Massa de fumaça encobre Novo Progresso e temperatura aumenta

Cidade ficou encoberta e a visibilidade prejudicada.

(Fonte e Fotos Jornal Folha do Progresso) -A cidade de Novo Progresso ficou encoberta por uma grande massa de fumaça provocada por queimadas na manhã desta sexta-feira (07). A cidade praticamente ‘desapareceu’. Na rodovia Br 163 perímetro urbano nas proximidades da ponte do córrego das bueiras (Foto), por exemplo, os motoristas foram prejudicados devido à baixa visibilidade.

Além da fumaça,  foi registrado 40  graus de temperatura.

Com o calor e fumaça a umidade relativa do ar baixa – fator que os especialistas consideram situação de alerta e orientam para o cuidado em alguns horários do dia. Além da necessidade de se hidratar durante todo o dia.

Da Redação Jornal Folha do progressofumaçanpfumaçanp3

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Jovem morre eletrocutado ao subir em poste de energia, em Novo Progresso

(Roniielle Hodebrecht Ramos- Foto Facebook) – Vítima prestava serviço para uma empresa e tentava resolver problema em rede, segundo populares.

Acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (07), na área rural próximo ao Distrito de Moraes de Almeida.

Um jovem de 18 anos morreu, nesta quinta-feira (07), vítima de choque elétrico. De acordo com a informação, a vítima foi eletrocutada após subir em um poste em uma propriedade rural as margens da rodovia BR-163 próximo ao distrito de Moraes de Almeida distante 70 km de Novo Progresso.

Segundo informações de populares ao Jornal Folha do Progresso, o homem subiu em um poste de energia elétrica para tentar resolver um problema  na fiação.

Ele foi eletrocutado ao segurar em um fio de alta tensão e caiu do poste, de uma altura de aproximadamente cinco metros.

O acidente ocorreu por volta de 17h, foi socorrido até hospital Municipal de Novo Progresso aonde veio óbito.

O Velório de “Roniielle Hodebrecht Ramos” esta acontecendo no setor industrial no bairro das casas populares na residência da família, o sepultamento acontece no final da tarde desta sexta-feira no cemitério municipal.

Da Redação Jornal Folha do progresso

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Desfiles de 7 de Setembro em Castelo de sonhos

Em Castelo de Sonhos distrito de Altamira, população foi em massa  para ver de perto as homenagens à independência do Brasil.

Em Castelo de Sonhos distrito de Altamira, sudoeste do Pará, o desfile escolar, cívico , em comemoração ao Dia da Pátria, levou à rua alunos, professores e centenas de populares para assistir ao desfile escolar.

Autoridades municipais formaram o palanque cívico.
Autoridades municipais formaram o palanque cívico.

Acompanhados pelas fanfarras,  estudantes das  escolas desfilaram na principal avenida do distrito.

O desfile se encerrou com a apresentação das  Maquinas da subprefeitura do distrito.

 A celebração ao dia da pátria também deu lugar à diversidade da cultura brasileira e suas tradições, retratadas durante o desfile.

castelo1 castelo2 castelo3 castelo4 castelo6 castelo7 castelo8 castelo9 castelo10 castelo13 castelo16

Por Redação Jornal Folha do Progresso (fotos Facebook)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Alunos de escolas do município participam de desfile cívico no dia 7 de setembro

Os alunos das Escolas Municipais de Novo Progresso participaram do Desfile Cívico-Militar, que marcou a comemoração do Dia da Independência do Brasil. O evento aconteceu nesta quinta-feira (7), na Avenida Jamanxim, no Centro da Cidade.

As escolas João Carlos Batista, Tancredo Neves  desfilaram com alunos e a banda marcial da Instituição. As bandas do grupo de escoteiros adventista também participaram do desfile.

“Um evento como este é de suma importância, porque estamos trabalhando o amor à Pátria e os valores ligados à questão da cidadania”. Os alunos também aprendem a respeito dos símbolos nacionais e apresentam o trabalho que fazem na escola. “Acredito que dessa forma a gestão contribui para que o nosso tradicional desfile cívico continue sendo uma grande atração, tanto para o público dos bairros, quanto para as crianças e adolescentes envolvidos nas unidades de ensino”, destacou prefeito Macarrão.

Organização do trânsito – Para assegurar a fluidez do tráfego de pedestres e veículos no entorno do local do desfile cívico, foi interrompido o trânsito em vários pontos de acesso para avenida Jamanxim. Agentes de trânsito do município atuaram para interditar e organizar o transito no local.

Desfiles – A Prefeitura Municipal de Novo Progresso, por meio da Secretaria de Educação, organizou e promoveu o desfile cívico das escolas da Rede Municipal em Novo Progresso.

Ordem do desfile 07 de Setembro/2017:

1° Centro de Educação Infantil Dietheim Birk

2° Centro de Educação Infantil Odair Videira

3° Creche Dejanira Melo de Lima

4° Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos

5° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Curumim

6° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  José Lázaro Búbola

7° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Jackson André

8° Escola e Creche Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Machado de Assis

9° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Edelberto Oderdenge

10° Instituto Renascer

11° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Cecília Meireles

12° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Maria Douralina Ruaro

13° Colégio Girassol

14° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Valdomiro Mendes Rodrigues

15° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Tancredo Neves

16° Colégio Hiper Ideal

17° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Mário Dagostin

18° Colégio Redentor

19° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Maria Ignês

20° Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Deputado João Carlos Batista

21° Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer

22° Instituto Edson Royer

23° Faculdade Católica Cavanis do Sudoeste do Pará

24° Igreja Católica –Paróquia Santa Luzia

25° Academia de Caratê

26° Igreja Presbiteriana Renovada

27° Os Debravadores– Igreja Adventista do Sétimo Dia

28° SINTEPP– Sindicato dos Profissionais da Educação

29° Clube dos Ciclistas de Novo Progresso

30° Lions Club

31° CREAS

32° UNICIC

33° CTG

34° Polícia Militar

1 2 3 4 5 6Fanfarra Igreja Adventista.

https://youtu.be/H_KEZoG-Sis

 

Da Redação Jornal Folha do Progresso

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




MPF pede indenização por desmatamento de mais de mil hectares de floresta na região do Jamanxim

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação contra Joel de Assis por desmatar mais de mil hectares de floresta nativa no município de Itaituba, oeste paraense. O dano do desmatamento é equivalente à retirada de mais de 13 mil caminhões de madeira e o valor do dano material causado é de mais de R$ 8 milhões.

O pedido do MPF à Justiça Federal tem como principal finalidade recuperar e reparar o dano ambiental causado. Dessa forma, o MPF pediu a condenação do acusado e o pagamento de indenização tanto por dano material, quanto por dano moral coletivo, derivados do desmatamento ilegal no valor total de cerca de R$ 16 milhões. O MPF pede, também, que o acusado recupere a área desmatada e fique suposto a pagar multa diária de R$ 50 mil, no caso de descumprimento.

O desmatamento ilegal na área foi constatado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em agosto de 2014, durante uma vistoria na região. Ocorreu dentro da gleba federal do Jamanxim, região da Amazônia que hoje tem os maiores índices de desmatamento. Por se tratar de terras públicas federais, o acusado vai responder por dano a bem da União.

Além de desmatar em área pública, o acusado não tinha nenhum tipo de autorização para o desmatamento. Ele já foi multado em R$ 8 milhões pelo Ibama. Caso condenado, Joel de Assis pode perder o acesso a linhas de crédito e incentivos fiscais e pagar mais R$ 16 milhões em danos materiais e ambientais.

A ação vai tramitar da Vara de Itaituba com o número 913-34.2017.4.01.3908.

Fonte: MPF
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Após investigação, Polícia Militar e Civil prende traficantes em Novo Progresso

Dois homens e uma mulher foram presos na tarde desta terça-feira (05)  por tráfico de drogas no Bairro Santa Luzia em Novo Progresso, a prisão aconteceu após investigação e alguns dias de  campana de policiais militares.

“O esquema funcionava como disk drogas, com as entregas em domicilio”.

A Guarnição da Policia Militar comandada pelo Sargento Cruz , Cabo Edson e Soldado Tiago, prenderam dois homens e uma mulher em uma residência no bairro Santa Luzia com drogas dinheiro e celulares.

A policia militar prendeu e  apresentou na Delegacia de Policia;  Erick Ferreira da Silva, Iasmim Ferreira de Araújo, Irineu da Conceição Cruz. Com eles foi encontrado 11 petecas e mais três Pedras de uma substância do tipo Crack e seiscentos e setenta e cinco reais (R$:675), mais dois celulares, sendo um Samsung e outro LG. Também foi apresentada uma moto Honda Cg 150, Fan, usada para fazer entrega do tipo Disque Drogas.

Segundo a policia Militar que efetuaram as prisões e apreensões, as investigações  davam conta de que a residência, localizada no bairro Santa Luzia, seria um ponto de venda de drogas do bairro e também a possibilidade de compra e venda de produtos roubados e furtados.

Após investigações  e  muitos  dias de campana nas imediações do local, às 19h35 desta terça-feira (05) os policiais entraram na casa, onde encontraram dois homens e uma mulher com droga ,dinheiro e objetos usados na venda do produto

As investigações apontaram que o grupo praticava o tráfico de entorpecentes no imóvel há bastante tempo, sendo que parte da droga, que estava embalada em kits para venda seria entregue em sistema disk drogas a domicilio e também abastecia o tráfico em pontos conhecidos nas imediações do peixotinho em Novo Progresso.IMG-20170905-WA0280IMG-20170905-WA0279

IMG-20170905-WA0278IMG-20170905-WA0277Da Redação Jornal Folha do Progresso com informações e fotos Policia Militar.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

 




Três casos de acidentes graves são transferidos para Santarém por falta de estrutura no Hospital Municipal de Novo Progresso

As pessoas que sofrem acidentes em sua maioria são atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) , já estão sendo avisadas logo na porta do Hospital Municipal que os casos que envolvam acidentes mais graves devem ser transferidos para Santarém distante 700 km de Novo Progresso. A falta de estrutura e por falta de médicos no Hospital são as causas das transferências.

Falta de estrutura

O hospital de Novo Progresso vem passando por reformas e ampliações a obra tem prazo de dois anos para concluir, a situação nada boa para os que precisaram de ajuda médica principalmente no setor de urgência e ortopedia do Hospital, estes os que têm que ser transferidos com mais freqüência.

Casos Graves

Os casos mais graves precisaram ser transferidos para outras cidades, neste caso para hospitais da cidade de Santarém, muitas vezes os pacientes tem que esperar dias na fila para serem atendidos.

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) relataram que o fim de semana  foi de “caos” devido ausência de médicos em um dos setores mais complexos do Hospital. A reportagem tomou conhecimento de três casos dentre os demais que buscaram socorro por motivos de acidentes na cidade de Novo Progresso.

Acidentados

O senhor Francisco das Chagas Lima sofreu acidente no garimpo São Raimundo, foi internado com traumatismo craniano, Aristides Ferreira Neto caiu de um veiculo no setor industrial e fraturou costela e Maicon Estret de 21anos morador do distrito de Moraes Almeida sofreu acidente de transito foi internado no HMNP com traumatismo ucraniano (coma).

Transferência

Os três foram transferidos de avião em urgência para atendimento no hospital regional de Santarém, pois os casos inspiravam cuidados urgentes. A remoção foi realizada pela prefeitura de Novo Progresso que viabilizou aeronave e a própria equipe do SAMU.

Maquete novo hospital
Maquete novo hospital

Crise na saúde

 “A saúde é um direito colocado na Constituição. O problema é que quem fez isso se esqueceu de que essa conta deve ser paga por alguém. E nossa sociedade não consegue mais arcar com esses custos”, estamos passando por um período muito difícil no que diz respeito à saúde pública brasileira. Os Hospitais, principalmente, estão à beira de um colapso, com os caixas estourados, dívidas enormes com fornecedores. Um buraco sem fundo, sem uma solução imediata à vista.

O governo federal criou o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme determina a Constituição, porém, está seguindo uma tabela totalmente defasada, deixando quase metade do valor dos procedimentos a descoberto. A verdade é que chegamos a um ponto em que a saúde pública no Brasil necessita, com muita urgência, de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra um país desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver o povo mendigando por atendimento e os hospitais não poderem oferecer o que manda a Constituição.

As vítimas desse caos público somos nada mais, nada menos que nós mesmos. É evidente que nosso país não é dos melhores e que somos taxados como país de terceiro mundo. Mas o povo humilde que sofre com tantas filas, greves e falta de remédios, merece ser tratado como terceiros?

“Merecemos uma saúde de primeira, digna de alimentar as esperanças de um povo sofredor”.

Saúde de Novo Progresso

“A verdade é que chegamos a um ponto em que a saúde pública de Novo Progresso necessita, com muita urgência, de mais atenção dos órgãos competentes.”O fator aqui citado é devido à falta de médico cirurgião no plantão. Recentemente foi trocado de comando a saúde do município , a população continua reclamando da direção do Hospital Municipal sobre a ausência de médico cirurgião [plantonistas -sus] , está obrigando aos casos não tanto graves também   a serem transferidos para os demais hospitais de referência em Santarém, muitos pacientes saem por conta própria para o estado do Mato Grosso e outras cidades na região.

Apenas os problemas de saúde mais simples e casos de sutura sem tanta complexidade estão sendo atendidos no Hospital Municipal. A reclamação foi debate na Camara Municipal na ultima sessão ordinária.

Caos para o município

Novo Progresso vive momentos de muita dificuldade no que se diz saúde municipal, por ser uma cidade pólo, em localização regional, abrange uma vasta região em desenvolvimento [ garimpo,pecuária], onde trabalhadores e moradores acidentados e doentes, acabam sendo levados para serem atendidos no único hospital ( passa por reforma) ,  sem a mínima estrutura necessária  para atender a demanda.

Falta de médicos

A falta de médicos especialistas no hospital outro caso bastante difícil para ser solucionado a curto tempo, os que aqui estão reclamam da carga horária, embora seja remunerado com adicional muitas vezes simplesmente não cumprem os plantões; o hospital não matem um controle rígido para controlar a carga horária e quem paga é o município ,”custa elevada e a custa de difamação para o prefeito onde os munícipes reclamam destes profissionais”, que alegam trabalhar em uma estrutura física falida, que continua com problemas na administração – a tendência é de se agravar ainda mais.

(Obs. esta matéria não foi ouvido prefeito,vereadores, administração do hospital, foi uma sinopse dos relatos de pacientes [repassadas ao Jornal Folha do Progresso] que procuram o hospital no dia dia).

Por Redação Jornal Folha do Progresso.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




MP-756-Congresso mantém veto integral à MP que diminuía Flona Jamanxim

O veto presidencial foi mantido na sessão do Congresso desta quarta-feira (30).
A medida provisória mudava os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, desmembrando 486 mil hectares de seu território para criar uma Área de Proteção Ambiental, na região de Novo Progresso no sudoeste do Pará [Um parque nacional tem proteção integral e permite poucas atividades, como turismo – Já floresta nacional e a APA são mais flexíveis para uso econômico].
Em sessão realizada no congresso nacional nesta quarta-feira(30) deputados e senadores mantiveram o veto com o placar de 129 à favor e 217 contra, 3 abstenções seria necessário 257 votos para derrubar o veto do presidente Temer ao texto que alterava os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso  e diminuía a área do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

Leia:Como é um garimpo ilegal em reserva na Amazônia

senado
O texto aprovado pelo Congresso desmembrava parte da área da Flona para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, no Pará. O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2017 (MP 756/2016)  não diminuía a área da  floresta, mas aumentava para 486 mil hectares o total transformado em APA. As APAs têm regras mais flexíveis, já que permitem ocupação humana e podem ter terras privadas, por isso a mudança havia sido criticada por ambientalistas.

A medida ajudaria adequar  à passagem ferrovia Ferrogrão (EF-170), paralela à BR-163, ligando o Centro-Oeste ao norte do Pará. Durante a análise no Congresso, os parlamentares haviam retirado  101.270 hectares do Parque Nacional do Jamanxim.

Por Blog Adecio Piran com informações da Câmara dos Deputados

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Justiça Federal suspende decreto que extingue reserva na Amazônia

arta-feira o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que prevê a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), uma área de 47 mil metros quadrados na região da Amazônia, mais especificamente nos estados do Pará e Amapá. A decisão liminar foi deferida parcialmente pelo juiz federal substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara do Distrito Federal, com base em uma ação popular apresentada por Antonio Carlos Fernandes.

Spanholo proferiu a decisão após Temer revogar o primeiro decreto que tratava da extinção da reserva, de número 9.142/2017. O presidente apresentou, em seguida, uma nova determinação, de número 9.147/2017, para clarificar a decisão do governo. No novo texto, o peemedebista reitera que as áreas da Renca onde não existe preservação – unidades de conservação da natureza ou demarcações indígenas – poderão ser utilizadas para mineração, agora com algumas restrições e parâmetros.

Na decisão, Spanholo determinou a suspensão de “todo e qualquer ato administrativo” que tome como base o decreto original e tenha como objetivo a extinção da reserva e a exploração dos recursos minerais nessa área. Ele aponta que o recuo do governo antes da apresentação do novo decreto era “apenas pontual”, o que mantinha os riscos à reserva.

A ação popular apontava que a extinção da reserva, cuja extensão equivale ao território da Dinamarca, não foi precedida de autorização do Congresso. Também era confrontada a alegação do governo federal de que a extinção não estava no âmbito do direito ambiental e, por isso, não necessitaria do consentimento do Legislativo antes de entrar em vigor. Para o autor da ação, não estavam explícitos os reais propósitos almejados pelo Executivo Federal com a medida.

Spanholo concordou que a extinção da reserva só é possível mediante o envio de projeto de lei ao Congresso. “Assiste razão ao autor popular quando sustenta que a supressão da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) somente será possível através de lei em sentido formal”, disse. “Lei em sentido formal que, até o presente momento, jamais foi editada pelo nosso Congresso Nacional.”

A reportagem não conseguiu obter um posicionamento do governo até o momento.

Leia aqui a íntegra da decisão proferida pelo juiz.

Fonte: MSN.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Fotografo é encontrado, outro continua desaparecido em Novo Progresso

Desaparecido a mais de 25 dias, o Genésio Fotógrafo foi encontrado por amigos.

Conforme informação divulgada por amigos neste fim de semana, ele está trabalhando em um garimpo na região  – após saber que foi divulgado na imprensa seu desaparecimento mandou informar da localização e paradeiro.

Genésio ( -Foto TRE-PA) Apareceu!
Genésio ( -Foto TRE-PA)
Apareceu!

Leia:Dois estão desaparecidos em Novo Progresso

Preocupados, amigos e familiares se mobilizaram na busca do Fotógrafo e divulgaram  nas redes sociais para encontrá-lo. Genésio está bem e conforme divulgou um amigo, ele teve problemas em um relacionamento em Novo Progresso e saiu para trabalhar em garimpo.

Outro desaparecido a mais de 30 dias é Joaceles conhecido também como Piauí, segundo a família, ele saiu para ver um sitio próximo ao rio curua e estava com uma motocicleta  e nunca mais foi visto. A motocicleta NXR 125 Bros de cor Vermelha também desapareceu.

A esposa postou recentemente em sua página disponível na internet que acredita na justiça divina e pediu ajuda para continuar procurando para  encontrar Piaui. “eu peço a todos que verem esta publicação continue intercedendo a Deus, que de alguma forma obtenhamos informações para que este sofrimento acabe, sei que neste momento é só Deus, para nos dar força e nos manter de pé, até que seja revelada toda a verdade”, publicou facebook.

Da Redação Jornal Folha do Progressopiaui

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br