Chefe de fiscalização do Ibama é ameaçada no Pará

“Tem que meter é uma bala na cabeça dessa vagabunda!!!!!”

A ameaça, publicada no Facebook e dirigida à chefe da fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para o sudoeste do Pará, Maria Luiza de Souza, ocorre em meio à crescente hostilidade contra agentes ambientais no entorno da BR-163.

Na semana passada, cem homens da Força Nacional foram enviados a Novo Progresso (1.630 km de Belém) após oito caminhonetes novas destinadas ao Ibama terem sido incendiadas, em 7 de julho.

A região é o principal foco de desmatamento ilegal na Amazônia. Mesmo assim, o presidente Michel Temer enviou ao Congresso um projeto de lei que retira 349 mil hectares da Floresta Nacional do Jamanxim, para legalizar grileiros e posseiros que ocupam a unidade de conservação.

O ataque a Souza, acompanhado de outras ameaças, como “Logo queimam essa vagabunda”, aparece nos comentários de um texto publicado por Adecio Piran, diretor do jornal “Folha do Progresso”, o principal da região.

Piran deturpou uma declaração de Souza publicada pela Folha em 11 de junho no qual a agente do Ibama criticou a exploração de recursos ambientais na Amazônia: “É aquela coisa do extrativismo: vamos tirar, acabar tudo e depois a gente vê o que dá.”

Em seu artigo, o blogueiro deu a entender que a frase era uma orientação de Souza contra infratores ambientais após a chegada da Força Nacional: “A ordem é para destruir tudo; depois a gente vê o que dá, disse chefe da fiscalização Maria Luiza”, lê-se no título.

“Novo Progresso tem sérios problemas de ilegalidade com relação à legislação ambiental, envolvendo grileiros, garimpeiros e madeireiros. Nesse quadro, a gerente do Ibama que responde pela região tem recebido perigosas ameaças, que já estão sendo todas devidamente investigadas pela Polícia Federal”, diz a presidente do Ibama, Suely Araújo, que determinou o bloqueio de todas as serrarias da região em resposta à queima das caminhonetes.

“A fiscalização ambiental do Ibama não será bloqueada por pressões de criminosos”, completou Araújo.

O autor da ameaça é Ademir Lourenço de Oliveira. Em seu perfil no Facebook, se apresenta como morador de Trairão, outra cidade da região, cuja economia gira em torno do garimpo e da exploração ilegal de madeira.

Em uma das fotos em seu perfil, Oliveira aparece diante de um caminhão carregado de toras. Um amigo aconselha nos comentários: “Cuidado com o Ibama, brother”. A resposta foi três emojis de joinha.

Procurado, Oliveira não respondeu à reportagem.

Fonte: Folha UOL.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Sob forte esquema de segurança cegonhas com novas camionetes do IBAMA chegam em Novo Progresso

Sob forte esquema de segurança Ibama recebe novas caminhonetes para fiscalização.

Viaturas da Força Nacional fizeram a segurança das cegonhas com as viaturas do Ibama até o município de Novo Progresso. Elas chegaram nesta quinta-feira(10), e foram direto para o pátio do IBAMA em Novo Progresso.

Leia Também:Viaturas do Ibama são destruídas com fogo

ibama viaturasss
Viaturas escoltadas pela Força Nacional chegam em Novo Progresso.

O Ibama recebeu os veículos novos para substituírem a frota atual. São Hilux  que servirão as equipes da fiscalização ambiental, para que  possam enfrentar as situações de terreno imprevisíveis sem perigo de paralisação nas ações por quebra nas caminhonetes.  As cegonhas com as novas caminhonetes chegaram em Novo Progresso na noite desta quinta-feira (10), sob escolta da Força Nacional.

No inicio do mês de Junho uma cegonha com 8 camionetes foram incendiadas na comunidade de Cachoeira da Serra.

Os novos veículos já vêm equipados com rastreamento, comunicação via satélite e rádios digitais para auxiliar e melhorar a fiscalização do Ibama com  condições de trabalho.

As caminhonetes ficarão a disposição da superintendência do IBAMA de Santarém e serão usadas na fiscalização dos crimes ambiental na região.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

Leia Também:PF investiga incêndio de oito carros do Ibama em Cachoeira da Serra

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 




Homem desaparece ao sair para sítio em Novo Progresso

Joaceles é o nome dele, conhecido também como Piauí.

Um homem está desaparecido há 10 dias, no município de Novo Progresso.

 Identificado como  Joaceles  popularmente conhecido com PIAUÍ.

Ele saiu para ver um sitio próximo ao rio curua e estava com uma motocicleta, a esposa postou em sua página disponível na internet que ele desapareceu: ” meu esposo saiu ao sítio que está situado as margens do Rio Curua no município de Altamira, de Novo Progresso lá dá 150 km , estava indo de moto NXR 125 Bross cor vermelha. Lá não chegou, foi visto aproximadamente uns dois mil metros antes de chegar em casa, mas não chegou ! Eu não sei o que aconteceu está desaparecido, neste momento a Única Esperança é Deus, Só Deus Sabe, Vê , Cuida, Ampara e Protege“.

Sem título

Ao sair avisou aos familiares que iria para o sitio, localizado às margens do rio curua no Municipio de Altamira, foi visto por vizinhos e desapareceu, fazem 10 dias que não dá noticias, a família pede ajuda para localizá-lo.

A família pede que quem tiver alguma informação sobre Joaceles conhecido também como Piauí, que  entre em contato com a policia ou com  os familiares em Novo Progresso.

 Da Redação jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Depois de 4 dias, jovem que desapareceu é encontrado, diz mãe: ‘alívio’

Segundo parentes,  jovem foi encontrado no Mato Grosso pela Policia Rodoviária Federal.

O jovem Denilson, de 16 anos, que desapareceu da residência da família em Novo progresso na ultima segunda-feira(07) , foi localizado na manhã desta quinta-feira (10). A informação foi passada ao Jornal Folha do Progresso em áudio no WhatsApp pela mãe do jovem, Josy do salão.IMG-20170810-WA0082

O jovem foi avistado por moradores em um restaurante no distrito de Vila Isol, ontem na companhia de um motorista de caminhão e de outro jovem; seguindo viagem para o estado do Mato Grosso.

Leia Também:Jovem está desaparecido em Novo Progresso

Nesta manhã ele foi encontrado na cidade de Sorriso no estado do Mato Grosso , ele está na Policia Rodoviária, disse a mãe.  “Essa notícia me deixou muito feliz”. É um alívio. Foi encontrado agora de manhã e aparentemente está bem.  Agradeço a Deus por isso, porque pedi muito a ele que meu filho fosse encontrado , agradeceu as mensagens recebida , graças a Deus esta tudo bem, finalizou.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Motociclista é arremessada durante acidente em Novo Progresso; VÍDEO

A colisão em carro aconteceu na tarde desta quarta-feira (09); motociclista foi socorrida e está internada no HMNP com fraturas.

Uma motociclista, sofreu um grave acidente na Avenida Orival Prazeres, em Novo Progresso na tarde desta quarta-feira (09). Imagens de câmeras de segurança flagraram o acidente.

O vídeo mostra que o carro adentrou  e a moto bateu no veiculo que seguia na avenida e adentrou na via contrária para entrar em um outra via no bairro Vista Alegre.Assista ao vídeo.

A motocicleta atingiu o veiculo quando ele cruzava a pista, a motocicleta que vinha sentido centro atingiu em cheio a motociclista “Elianai Santana Ferreira”, que foi hospitalizada com fratura na perna e na bacia.

O motorista que estava no carro não se machucou. Assista ao vídeo.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

https://youtu.be/XKj2JUGnwIk

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Vice Prefeito de Novo Progresso pede ajuda para conter fiscalização do IBAMA na região

O vice-prefeito de Novo Progresso, Gelson Dill (PMDB), esteve em Brasília em audiência com Senador Paraense Jader Barbalho e aproveitou para relatar sobre as ações dos fiscais Ambientais (IBAMA) no município e na região, e pediu ajuda ao senador.

Ele postou na pagina pessoal do facebook disponível na internet; “Hoje levamos a situação das fiscalizações do IBAMA aos senadores Jader Barbalho e Flexa Ribeiro e o Deputado Federal Delegado Eder Mauro, onde pedimos a intervenção deles para defender a nossa região da forma abusiva com que os agentes de fiscalização estão atuando em nossa região”.

 “Estamos convocando os políticos para encontrar a saída para resolver esse problema. E contamos com o apoio deles”, finalizou Dill.

(Facebook)
(Facebook)

Por Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Sorriso-Miritituba: Com custo menor, exportação de milho pelos portos do Norte ganha força

A exportação de milho pelos portos do Norte tem ganhado força nas últimas safras. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o trecho Sorriso-Miritituba tem sido mais demandado para envio do milho das últimas semanas, “andando em linha com a tendência esperada de aumento da participação dos portos do Arco Norte nos embarques de grãos de Mato Grosso”.

Conforme o Imea, na primeira semana de agosto, o preço disponível de mercado em Sorriso registrou média de R$ 10,43/sc, enquanto o frete rodoviário Sorriso-Santos apresentou média de R$ 16,68/sc, “o que demonstra um custo mais elevado com o frete do que com a venda do cereal”. No outro lado, os preços do frete para o envio rodoviário de Sorriso-Miritituba tiveram custo menor, de R$ 13,20/sc no mesmo período (desconsiderando o custo com barcaça).

De acordo com o instituto, a colheita desta safra do milho de Mato Grosso está se aproximando do fim. “Tal fato, em conjunto com a grande safra deste ano, faz com que a movimentação das cargas aos portos se torne mais intensa neste momento. Os fretes se elevando e as cotações em baixa no mercado têm refletido no bolso do produtor”.

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o cereal mato-grossense alcançou 72,95% da produção estimada, registrando um avanço mensal de 5,5 pontos percentuais. Desta forma, 1,64 milhão de toneladas de milho foram negociadas no último mês, com preço médio mensal cotado a R$ 15,29/sc. No mês de julho, como ocorreu em junho, os leilões públicos foram um dos principais motivos para dar fluidez às vendas em Mato Grosso, com destaque para os leilões de Pepro e o PEP.

“Apesar disso, as vendas acumuladas da safra 2016/17 registram ainda um atraso significativo em relação ao mesmo período da safra 2015/16, quando 94,78% da safra já estava negociada. Ainda assim, considerando o desempenho dos preços no mercado interno neste momento, que estão bem abaixo do preço mínimo em grande parte de Mato Grosso, para os próximos meses, as vendas tendem a continuar atreladas aos leilões públicos”, registrou o Imea.

Fonte: Só Notícias/Agro Notícias.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Jovem está desaparecido em Novo Progresso

Denilson (foto) filho da “Josy do Salão” ele saiu de casa na manhã de segunda-feira (07) e não foi mais visto, a foto foi divulgada no whatsapp.

A família divulgou ontem nas redes sociais o desaparecimento do Jovem e pediu ajuda para quem souber do paradeiro informar a família pelos telefones: 93 81236190- 93 81232090-93 981196628.

(Foto WhatsApp)
(Foto WhatsApp)

Por Jornal Folha do Progresso

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Fiscalização da Semma encontra boas práticas de pesca em Novo Progresso

Para impedir atividades ilegais ligadas à pesca predatória, caça ilegal e outros ilícitos ambientais, uma equipe de fiscalização da SEMMA-NP (Secretaria de Meio Ambiente) de Novo Progresso abordou nesta terça-feira (08)  um micro ônibus de pescadores profissionais para fiscalização no município.IMG-20170808-WA0159

Segundo a SEMMA-NP  ribeirinhos denunciaram  um ônibus com as características – estavam usando equipamentos para pesca no município –  a fiscalização fez abordagem e solicitou o comparecimento dos envolvidos (grupo de pescadores) até a secretaria municipal de Meio Ambiente.

O grupo de pescadores do estado de Minas Gerais já estavam no município a alguns dias pescando no rio Jamanxim na comunidade do Riozinho das Arraias, estavam em um ônibus com 06 (seis) barcos num total de 12 pescadores.

Leia Também:Operação da SEMMA-NP apreende mais de 400 metros de rede de pesca no Rio Jamanxim

Ao comparecerem na SEMMA-NP , aonde receberam informações necessárias da prática da atividade no município e os fiscais fizeram a vistoria nos materiais utilizados para a pesca e no pescado, constatou-se que foi atendido os requisitos legais para pesca amadora contidas na legislação Federal e Estadual, bem com na portaria da SEMMA-NP n° 06/2017, que disciplina o assunto, todos portava a licença para pesca amadora emitida pelo órgão federal.

Os fiscais da secretaria do meio ambienta alerta a todos os grupos de turistas pescadores que vem até o município que procurem a SEMMA-NP para se regularizam quanto a pesca esportiva, obter informações sobre a portaria 06/2017 SEMMA-NP que disciplina o assunto nos rios de Novo Progresso e tirar qualquer outro tipo de dúvida referente a pesca, para não ter problemas de autuação, material e pescado apreendido pelo órgão fiscalizador.

LEI-Dispõe sobre a Política Pesqueira e Aqüícola no Estado do Pará, regulando as atividades de fomento, desenvolvimento e gestão ambiental dos recursos pesqueiros e da aqüicultura e dá outras providências.

Conforme a legislação vigente, quem desrespeita pode ter o pescado e os equipamentos apreendidos, além de levar multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil, em conformidade  com o quilo de peixe encontrado.

Geralmente, durante as fiscalizações são apreendidas malhadeiras – redes de pesca comuns na região amazônica – principal equipamento utilizado ilegalmente em épocas de proteção da reprodução das espécies. As maiores fiscalizações são realizadas no período do Defeso do pescado, no início do ano (normalmente em datas específicas entre janeiro e março), e outras menores são feitas ao longo do ano com abordagens a pescadores para esclarecer as datas de proibição e as espécies a serem respeitadas. “Só é autorizada a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, explica a legislação.

A ação foi bem sucedida e não foi identificado nenhum tipo de crime, conforme explica o secretario de Meio Ambiente Juliano Simionato, “a fiscalização foi feita e os pescadores foram fiscalizados e podemos afirmar que tivemos uma grata surpresa: pessoas trabalhando dentro da legalidade, com instrumentos regularizados e licenças em dia”, comemora.

Por Jornal Folha do Progresso

Pescados dentro da medida.
Pescados dentro da medida.

Veiculo fiscalizado
Veiculo fiscalizado

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Progressenses apresentam emendas ao projeto que reduz Floresta Nacional do Jamanxim

(Foto: Advogado Joao Capeletti, Vice-Prefeito Gelson Dill, ex-vereador Luizão, Vereador Marconi (PSDB) e Monica Correa) – As emendas protocoladas fazem parte do contesto que vem ao interesse dos envolvidos em toda região de Novo Progresso.

A proposta original transforma parte da floresta nacional em área de proteção ambiental, que possui regras de exploração menos rígidas. O tema já constou de medida provisória [MP 756/2016] vetada pelo presidente Temer em junho e, agora, passa a tramitar novamente na Câmara por meio de projeto de lei. As Emendas foram protocoladas dentro do prazo previsto no tramite do PL- Projeto de Lei, que agora aguarda “Criação de Comissão Temporária”; o texto será analisado por uma comissão especial, antes de seguir para o Plenário. A proposta tramita em regime de urgência constitucional e, assim, poderá ir diretamente para o Plenário e lá ter o parecer da comissão especial analisado. Entenda o tramite do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados.

“Projeto original desmembra da floresta nacional as áreas em vermelho, que serão transformadas em APA”

Ministério do Meio Ambiente-Mapa Jamanxim
Ministério do Meio Ambiente-Mapa Jamanxim

*Projeto de Lei 8107/17

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8107/17, do Poder Executivo, que desmembra 26,45% da área da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim para criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, ambas localizadas em Novo Progresso, no sudoeste do Pará.

Em florestas nacionais, são permitidas apenas atividades de pesquisa e exploração sustentável, como as praticadas por comunidades tradicionais de ribeirinhos e extrativistas. Já áreas de proteção ambiental possuem regras de exploração menos rígidas, permitindo sua ocupação e exploração.

Leia Também:Após veto da MP 756 – Ibama mantém fiscalização para combater crimes ambientais na região

*Novo Progresso- Cidade PARA e fecha BR-163 em protesto contra não redução da Flona Jamanxim

Segundo o projeto, a área da floresta sairá dos atuais 1,32 milhão de hectares para 953 mil hectares. E a APA terá outros 349 mil hectares (26,45% da área original da Flona), dividida em quatro áreas diferentes.

A proposta permite a desapropriação de todo imóvel rural privado na área da Flona do Jamanxim pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ocupação da APA

O morador que estiver na APA deve comprovar ocupação e exploração da área antes de 13 de fevereiro de 2006. O texto condiciona a propriedade do imóvel à ausência de desmatamento ilegal na área regularizada e preservação de pelo menos 80% da área como floresta – como previsto no Código Florestal (Lei 12.651/12). A floresta preservada na área da APA terá uso prioritário para manejo florestal sustentável.

A área de proteção será administrada pelo ICMBio, que deverá adotar as medidas necessárias para sua conservação.

De acordo com a exposição de motivos assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a área da Flona do Jamanxim tem sido palco de conflitos fundiários e extração e garimpo ilegais, além de grilagem de terra. “A criação da APA busca proteger a diversidade biológica, disciplinar a ocupação da região e fomentar o manejo florestal sustentável e a conservação dos recursos hídricos”, afirma o ministro.

Segundo Sarney Filho, um projeto de lei permitirá maior discussão do assunto, com a sociedade em geral e com a comunidade local, através de consultas públicas.

APA menor

O percentual de floresta transformado em APA é menor que o previsto na Medida Provisória 756/16, que foi vetada pelo presidente Michel Temer em 20 de junho, após críticas de organizações ambientais. O texto original da MP estabelecia que 41% da floresta viraria área de preservação, enquanto o texto alterado pelo Congresso transformava 37% da floresta em APA.

Na mensagem de veto à MP, o governo argumentou que as alterações do Congresso na medida provisória poderiam comprometer e fragilizar a preservação ambiental da região.

Tramitação

O texto será analisado por uma comissão especial, antes de seguir para o Plenário. A proposta tramita em regime de urgência constitucional e, assim, poderá ir diretamente para o Plenário e lá ter o parecer da comissão especial analisado.

Por Jornal Folha do Progresso com informações da Câmara dos Deputados

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br