Agentes promovem dia de educação no trânsito em escolas de Novo Progresso

VermelhoPare. Amarelo– Atenção. Verde– Siga. Ultrapasse somente na Faixa de Pedestres. Observar fluxo de carros, atenção ás sinalizações e respeito aos veículos e pedestres nas vias públicas. Esses são alguns temas que estão sendo abordados pela equipe de agentes de trânsito do Ditranp durante as visitas nas escolas da rede municipal.

Nesta semana, muitas ações reforçaram a campanha da Semana Nacional do Trânsito em Novo Progresso.11

O Ditranp escolheu as escolas municipais da categoria infantil , para levar as crianças , uma reflexão sobre sua postura no trânsito e incentivar a mudança de comportamento entre os que cometem infrações.

Nesta quinta (29), a equipe esteve em escolas da cidade, sensibilizando de forma lúdica todos os estudantes das séries iniciais, para a importância de um comportamento correto no trânsito, ensinando as cores do semáforo, como atravessar na faixa de pedestres, os equipamentos básicos de segurança como capacete com viseira, sapatos adequados e a importância do cinto de segurança.

55

As crianças se divertiram, mas prestando atenção em todas as explicações dos agentes. Muitas se dispuseram a atravessar a faixa de pedestres móvel e a reconhecer cada sinalização de cor no semáforo. Finalizando o encontro, foram coordenadas pela equipe de agentes e professores, para observarem o trânsito e aprender atravessar a rua, prestando atenção no movimento de veículos, motos e bicicletas.

Da Redação Jornal Folha do Progresso2226655 44 33Fotos: DITRANP (WhatsApp).

 “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Polícia Militar prende homem acusado de tentativa de estupro em Novo Progresso

Na noite desta quinta-feira (28), a policia militar na guarnição do Sargento Ivam , foi preso e apresentado na  DEPOL, o acusado “Rodiney de Souza Arce“ pela prática do crime de tentativa de estupro, artigo 213 do Código Penal Brasileiro, a prisão aconteceu na Avenida  Kroessin s/n, bairro Santa Luzia em Novo Progresso.

Rodiney de Souza Arce é acusado de tentativa de estupro, contra a Sra. Elizandra da Silva, residente na rua Adalberto Oderdenge, bairro Juscelandia, fato este ocorrido no km 1091 da BR 163 próximo ao lixão deste município, saída para Moraes Almeida.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Exclusivo -Avó revela nova versão sobre o desaparecimento das jovens em Novo Progresso.

“Encontrada as menores desaparecidas após sair de escola em Novo Progresso”

A Polícia Militar (Tático) encontrou as três menores que estavam desaparecidas após saírem da escola Tancredo Neves em Novo Progresso.

Avó revela nova versão sobre o desaparecimento das jovens em Novo Progresso.

Foto divulgada pela avo nas redes sociais pedindo ajuda para encontrar.
Foto divulgada pela avó nas redes sociais pedindo ajuda para encontrar.

As  jovens encontrava-se no bairro industrial no  interior de uma casa (Quitinete)acompanhadas por três meninos , “sem ocupação profissional e amplamente referenciado pela prática de crimes de natureza sexual envolvendo menores de idade”,  eles foram apresentados ao Conselho Tutelar as menores voltaram para suas casas no bairro Jardim América em Novo Progresso. O Caso somente veio a tona após uma das avos divulgar o desaparecimento das meninas nas redes sociais(facebook Whatsapp).

Leia Também: Adolescentes desapareceram , ao sair da escola em Novo Progresso

Conforme as informações repassadas ao Jornal Folha do Progresso por avo materna de uma das meninas, foram quatro meninas que fugiram de suas residências para ficar na companhia dos meninos, elas ficaram na companhia deles por três dias, disse avó.

As três menores citadas são criadas pelas avós maternas..

Nova Versão

Ela também revelou outra versão sobre o caso, em conversa com a neta ela relatou que foram levados em um carro, até o local e que um homem de maior idade, estava dando assistência e que elas seriam levadas para “Tangará da Serra” no estado do Mato Grosso para prostituição, no entanto não deu mais detalhes e cabe agora a policia investigar o caso que este devidamente relatado na delegacia de policia de Novo Progresso.  Elas usavam os celulares para se comunicarem entre elas.

Familiares e amigos já tinham dito ao Jornal Folha do Progresso, na terça-feira, que entre os sumiço das meninas havia envolvimento de adulto, tudo indica que existe a influencia de aliciamento através das redes sociais.

O caso foi parar na justiça as avos tem audiência marcada na comarca da infância e juventude de Novo Progresso para  esta sexta-feira(29).

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Novo Progresso -Homem é morto ao chegar em casa

Um homem foi morto ao chegar em casa em Novo Progresso.

Um homem foi morto no inicio da noite desta quinta-feira(28)  ao chegar em casa , ele desceu do carro para abrir o portão.

Milton Otaviano
Milton Otaviano

Ele é filho do pecuarista muito conhecido em Novo Progresso “Otaviano” que morreu no ano passado vitima de doença crônica. Milton foi morto ao descer do veiculo para abrir o portão da casa que fica em frente Hospital municipal.

Segundo  testemunhas dois homens em uma motocicleta chegaram logo que ele desceu do carro e dispararam vários tiros, ele caiu morto no local.

o crime aconteceu por volta das 19h00mn.

Os assassinos se evadiram do local, ninguém foi preso.

Quem tiver informações sobre o trio envolvido no crime pode entrar em contato com a  Delegacia de Novo Progresso  190. O sigilo é garantido.

 

 

Da Redação jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Adolescentes desapareceram , ao sair da escola em Novo Progresso

Três  Adolescentes desapareceram na segunda-feira, ao sair da escola no Jardim América em Novo Progresso.
Foto Cultura -FM-Três meninas de idades entre 14 e 15 anos, residentes no Bairro Jd. América município de Novo Progresso, estão desaparecidas desde segunda-feira (25). Segundo a sra. Maria José, responsável por uma das meninas, elas sumiram quando sairam da a escola, localizada no mesmo bairro onde moram.

“Eu queria que fosse divulgada esse sumiço das meninas pra gente saber onde elas estão e pra que as pessoas deem informação e não deixem elas sairem da cidade” pediu a mulher em mensagem de audio pelo zap.

Postagens nas redes sociais divulgam que que as jovens fugiram com alguns meninos dando até celulares para contato: 93 98131-7599 e 98110-7483. Mas na verdade não se tem nenhuma informação certa”, . Até por volta das 16h desta quarta-feira as adolescentes não tinham sido localizadas, nem havia informação de quem seriam os meninos que estavam com elas.

Por Redação Cultura FM 87.9
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




PM prende dois menores por assalto a Paládio Jóias em Novo Progresso

Assaltantes da “Paládio Jóias” localizada na Rua do Cachimbo, Bairro Jardim Planalto, foram presos pela Polícia Militar na tarde desta quarta feita (27).

Segundo as informações os militares receberam a informação e a guarnição comandada pelo Sargento Ivan foi até o local onde se encontrava os responsáveis pelo assalto a referida joalheria.

Diante das informações a guarnição se deslocou até o local indicado e acabaram por lograr êxito em abordar dois suspeitos, onde foram realizadas buscas no local e encontradas algumas jóias produtos do roubo.

Eles são acusado de terem roubado da loja os seguintes itens;dois (02) relógio de pulso, vinte uma (21) camisas, noventa e oito anéis de prata (98),dez (10) pulseiras de pratas, cento e vinte duas (122) pedras e dois braceletes.

Diante dos fatos os suspeitos E.R.G.S, 17 anos e R.C.D.R, 14 anos,  foram encaminhados com seus respectivos responsáveis para a Delegacia de Policia para a elaboração do boletim de ocorrência e demais providencias cabíveis.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Governo assina convênio no valor de R$ 3,6 milhões para construção de hospital municipal

(Imagem -Maquete novo hospital) -O governador Simão Jatene (PSDB)  e o secretário de Estado de Saúde, “Vitor Manuel Jesus Mateus”, assinaram convênio com a prefeitura municipal de Novo Progresso, nesta quarta-feira (27), no valor de R$ 3.679.458,75 (três milhões seiscentos e setenta e nove mil quatrocentos e cinquenta e oito reais e setenta e cinco centavos) , do Fundo Estadual de Saúde, para a reforma e ampliação do hospital municipal e Pronto Atendimento. “O objetivo do Estado em conceder repasse de incentivo financeiro é desenvolver e implementar a rede física de Saúde do Estado culminando na política de investimento de implantar hospitais municipais e Prontos Atendimentos e, também, unidades do Programas da Saúde da Família, de forma a consolidar a rede e cumprir a meta do Governo, que é de interiorização das ações na área da Saúde.”, afirmou o secretário no inicio do ano em visita ao município para anunciar o investimento. O município de Novo Progresso esta  distante 1800 quilômetros de Belém, situado na região Sudoeste  do Estado, e vai ganhar estrutura hospitalar por ser uma região estratégica e carente de serviços de Saúde.

Leia Também:Em Belém-Prefeito Macarrão assinando a adesão ao Programa Municípios Sustentável

O convênio vai proporcionar ao município  novos leitos no hospital municipal e novos leitos no Pronto Atendimento. Os serviços de atenção básica e Média Complexidade serão referenciados. A prefeitura municipal de Novo Progresso entra com a contrapartida no valor de R$ 334.496.25 (trezentos e trinta e quatro mil quatrocentos e noventa e seis reais e vinte cinco centavos), além da concessão do terreno.

Convenio
Convenio

Quanto ao hospital municipal o secretário garantiu que nesta semana já será feito um repasse para reiniciar a obra que tem previsão para conclusão no ano de 2018.

O prefeito Ubiraci Soares (PSC), vem se empenhando na realização desta obra, por varias vezes teve o recurso bloqueado, agora é fato comemora assinatura do convenio com o Governo do Estado para realização da obra. “A conquista é em benéfico da população que há anos espera por esta obra”. Somos Grato ao Governo do estado por estar fazendo sua parte, “somos gratos”, e o município vai fazer a sua parcela, agora com o convenio; queremos entregar esta obra o mais rápido possível, disse.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Obra da BR-163- Coronel do Exército e mais seis são condenados por desvio de dinheiro público

Condenação se deu em julgamento do Superior Tribunal Militar. O coronel era o chefe Seção Técnica do 8º Batalhão de Engenharia de Construção em 1999.
Ministério Público Militar identificou que diversos serviços não teriam sido concluídos pelas empresas contratadas, mas sim pelo Exército Brasileiro (Foto: Divulgação/STM)

Em julgamento realizado na terça-feira (19), o Superior Tribunal Militar (STM) condenou o coronel do Exército, Carlos Alberto Paccini Barbosa, e mais seis pessoas – um ex-tenente e cinco civis -, por envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro público em obras que estavam sob a responsabilidade do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), quartel do Exército sediado em Santarém, oeste do Pará.

A defesa do coronel argumentou na apelação ao Tribunal Militar, que não havia provas robustas que comprovassem o cometimento de crime por parte dele. Mas, para o Ministério Público Militar, além de provas documentais, perícias técnicas comprovaram as irregularidades.

Os ministros do STM apreciaram um dos recursos, contra a condenação dos sete réus em relação a irregularidades na execução das obras da rodovia federal BR-163, no estado do Pará, decorrente de convênio com o extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER).

Após julgamento dos recursos, o tribunal condenou os réus pelo crime de peculato, com penas variando de três a cinco anos de reclusão. As fraudes resultaram em um desvio de mais de R$ 4 milhões, com a participação de coronéis e outros oficiais do Exército, além de civis, dentre eles, empresários.

O coronel foi condenado a pena de quatro anos de reclusão, por ter infringido a lei em quatro dos contratos em andamento para a realização do serviço. Um dos exemplos foi o trabalho de escavação e carga de material para o local das obras, que teve o pagamento autorizado pelo oficial sem que houvesse sido concluído: do total de 75 mil m³ empenhados, apenas foram executados 18.126,38 m³.

Obras na BR-163

De acordo com o processo, no ano de 1999, o Exército Brasileiro firmou convênio com o DNER para a realização de obras na BR-163, que liga as cidades de Santarém (PA) e Cuiabá (MT). Ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) coube a execução das obras. Para realizar o serviço, o batalhão fez a contratação das empresas dos réus civis que responderam à ação penal militar.

Após constatar irregularidades na execução das obras, o Ministério Público Militar iniciou uma investigação e identificou que diversos serviços não teriam sido concluídos pelas empresas contratadas, mas sim pelo Exército Brasileiro, diretamente. Além disso, os valores acordados teriam sido integralmente pagos aos acusados civis.

Segundo o Ministério Público Militar, a conduta delituosa foi resultado de ação criminosa do coronel, que era o chefe Seção Técnica do 8º Batalhão de Engenharia de Construção. De acordo com a denúncia, o acusado, tinha a função de fiscal do contrato referente à BR-163, à época dos acontecimentos.

O coronel era acusado, entre outras coisas, de ter consignado a realização de serviços que não teriam sido concluídos pelas empresas de propriedade dos corréus civis, com a anuência de um tenente do 8º BEC, que teria liquidado os montantes de forma fraudulenta, em desrespeito à legislação, e de um ex-tenente também processado na ação penal.

Em relação ao serviço de base estabilizadora com areia, no valor de R$ 266 mil, foi pago à empresa cerca de 87% do montante, sendo que a contratada havia realizado apenas cerca de 12,65% do total exigido. Denunciados à Justiça Militar federal, os réus foram condenados na Auditoria de Belém (1ª instância), mas decidiram recorrer da decisão ao STM.

Processos

Segundo o Superior Tribunal de Justiça Militar, inicialmente os fatos faziam parte de um único processo, envolvendo 15 pessoas, e que posteriormente foi desmembrado em quatro ações penais. Um coronel do Exército, que era o comandante do 8º BEC, também foi denunciado pelo Ministério Público Militar (MPM), mas teve extinta a punibilidade em razão do seu falecimento no decorrer do processo.

Um dos processos foi instaurado para apurar irregularidades nas obras de restauração e ampliação da pista de pouso do Aeroporto de Tefé (AM), decorrente de convênio com a Aeronáutica. Na primeira instância da Justiça Militar da União, os fatos apurados resultaram na condenação de seis acusados pela prática do crime de peculato, em 2015.

Recurso ao STM

O relator do processo, ministro Cleonilson Nicácio Silva, afirmou que nos autos havia duas perícias técnicas de engenharia, realizadas no ano de 2001, em desfavor do réu. O magistrado rebateu a tese de atipicidade da conduta, por supostamente não existirem elementos característicos do delito de peculato na conduta do acusado, como arguido pela defesa.

A defesa do ex-tenente – condenado a 5 anos de reclusão – sustentou a ausência do elemento subjetivo do tipo penal na conduta do réu, pois declarou que ele teria agido de boa-fé ao confiar nos papéis que lhe eram repassados.

O relator afirmou que o militar fez a liquidação de despesas de onze notas fiscais sem qualquer documento de medição que comprovasse a conclusão dos serviços e acrescentou que ele havia confessado, em juízo, que liquidava as despesas antes da conclusão das obras.

Baseado no voto do relator, os ministros do STM decidiram, por unanimidade, descartar os argumentos apresentados pela defesa do coronel, do ex-tenente e das outras cinco pessoas ligadas às empresas contratadas, confirmando integralmente a sentença de primeiro grau.

Os civis foram condenados por obterem vantagem patrimonial ilícita em prejuízo da Administração Militar e foram condenadas a penas que variam de 3 a 5 anos.
Por G1 Santarém

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Menor é apreendido pilotando moto e suspeito de embriaguez

Uma menor de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar, em Novo Progresso, conduzindo uma motocicleta e com suspeita de embriaguez.moto menor

A Guarnição da Policia Militar comandada pelo Sargento Cruz, Cabo Edson, Soldado Thiago, prenderam em via publica o  menor L. R. L. C.,  por estar dirigindo uma motocicleta com sintomas de embriaguez.      

Ele foi pela guarnição que estava  em uma  viatura da PM que realizava o policiamento de rotina e ao ser abordada, houve a suspeita de embriaguez, informou PM.

O menor e a motocicleta foi entregue na DEPOL, para providências.

Por Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Herlan Cardoso é novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Novo Progresso

Representantes da saúde  se reuniram em assembléia para realizar  eleição e eleger o novo Conselho municipal de Saúde  nesta sexta-feira(22) em Novo Progresso.

A eleição aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) na  sede do Conselho na rua Tupy nº 671 no bairro Jardim Planalto em Novo Progresso.

A eleição ocorreu de forma tranqüila e com grande participação de representantes de classes e servidores, que tiraram um tempo para exercer a cidadania. Duas pessoas se candidataram para presidir o conselho; Luiz da Silva e Herlan Gomes Cardoso. A mesa coletora foi composta por mesário, que fiscalizaram a votação.

Para escolha do presidente coube aos 12 delegados do Conselho votarem, onde foi eleito com nove (9) votos “Herlan Gomes Cardoso”, Luiz da Silva obteve três votos e perdeu a disputa.

O novo Conselho Municípal de Saúde foi eleito para um mandato de dois anos.

 Novo  Conselho Municipal de Saúde de Novo Progresso-PA

*Presidente:Erlan Gomes Cardoso Cardoso (Sintraf)

*Vice presidente: Luiz Carlos Piva (Fininho da Edemias)

*Primeiro secretário: Lucia do instituto renascer

* Segundo secretário: Cristian da CASAI

* Secretária: Lucia Teresinha kunkel

Redação Jornal Folha do Progresso

Presidente ,vice e Secretarios
Presidente ,vice e Secretarios

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br