Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de capacitação

treinamento1Com o objetivo de capacitar a equipe para que desempenhe ainda melhor seu papel, 02 (dois) servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram do “Treinamento e Desenvolvimento da Gestão Ambiental Municipal”, que abordou temas nas áreas de Licenciamento Ambiental, Fiscalização Ambiental, Cadastro Ambiental Rural, Programa de Regularização Ambiental, Educação Ambiental e Legislação Ambiental, o treinamento aconteceu dos dias 22 à 24 no município de Belém-PA no auditório da IDEFLOR.

Atendendo a uma solicitação da SEMMA/NP a SEMAS/PA para treinamento dos fiscais ambientais e outros técnicos, Novo Progresso foi incluso na programação junto com outros municípios.

treinamento
Patricia Viana e Ana Caroline.

O treinamento teve a carga horária de 25 horas e também contou com a presença de servidores dos seguintes municípios: Brasil Novo, Castanhal, Novo Repartimento, Paraupebas, São Félix do Xingu, Tailândia, Uruará, Tucurui e Rio Maria.

Como forma de contribuir para o fortalecimento das estruturas de gestão ambiental dos municípios do Pará, a SEMAS vem disponibilizando essas capacitações aos servidores municipais, conforme as solicitações das secretarias.

Para o secretário Juliano Simionato, as capacitações são formas de trazer até o município o conhecimento necessário para o desenvolvimento das ações ambientais. Segundo o secretário, sempre vem cobrando da SEMAS cursos de capacitação dos servidores da secretária, que tem como objetivo qualificar ainda mais os agentes públicos e melhorando o atendimento a população de Novo Progresso.

treinamento1treinamento3Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso – Fotos: SEMMA/NP




Madeiras apreendidas pelo IBAMA são destruídas pelo fogo em `Óbidos

O Incêndio criminoso já dura mais de 24 horas em Óbidos

madeira fogo2
Foto Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

(Foto Mauro Pantoja – ASCOM/PMO) -Já dura mais de 24 horas o combate a um incêndio no pátio do antigo Matadouro Municipal de Óbidos, no oeste paraense. No local, estavam sendo armazenadas toras de madeira ilegal que foram apreendidas no município. Até o momento, mais de mil metros cúbicos foram destruídas pelas chamas. Na tarde de hoje (28), as equipes de trabalho voltaram a intensificar as ações para controlar o fogo na área. Aproximadamente 15 homens estão no local trabalhando com auxílio de carros pipas, caçambas e tratores.

Como o município não possui uma brigada do Corpo de Bombeiros, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura foram chamados para realizar o trabalho. Sem os equipamentos adequados, pouco pôde ser feito para apagar as chamas, que têm mais de três metros de altura.

De acordo com testemunhas, o incêndio teria sido provocado por duas pessoas não identificadas, no início da tarde de domingo (27). Segundo o vigia do local, o fogo teve início ao lado de fora do terreno, onde havia um acúmulo de lixo. Como a vegetação está muito seca, rapidamente as toras que estavam armazenadas na área ao lado foram atingidas.

“Por volta de 12h50 de domingo, nós fomos informados pelo secretário de agricultura [Celson Rodrigues], que estaria pegando fogo na madeira que nós temos acondicionada aqui no pátio do antigo matadouro. Quando chegamos ao local, um dos lotes de Ipê que ficava próximo à cerca já estava sendo consumido pelas chamas, que rapidamente se alastrou para os outros lotes que estavam no pátio. O forte vendo no local colaborou para que o incêndio ganhasse grandes proporções”, relatou Ednildo Queiroz, secretário municipal de Meio Ambiente.

O trabalho na área visa também a preservação do preio matadouro, que está a poucos metros das toras em chamas. Segundo os servidores, não há risco de o prédio ser atingido.

“Mesmo com todas as dificuldades, nós conseguimos ainda preservar um lote e, desde o domingo, estamos trabalhando incansavelmente para salvar o que o fogo não consumiu. Estamos empurrando com tratores as toras que não foram queimadas, fazendo barricadas com terra, limpando a vegetação para que o fogo não se propague ainda mais, além de molhar a madeira que está intacta, já que o vento no local é muito forte e há o risco de fagulhas iniciarem um novo incêndio”, relatou Ednildo.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram consumidas pelo fogo toras de Ipê, Maçaranduba, Fava, Cupiúba e Angelim, totalizando mais de 3 milhões de reais em prejuízos. “Parte dessa madeira ainda estava com o processo judicial em andamento, mas a maioria já estava em processo de doação para o município e seriam utilizadas para a construção de pontes e escolas na região do interior”, disse o titular.

AÇÃO

Um relatório produzido pela Semma será encaminhado ao Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Polícia Civil e Polícia Militar.

Na manhã desta segunda-feira (28), a Semma de Óbidos solicitou apoio do Ibama Santarém para auxiliar no trabalho de combate ao fogo, mas até o início da tarde, a ajuda não foi encaminhada. Representantes do órgão ambiental aguardam a chegada do delegado de Polícia Civil de Óbidos, que está viajando a trabalho, para registrar o Boletim de Ocorrência (B.O).
Por ORM Jornal folha do Progresso
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Entenda a polêmica sobre a extinção da reserva mineral na Amazônia

Na última quinta-feira, 24, foi publicado um decreto no Diário Oficial da União estabelecendo o fim da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), que fica em um território de 47 mil quilômetros quadrados entre o Pará e o Amapá – área equivalente ao tamanho do estado do  Espírito Santo. Com a extinção desta reserva ambiental, ficam permitidas atividades privadas de mineração na região.

Segundo a organização não governamental WWF-Brasil, a região é rica em ouro e outros minérios, além de englobar nove áreas protegidas, entre florestas estaduais, reservas ecológicas e terras indígenas.

De acordo com um relatório divulgado no mês passado pela ONG, produzido em parceria com a empresa Jazida.com, especializada em geoprocessamento, a extinção da Renca deverá gerar uma série de conflitos entre a atividade minerária, a conservação da biodiversidade e os povos indígenas.

O texto do decreto do Governo Federal não especifica o propósito da medida, apesar de apontar que o fim da reserva “não afasta a aplicação de legislação específica sobre proteção da vegetação nativa, unidades de conservação da natureza, terras indígenas e áreas em faixa de fronteira”.

Para o diretor executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, a liberação da atividade minerária neste local colocará em risco diversas áreas protegidas, podendo causar impactos irreversíveis ao meio ambiente e povos da região.
23620112
Protestos nas redes sociais

A modelo Gisele Bündchen foi uma das primeiras figuras públicas a se manifestar contra o decreto assinado pelo presidente Michel Temer: “Vergonha! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados”, disse Gisele no Twitter.

Depois de grande repercussão da postagem, a modelo fez uma nova publicação convocando os brasileiros a “dizerem não ao abrandamento da proteção da Amazônia, seja por decreto, medida provisória, projeto de lei ou o que for.”

A partir daí, manifestações contrárias ao decreto ganharam força nas redes sociais. Até a manhã desta segunda-feira, 28, as hashtags #TodosPelaAmazônia e #TudoPelaAmazônia estavam entre as mais mencionadas no Twitter. Artistas populares como Ivete Sangalo, Anitta e Cauã Reymond também se manifestaram contra a extinção da reserva.

No Rio de Janeiro, cerca de 150 pessoas participaram de uma manifestação promovida pela Organização Não Governamental Greenpeace durante o domingo. O ato de protesto contra o decreto foi realizado na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, zona sul da cidade, e contou com a presença de ativistas, políticos e artistas.

Canadenses já sabiam

Outro ponto polêmico envolvendo a extinção da Renca foi o fato de empresas canadenses de mineração terem conhecimento da extinção da reserva cinco meses antes do decreto oficial. O fim da Renca foi apresentado pelo governo Temer durante o evento Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, junto a um pacote de medidas de reformulação do setor mineral brasileiro.

Após a divulgação do fato pela BBC Brasil, o Ministério de Minas e Energia rebateu por meio de nota a antecipação da informação para o setor de exploração mineral, afirmando que “a proposta de extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) começou a ser discutida por técnicos do governo no segundo semestre  de 2016 e seus debates foram amplamente noticiados pela grande imprensa e pelos diversos canais especializados do setor”.

Fonte: DC/ Agência Brasil e Zero Hora.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Casamento Comunitário será realizado dia 15 de setembro em Novo Progresso

O Casamento Comunitário dia  15 de setembro, será no anexo da igreja Assembléia de Deus no bairro Bela Vista em Novo Progresso.

Os interessados têm que procurar a secretaria de ação social do município para serem selecionados e terem a oportunidade de oficiar a união.

A seleção será oficializada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e cumpre uma série de requisitos para serem beneficiados com a ação. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Michelly Meuchy, explicou que o objetivo do Casamento Comunitário é oportunizar a regularização da união dos casais com renda familiar baixa, priorizando casais com certo tempo de convivência e principalmente regularizar a situação da documentação destes casais que, por não terem a comunhão estável oficializada, enfrentam problemas na hora de realizarem cadastros em programas sociais e inscrições em programas habitacionais por falta de documentação legal. O projeto Casamento Comunitário é uma proposta da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Judiciário, Ministério Publico , Prefeitura Municípal,Instituto Edson Royer e Cartório de Registro Civil , que realizará a cerimônia e emitirá a Certidão de Casamento sem nenhum custo para os noivos.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

CASAMENTO COMUNITARIO

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Vem ai a 1ª cavalgada beneficente de Moraes Almeida

Será realizada no dia 03 de Setembro, em Moraes Almeida, a 1ª cavalgada beneficente em prol Hospital do câncer de Barretos.

No próximo domingo 03 de Setembro acontece a primeira  cavalgada beneficente do distrito de Moraes Almeida – em sua primeira edição terá o lucro revertido ao Hospital do Câncer de Barretos SP.

Programação:

07:00hrs – Saída da Fazenda Clarão da Lua (Moraes Almeida).

12:00hrs – Almoço  (Churrasco Gratuito) somente a comida vai ser vendia em preço simbólico pelo Lions. Desfile nas ruas, saindo da referida praça a fazenda Beija Flor.

13:00hrs – Início do Leilão (lions).

O evento esta sendo organizado pelo Lions Clube de Moraes Almeida que convida as comitivas da região para participarem do evento.

Por Jornal Folha do Progressocavalgada

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Comitiva, liderada por Vereadores, vai até Brasília

Nesta última segunda-feira, 21, uma comitiva formada por três vereadores da Câmara Municipal de Novo Progresso – Nego do Bento (PROS), Juarez Civieiro (PSC) e Jovenil Vargas (PPS), o Secretário Municipal de Meio Ambiente – Juliano Simionato, pastor Ed Silva e o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Sudoeste do Pará (SIMASPA) – Luiz Carlos, seguiram rumo à Brasília.

A viagem institucional à Capital Federal, com duração de quatro dias, teve como intuito participar de uma reunião com o Ministro do Meio Ambiente, previamente agendada; visitar o Congresso Nacional para articular o apoio dos Deputados e Senadores no sentido de derrubar o veto do Presidente da República à MP756, solicitar emendas para o município; e visitar a Esplanada dos Ministérios para tratar de assuntos de interesse do município.

A reunião no Ministério do Meio Ambiente – MMA, agendada para o dia 23, foi presidida pelo Diretor de Proteção Ambiental do IBAMA – Sr. Luciano Evaristo, o Ministro Sarney Filho, devido a uma agenda de última hora com o Presidente da República, não esteve presente à reunião. Foram debatidos, principalmente, assuntos relacionados à fiscalização dos órgãos ambientais federais na região e aos compromissos firmados em reunião anterior com o MMA, o IBAMA e o ICMBIO, que até o momento não foram cumpridos.

A reunião anterior ocorreu na quinta-feira (17) no Ministério do Meio Ambiente, esteve em Brasília uma comitiva formada pela Drª Ruthnéia Tonelli, representando o Executivo Municipal, vereadores e ex-prefeitos do município, representantes da sociedade civil organizada, além do Senador Flexa Ribeiro. Presidiu a reunião o Ministro Sarney Filho, presentes, também, representantes do IBAMA e do ICMBIO, foram tratados assuntos relacionados às questões ambientais na região, sendo apresentados problemas, soluções e reivindicações.

Já a reunião da quarta-feira (23), foi avaliada como “positiva” pelo Presidente da Câmara Legislativa de Novo Progresso, vereador Francisco Lazarin (PROS) e demais vereadores e integrantes da comitiva. O vereador Nego do Bento assim se manifestou: “Nesses dias em Brasília foram feitos muitos contatos e espero que resultados positivos sejam efetivamente conquistados. O momento conturbado que o município vem passando torna, ainda mais importante, ações como essas e todos unidos e engajados num só propósito, pelo bem do município de Novo Progresso e região, sairemos vencedores dessa batalha.”

Em linhas gerais, verifica-se que o trabalho conjunto dos Poderes Executivo Municipal e Legislativo e da Sociedade Civil Organizada em prol de conseguirem a tão sonhada regularização fundiária, regularização ambiental e resolver, de uma vez por todas, a desafetação da FLONA Jamanxim, com certeza será alcançado e a população de Novo Progresso e região terão dias melhores.

Veja abaixo as fotos das reuniões realizadas na viagem à Brasília:

reuniao-helder
Reunião: Ministro da Integração Nacional – Helder Barbalho (PMDB).

reuniao-beto salame
Reunião com o Dep. Federal Beto Salame (PP).

reuniao-bengston
Reunião com o Dep. Federal Josué Bengtson (PTB).

reuniao-Bolsonaro
Câmara dos deputados pedindo voto ao Dep. Federal Jair Bolsonaro (PEN), para derrubada do veto da MP 756.

reuniao-paulorocha
No Senado pedindo voto ao Senador Paulo Rocha (PT), para derrubada do veto da MP 756.

reuniao-alvarodias
No Senado pedindo voto ao Senador Alvaro Dias (PODEMOS), para derrubada do veto da MP 756.

reuniao-fidelix
Ver. Juarez Civieiro pedindo apoio do presidente do PRTB Levy Fidelix, para que seus deputados Federais votem para derrubar o veto da MP 756.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso




Polícia Militar prende assaltantes que agia em via pública em Novo Progresso

José Vitor Martins, 24 anos e Francisco Neto Felix, 23 anos, os dois foram presos em flagrante minutos após terem cometido assalto em via pública na cidade de Novo Progresso.

Os dois foram presos pela guarnição da Policia Militar comandada pelo Sargento Rilton , cabo Jonathan e cabo Francisco e apresentados na Delegacia de Polícia Civil, eles são acusados de terem assaltado uma mulher e roubado a bolsa e o celular da vítima.

De acordo com a polícia, a dupla  usava uma motocicleta para roubar as pessoas que caminhavam pelas ruas.

Francisco Neto Felix
Francisco Neto Felix

Perseguição

Em uma ação rápida comandada pelos policiais militares; Sargento Rilton, cabo Jonathan e cabo Francisco, foi preso José Vitor Martins, 24 anos e Francisco Neto Felix,23 anos, os dois foram presos em flagrante poucos minutos depois de terem cometido um assalto em via pública, tendo como vítima uma mulher de 29 anos, a mesma relatou que foi assaltada quando transitava na rua São Pedro no Bairro Jardim América e os bandidos levaram uma mochila jeans com estampa desenhada de um elefante,  contendo todos os seus documentos, cartões de crédito e um celular de marca Quantum You de cor azul.

Crime

´José Vitor Martins
´José Vitor Martins

O crime ocorreu por volta das 22h30mn desta quinta-feira (23) , quando de posse da ocorrência os policiais militares saíram no encalço dos assaltantes,  onde foram encontrados transitando na avenida Dr. Isaías em uma moto Honda Bros cc150 de cor preta sem placa, ao avistarem a viatura da policia atearam fuga fugiram, após perseguição foram capturados na rua São Pedro , no bairro Jardim Santarém e apresentados na DEPOL.

Reconhecimento

Após a prisão a vítima “mulher de 29 anos“ reconheceu os dois como autores do roubo, inclusive a moto Honda NXR 150 Bros de cor preta e sem placa.

A policia fez diligência no endereço dos assaltantes na rua 15 de novembro no bairro Santa Luzia, onde encontrou um aparelho celular de marca “Sansung J7” de cor dourado no quarto de José Vitor, estava sem nota fiscal, já os pertences da vítimas não foi encontrado, a policia acredita que eles podem ter jogado  pelo caminho durante a perseguição em via pública.

A guarnição da policia militar tirou na noite de quinta-feira (23)  três assaltantes que realizavam assaltos em via publica de circulação. Leia:Malhas da Lei: PM prende assaltante com pistola simulacro

Motocicleta sem placa usada para assaltar as vitimas foi presa.
Motocicleta sem placa usada para assaltar as vitimas foi presa.

Da Redação Jornal Folha do Progresso com informações e fotos Policia Militar

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Malhas da Lei: PM prende assaltante com pistola simulacro

PM prende homens suspeitos de cometerem assaltos em via pública.

A Polícia Militar prendeu em flagrante na noite desta quarta-feira (23) dois homens suspeitos de  assaltos seguidos em Novo Progresso.IMG-20170823-WA0318

O flagrante aconteceu na Avenida Orival Prazeres  próximo a ponte dos Bueiros, ao verem viatura se aproximando os criminosos fugiram rumo avenida Otavio Onetta, a Policia Militar seguiu os bandidos até o bairro Otavio Oneyta, onde teve que fazer disparos para os delinquentes pararem a motocicleta. Entre os suspeitos,  foi preso Weliton Ribeiro da Rosa, 23 anos, eles usaram uma motocicleta HONDA/Bros 125cc de cor preta e uma réplica de pistola de ar comprimido preta para cometer os crimes. Os dois homens estavam em uma motocicleta  HONDA/BROS de cor preta e armados com uma pistola de pressão. No primeiro crime, eles renderam a vítima e anunciaram o assalto, obrigando a ela a ficar com a cabeça baixa e entregar o celular.

A imediata ação da Policia Militar no inicio da madrugada desta quarta-feira(23), no comando do Sargento  Rilton e composta pelo Cabo Francisco e  Jonathan, foi possível prender os assaltantes ainda em flagrante.

Arma de mentira que vinha sendo usada pelo assaltante.
Arma de mentira que vinha sendo usada pelo assaltante.

Reconhecimento

Na manhã desta quarta-feira (23), a Vítima Marcos Vinicius Lisbôa Meira, 18 anos, compareceu na Delegacia de Policia para registrar o B.O e fazer o reconhecimento.

Marcos reconheceu a moto Honda Bros e arma do crime, uma pistola de pressão de ar comprimido de cor preta, ele não  viu o rosto dos dois acusados porque a vitima foi ameaçada com a arma para olhar para baixo, e não olhar para eles. As outras vitimas menores de  idade também reconheceram a motocicleta e a pistola.

Da Redação Jornal Folha do Progresso com informações e fotos Policía Militar

Motocicleta usada no crime
Motocicleta usada no crime

 

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Dois estão desaparecidos em Novo Progresso

Dois Homens saíram de suas residências a mais de duas semanas e não foram mais encontrados.

Piauí (Foto Divulgação Familiar)
Piauí (Foto Divulgação Familiar)

O primeiro foi Joaceles conhecido também como Piauí , segundo a família, ele saiu para ver um sitio próximo ao rio curua e estava com uma motocicleta,  e nunca mais foi visto. A motocicleta NXR 125 Bros de cor Vermelha também desapareceu.

A esposa postou em sua página disponível na internet e pediu ajuda para encontrar Piaui, amigos andaram na mata na localidade, mas nada foi encontrado.

Leia Também:Homem desaparece ao sair para sítio em Novo Progresso

Genésio ( -Foto TRE-PA)
Genésio ( -Foto TRE-PA)

Outro desaparecido a mais de 20 dias é o fotografo Genésio. [GENÉSIO BATISTA DOS SANTOS ], família publicou nas redes sociais o desaparecimento – “ele saiu de casa sem levar nada” só com roupa do corpo e simplesmente não voltou.

Após mais de 15 dias do desaparecimento dos dois homens progressenses [Genésio Fotógrafo e Joaceles também conhecido como Piaui], as famílias dizem ainda não ter informações concretas da dupla.

Nota

No Fechamento  desta edição chegou informações até a redação do Jornal Folha do Progresso que um corpo foi encontrado em uma vicinal , mas não tinha ainda sido identificado. Aguardem mais informações.

Por Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




ADEPARÁ promove novo Processo Seletivo com 73 vagas incluindo Novo Progresso

ADEPARÁ promove novo Processo Seletivo com  vagas  para Novo Progresso e mais 43 cidades do estado.
adeparáSão oportunidades em diversos níveis de escolaridade.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará – ADEPARÁ divulga o Processo Seletivo destinado a contratar 73 profissionais de nível fundamental, médio e superior por tempo determinado.

São oportunidades para os cargos de Fiscal Estadual Agropecuário: Medicina Veterinária (5); Agente Fiscal Agropecuário (26); Assistente Administrativo (4); e Auxiliar de Campo (38), cuja carga horária é de 40h com remuneração variável de R$ 1.290,08 a R$ 1.880,64.

Os contratados devem atuar nos municípios de Abaetetuba, Afuá, Água Azul do Norte, Almerim, Aurora do Pará, Aveiro, Bragança, Breves, Cachoeira do Ararí, Cametá, Capanema, Chaves, Conceição do Araguaia, Curralinho, Curuá, Faro, Igarapé Açu, Itaituba, Jurutí, Mãe do Rio, Marabá, Monte Alegre, Novo Progresso, Novo Repartimento, Obidos, Ourém, Paragominas, Piçarra, Portel, Prainha, Quatipuru, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Santarém, São Felix do Xingu, São Sebastião da Boa Vista, Senador José Porfírio, Tailândia, Terra Santa, Tucumã e Vigia.

As inscrições devem ser realizadas apenas pela internet, sem custo, no site www.sipros.pa.gov.br, nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, por profissionais de nível fundamental, médio e superior.

Os candidatos serão submetidos a análise documental e curricular, e também entrevista prevista para ocorrer entre os dias 20 de setembro e 02 de outubro de 2017. Ambas têm caráter eliminatório e classificatório, conforme determina o edital completo que está disponível em nosso site.
Da Redação Jornal Folha do Progresso com Jornalista: André Fortunato

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br