Com apoio da maioria da bancada dos deputados Paraenses, Temer se livra de processo no STF
(Deputados entram no plenário com cartazes de ‘Fora, Temer’-)- O presidente Michel Temer obteve 263 votos, esta noite, para arquivar o pedido autorizando o STF para investigá-lo que poderia representar seu afastamento da presidência por 180 dias.
Com o resultado da votação, os votos da maioria dos deputados paraenses , ajudaram livrarar Temer de responder no Supremo Tribunal Federal (STF) ao processo que, se instalado, provocaria o afastamento do presidente por pelo menos 180 dias. Agora, Temer responderá no STF somente após o término de seu mandato, em 31 de dezembro de 2018. O procurador-geral Rodrigo Janot, porém, poderá apresentar outras denúncias contra Temer, por organização criminosa e obstrução de justiça.
Todos os deputados paraenses votaram durante a sessão, com nenhuma abstenção. Dos dezessete representantes que o Pará tem direito, apenas cinco votaram contra o arquivamento da denúncia. Todos os outros doze parlamentares deram o “sim” pelo arquivamento, se mantendo junto à maioria da Câmara e livrando Michel Temer de responder no STF.
O jornal Folha do Progresso apurou que 12 destes votos, foram dados por deputados paraenses, aliados de Temer: Beto Salame (PP), Eder Mauro (PSD), Elcione Barbalho (PMDB), Francisco Chapadinha (PROS), Helio Leite (DEM), José Priante (PMDB), Josue Bengtson (PTB) , Julia Marinho (PSC),Wladmir Costa (SD),Lucio Vale(PR), Nilson Pinto (PSDB),Simone Morgado (PMDB), todos da base aliada governista.
Foram 227 votos para a denúncia ser aceita. Os Paraenses que votaram para acatá-la foi José Geraldo(PT),Joaquim Passarinho (PSD),Edmilson Rodrigues (PSOL),Beto Faro (PT) e Arnaldo Jordy (PPS).
Votação
A votação foi por bancada, Estado por Estado. A sessão começou pontualmente às 9h. A oposição apresentou cinco requerimentos pedindo o adiamento da votação, mas todos foram rejeitados. Cinco deputados da oposição chegaram a protocolar no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pedindo que a Corte garantisse, por meio de uma liminar com efeito imediato, a manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no plenário da Câmara. O pedido foi indeferido pela ministra Rosa Weber, do STF. Durante a sessão, o relator do parecer Abi-Ackel e o advogado de Temer, Antônio Maris, falaram e defenderam o arquivamento da denúncia.
Votos
Depois, deputados contra e a favor do parecer se revezaram no microfone para apresentar seus posicionamentos. A base governista reuniu quórum necessário e os debates foram retomados, com os partidos encaminhando a votação das bancadas, quando orientam os deputados como devem votar. Após o encaminhamento, Maia iniciou a votação nominal: cada deputado era chamado ao microfone para proferir seu voto. A votação foi marcada por troca de ofensas entre governistas e oposicionistas e até momentos de tumulto.
Denúncia
A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República chegou à Câmara dos Deputados, no dia 29 de junho e Temer é acusado de ter se aproveitado da condição de chefe do Poder Executivo e ter recebido, por intermédio de um ex-assessor, Rodrigo Rocha Loures, “vantagem indevida” de R$ 500 mil. O valor teria sido ofertado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, investigado pela Operação Lava Jato. Ainda de acordo com a Agência Brasil, ao longo da tramitação na Câmara, o processo mobilizou a liderança da base governista em torno da busca de apoio ao presidente. Partidos da oposição também adotaram diferentes estratégias nos últimos meses na tentativa de garantir a autorização para abertura da investigação. Os oposicionistas criticaram a troca de membros na CCJ e a liberação das emendas parlamentares antes da votação na comissão e no plenário, enquanto os governistas argumentavam que a denúncia contra Temer precisava de provas concretas e que a investigação do presidente poderia causar mais instabilidade ao país.
Da Redação Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Carreta colide na traseira de outra na BR-163
Motoristas que passavam pela rodovia ajudaram no socorro da vitima.
Um acidente envolvendo duas carretas foi registrado por volta das 15h desta quarta-feira (02), na rodovia BR 163 nas proximidades do Distrito Caracol no Município de Trairão, o acidente aconteceu no sentido Caracol Itaituba.
Os veículos seguiam sentido Miritituba , e segundo a informação, o condutor da carreta “IVECO” colidiu na traseira da outra carreta Scania, tendo possivelmente o motorista dormido no volante.
O motorista que colidiu na traseira ficou preso às ferragens e foi necessário esforço dos outros motorista para tirá-lo da cabine. No local não foi possível apurar a identidade dos feridos.
Uma fila de aproximadamente 3 km se formou na rodovia, e após cerca de 30 minutos de trabalho o trânsito foi liberado.
Ninguém ficou ferido grave, o motorista que colidiu na traseira teve ferimento na perna e escoriações pelo corpo.
Da redação Jornal Folha do Progresso (Fotos Macarrãao Belinhg-WhatsApp)- Veja Vídeo;
https://youtu.be/KPF89Ekdo94
“informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Suspeito de assaltar com arma de brinquedo é preso pela Policia Militar em Novo Progresso
Suspeito de roubo “Davi Sene”
Dois suspeito de roubo foi preso pela Policia Militar em Novo Progresso na ultima terça –feria (29).
De acordo com informações da Polícia Militar um rapaz, de aproximadamente 21 anos, usava uma “arma de brinquedo” para intimidar e assaltar as vítimas.
Antônio Flávio de Souza, se passava por “Luquinha”,
Após denuncia anônima a Guarnição da Policia Militar no comando do Sargento Cruz, Cabo Edson e J. Lima, saíram no encalço e prenderam Davi Sene, durante a revista, os policiais encontraram a arma de brinquedo e alguns pertences roubados. A Guarnição prendeu também Antônio Flávio de Souza, se passava por “Luquinha”, o mesmo já tem passagem pela policia por roubo.
De acordo com a policia, o Antonio já havia sido preso por furto e por ordem da justiça estava solto.
Com o suspeito foi encontrado um celular que foi reconhecido pela vitima.
Arma de Brinquedo apreendida com Davi Sene
Da Redação Jornal Folha do Progresso (Fotos Policia Militar)
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
“Nós também estávamos lá”. Porque só deputados? Reclamou passageiro da aeronave que fez pouso de emergência .
Wilker músico Julio Nascimento. (Foto WhatsApp)
Pouso Forçado- Músico e empresário passageiros do avião relatam momentos de tensão antes de pouso na rodovia BR-163, e reclamam a falta dos nomes na lista de passageiros. (Foto -Músico Wilker faz Selfie no momento do embarque em Itaituba).
Pouso de Emergência -“nós também estávamos lá”, reclama músico passageiro da aeronave que pousou na rodovia BR-163 ,.
Os passageiros do voo com aeronave de propriedade do Piloto Daniel, viveram momentos de tensão na manhã deste domingo (30), antes do avião fazer um pouso de emergência na rodovia BR-163, por volta das 11h30mn.
Deputado José Geraldo(PT)
Ao ler a noticia publicada pelo Jornal Folha do Progresso, no site disponível na internet, com destaque “aeronave com deputados faz pouso forçado na rodovia”, o musico Wilker e o empresário Ercílio do artista Júlio Nascimento, procuraram o Jornal Folha do Progresso, e reiteraram a informação com a lista dos passageiros,“nós também estávamos lá”, e somos igual (gente) aos deputados, porque não divulgaram nosso nome na lista? Indagou o músico Wilker. Deputados, deputados, eles não são nada mais que nós, também estávamos na aeronave, eu e o empresário, reclamou músico Wilker do cantor Júlio Nascimento.
Em entrevista através do WhatsApp ao Jornal folha do Progresso, o músico que também é militar (corpo bombeiros), relatou o período de angústia e medo pelo qual passou dentro da aeronave, ele relatou ocorrido e mandou fotos.
Wilker informou que o avião partiu de Itaituba , que por orientação do cantor Julio Nascimento que tinha compromisso no município de Novo Progresso e ele antes faria um show em Alenquer, ao chegar no aeroporto em Itaituba o avião estava saindo para Novo Progresso e tinha vaga, foi onde eles (músico e empresário) resolveram vir na frente e esperar o cantor em Novo Progresso.
Segundo ele, que viajava na aeronave o empresário Ercilio, músico Wilker, deputado José Geraldo (PT) , Airton Faleiro (PT) e o piloto Daniel. O voo transcorria normalmente até próximo ao município de Novo Progresso, em momento que ouviram um barulho muito forte aeronave estralando, e o piloto ficou tenso, ele não disse nada, ninguém imagina o que passamos dentro daquela aeronave, foi DEUS e a experiência do Piloto que nos salvou,comentou.
Airton Faleiro (PT)
A pane causou desconforto e apreensão entre os passageiros. “No começo, foi um silêncio total”, contou Deputado Zé Geraldo. A espera durou cerca de 10 ou 15 minutos e “todo mundo começou a ficar inquieto”, relatou. O piloto voltou a se manifestar, somente após o pouso na rodovia , por sorte não tinha veículos transitando, rapidamente o piloto experiente acelerou aeronave entrou em uma fazenda com aeronave, foi um sufoco disse deputado Airton Faleiro.
Os passageiros imaginaram que o avião estava “caindo”, foi onde apareceu a rodovia, ” mais medo”, vocês não imaginam o que passei dentro daquele avião, graças a DEUS e ao piloto Daniel estamos salvo, disse o músico Wilker ao Jornal Folha do Progresso. Segundo o músico, “um pouso perfeito”. “Os passageiros agradeceram”, ninguém ficou ferido.
De acordo com piloto Daniel, uma falha técnica obrigou a pousar na rodovia, aeronave estava com manutenção em dia e revisada, mas infelizmente registrou um problema de ordem técnica e precisou alternar a rota e pousamos na rodovia para proteger os passageiros.
Em nota postada na pagina pessoal do Deputado Zé Geraldo no facebook, ele elogiou o piloto que seguiu as normas de aviação e preferiu o pouso no lugar correto, assim protegendo a integridade dos passageiros, achei que iria pro céu, divulgou o deputado.
Aeronave fazia voo patrocinado para trazer os artistas e políticos para festa em comemoração ao dia do Garimpeiro em Novo Progresso. As atrações principais o cantor Julio Nascimento e Amado Batista.
Da Redação Jornal Folha do Progresso.
Musico Wilkjer fez selfie no aeroporto de Itaituba.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Procurador-geral da República pede novamente prisão de Aécio Neves
Rodrigo Janot recorreu contra decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que havia negado pedido em junho. Novo pedido de prisão deve ser analisado pela Primeira Turma do STF. (O senador Aécio Neves -PSDB-MG) (Foto: Eraldo Peres/AP)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu novamente, nesta segunda-feira (31), a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e seu afastamento do mandato.
A prisão já havia sido negada no final de junho, individualmente, pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso no STF.
Na mesma ocasião, o magistrado permitiu o retorno do tucano ao mandato, do qual estava afastado desde maio, quando estourou a Operação Patmos, baseada em delação da JBS.
Em nota, o advogado Alberto Toron, que defende Aécio, afirmou que não teve acesso ao novo pedido da PGR, mas que segue tranquilo quanto à manuteção da decisão de Marco Aurélio Mello.
“A renovação de pedido de prisão contra o senador Aecio representa clara e reprovável tentativa de burla ao texto expresso da Constituição Federal, como já afirmou o ministro”, afirmou o advogado.
O novo pedido de Janot é um recurso à decisão de Marco Aurélio. Ele poderá rever sua decisão individualmente, determinando a prisão e o afastamento; caso contrário, leva o recurso à Primeira Turma da Corte, formada também pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.
Aécio é acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça. Segundo as investigações, ele teria pedido e recebido R$ 2 milhões da JBS e atuado no Senado e junto ao Executivo para embaraçar as investigações da Lava Jato.
Desde maio, a PGR sustenta que Aécio usa o poder de senador para interferir nas investigações. O órgão aponta conversas do senador sobre críticas ao ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio e tentativas de aprovar projetos de lei que anistiavam o caixa 2 e endureciam punições a juízes e procuradores por abuso de autoridade.
Para o procurador-geral da República, o afastamento de Aécio do parlamento, em maio, não foi suficiente para aplacar o risco de novos delitos e de prejuízo às investigações.
No processo, Janot anexou uma foto postada pelo senador no Facebook, no dia 30 de maio, na qual aparece em conversas com os também senadores do PSDB Tasso Jereissati (CE), Antonio Anastasia (MG), José Serra (SP) e Cássio Cunha Lima (PB).
Em sua defesa, Aécio alega que foi alvo de uma “armação” do dono da JBS Joesley Batista, que o gravou pedindo os R$ 2 milhões para ajudá-lo a pagar advogado.
O senador nega qualquer contrapartida ao empresário e diz que sua atuação no Legislativo é legítima – o senador foi gravado apoiando, por exemplo, anistia ao caixa 2.
Por Mariana Oliveira e Renan Ramalho, TV Globo e G1, Brasília “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Paixão Sem Limite -Wladimir Costa diz que gastou R$ 1.200 com tatuagem definitiva de Temer
O deputado paraense Wladimir Costa disse à coluna Expresso, da revista Época, que a tatuagem com o nome do presidente Michel Temer, exibida no último sábado (29), durante solenidade em Salinópolis, é definitiva e foi feita em Belém por R$ 1200, parcelado em seis vezes no cartão de crédito. Ele disse que foi uma forma de homenagear Temer. “O melhor presidente da história do Brasil. O único estadista que apareceu neste país”.(Foto: reprodução)
O comportamento de Wladimir Costa durante o evento foi duramento criticado nas redes sociais.
Segundo a coluna, assinada pelo jornalista Murilo Ramos, o deputado disse ainda que vai exibir a tatuagem na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (2), durante a votação da admissibilidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção contra o presidente Michel Temer. “Será um show de votos em favor do presidente. Só Deus derruba Temer. E ele é honesto. Então Deus não vai querer derrubá-lo”, disparou o deputado.
Wlad apareceu em evento oficial de bermuda, sem camisa e com uma lata de cerveja nas mãos. Foto: reprodução/Facebook
Ao Estadão, o polêmico deputado disse que “a dor valeu a pena” e até planeja fazer uma próxima, dessa vez na costela. “Quero escrever ‘Temer, o único e verdadeiro estadista do Brasil'”.
O parlamentar disse também que sua mulher se emocionou ao ver o resultado. “Ela é fã de Temer. É formada em Direito e é grande leitora dos livros do presidente. Mas, se ela quiser tatuar o nome dele, eu não deixo”.
O paraense disse que ainda não mostrou ao presidente sua homenagem. “Não fiz para ele, fiz para mim. Queria que a minha tatuagem fosse maior que a da Marcela (Temer, mulher do presidente, que tem uma tatuagem no pescoço com seu nome)”, afirmou.
“Cada um com suas paixões. Não tem gente que tatua Che Guevara, Fidel Castro, o presidente da Coreia? Todos falsos socialistas usando (relógio da marca) Rolex?”, disse o deputado ao Estado. “Sou admirador nato (de Temer), sou amigo dele há quase 16 anos. Nesse momento, que tentam derrubar ele a qualquer custo, é minha forma de mostrar que parceiro que é parceiro derrama até a última gota de sangue”, defendeu-se.
Wlad apareceu em evento oficial de bermuda, sem camisa e com uma lata de cerveja nas mãos. Foto: reprodução/Facebook
(DOL com informações da Revista Época e Estadão)
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.” Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
PDS Terra Nossa tem nova diretoria
Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do PDS Terra Nossa, elegeu neste domingo (30) nova diretoria e reelegeu “Raimundo Barros Cardoso” (Seu Dico), para o cargo de presidente da entidade pelos próximos três anos.
A eleição ocorreu em clima de tranquilidade durante a assembléia realizada no PDS Terra Nossa na residência do trabalhador rural Capixaba, com a presença a presença de associados e representantes da Prefeitura e entidades do município. Na oportunidade foi entregue CAR (Cadastro Ambiental Rural) – (Foto) para alguns associados.
A chapa única foi eleita por aclamação, a nova diretoria tomou posse para o mandato de três anos.
Diretor executivo da FETRAF-PA “Roberto Aparecido de Passos”
Diretor executivo da FETRAF estadual marcou presença.
O Diretor executivo da FETRAF do estado do Pará , Roberto Aparecido de Passos esteve presente e disse que o fato da eleição ter ocorrido com a inscrição de chapa única é um indicativo de que o trabalho do sindicato está sendo aprovado pelos associados. Ele acredita que o presidente reeleito é muito capacitado para as atribuições do cargo e que será seu parceiro nas atividades sindicais. Em seu discurso após a apuração dos votos.
Diretoria:
Presidente: Dico- Raimundo Barros Cardoso
Vice-Presidente: Maria Da Silva Santos
1º Secretario: José Francisco Maia
2º Secretario: Josimar Rosa Dos Santos
Por Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Avião com deputados faz pouso de emergência na BR-163
Um avião monomotor que levava o deputado federal Zé Geraldo (PT) e o Deputado Estadual Airton Faleiro (PT), fez um pouso forçado agora pouco na chegada da cidade , eles decolaram de Itaituba. (imagem Ilustrativa)
O avião sofreu uma pane no motor e o piloto teve que aterrissar na rodovia federal. Por sorte ninguém ficou ferido após o sinistro.
A aeronave modelo Bonanza estava no comando do Piloto Progressense Daniel, os deputados elogiaram a coragem do piloto em fazer o pouso com segurança e protegeu a integridade dos passageiros.
Os Deputados estavam em Itaituba e seguiam para Novo Progresso para participar da data comemorativa ao dia do Garimpeiro que vai ter um Show do cantor Amado Batista.
O pouso não passou de um susto, passageiros piloto passam bem não ouve danos na aeronave.
Aguardem mais informações…
Por Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Polícia cumpre mandado de busca em residência e empresa “OUROMAQ” em Novo Progresso
A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em residência e também em uma empresa em Novo Progresso na manhã desta quinta-feira (27). O objetivo foi desvendar envolvimentos de pessoas com crimes e comercio ilegal de explosivos e associação criminosa.
A ação teve como objetivo cumprir mandados judiciais determinados pela justiça na empresa “OUROMAQ” que fica localizada Na Avenida Orival Prazeres área central da cidade e na residência do proprietário “Odilson Ribeiro dos Santos (Gauchinho)” ele foi preso em via publica com mil (1000) detonadores dentro do veiculo.
Material aprendido no veiculo do empresario -Odilson Ribeiro dos Santos (Gauchinho).
Gauchinho foi preso na madrugada do dia 21 de Julho as 03h10mn, em via pública com o veículo Ford/Fiesta de cor preta placa AXI-4989 de Palmital-PR, com fortes sinais de embriaguez, prestou depoimento e foi liberado
De acordo com o delegado , o trabalho da equipe da Polícia Civil foi deflagrado logo no início da manhã e teve a companhia da Guarnição da Policia Militar. A operação foi comandada pelo delegado Daniel Matos.
Nos locais os policiais não encontraram nenhum vestígio de explosivos, nada foi apreendido na residência e na empresa,divulgou.
Apreensão
O empresário em depoimento deu duas versões sobre aquisição do produto; Para polícia Militar, Gauchinho relatou que ele mesmo foi buscar no Paraguay os detonadores, em depoimento para o Delegado negou a versão ; comprou de uma pessoa em Novo Progresso que não sabe o nome, não conhece,”ele aparece aqui e some”, disse Adilson ao Delegado.
Segundo o Delegado, os detonadores são de uso exclusivo do Exercito de origem nacional, podem ser usados para explodir pedras até para arrombar caixas eletrônicos.
As investigações estão sendo comandado pelo delegado Daniel Mattos, ninguém foi preso por enquanto, apenas foi cumprido o mandado de buscas e apreensão , na residência e na empresa que está sendo investigada”, esclareceu Daniel Mattos.
Por Jornal Folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br
Garimpeiros- Luiz Barbudo,Zé Branco e Bat Gel tem balsas de garimpo destruídas pelo IBAMA
Em ação cinematográfica, agentes do GEF (Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama) incendiaram balsas de garimpo.
Os fiscais ambientais do IBAMA ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) destruíram balsas no Rio Novo, Água Branca e no rio jamanxim.(Fotos Divulgação Internet)
Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama (Foto IBAMA)
As operações do IBAMA na região de Novo Progresso estão sendo intensificadas, garimpeiros , madeireiros e desmatadores estão na mira do meio ambiente. Em Novo Progresso chegou cerca de 100 homens da Força Nacional para auxiliar os trabalhos de combate à extração ilegal de madeira, desmatamento e ouro na região.
A população esta apreensiva e acredita que a medida vem em represália a destruição de viaturas do IBAMA em Cachoeira da Serra que estavam sendo levadas para Santarém, que atenderia a região em torno ao município de Novo Progresso.
Balsas de Garimpo Destruídas
Desde o mês de Junho fiscais ambientais do IBAMA estão trabalhando na região em busca dos infratores, o alvo inicial foi os garimpeiros.
Luiz Barbudo garimpeiro antigo na região, foi o primeiro que teve sua balsa destruída com ação dos fiscais no Município de Itaituba, logo em seguida no Rio Novo dentro no limite da FLONA JAMANXIM próximo ao Parque (PARNA) RIO NOVO, o alvo foi o garimpeiro antigo na região “Zé Branco” teve seu equipamento destruído na operação dos fiscais ambientais, estima se que as duas balsas soma a quantia de mais de 2,5 milhões de reais, que foi destruída pelo fogo ambientalista.
“Maria Luiza Gonçalves de Souza” (MALÚ)
Nesta quinta-feira 27 de Julho outro alvo agora do garimpeiro Bat Gel de Itaituba foi surpreendido pelos fiscais do IBAMA, trabalhando com uma balsa escariante no rio Jamanxim nas proximidades da comunidade de Jardim do Ouro município de Itaituba e teve toda estrutura destruída pela operação dos fiscais ambientais que vem trabalhado com rigor na região. Toda destruição vem sendo acompanhada pelos repórteres do Jornal Folha Press , que divulgou ser por convite do IBAMA.
Segundo a chefe da fiscalização do órgão ambiental para o
sudoeste do Pará, Maria Luiza de Souza, toda a região depende economicamente do crime ambiental, principalmente garimpo, exploração madeireira e a pecuária em cima do desmatamento, atividades em que é comum o envolvimento de políticos locais e grandes empresários.
“Da maneira que eu vejo, a exploração da Amazônia é insustentável. É aquela coisa do extrativismo: vamos tirar, acabar tudo e depois a gente vê o que dá.”
Leia Matéria
Munduruku denunciam e Ibama acha megagarimpo em terra indígena
Criança Munduruku durante ocupação em Belo Monte. Foto de Lunae Parracho /Reuters
(Por Fabioano Maisonnave e Avener Prado /FOLHA PRESS)-Do alto, é difícil acreditar que um garimpo tão grande atue na ilegalidade: no meio da floresta densa, abre-se uma chaga de centenas de metros de terra exposta e água empoçada, em plena terra indígena mundurucu.
Na última terça-feira (5), seguindo denúncia das principais lideranças mundurucus, o megagarimpo foi alvo de uma operação do GEF (Grupo Especializado de Fiscalização), a unidade de elite do Ibama. A reportagem acompanhou a ação.
Após viagem de 200 km desde a cidade Novo Progresso (PA), os três helicópteros da missão aterrissaram ao lado do igarapé Água Branca, que, sem a proteção da floresta, se transformou num jorro barrento cruzando a terra estéril.
Seis agentes portando armas longas foram escalados para a ação, em região considerada de alto risco. No ano passado, um PM que dava apoio ao Ibama foi morto por um garimpeiro. Em 2012, a PF matou um mundurucu durante a tomada de um garimpo ilegal.
O objetivo era destruir o maquinário, autuar infratores e levantar informações sobre os donos do garimpo, mas um incidente com um mundurucu fez com que a missão fosse interrompida após meia hora no solo.
Ao ver uma escavadeira, avaliada em cerca de R$ 500 mil, sendo incendiada, um índio avançou sobre um dos agentes, que usou spray de pimenta para pará-lo. Após desconfiarem que a situação sairia do controle, foi dada a ordem de retirada.
Os agentes estavam em ampla desvantagem numérica. No garimpo, há uma currutela (vila) de pelo menos 50 barracos -o local, que ocupa cerca de 400 hectares, segundo imagens de satélite, dispõe até de pista de avião e de internet sem fio.
Apesar do pouco tempo no chão, o Ibama conseguiu apreender atas de reunião, informes e recibos de pagamento em ouro dos garimpeiros para a Associação Pusuru, de mundurucus da região.
Nos documentos obtidos, aparecem carimbos com o CNPJ e assinatura dos coordenadores da organização, com sede em Jacareacanga (a 1.190 km a sudoeste de Belém, em linha reta).
Ao Ibama, o garimpeiro José Barroso de Lima, 60, dono de uma escavadeira, explicou que está no local há dois anos, após acordo com lideranças locais mundurucus pelo qual entrega 10% do ouro produzido – 2% para a associação e 8% para uma das aldeias próximas.
DIVISÕES INTERNAS
A corrida do ouro tem criado tensão entre os mundurucus, etnia de 12 mil pessoas conhecida por protestos ousados, como a tomada por uma semana do canteiro de obras da usina Belo Monte, em 2013.
Principal liderança da etnia, o cacique geral, Arnaldo Kabá, protocolou ou apoiou denúncias de atividade garimpeira em terra indígena à Funai, ao Ministério Público e ao Ibama.
No ano passado, ele foi ao local pessoalmente, mas a reunião não teve resultado: “Fiquei triste porque o meu povo está com ideia tão diferente. Cacique pega ouro, mas não sei se está fazendo alguma coisa pela comunidade”, disse à reportagem, por telefone.“A população está sofrendo muito com os garimpeiros brancos. A água está muito suja, muita tristeza, traz mercúrio, malária, diarreia”, completou.
Embora em minoria, o envolvimento dos mundurucus é significativo. Apenas no garimpo Água Branca, 22 aldeias recebem pagamento em ouro, de um total de 123.
O número de aldeias participantes foi dado por Waldelirio Manhuary, uma das principais lideranças da associação Pusuru. Ele afirma que a cobrança do percentual é “um direito pelo dano” e afirmou que as lideranças contrárias ao garimpo não são representativas.
Por telefone, Manhuary afirmou que há no local dez escavadeiras e 19 máquinas para garimpo, usadas para lavagem do solo. Dessas, duas escavadeiras e oito máquinas pertencem aos mundurucus.
“Não somos bandidos. Ladrões são os de colarinho branco, os congressistas”, afirmou.
Responsável pela fiscalização do sudoeste do Pará, a gerente executiva do Ibama em Santarém, Maria Luiza de Souza, afirma que, ao poluir os rios, o garimpo traz mortalidade de peixes e doenças para as comunidades indígenas, que em troca recebem um percentual muito pequeno da riqueza produzida.
“Não há aumento na qualidade de vida da aldeia, é um dinheiro que beneficia apenas o garimpeiro. O índio não fica com nada.”
BALSA DESTRUÍDA
Em ação cinematográfica, agentes do GEF (Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama) incendiaram uma grande balsa de garimpo dentro de área protegida, no sudoeste do Pará. A destruição foi criticada pela Câmara de Vereadores de Itaituba (1.300 a oeste de Belém), cidade que vive da exploração do ouro.
A balsa foi localizada no último dia 3 de junho durante fiscalização feita por três helicópteros do Ibama em trecho do rio Jamanxim que marca a divisa entre a Terra Indígena Sawré Muybu e Floresta Nacional Itaituba 2, ambas vetadas à mineração.
Por falta de local de pouso, três agentes do GEF, unidade de elite do Ibama, pularam do helicóptero para o rio, de forte correnteza, em trecho próximo à balsa. Outros três desceram em uma ilha de pedra e usaram um pequeno barco sem motor parado ali para atravessar o Jamanxim.
A reportagem da Folha, que acompanhou a operação, não foi autorizada a desembarcar por falta de segurança.
Antes de a balsa ser destruída, foram apreendidos um revólver e um caderno de contabilidade que demonstraria extração de ouro até a véspera da operação. As quatro pessoas na embarcação, todas empregadas do proprietário, foram liberadas. Não havia indígenas.
Chamada de escariante, essa balsa é considerada a mais nociva ao meio ambiente entre as encontradas no garimpo. Por meio de uma coroa rotativa apelidada de abacaxi, sua draga tem capacidade de perfurar o leito do rio em busca de ouro.
A embarcação pertencia a Luis Rodrigues da Silva, 64, o Luis Barbudo, presidente do Movimento em Defesa da Legalização da Garimpagem Regional.
Por telefone, ele afirma ter sofrido prejuízo de R$ 1,5 milhão e negou que estivesse garimpando no local.
“Não me deram oportunidade pra conversar, notificação, nada. A balsa estava parada no local havia 15 dias porque o motor quebrou. Como não consegui arrumar o rebocador nesse prazo, o Ibama passou e tocou fogo.”
Na terça-feira (6), o garimpeiro recebeu o apoio de vereadores da cidade durante sessão na Câmara, que se comprometeu em aprovar uma moção de repúdio ao Ibama.
Maria Luiza (Malú)
Segundo a chefe da fiscalização do órgão ambiental para o sudoeste do Pará, Maria Luiza de Souza, toda a região depende economicamente do crime ambiental, principalmente garimpo, exploração madeireira e a pecuária em cima do desmatamento, atividades em que é comum o envolvimento de políticos locais e grandes empresários.
“Da maneira que eu vejo, a exploração da Amazônia é insustentável. É aquela coisa do extrativismo: vamos tirar, acabar tudo e depois a gente vê o que dá.”
*Os jornalistas viajaram para a terra indígena mundurucu a convite do Ibama.
Fonte: Folhapress
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br