Físicos conseguem prever o futuro do mundo quântico

Cientistas utilizaram algoritmos estatísticos especiais

Físicos de Austrália conseguiram pela primeira vez fazer previsões relativamente ao comportamento do sistema quântico e preservá-lo da destruição, comunica o Nature Communications.
PUB

“Os sistemas quânticos têm a tendência de se destruir gradualmente, tal como os elementos e mecanismos nos nossos celulares. Mas, no mundo quântico, este processo dura segundos, não anos”, conta Michael Biercuk da Universidade de Sidnei, citado pelo Nature Communications.

Se trata do fenômeno da assim chamada coerência quântica. O exemplo mais conhecido deste processo é o gato de Shrodinger, que está vivo e morto simultaneamente.

Biercuk e seus colegas acreditam ter conseguido elaborar um método que permite prever o comportamento de vários objetos quânticos para evitar decoerência (falta de ligações quânticas entre os elementos).

Para o alcançar, os cientistas utilizaram algoritmos estatísticos especiais, atualmente usados para analisar grandes quantidades de dados nos sistemas de inteligência artificial.

“Estes algoritmos são necessários para prognosticar ‘às cegas’ os processos acidentais que ocorrem no sistema quântico e influenciá-lo no momento, quando a coerência começa a se destruir”, acrescenta Biercuk.

A realização bem-sucedida dos testes abre o caminho para a aplicação de tais algoritmos nos projetos de criação de computadores quânticos e sistemas de comunicações. (SputnikBrasil)

Fonte: Notícias ao minuto.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Rumor sugere nova data de lançamento para Galaxy S8

Alguns relatos diferentes sobre o evento de lançamento do Galaxy S8 foram disseminados na internet. Primeiro, ouvimos que a Samsung vai realizar um evento de anúncio separado para o novo dispositivo em abril, mas recentemente alguns relatórios sugeriram que a empresa vai revelar o aparelho em algum momento entre fevereiro e março deste ano, mas começar as entregas em abril.

Agora, um novo relatório da Coreia afirma que o próximo flagship será lançado no dia 15 de abril. Fontes do setor citadas na publicação disseram que a Samsung vai lançar em 15 de abril “novos smartphones”, que apresentam uma câmera frontal significativamente melhorada.

Espera-se que a Samsung venha com a sua estratégia de melhorar significativamente a câmera frontal em seus dispositivos para atender a geração selfie. Dois dos três modelos da nova série Galaxy A (2017) possuem uma câmera frontal de 16 megapixels, enquanto o relatório diz que o Galaxy S8 vai apresentar uma câmera frontal com resolução aparentemente inferior, com módulos de 8 megapixels na parte frontal, mas com novas tecnologias que prometem resultados ainda melhores.

Apesar do relatório anterior apontar para uma câmera frontal de 8MP, um recente vazamento em um site de vendas online mostra que o dispositivo terá na verdade 5MP na sua lente frontal. As expectativas são de que o modelo seja apresentado na Mobile World Congress. O vazamento na loja online também sugere que o preço será de US$ 699.
Fonte: Tudo Celular.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Golpe no WhatsApp atingiu milhões de usuários; saiba se prevenir

Circula pelo aplicativo Whatsapp uma mensagem que promete um recurso de personalizar a interface do serviço com cores diferentes. Porém, a personalização é uma armadilha para enganar os usuários e disseminar vírus por meio do aparelho celular. A empresa PSafe contabilizou mais de 1 milhão de pessoas enganadas pela fraude.

A mensagem recebida pelo app induz o usuário a clicar em um link, que supostamente disponibiliza as novas opções de cores no Whatsapp. O vírus pode ser instalado em todos os sistemas de aparelhos com iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry. Antes de promover a instalação, a vítima tem de compartilhar uma mensagem com amigos ou em grupos.

O vírus é instalado depois da mensagem compartilhada, onde um botão de ‘ativar recurso’ é liberado na tela do celular e induz o usuário a instalar vários aplicativos de fontes desconhecidas. Para cada app instalado, uma quantia em dinheiro é depositada para o hacker responsável pelo golpe.

Os usuários do Whatsapp devem se proteger com a instalação de antivírus nos aparelhos, não clicar em links e programas desconhecidos e evitar o compartilhamento de tais mensagens duvidosas. Uma dica valiosa: preste atenção ao se conectar em redes Wi-Fi que não tenham senha, procure apenas as redes protegidas, que possuem maior segurança no envio de dados.

Fonte: MSN.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




No passado, os hyolithas foram ligados ao filo dos moluscos, que são comuns hoje e incluem as lulas e os caracóis.

A nova pesquisa sugere que os animais estão, de fato, mais intimamente relacionados a um grupo diferente de organismos portadores de conchas, conhecidos como lophophorata, que inclui os braquiópodes (conchas em formato de lâmpada), entre outros.
Mares antigos

Hyolithas estavam presentes desde o início do período Cambriano, há cerca de 540 milhões de anos, durante uma rápida explosão de evolução que deu origem à maioria dos principais grupos de animais.

“Podendo colocá-los na árvore da vida, se resolve esse longo mistério paleontológico sobre o que são essas criaturas”, disse Joseph Moysiuk.

“Nós pudemos descobrir algumas características novas de um grupo muito velho de animais fósseis, e isso permitiu-nos revelar a história evolutiva deste grupo de animais e onde exatamente eles ficam na árvore da vida.”

Martin Smith, da Universidade de Durham, no Reino Unido, também trabalhou nos fósseis.

Ele disse que, ao colocar os hyolithas em sua casa legítima, compreendendo como eles viveram, os cientistas agora têm uma melhor imagem da vida nos mares antigos.

Isto dá uma visão sobre o impacto de eventos de extinção em massa, como a extinção em massa do Permiano-Triássico, que aniquilou a maior parte da vida animal, incluindo os hyolithas.

“Compreendendo os efeitos de tais extinções em massa na ecologia e na diversidade é particularmente importante à medida que procuramos avaliar e mitigar as implicações do atual evento de extinção em massa provocado pela atividade humana”, disse Smith.

Fonte: MSN.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Bélgica teme chegada de pistola com aparência de iPhone na Europa

“Não encontramos nenhuma arma desse tipo no país”, disse à Agência Efe um porta-voz da Polícia Federal da Bélgica

As forças de segurança da Bélgica foram informadas sobre a possível chegada à Europa de uma arma quem aparante ser um ‘iPhone’, o famoso smartphone da Apple.

Cohecida como “iPhone Gun”, a arma de calibre 9 milímetros é produzida pela fabricante norte-americana Gun Runner Distributing e custa US$ 395 nos Estados Unidos (aproximadamente R$ 1280).

“Não encontramos nenhuma arma desse tipo no país”, disse à Agência Efe um porta-voz da Polícia Federal da Bélgica.

Apesar de ser proibida na Bélgica, o ‘Iphone Gun’ pode ser comprado, de forma ilegal, pela internet, informou a imprensa local.

Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Limitação da internet fixa no Brasil terá início em 2017, diz ministro da Tecnologia

Em entrevista, Gilberto Kassab disse que a mudança para os assinantes de banda larga deve ter início no segundo semestre

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou que o governo federal vai limitar os dados para os assinantes de banda larga ainda este ano. A informação foi divulgada por Kassab durante entrevista ao portal ‘Poder 360’. A mudança deve acontecer a partir do segundo semestre.

“O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O ministério trabalha para que o usuário seja beneficiado com melhores serviços. Esperamos que esse serviço seja o mais elástico possível, mas que tenha um ponto de equilíbrio, pois as empresas têm os seus limites”, explicou o ministro.

O debate sobre o fim da internet ilimitada no Brasil teve início em abril do ano passado, quando a presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou em coletiva não existia mais a possibilidade das operadoras de banda larga oferecerem esse serviço sem limitação. A ideia seria a migração para o sistema de franquias, de modo parecido com o que acontece com a internet móvel.

Com esse novo modelo, o usuário vai contratar um determinado volume de dados e, quando este se encerrar, a operadora poderá cortar a internet até o novo ciclo ou diminuir a velocidade da conexão. Apesar de afirmar que as empresas poderiam fazer a mudança, a Anatel decidiu proibir, ainda no ano passado, a prática por tempo indeterminado.

O tema está sendo discutido em uma consulta pública feita pela Anatel e que já conta com mais de 1,8 mil contribuições e mais de 12,6 mil pessoas se inscreveram para acompanhar o sistema. Nas mensagens já postadas, a maioria dos usuários critica fortemente a proposta de limitar o uso de internet fixa. Alguns citam possíveis dificuldades que terão com a medida, como no mercado de trabalho ou com a educação à distância. Também há muitas críticas em relação ao serviço prestado pelas operadoras atualmente. Alguns usuários sugerem que, se houver uma franquia, que ela seja de tamanho suficiente para o uso mensal e com preços razoáveis.

Fonte: Correio 24hr.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Existem estrelas ‘alheias’ nos arredores da Via Láctea

Corpos terrestres que estão na nossa galáxia surgiram fora dela, aponta pesquisa

Astrônomos revelaram que muitas estrelas nos arredores da nossa galáxia, que surgiram fora dela, foram “roubadas” de galáxias anãs ao se aproximarem da Via Lactea, segundo artigo publicado no Astrophysical Journal.
PUB

“Estes astros encontram-se nos ‘córregos estrelares’ únicos, que se estendem por milhões de anos-luz e saem para longe da nossa galáxia. Hoje, são presenciados apenas pequenos córregos dessas estrelas, no entanto, no futuro, como prevemos, encontraremos rios cheios de astros ‘alheios'”, declarou Marion Dierickx, cientista da Universidade Harvard (EUA) no artigo publicado no Astrophysical Journal.

Rios estelares

A Via Láctea está localizada no vazio intergaláctico, mas não está sozinha. Junto com ela, há várias galáxias anãs, muitas delas invisíveis para nós por sua luz pálida. Segundo cientistas, muitos desses anões, de vez em quando, aproximam-se da nossa galáxia, deixando “traços” chamados de correntes estrelares.

As correntes, parecidas com “fitas” peculiares de estrelas, independentes gravitacionalmente uma das outras, rodeiam a Via Láctea sob e debaixo do seu disco, onde estão a Terra, o Sol e quase todas as outras estrelas. As correntes estrelares, segundo especialistas, representam restos de aglomerações esferoidais ou galáxias anãs que foram rompidas ou absorbidas pela Via Láctea em um passado longínquo.

Durante esses eventos apocalípticos, descobertos por astrônomos há cinco anos através da observação do “anel de unicórnio”, uma das correntes de estrelas mais formosas, a Via Láctea rouba quase toda a matéria escura das galáxias, que são rompidas por ela. Como resultado, as partes se transformam em fitas, vistas por nós no céu noturno sob o disco da galáxia.

Marion Dierickx e o seu colega do Observatório Astrofísico Harvard-Smithsonian de Cambridge (EUA), Abraham Loeb, descobriram uma das maiores e mais distantes fitas deste tipo durante a observação da galáxia anã DEG, na constelação do Sagittarius, cuja colisão com a Via Láctea causou sua ruptura em quatro “caudas” brilhantes.

Luz das estrelas “alheias”

A descoberta foi feita por acaso. Inicialmente, Loeb e Dierickx não estavam tentando encontrar estrelas “alheias” nos arredores da Via Láctea, mas analisar o movimento realizado pela galáxia DEG durante os últimos 8 milhões de anos. O estudo revelou que a aproximação e interação gravitacional com a Via Láctea resultou na perda de quase um terço de todas as estrelas e cerca de 90% da matéria escura da galáxia anã, levando a sua ruptura.

Devido à desagregação da galáxia anã, muitas de suas estrelas “se-perderam” no espaço e algumas foram roubadas pela Via Láctea. Graças a esse fenômeno, 5 das 11 estrelas mais longínquas da nossa galáxia, afastadas da Terra a 300 milhões de anos-luz, na verdade, nasceram na galáxia DEG. Revelou-se que a velocidade de translação realizada por elas ao redor do centro da Via láctea e a localização das mesmas são incomuns. Outras sete estrelas foram “roubadas” de outra galáxia pela nossa.

Loeb opina que de fato há mais estrelas parecidas, mas a sua busca exige telescópios mais potentes, como, por exemplo, o telescópio LSST, capaz de localizar astros com luz mais fraca.

Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Cientistas norte-americanos apontam idade da Lua; saiba

Satélite natural da Terra tem aproximadamente 4,51 bilhões de anos

Cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) determinaram que a Lua tem cerca de 4,51 bilhões de anos.
PUB

No relatório, publicado no site oficial da universidade, se destaca que a conclusão teve por base as amostras coletadas na superfície da Lua durante a missão da Apollo 14, realizada em 1971. Os cientistas examinaram oito amostras de minerais que se conservaram em estado primitivo.

“O mineral zircão é um dos maiores relógios da natureza. Ele conserva muito melhor do que os outros a história geológica e revela sua origem”, explicou Kevin McKeegan, professor de geoquímica e cosmoquímica, colaborador da pesquisa.

Anteriormente foram feitas várias suposições sobre a idade da Lua, mas elas tiveram por base as rochas locais, quer sofreram alterações devido às colisões. Como diz McKeegan, essas amostras não davam dados precisos sobre satélite da Terra.

A nova pesquisa indica que a Lua foi formada 60 bilhões de anos após o nascimento do Sistema solar. Anteriormente se considerava ter sido entre 100 e 200 milhões de anos.

Fonte: Notícias ao Minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br




Tornozeleira que corta WiFi para criminosos digitais é sugerida

Ideia foi sugerida por Gavin Thomas, presidente da Associação de Superintendentes de Polícia da Inglaterra e Gales

Uma simples ideia para punir pessoas que cometem crimes online foi sugerida pelo presidente da Associação de Superintendentes da Polícia da Inglaterra e País de Gales, Gavin Thomas: uma tornozeleira eletrônica especial que corta o sinal de WiFi do usuário.
PUB

O objetivo é substituir a prisão pelo impossibilidade de entrar na internet. Em entrevista ao The Guardian, Gavin resumiu a sua ideia de forma objetiva. “Temos que parar de usar punições do século XIX para lidar com crimes do século 21”, disse ele.

Por outro lado, Cal Leeming, que foi preso quando adolescente por atividades hacker e hoje atua como consultor de segurança, disse que a ideia é limitada.

“Mesmo se você conseguisse implementá-lo sem quebrar a conectividade nas proximidades, o que em si seria muito difícil por causa do funcionamento do rádio, ele poderia ser facilmente contornado usando um cabo”, finalizou.   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)




Design do próximo iPhone será uma volta ao passado

A utilização de aço inoxidável em vez de alumínio é digna de nota assim como a cobertura em vidro

A Apple pode revisitar ideias de design utilizadas em alguns dos seus smartphones mais antigos. Alguns rumores apontam que será usado na fabricação dos aparelhos o alumínio ao invés de aço inoxidável, acompanhado de uma cobertura de vidro.
PUB

Como recorda o 9to5mac, a última vez que a combinação foi utilizada foi no iPhone 4S em 2011, sendo que a partir daí a Apple voltou-se cada vez mais para o alumínio. A ideia de utilizar este material também corrobora os rumores de que a Apple pretende celebrar o 10º aniversário do iPhone com uma versão especial evocativa dos modelos mais antigos da linhagem.
Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)