruno Rolim e Juliano Simionato (SEMMA-NP) de Novo Progresso estão participando do primeiro encontro das cooperativas de Mineração que acontece nesta quarta-feira (19) no distrito de Moraes de Almeida, município de Itaituba.
O objetivo desse encontro é a regularização da garimpagem na região e de esclarecimentos sobre documentações, licenciamentos, que correspondem aos órgãos ligados ao setor mineral e ambiental, também estão presentes Ministério Público, ICMBio, SEDEME, CETEM, DNPM, FECOGAT, Sistema OCB/PA, ANORO, Câmara Municipal de Itaituba representada pelos Vereadores Wescley Tomaz e Dirceu Biolchi que é de Moraes Almeida.
Conforme divulgou os organizadores o IBAMA foi convidado para participar, mas não se fez presente. O encontro acontece durante o dia de quarta-feira (19).
No encontro está acontecendo várias palestras sobre o setor minerário, debates e será feito encaminhamentos. A secretaria de Meio Ambiente de Itaituba estará atendendo no distrito de Moraes de Almeida até sexta feira (21/07) e fará a entrega de algumas licenças aos empreenderores.
Juliano Simionato (SEMMA-NP), Presidente FECOGAT, Marjore Neves SEDEME, João Garimpeiro (Sindicato dos Garimpeiros-NP).
Da Redação Jornal Folha do Progresso (Foto WhatsApp)
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Assaltante de banco foragido de Santarém é preso no distrito de Vila Isol
Policiais militares de Novo Progresso prenderam nesta quarta-feira, no distrito de Vila Isol em Novo Progresso, “José Lindomar de Souza Silva”, de acordo com a polícia, integrante de uma quadrilha especializada em assaltos a banco e foragido de alta periculosidade.O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Novo Progresso.
Foragido da Justiça desde março de 2016, possui contra ele mandado de prisão na comarca de Santarém, por assalto a banco,formação de quadrilha e corrupção de menores, onde consta na lista do livro dos “alvos prioritários”, devido à sua alta periculosidade.
Conforme relatos do major Alexandre a troca de informações com a PM da cidade de Rurópolis foi possível chegar até a prisão do foragido no distrito de Vila Isol (Km 1000) em Novo Progresso.
Da Redação Jornal Folha do Progresso com Fotos Policia Militar. “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Governo garante recursos para ampliação e reforma do hospital de Novo Progresso;Vídeo
O Prefeito Ubiraci Soares de Novo Progresso esteve na semana passada na Capital em Belém onde em reunião com o Governo Estadual , assinou convênios para melhorias do hospital Municipal e ganhos para saúde progressense.
“Um novo RAIO- X também foi designado para o hospital municipal de Novo Progresso”.
“Heloisa Guimarães” secretaria Adjunta de Saúde reafirmou o compromisso firmado com Novo Progresso e o convênio foi assinado, assista ao vídeo…
https://youtu.be/Oclc4SLS0_Y
A ampliação e reforma do hospital beneficiará toda a população do município bem como as pessoas da zona rural e região adjacente. Essa obra de ampliação e reforma do hospital municipal, é um compromisso do governo do estado, atende a reivindicação do atual prefeito Ubiraci Soares (PSC).
Desde que assumiu a prefeitura, Ubiraci (Macarrão PSC), preocupado com a saúde pública em Novo Progresso tem buscado recursos para reforma e ampliação da unidade de saúde municipal, que está necessitando de uma reforma, já que apresenta precariedade nas instalações e em toda a estrutura hospitalar, dificultando o atendimento à população.
O prefeito afirma que, além da população de Novo Progresso, o hospital municipal, único da cidade, atende também os munícipes das cidades vizinhas de Castelo de Sonhos (Altamira) e Moraes Almeida ,Cripurizinho, Cripurizão (Itaituba). “Novo Progresso será referência no atendimento das pessoas que moram na cidade e em seu entorno, com o novo o hospital, o transtorno do deslocamento de pessoas para o hospital mais próximo, que fica a 700 km, chegará ao fim”, explicou Macarrão.
Ficará a cargo do Hospital Regional de Santarém os casos de maior complexidade, que fica a 700 km de Novo Progresso, e até mesmo quando inaugurar em Itaituba distante 400 km e até para a capital do Estado. A grande dificuldade reside no fato do Município de Novo Progresso, que hoje possui cerca de trinta mil habitantes, ficar distante da capital cerca de dois mil km. O convenio assinado foi na ordem de R$ 3,6 milhões.
Da Redação Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Prefeito troca de Secretario em Novo Progresso
Cai primeiro secretário do governo de “Ubiraci Soares”.
“Eloido Bertolo” não é mais secretario de Saúde de Novo Progresso.
Na manhã desta terça-feira(18) em solenidade no gabinete do Prefeito Macarrão (PSC) , foi oficializado a primeira troca de secretário de sua gestão. (Foto: Divulgação WhatsApp).
Eloido Bertollo (PR) é a primeira baixa no Primeiro Escalão da Prefeitura de Novo Progresso neste governo. A nota oficial explica que o motivo da saída se deve a ajustes na administração e redirecionamento de metas de governo; e conclui com elogios e agradecimentos.
Em seu lugar assume Giliane de Souza que no uso da palavra agradeceu pela confiança e prometeu esforço para uma boa gestão e que fará o impossível para melhorar a saúde de Novo Progresso.
Da Redação Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br