Paraense é morto a tiros em garimpo na Venezuela

Foto: Reprodução | O operador de máquinas pesadas, Wellison Chaves Leite, de 45 anos, foi morto a tiros em um garimpo, localizado na Venezuela, nessa sexta-feira, (17). O corpo da vítima foi deixado na Vila Samaúma, em Mucajaí, para a família fizesse o resgate. A vítima é natural de Portel, no arquipélago do Marajó, Pará.

Familiares do operador compareceram à Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. Conforme relato no documento, a vítima tinha vindo à Boa Vista para visitar a família e há aproximadamente duas semanas tinha retornado para o garimpo no país vizinho.

Após receber mensagens, um familiar da vítima foi informado que Wellison tinha sido morto a tiros no garimpo e o corpo havia sido deixado na Vila Samaúma.

O cadáver foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), que após exames periciais, foi liberado para o sepultamento.

 Fonte: Folha BV e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/14:27:1

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Gesto de Elon Musk em evento de Trump gera comparações com saudação nazista

(Foto: Reprodução) – Gesto de Elon Musk em evento de Trump gera comparações com saudação nazista

A aparição de Elon Musk em um evento da posse de Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos, atraiu bastante atenção nas redes sociais.

Durante um discurso, ele fez um gesto enquanto agradecia aos apoiadores por contribuírem para a vitória de Trump.

Musk agradeceu à multidão por “fazer acontecer”, antes de colocar a mão direita sobre o peito e erguê-la no ar algumas vezes.

Vários usuários do X (o antigo Twitter), a plataforma de mídia social que Musk possui, compararam o gesto a uma saudação nazista.

Musk se posicionou sobre as alegações. “Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ é tããão clichê”, escreveu ele.

Diversos bilionários do setor de tecnologia marcaram presença na posse de Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos.

Além de Musk, que ganhou um cargo no governo Trump, na segunda-feira (20/1) estavam em Washington o fundador da Amazon, Jeff Bezos, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o líder da Apple, Tim Cook, e do diretor do Google, Sundar Pichai.

Todos ocuparam assentos de destaque na Igreja de São João e apareceram lado a lado em fotos da posse.

O último evento público em Washington que reuniu o alto escalão do mundo da tecnologia em uma mesma sala foi uma audiência no Congresso realizada em 2020.

Na ocasião, uma comissão investigou se Facebook, Google, Amazon e Apple aplicaram práticas de monopólio e abuso de posição dominante no mercado. Zuckerberg, Bezos, Pichai e Cook estiveram na audiência há cinco anos.

A presença em peso dos chefões da tecnologia reforça o “bromance”, expressão do inglês que se refere a um relacionamento íntimo entre homens, entre os executivos e Trump.

As relações nem sempre foram boas assim. Aliados de Trump já defenderam o banimento do TikTok no passado.

O presidente americano, por exemplo, já foi um crítico voraz da Meta e de sua abordagem à moderação de conteúdo, chamando o Facebook de “um inimigo do povo” em março de 2024.

Mas com Zuckerberg as coisas melhoraram desde então: o CEO da Meta jantou na casa de Trump na Flórida, em Mar-a-Lago, e a empresa doou US$ 1 milhão (cerca de R$ 6,2 milhões) para um fundo para o evento de posse de Trump.

No início deste mês, Zuckerberg anunciou novas diretrizes da Meta em que declarou que era “hora de voltar às nossas raízes, em torno da liberdade de expressão”.

“As eleições mais recentes parecem sinalizar um ponto de virada cultural para, mais uma vez, dar prioridade à liberdade de expressão”, disse Zuckerberg.

No vídeo, o presidente-executivo da empresa de tecnologia anunciou que está abandonando o uso de checagem independente de fatos no Facebook e no Instagram.

O anúncio foi celebrado por apoiadores de Trump, que classificaram a medida como um esforço para “reduzir a censura” no Facebook e Instagram.

Em mais um gesto de aproximação, Zuckerberg anunciou Dana White, presidente-executivo do Ultimate Fighting Championship (UFC) e apoiador de longa data de Trump, faria parte do conselho administrativo da Meta.

 

Fonte: BBC e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/14:25:35

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Um morto e um ferido em estado grave após explosão no porto de Barcelona

Tanque de acetato de metila explodiu durante um trabalho de manutenção (Reprodução/ x / @324cat)

Tanque de acetato de metila explodiu durante um trabalho de manutenção.

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida pela explosão de um tanque de acetato de metila, um produto altamente inflamável, nesta terça-feira, no Porto de Barcelona, informaram os bombeiros e os serviços de emergência.

“Onze equipes da brigada de incêndio de Barcelona trabalharam para extinguir um incêndio no Muelle de la Energía, onde uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida”, disse a brigada de incêndio da cidade espanhola no X.As equipes de resgate no local também trataram de outras pessoas que ficaram “levemente feridas”, informou o serviço de emergência médica da região da Catalunha no X.

O incidente ocorreu na área onde a empresa Terminales Portuarias SL (Tepsa) opera e afetou um tanque de “acetato de metila”, que explodiu enquanto o trabalho de manutenção estava sendo realizado, de acordo com o serviço de Proteção Civil da Catalunha.

“O Plano de Risco Químico de Barcelona foi ativado. O risco de intoxicação para a população foi descartado”, acrescentou o corpo de bombeiros.

Os serviços de emergência foram alertados por volta das 10h40, horário local (06h40 em Brasília), sobre um incêndio após “uma explosão em um tanque de transporte nas instalações do Porto de Barcelona”, disse o conselho da cidade em uma breve declaração, indicando que, como medida de precaução, havia decidido confinar o pessoal das empresas próximas.

https://twitter.com/i/status/1881650265205670181

Fonte: O Liberal  e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/09:43:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Trump assina decreto que extingue cidadania para bebês de pais que estejam ilegalmente no EUA

Cidadania por direito de nascença é protegida pela 14ª Emenda (Foto: KEVIN LAMARQUE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Cidadania por direito de nascença é protegida pela 14ª Emenda; medida passa a valer para bebês que nasceram nos EUA 30 dias após a assinatura da ordem.

O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto na segunda-feira (20) que limita a emissão de documentação de cidadania para bebês nascidos de pais que não estejam em situação legal nos EUA. Com o decreto, a cidadania por direito de nascença não será emitida se a mãe do bebê estiver ilegal nos EUA e o pai não for um cidadão norte-americano ou residente permanente legal no momento do nascimento da referida pessoa.

Também não será concedido o direito à cidadania caso a mãe esteja legalmente nos EUA, mas de forma temporária. A cidadania por direito de nascença, que garante a cidadania a qualquer pessoa nascida em solo norte-americano, é protegida pela 14ª Emenda da Constituição do país e não pode ser revogada sem passar pelos devidos processos jurídicos. O decreto de Trump sobre os documentos que reconhecem a cidadania dos EUA vale para indivíduos que atendem a esses critérios e nasceram nos EUA 30 dias após a assinatura da ordem.

Fonte: O Estadão  e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/09:29:39

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Trump assina decreto para tirar EUA da Organização Mundial da Saúde

Foto: Reprodução | Ao assinar o decreto na Casa Branca, Trump disse que os Estados Unidos pagam injustamente mais que a China ao organismo da ONU, e acrescentou: a OMS “nos roubou”.

O presidente americano, Donald Trump, assinou, nesta segunda-feira 20, depois de ser empossado presidente, um decreto para que os Estados Unidos deixem a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma instituição que ele atacou previamente por sua resposta à pandemia de Covid-19.

Ao assinar o decreto na Casa Branca, Trump disse que os Estados Unidos pagam injustamente mais que a China ao organismo da ONU, e acrescentou: a OMS “nos roubou”.

Os Estados Unidos, país que é o principal doador da OMS, organização com sede em Genebra, fornece um financiamento vital, que mantém diversas operações da organização.

Espera-se que sua saída gere uma reestruturação significativa da instituição e poderia causar interrupções em iniciativas de saúde global.

Em seu decreto, Trump instrui as agências federais a “pausar futuras transferências de fundos do governo dos Estados Unidos, apoio ou recursos à OMS”, e as insta a “identificar sócios americanos e internacionais confiáveis e transparentes para assumir as atividades necessárias previamente empreendidas pela OMS”.

A nova gestão de Trump também anunciou planos para revisar e rescindir a iniciativa de saúde do governo de Joe Biden, conhecida como Estratégia de Segurança Sanitária Global 2024, desenhada para responder às ameaças de doenças infecciosas, “assim que possível”.

No primeiro mandato de Trump, os Estados Unidos emitiram uma notificação de tentativa de saída da OMS, ao acusar a organização de ser influenciada pela China nas primeiras etapas da pandemia de Covid-19.

“A decisão de deixar (a OMS) fragiliza a influência dos Estados Unidos, aumenta o risco de uma pandemia mortal e nos torna mais vulneráveis”, criticou Tom Frieden, ex-alto funcionário de saúde no governo de Barack Obama, em postagem no X.

Especialistas advertiram que o país vai perder um acesso privilegiado a dados muito importantes de vigilância epidemiológica, o que poderia minar as capacidades de prevenção e vigilância de ameaças de saúde no exterior.

As agências de saúde americanas e empresas farmacêuticas também dependem da OMS “para ter os dados necessários no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos”, destacou Lawrence Gostin, professor de direito de saúde pública na universidade de Georgetown.

“Ao invés de sermos os primeiros a receber vacinas, estaremos no fim da fila. A saída da OMS abre uma ferida profunda na segurança dos Estados Unidos e em nossa vantagem competitiva na área da inovação”, lamentou no X.

A decisão inquieta ainda mais por ser tomada no momento em que país atravessa um forte surto de gripe aviária, que agrava os temores de uma nova pandemia.

Os Estados Unidos registraram, no começo de janeiro, um primeiro caso em um ser humano relacionado com o vírus H5N1.

Fonte: Carta Capital e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/08:53:43

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Lula diz que não quer briga com Trump

Em sua fala, Lula disse ainda que há pessoas que falam que a eleição do republicano “pode causar problema na democracia mundial” | Foto: Ricardo Stuckert/PR e GOP/Fotos Públicas

Pronunciamento do presidente Lula foi feito durante reunião com ministros de seu governo.

Opresidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (20) que não quer briga com os Estados Unidos na gestão Donald Trump e que espera que os americanos mantenham a sua parceria histórica com o Brasil.

As declarações foram dadas no início de reunião do petista com ministros de seu governo. Em sua fala, Lula disse que há pessoas que falam que a eleição do republicano “pode causar problema na democracia mundial”.

Ele diz que torce para que o Trump faça uma “gestão profícua, para que o povo americano melhore.”

“Da nossa parte, não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Nós queremos paz, harmonia, ter uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não a desavença, a encrenca”, afirmou Lula.

Trump assumiu a Presidência em cerimônia nesta segunda-feira (20), em Washington. Lula não estava presente —é incomum que chefes de Estado estrangeiros participem do evento, embora o republicano tenha contornado o protocolo e convidado sobretudo expoentes da ultradireita global, incluindo o argentino Javier Milei.

A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, representou, desse modo, o Brasil no evento.

Depois da cerimônia de posse de Trump, Lula fez uma publicação no X em que parabenizou o homólogo americano. “Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.

Como a Folha mostrou, a diplomacia brasileira espera uma relação pragmática com os EUA sob Trump, apesar das bravatas protecionistas do americano. Membros do governo Lula dizem ainda que não há nada que impeça uma relação respeitosa entre o petista e o republicano, porque este nunca atacou pessoalmente o brasileiro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém diálogo com Trump e seus aliados e, segundo os seus advogados, foi convidado para participar da cerimônia de posse. Foi impedido de viajar aos EUA, porém, pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes negou o pedido. O passaporte de Bolsonaro está retido em decorrência das investigações das quais ele é alvo, incluindo a que trata da suspeita de envolvimento numa trama de golpe de Estado em 2022.

Um dos filhos do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), organizou uma comitiva de parlamentares da oposição para acompanhar a cerimônia. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também está em Washington por ocasião da posse.

Fonte: MARIANNA HOLANDA E VICTORIA AZEVEDO/FOLHAPRESS e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/01/2025/07:02:09

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Jennifer Aniston é apontada como pivô de suposta separação de Barack Obama e Michelle

Foto: Reprodução | Jornalista afirma que Aniston teria admitido o romance durante uma conversa com amigos próximos

Nos últimos meses, a vida pessoal de Barack e Michelle Obama tem sido alvo de especulações na mídia dos Estados Unidos. Rumores de que o casal estaria enfrentando uma separação começaram a surgir após eventos recentes, como a ausência de Michelle no funeral de Jimmy Carter e sua decisão de não acompanhar Barack na posse de Donald Trump. Essas atitudes levantaram questionamentos sobre o estado do relacionamento do casal que foi símbolo de união durante os anos de mandato na Casa Branca.

A situação ganhou novos desdobramentos com informações publicadas pela jornalista Jessica Reed Kraus, em sua coluna no Substack. Segundo Kraus, uma fonte anônima revelou que o ex-presidente estaria em um relacionamento com Jennifer Aniston, atriz conhecida pela série Friends. A jornalista afirma que Aniston teria admitido o romance durante uma conversa com amigos próximos. Além disso, há relatos de que boatos sobre um possível divórcio dos Obamas já circulam em Washington, D.C., há mais de um ano, com indícios de que o anúncio oficial poderia ocorrer em breve.

A revista In Touch também contribuiu para as especulações ao estampar na capa, em 2024, a manchete “A verdade sobre Jen e Barack”. A publicação afirmou que Barack e Michelle estariam vivendo “vidas separadas” enquanto o ex-presidente se aproximava da atriz. Embora não haja confirmações oficiais, o tabloide reforçou a narrativa de que o casal estaria enfrentando problemas no casamento e de que a relação entre Barack e Jennifer Aniston seria mais do que uma amizade.

Apesar da repercussão, nem Barack Obama, Michelle Obama, nem Jennifer Aniston se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. A ausência de declarações mantém o tema envolto em especulações e continua a alimentar discussões na mídia e nas redes sociais. Até o momento, não há evidências concretas que sustentem os rumores, mas o assunto segue sendo amplamente debatido em publicações e entre o público.

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/01/2025/17:01:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




‘É o caminho da morte’: os desafios de quem se arrisca no trecho mais perigoso da rota clandestina para os EUA

Os desafios de quem se arrisca na selva de Darién, no Panamá — Foto: Reprodução/TV Globo

Só em 2024, 302 mil pessoas migrantes cruzam a “Selva de Darién”, no Panamá. O Fantástico viajou ao Panamá para conhecer gente que deixou tudo para trás em busca de vida nova.

Só em 2024, 302 mil pessoas se arriscaram em uma travessia pela “Selva de Darién”, o trecho mais perigoso da rota clandestina para os Estados Unidos.

Antes de cruzar essa floresta da América Central, muitos migrantes da África e da Ásia começam suas jornadas em São Paulo. O Fantástico viajou ao Panamá para conhecer gente que deixou tudo para trás em busca de vida nova.

Veja a reportagem completa no vídeo acima.

Histórias de migrantes e perigos enfrentados

Todos os dias, diferentes pessoas saem de diversos países ao redor do mundo para cruzar o Darién, fugindo de crises econômicas, inseguranças e guerras.

“Sou dos Camarões. Nós vivemos uma crise por causa da insegurança”, relata um migrante.

Em 2023, 520 mil migrantes cruzaram a região, incluindo 65 mil crianças. A garçonete Mariana Bucoutt viaja com as duas filhas: Danisha e Shadia, e o amigo, que a ajuda.

“Pedras, montanhas, tudo isso… Eu caí num buraco. Dois homens me resgataram. Primeiro, eu vi um morto no rio. Aí vi outro na montanha”, conta a mulher.

Em 2024, ao menos 173 pessoas morreram ou desapareceram no Darién.

“Tem que falar para as pessoas não virem. Não é uma rota. É um destino de morte. É o caminho da morte. Você arrisca a sua vida umas 200 vezes por dia”, comenta Marina.

 Garçonete viaja de barco com as duas filhas na selva de Darién — Foto: Reprodução/TV Globo

Garçonete viaja de barco com as duas filhas na selva de Darién — Foto: Reprodução/TV Globo

Maioria de migrantes venezuelanos

Em cada dez pessoas que cruzaram o Darién em 2024, sete são venezuelanas. Sob a ditadura de Nicolás Maduro, a Venezuela vive uma grave crise política e humanitária, com hiperinflação e escassez de itens básicos.

“Como ela é autista, é mais difícil. Tenho que levá-la ao médico, neurologista, psiquiatra… Lá, tudo é pago. O salário que você ganha numa semana dá para um dia de comida”, conta uma migrante venezuelana.

O plano da família é chegar nos Estados Unidos.

A chegada ao Panamá

Após horas de viagem de barco, um grupo chega à primeira comunidade do Panamá, Bajo Chiquito. Lá, fornecem os nomes e documentos às autoridades. A equipe do departamento de migração checa se essas pessoas são procuradas pela Interpol, ou se podem seguir viagem.

Bajo Chiquito prosperou com o fluxo de migrantes, dispondo de restaurantes, hospedagem, Wi-Fi e tomada para os carregadores.

Chegadas de Mirantes à comunidade do Panamá, Bajo Chiquito — Foto: Reprodução/TV Globo
Chegadas de Mirantes à comunidade do Panamá, Bajo Chiquito — Foto: Reprodução/TV Globo

Sistema de acolhimento e saúde

Por causa do aumento no fluxo de migrantes, o governo do Panamá criou uma unidade de saúde de atenção primária. Em Lajas Blancas, há uma espécie de campo de refugiados no meio da selva, com organizações humanitárias, profissionais da saúde e distribuição de alimentos.

“O estado de saúde dos migrantes é bem variado. Lesões na pele, dores musculares e nas articulações. Vômitos e diarreia, gastroenterite. Resfriado… E também as alergias. E depois tem as menos comuns, como fraturas, luxações, desidratação extrema”, afirma um médico.

Também há relatos de violência sexual.

“Posso te dizer que há ondas em que assaltantes começam a agredir sexualmente as migrantes. Vi mais de 80 casos”.

Esperança e incertezas

Migrantes de diferentes continentes seguem viagem de carro, ônibus, trem ou caminhada para os Estados Unidos. No México, aguardam as políticas do novo governo de Donald Trump, que promete deportações em massa e o fechamento do Darién.

“Fechar rotas não é tão fácil e acho que eles sabem disso. Não é como fechar uma porta. As rotas são como um vazamento, você fecha um lugar, e a água por outro”, destaca o alto comissário para os refugiados das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi.

“Controlar fronteiras e tentar coibir a ação de traficantes é uma medida importante. E tenho certeza que a nova administração vai tentar ajudar os países a implementarem isso. Mas não é suficiente. Precisamos nos certificar de que as pessoas tenham oportunidades, tenham alternativas a esse fenômeno catastrófico. O Darién é um dos lugares mais simbólicos. Mas há muitos Dariéns no mundo, infelizmente”, completa Grandi.

Fonte: Fantástico e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/01/2025/16:23:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Testes de importação de energia da Venezuela para Roraima são concluídos

(Foto: Divulgação) – Os testes de importação de energia elétrica da Venezuela, realizados por meio da Hidrelétrica de Guri, para controle energético de Roraima foram encerrados nesta sexta-feira (17), às 9h. A informação foi repassada exclusivamente à Folha.

Durante quatro dias, foi mantido o fornecimento de 10 megawatts (MW), conforme aprovação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). De acordo com a informação, quatro interrupções no fornecimento se energia ocorreram entre os dias 13 e 16 de janeiro. Apenas no dia 15 não haveriam sido registradas falhas.

Com o fim dos testes, esses dados serão submetidos à análise técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que definirá o resultado para o contrato comercial de importação com limite máximo de 15 MW. A autorização também depende da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As informações como valores e prazo do contrato de importação ainda não foram divulgadas. A expectativa é de que esses detalhes sejam apresentados antes de uma eventual autorização para a operação comercial.

Situação energética do estado

A importação de energia da Venezuela já foi a principal fonte de abastecimento de Roraima por décadas. No entanto, após constantes apagões, em março de 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o contrato com o país vizinho. Desde então, o estado passou a depender exclusivamente de usinas termelétricas locais, como a Jaguatirica II, com capacidade de 141 MW.

Como Roraima permanece fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), o abastecimento elétrico do estado por meio das termelétricas é mantido por Contrato de Compra de Capacidade (CCC), financiado com recursos federais. Esse subsídio aumenta os custos para o sistema elétrico nacional.

Fonte: Folha BV e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/01/2025/16:11:29

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Trump anuncia retorno do TikTok nos EUA

Governo dos EUA defendeu a proibição do aplicativo com base em riscos à segurança nacional, em lei aprovada em abril de 2024 (Foto: Divulgação)

Presidente eleito, Donald Trump voltou a falar neste domingo (19) que o TikTok será reativado no país

Neste domingo (19/01), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), disse que o aplicativo TikTok será reativado no país. O aplicativo estava banido por causa da nova legislação federal que obrigou a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, a vender sua operação no território norte-americano.

Neste domingo, véspera de sua posse, Trump afirmou em comício no Capital One Arena, em Washington, D.C., que o TikTok está de volta. Ainda neste domingo, mais cedo, ele escreveu na rede social dele, que a Truth Social, que irá emitir uma ordem executiva no 1º dia do novo mandato para adiar a proibição do aplicativo.

Depois da publicação de Trump, o TikTok declarou que passou a restaurar parcialmente sua operação no país norte-americano. No mesmo comunicado, a empresa agradeceu o presidente eleito por “fornecer a clareza e a garantia necessárias” para a retomada do aplicativo.

Confira a declaração publicada no X: “Em acordo com nossos provedores de serviço, o TikTok está em processo de restauração do serviço. Agradecemos ao Presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem. É uma posição forte pela Primeira Emenda e contra a censura arbitrária. Trabalharemos com o presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos”.

Trump quer criar uma joint venture com 50% de participação norte-americana

A intenção de Trump é criar uma joint venture com 50% de participação norte-americana no controle do aplicativo. “Eu gostaria que os Estados Unidos tivessem uma participação de 50% em uma joint venture. Fazendo isso, salvamos o TikTok, mantemos o aplicativo em boas mãos e permitimos que ele continue ativo.

Sem a aprovação dos EUA, não há TikTok”, disse Trump“.

Ele acrescentou: “com nossa aprovação, ele vale centenas de bilhões de dólares — talvez trilhões”, disse o presidente eleito. Apesar de criticar a nova legislação, a administração Trump defendeu o banimento do aplicativo nos Estados Unidos em 2020.“Não quero passar na frente do presidente [Donald Trump], mas [o banimento] é algo que estamos considerando”, afirmou à época o então secretário de Estado, Mike Pompeo.O CasoEm abril de 2024, o Congresso americano aprovou a lei que impede o download do TikTok, e ela teve a sanção do presidente americano, Joe Biden (Partido Democrata).O governo dos EUA defendeu a proibição do aplicativo com base na suposta coleta de dados confidenciais dos norte-americanos, o que representaria risco à segurança nacional.A legislação estipulou o prazo até 19 de janeiro de 2025 para o TikTok vender suas operações no país a um comprador norte-americano.

Como a negociação não foi selada, serviços de hospedagem nos EUA foram proibidos de trabalhar com o TikTok.

A ByteDance nega as acusações de coleta de dados sigilosos. O CEO da companhia, Shou Zi Chew, chegou a cogitar ir à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nesta segunda-feira (20/01).

Leia também

Fonte: O Liberal   e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/01/2025/11:03:41

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com