Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos no Brasil e na Argentina

Policiais civis cumprem mandados da operação 404, contra pirataria, em Curitiba — Foto: Ministério da Justiça/Divulgação.

Ação mobilizou 9 estados, 5 países, órgãos continentais e até a Premier League, organizadora do campeonato de futebol inglês. Oito foram presos; policiais cumpriram 30 mandados de busca.

Operação contra pirataria tira sites e aplicativo de streaming ilegais do ar

Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar, nesta quinta-feira (19), 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal.

A ação é a sétima fase da “Operação 404” – o nome faz referência ao “erro 404” que, no protocolo de internet, indica que o usuário tentou acessar uma página não encontrada.

De acordo com o ministério, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.

Oito pessoas foram presas, sendo cinco no Brasil e três na Argentina. No Brasil, apenas um dos presos tinha mandado de prisão preventiva – os outros quatro foram detidos em flagrante.

A operação, segundo o governo, faz parte de uma mobilização internacional contra infrações a direitos autorais.

Além de derrubar os sites, os conteúdos (áudio, vídeo e jogos, por exemplo) foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de buscas. Páginas e perfis também foram derrubados das redes sociais.

Prejuízo à economia e à indústria criativa

Ainda segundo o governo, os investigados são “suspeitos de distribuir conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas”.

“As perdas para o setor cultural e criativo são significativas, mas os danos vão além do impacto econômico”, diz o Ministério da Justiça.

Em operação recente, também sobre pirataria, policiais identificaram que os mesmos sites que distribuíam conteúdo sem autorização também espalhavam vírus e malwares – deixando os computadores dos usuários vulneráveis a roubo de dados e outros tipos de ataque.

Policiais prendem, em Buenos Aires, suspeito de integrar esquema de pirataria

Cooperação internacional

Segundo o governo, a ação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao ministério.

Cumpriram os mandados as polícias civis de nove estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os ministérios públicos de São Paulo e de Santa Catarina também participaram da ação.

Houve, ainda, o envolvimento de órgãos de cinco países (Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai); dois continentes (América Latina e União Europeia); e de entidades de defesa dos direitos artísticos e autorais nacionais e internacionais.

Veja abaixo a lista de associações, entidades e órgãos de investigação:

Unidad Fiscal Especializada en Investigación de Ciberdelitos (UFEIC), da Argentina;
City of London Police – Police Intellectual Property Crime Unit e Intellectual Porperty Office (⁠IPO), do Reino Unido;
⁠Departamento de Justiça e ⁠Departamento de Comércio, dos EUA;
⁠Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual (INDECOPI), do Peru;
Unidad Especializada en Hechos Punibles Contra la Propiedad Intelectual do Paraguai;
Premier League (organizadora do campeonato de futebol inglês);
Alliance for Creativity and Entertainment (ACE);
Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA); ⁠
Aliança Contra a Pirataria de Televisão Paga (ALIANZA) – América Latina;
Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP);
⁠Associação Protetora dos Direitos Intelectuais e Fonográficos (APDIF);
Motion Picture Association (⁠MPA) – América Latina;
Representing the Recording Industry Worldwide (IFPI);
⁠Entertainment Software Association (ESA);
Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO); e
Dirección Nacional de Propiedad Intelectual (DINAPI), do Paraguai.

Fonte:  Fábio Amato, TV Globo — Brasília e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/09/2024/07:45:10

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/look-elegante-com-tenis/




Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

(Foto:Reprodução) – O procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, anunciou nesta quarta-feira (18) que vai pedir à Justiça venezuelana um mandado de prisão contra o presidente da Argentina, Javier Milei, pelo caso de um avião de carga apreendido em Buenos Aires, e anunciou uma investigação contra aquele país por violação dos direitos humanos.

O anúncio foi feito um dia após uma ONG e promotores federais solicitarem à Justiça argentina que ordene a prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em uma causa de crimes contra a humanidade.

O Ministério Público da Venezuela “anuncia a nomeação de dois promotores especializados na matéria, que realizam as diligências pertinentes ao caso e fazem a tramitação do mandado contra os cidadãos Javier Milei, presidente da Argentina; Karina Milei, secretária-geral da Presidência argentina; e Patricia Bullrich, ministra da Segurança argentina”, informou Saab em entrevista coletiva.

As autoridades argentinas vão ser acusadas de “roubo agravado, lavagem de dinheiro, privação ilícita de liberdade, simulação de ato punível, interferência ilícita, inutilização de aeronave e associação criminosa”, segundo o procurador.

Retido em Buenos Aires desde junho de 2022 por ordem judicial, o avião foi vendido à Venezuela pela companhia aérea iraniana Mahan Air, alvo de sanções. Ele foi apreendido ao pousar no México com um carregamento de peças automotivas.

Um juiz autorizou o confisco do avião pelos Estados Unidos, o que ocorreu em fevereiro, em meio a denúncias de “roubo” feitas por Caracas.

Venezuela e Argentina não mantêm relações, e Maduro e Milei costumam trocar críticas e insultos.

Saab também anunciou a abertura de uma investigação por crimes contra a humanidade no controle de protestos contra o governo direitista, que chamou de “genocídio”. “Decidimos nomear um procurador especializado em direitos humanos para que realize as investigações” contra Milei e Patricia.

Fonte: Agências e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/09/2024/07:45:10

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/look-elegante-com-tenis/




EUA apreendeem avião de Nicolás Maduro e pressionam presidente da Venezuela

Fonte: jetphotos.com | No passado dia dois de setembro os EUA apreenderam o avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o levaram para a Flórida. O avião é equivalente ao Air Force One do presidente dos EUA, tornando essa apreensão única na história recente. O Departamento de Justiça dos EUA alega que o avião foi apreendido devido à violação de sanções por parte de Maduro e à má governança da Venezuela.

A apreensão foi realizada na República Dominicana e ocorreu em meio a uma escalada de relações geladas entre os EUA e a Venezuela. Maduro havia usado o avião para suas viagens ao Brasil e a Cuba no passado recente. De acordo com o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, o avião havia sido comprado ilegalmente de uma empresa na Flórida por US$ 13 milhões (R$73 milhões). Além disso, ele não estava registrado em nome do governo venezuelano, mas de um indivíduo na República Europeia de San Marino.

Além disso, o Dassault Falcon 900EX de Maduro, construído na França, é o segundo avião a ser apreendido este ano. Autoridades dos EUA também confiscaram recentemente um avião de carga Boeing 747 venezuelano na Argentina, o que levou Maduro a ir ao vivo na televisão nacional e chamar os EUA de “um império gringo perverso e vingativo”.

Mandado de prisão de Maduro e reeleição fraudulenta

As autoridades federais dos EUA estão no encalço do governo venezuelano há alguns anos por corrupção. Desde que substituiu Hugo Chávez como presidente venezuelano em 2013, Maduro tem sofrido sanções constantes dos EUA devido à má gestão econômica do país. Por exemplo, em 2020, os EUA emitiram um mandado de prisão contra o Nicolás Maduro e 14 outros oficiais venezuelanos com acusações de tráfico de drogas, narcoterrorismo e corrupção. O departamento também colocou uma recompensa de US$ 15 milhões por Maduro. Isso ocorreu depois que um tribunal federal em Nova York condenou dois sobrinhos da esposa de Maduro a 18 anos de prisão em 2017 devido ao contrabando de cocaína — os dois foram libertados em 2022 como parte de uma troca de prisioneiros.

Recentemente, o Departamento de Estado dos EUA tem estado na ofensiva, tentando interromper o fluxo de bilhões de dólares para a Venezuela por meio de sanções a autoridades venezuelanas e liquidação de contas bancárias. De acordo com o ex-procurador-geral William Barr, o regime de Maduro está no radar dos EUA há algum tempo. Barr alega que Maduro tem sido um dos principais culpados conspirando com as FARC (um grupo guerrilheiro colombiano) para contrabandear cocaína para os EUA há mais de 20 anos.

O Sr. Maduro está sob crescente pressão, especialmente após as eleições venezuelanas recentemente concluídas que ele alega ter vencido. Isso apesar das alegações de fraude eleitoral generalizada nas pesquisas. Sua reeleição levou a semanas de protestos no país, onde mais de 27 pessoas morreram e mais de 2.400 pessoas foram presas. O ministro da defesa recentemente classificou as marchas antigovernamentais como um golpe.

Apesar da suprema corte venezuelana ter mantido a vitória de Maduro, os EUA reconheceram o concorrente de Maduro, Edmundo Gonzalez, como o presidente legítimo. Em retaliação, o regime de Maduro tentou silenciar qualquer oposição aos resultados das eleições – chegando até a prender Gonzalez e seu advogado com acusações de conspiração e usurpação de funções. Entretanto, Gonzalez abandonou a Venezuela para cumprir exílio na Espanha.

A economia incipiente da Venezuela

A Venezuela está em queda livre, passando de um país latino-americano mais rico para um país à beira de uma guerra civil. Apesar de estar sobre os maiores depósitos de petróleo do mundo, o país está em uma crise contínua alimentada por agitação política, insegurança alimentar e declínio econômico. Além disso, com pouca atividade econômica no país, as ondas de saques são uma norma em todo o país.

Embora relatórios recentes mostrem que a taxa de inflação do país caiu nos últimos anos, ela ainda é uma das mais altas do mundo. Como resultado, agora temos um fluxo de venezuelanos migrando para países vizinhos da América Latina. Mais de 7,7 milhões de pessoas fugiram da Venezuela na última década. Por outro lado, os jovens deixados para trás também estão tentando a sorte em jogos online, como eSports e cassinos online, à medida que encontram novas maneiras de gerar renda e escapar da crise do país.

O setor industrial da Venezuela gira em torno do petróleo e responde por mais de 37% do PIB do país. Maduro tentou reviver a indústria do petróleo, mas as sanções paralisantes dos EUA ao seu regime e a falta de manutenção tornaram isso impossível. Como resultado, houve relatos de torres de petróleo e oleodutos quebrados e com vazamento no oeste da Venezuela. Com praias transformadas em manchas de óleo e peixes manchados de óleo, isso também afetou o setor pesqueiro — a pesca comercial teve que jogar fora quase todas as suas capturas.

Além disso, outros setores, como construção e manufatura, que respondem por 12% do PIB, também estão em dificuldades. No entanto, a agitação civil afetou mais o setor de serviços do país, que emprega mais de 71% da população e responde por mais de 50% do PIB.

Fonte: Cene Produtora de Conteúdo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/2024/16:42:48

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Incêndios florestais em Portugal deixam 4 pessoas mortas; entre elas, um brasileiro

Foto: Reprodução/G1 | Chamas também deixaram 40 feridos e destruíram dezenas de casas. Região no entorno de Aveiro é a mais crítica, mas, nesta terça (17), país tinha 48 incêndios ativos, e mais de 5.000 bombeiros tentavam controlar o fogo.

Quatro pessoas, uma delas um brasileiro, morreram por conta de incêndios que atingem o entorno de Aveiro, na região central de Portugal, segundo afirmou nesta terça-feira (17) a agência de notícias estatal portuguesa Lusa.

O brasileiro que está entre as vítimas tinha 28 anos e trabalhava em uma empresa de gestão florestal no município de Albergaria-a-velha, segundo o jornal português “Público”. O município foi parcialmente engolido pelo fogo.

A identidade do brasileiro ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem, mas a Defesa Civil local disse que a família foi comunicada e que a polícia local entrou em contato com autoridades brasileiras para uma investigação conjunta.

A região onde fica o povoado, no centro de Portugal, é a mais crítica da onda de incêndios que atinge o país europeu nesta semana. No total, autoridades registraram 48 focos por todo o país, e cerca de 5.000 bombeiros trabalhavam para tentar conter as chamas.

Várias rodovidas foram fechadas nesta terça, incluindo um trecho da estrada principal que Lisboa a Porto, e conexões de trem em duas linhas ferroviárias no norte de Portugal foram interrompidas também por conta da proximidade com dois focos ativos de incêndios florestais.

Além dos quatro mortos, 40 pessoas ficaram feridas, e dezenas de casa de povoados no entorno de Aveiro foram destruídas. Imagens reigstradas pela agência de notícias Reuters mostraram moradores locais despejando baldes de água em chamas que avançavam perto da cidade de Nelas, a 50 quilômetros de Aveiro.

Só em Aveiro, o fogo já consumiu mais de 10.000 hectares de floresta. O comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, disse na segunda-feira à noite que esse número pode dobrar.

Apesar da intensidade das chamas, Portugal e a vizinha Espanha registraram menos incêndios do que o normal para esta época por conta de um ano chuvoso em ambos os países. No entanto, ambos estão mais vulneráveis às condições cada vez mais quentes e secas que cientistas atribuem ao aquecimento global.

Fonte: G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/2024/15:55:59

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Com R$ 100 milhões, maior fabricante de tratores do mundo vai instalar fábrica no Brasil

(Foto: Reprodução) – A Mahindra, empresa indiana fabricante de automóveis, máquinas agrícolas e uma das maiores fabricantes mundiais de tratores, colocou em curso um plano de expansão global.

O planejamento inclui o mercado brasileiro, onde a empresa já opera há seis anos e conta com instalações para a montagem de equipamentos em Dois Irmãos (RS) e em Canoas (RS), esta em parceria com a Arthol.

Em solenidade que ocorreu em fevereiro, o governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, acompanharam a apresentação de investimentos da Mahindra Rise, maior fabricante de tratores do mundo, no Rio Grande do Sul. Com foco em máquinas agrícolas, a empresa indiana investirá para implementar sua nova unidade no município de Araricá, na região do Vale do Sinos.

O governador Eduardo Leite ressaltou a importância dos investimentos atraídos e como a nova unidade da maior fabricante de tratores do mundo demonstra o potencial do Rio Grande do Sul nessa empreitada. “A decisão da Mahindra em investir em uma nova unidade industrial em Araricá é um testemunho do potencial do nosso Estado. Os valores investidos, bem como a geração de empregos, não representam apenas números, mas efetivamente oportunidades importantes para nossos cidadãos e o desenvolvimento econômico das nossas comunidades”, apontou.

Em seus 78 anos de atuação, a marca se destaca por ser a que mais vende tratores no mundo, sendo sua produção no Estado gaúcho voltada para veículos para a agricultura familiar. A nova fábrica possuirá uma área total de 93 mil metros quadrados. Destes, 14 mil metros quadrados são de área construída, com previsão de que seja expandido futuramente para mais de 30 mil metros quadrados.

O CEO da Mahindra no Brasil, Jak Torretta, afirmou que a empresa agora entra em um novo momento, após seus oito anos de existência no Rio Grande do Sul. “Com essa nova área e o potencial do portfólio que temos no mundo, temos uma oportunidade muito grande para trazer outros produtos para o Estado, nesta mesma fábrica, expandindo nossa atuação. Nossa expectativa é de que já estaremos produzindo na nova unidade no primeiro trimestre de 2025”, pontuou.

Confirmação da instalação

A unidade ficará às margens da rodovia RS-239 em Araricá, no Vale do Sinos. O detalhamento do projeto será vem sendo costurado junto ao Governo do Estado. A previsão é de que o investimento parta de R$ 100 milhões, com geração de mais de 400 postos de trabalho. As informações foram divulgadas pela jornalista Giane Guerra do Jornal GZH.

Atualmente, em sua planta industrial no município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, a fabricante indiana tem capacidade para produzir 1,9 mil tratores por ano para 8 mil. Segundo o diretor-geral da Mahindra no Brasil, Jak Torretta Jr, o objetivo da multinacional é triplicar sua capacidade de produção atual no Rio Grande do Sul.

Mahindra Rise maior fabricante de tratores do mundo, implementará sua nova unidade no município de Araricá, na região do Vale do Sinos – Foto: Gustavo Mansur/Secom
Mahindra Rise maior fabricante de tratores do mundo, implementará sua nova unidade no município de Araricá, na região do Vale do Sinos – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Anualmente, mais de 3 mil unidades dos tratores Mahindra são vendidas no Brasil, onde quase dois terços são na faixa de potência até 110cv, o qual é o principal segmento para a Mahindra. Num período pequeno de presença, a marca já alcança 5% de participação de mercado.

A intenção de instalar uma fábrica no Rio Grande do Sul já havia sido ventilada pela direção da empresa no Brasil, durante a Agrishow 2023, mas não tinha revelado o município de destino da estrutura. A confirmação veio recentemente com uma entrevista de Hemant Sikka, presidente do Setor de Equipamentos Agrícolas da Mahindra ao The Economic Times, da Índia.

“Nós estamos apostando no Brasil. Eu estou muito otimista com o nosso futuro no país. No cenário global atual, o Brasil tem se tornado uma das mais importantes exportadores de grãos”, disse o executivo. “Existe um enorme potencial de exportação a partir do Brasil e nós dobramos nossa participação de mercado e esperamos crescer ainda mais com a nova unidade fabril”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na linha detratores, a Mahindra já conta com instalações de manufatura ou montagem em três dos maiores mercados do mundo: Estados Unidos, Turquia e Índia. A futura base no Brasil vai fortalecer a presença da marca no sexto maior consumidor de tratores do mundo.

Em 2023, a fabricante de máquinas agrícolas anunciou investimentos de até R$ 400 milhões até 2026, com a geração de 500 empregos, em uma nova fábrica com sede provavelmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, que representará uma transformação na produção da Mahindra no Estado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Mercado de tratores no Brasil

Para a indústria de tratores, 2023 foi um ano difícil. Fatores como o fenômeno El Niño, escassez de recursos do Pronaf e Pronamp, juros elevados para financiamentos fora dos programas do BNDES e preços agrícolas, em geral, menores que no ano passado, resultaram uma queda de 15% se comparado à 2022. No segmento de pequenos e médios produtores, a queda foi ainda maior, chegando à 18%.

“No entanto, a MAHINDRA continua crescendo no Brasil. Apesar da queda de 18% no segmento que a empresa atua, conseguimos crescer 6% em relação a 2022. Ou seja, um desempenho muito acima da média da indústria”, comemora Torretta.

Sobre a Mahindra

A Mahindra foi fundada em 1945 como uma empresa de aço em Mumbai, na Índia. Dois anos depois, entrou para o mercado automotivo com um ícone mundial, o Jeep Willys.

Com o passar do tempo, consolidou sua marca e atuou em vários setores da indústria como o aeroespacial, automotivo, agronegócio, componentes, serviços de consultoria, equipamentos de construção, defesa, finanças e seguros, energia e muito mais.

 

Fonte:  Compre Rural Notícias e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/09/2024/15:10:54

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




“Nunca vou me render”, diz Trump após possível novo atentado

Foto: Reprodução | O autor dos disparos foi detido pouco tempo depois; ninguém se feriu.

Após o disparo de tiros em um clube de golfe em que estava, neste domingo (15), o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está bem e não foi ferido.

“Tiros em minha vizinhança, mas antes que os rumores comecem a se espalhar, eu queria que vocês soubessem primeiro: Estou seguro e bem!”, escreveu ele, com letras maiúsculas, em email enviado a doadores. “Nada vai me atrasar. Eu nunca vou me render!”, acrescentou.

Alvo de um atentado em julho, Trump teve de ser retirado às pressas após a troca de tiros neste domingo (15), de acordo com comunicado divulgado pela campanha do Partido Republicano. O FBI, a polícia federal americana, anunciou que o caso configura uma “aparente tentativa de assassinato” contra o ex-presidente.

Um suspeito foi detido. O filho do republicano, Donald Trump Jr., escreveu na rede social X que uma arma automática AK-47 foi encontrada próximo ao local.

“O FBI respondeu a um incidente em West Palm Beach, na Flórida, e está investigando o que parece ser uma tentativa de assassinato contra o ex-presidente Trump”, disse o órgão em comunicado.

O incidente ocorreu do lado de fora do Trump International Golf Course, em West Palm Beach, onde o republicano estava jogando golfe durante um dia de pausa na campanha presidencial, segundo a imprensa americana. O local fica próximo à sua residência em Mar-a-Lago.

Autoridades policiais disseram durante uma coletiva de imprensa que o atirador estava em alguns arbustos perto da propriedade do campo de golfe quando agentes do Serviço Secreto visualizaram um cano de um rifle nos arbustos.

De acordo com o jornal The Washington Post, agentes do Serviço Secreto levaram Trump para uma sala de espera do clube após os disparos.

Em nota, a Casa Branca disse que o presidente Joe Biden e a vice Kamala Harris foram informados sobre a ocorrência e que ficaram “aliviados em saber que Trump está seguro”. “A violência não tem lugar na América”, escreveu a candidata democrata à Casa Branca em uma postagem no X.

O episódio ocorre dois meses após Trump ser ferido numa tentativa de assassinato na Pensilvânia, em 13 de julho. Em julho, o republicano foi atingido de raspão na orelha direita e um apoiador foi assassinado em um atentado durante um comício. O atirador, identificado como Thomas Crooks, 20, foi baleado e morto por um agente do Serviço Secreto.

Na ocasião, o adversário de Trump na corrida eleitoral ainda era Joe Biden. Uma semana depois, o atual presidente desistiu de tentar a reeleição, abrindo caminho para que a vice-presidente Kamala Harris fosse alçada ao posto de candidata pelo Partido Democrata.

Fonte:  DOL Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/2024/12:26:01

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Elon Musk chama governo australiano de “fascista” por lei que multa redes sociais

Foto: Reprodução | Proposta busca aplicar multas às empresas de rede social que não conseguirem impedir a disseminação de desinformação online.

Elon Musk, proprietário da plataforma de mídia social X, chamou na sexta-feira (13.09) o governo de centro-esquerda da Austrália de “fascista” devido a uma legislação proposta para aplicar multas às empresas de rede social que não conseguirem impedir a disseminação de desinformação online.O governo trabalhista da Austrália revelou na quinta-feira uma legislação que poderia multar as plataformas de Internet em até 5% de sua receita global por permitir a desinformação, juntando-se a um esforço mundial para regular os gigantes da tecnologia.

A lei proposta exige que as plataformas de tecnologia estabeleçam códigos de conduta para impedir a disseminação de falsidades perigosas e sejam aprovadas por um órgão regulador. O órgão regulador estabeleceria seu próprio padrão se uma plataforma não o fizesse e multaria as empresas por não conformidade.

Musk, que se considera um defensor da liberdade de expressão, respondeu a uma publicação de um usuário do X que vinculava reportagem da Reuters sobre a lei de desinformação com uma palavra: “Fascistas”.

Um porta-voz da ministra das Comunicações, Michelle Rowland, disse por email que as empresas que operam na Austrália têm que cumprir as leis australianas. “Esse projeto de lei melhora a transparência e a responsabilidade das plataformas para os usuários e o povo australiano”, afirmou Rowland.

O comentário de Musk sobre o esforço contra a desinformação atraiu críticas e ridicularização de outros governistas. “Elon Musk teve mais posições sobre liberdade de expressão do que o Kama Sutra. Quando é de seu interesse comercial, ele é o defensor da liberdade de expressão e quando não gosta… ele vai fechar tudo”, disse o ministro de Serviços do Governo, Bill Shorten, ao programa do Channel Nine.

Em um confronto anterior com o governo australiano, em abril, o X foi ao tribunal para contestar a ordem de um órgão regulador cibernético para a remoção de algumas publicações sobre o esfaqueamento de um bispo em Sydney, o que levou o primeiro-ministro Anthony Albanese a chamar Musk de “bilionário arrogante”.

Posteriormente, o órgão regulador desistiu de sua contestação contra o X após um revés no tribunal federal.

O X havia bloqueado a visualização das publicações sobre o esfaqueamento pelos usuários australianos, mas se recusou a removê-las globalmente, alegando que as regras de um país não deveriam controlar a Internet.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/2024/16:14:05

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Professora que usava ‘leggings para seduzir alunos’ admite ter abusado de menor em sala de aula

Professora de Matemática admite ter abusado de aluno de 16 anos em sala de aula (Foto/Garden Ridge Police Department)

Arranhões nas costas de estudante levaram à prisão da mulher, nos EUA.

Uma professora de Matemática foi presa em 5 de janeiro deste ano após ter sido apontada por se envolver sexualmente com um aluno de 16 anos da Laquey High School, no Missouri (EUA). Ela admitiu, na semana passada, que abusou do adolescente em questão. Segundo o promotor do caso, a professora “usava decotes e leggings para seduzir alunos” em sala de aula. Arranhões nas costas do estudante levaram à prisão da professora.No processo, a educadora Hailey Clifton-Carmack, de 26 anos, é acusada de se exibir frequentemente de forma sensual em sala de aula com roupas que realçavam as curvas do corpo e a genitália. A professora tem dois filhos e era casada à época do escândalo.

Além disso, documentos mostraram que a administração da escola repreendia frequentemente a professora por ter uma grande proximidade com os alunos. O pai do adolescente, Mark Creighton, também foi acusado de colocar em risco o menor por ter conhecimento da relação entre o filho e a educadora e não denunciá-la.

A investigação do caso descobriu ainda que colegas do adolescente abusado pela professora serviam como “vigias” enquanto o ato era praticado em sala de aula. A professora chegou a dividir com o aluno as “desagradáveis experiências sexuais” que tinha com o, na época, marido, um lutador de MMA que já passou pelo Exército dos EUA e que não é o pai dos filhos de Hailey.O promotor público do condado de Pulaski, Kevin S. Hillman, afirmou à revista “People” que, de acordo com as diretrizes do Programa de Avaliação de Criminosos Sexuais do Missouri, Hailey, que agora está divorciada, pode ser condenada a até quatro anos de prisão pelos crimes ocorridos entre novembro e dezembro de 2023. A sentença será proferida no próximo dia 11 de outubro.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/2024/16:04:14

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Mulher é morta e tem corpo triturado em liquidificador

Partes do corpo de Kristina Joksimovic foram processadas em um liquidificador. |Foto: Reprodução/Redes Sociais

A vítima foi estrangulada e desmembrada com ferramentas domésticas, incluindo uma serra e tesouras de jardim.

Kristina Joksimovic, de 38 anos, finalista do concurso Miss Suíça em 2008, foi morta por seu marido, Thomas, de 41 anos, na cidade de Basileia, Suíça. O caso foi relatado pelo jornal britânico Daily Mail.

O homem admitiu o crime, alegando legítima defesa e afirmou ter desmembrado o corpo na lavanderia em um momento de pânico.

De acordo com a publicação, a vítima foi estrangulada e desmembrada com ferramentas domésticas, incluindo uma serra e tesouras de jardim. Partes do corpo foram processadas em um liquidificador. Os restos mortais foram encontrados em fevereiro deste ano, um dia após a morte, na residência do casal.

Nesta quarta-feira (11), o Tribunal Federal de Lausanne rejeitou um pedido de libertação feito pelo autor do crime, conforme reportado pelo Daily Mail. Investigadores do caso afirmaram que o homem apresentou um comportamento criminal considerado elevado.

O casal tinha dois filhos. Informações da investigação indicam que havia sinais de distúrbios mentais relacionados ao ocorrido, e pessoas próximas relataram que o casal enfrentava problemas no relacionamento há alguns meses.

Fonte: SBT News e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/2024/14:31:29

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Amazônia se torna o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil | Em meio ao cenário de seca extrema e queimadas no Norte do país, dados do Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia, indicam que o Sudoeste da Amazônia foi a região que mais emitiu gases de efeito estufa no planeta nos últimos cinco dias, segundo Lucas Ferrante, doutor em biologia e pesquisador da USP e da Universidade Federal do Amazonas. A conclusão é baseada no volume de aerossóis e de monóxido de carbono captado nessa área de emissão. Esses gases são associados aos que causam o efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, que também é liberado nos incêndios.

— A região se tornou a maior emissora de gases de efeito estufa devido ao avanço do desmatamento e às queimadas — alerta Ferrante, que pesquisa os efeitos da ação humana sobre a Amazônia há mais de uma década.

Os efeitos dessa emissão, se continuarem por um longo período, terão impacto por todo o planeta, segundo a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) Camila Silva e o professor de Economia na PUC-RS Gustavo Inácio Moraes, que estudou efeitos climáticos em sua tese de doutorado. Moraes ressalva que o cenário por enquanto é o resultado de uma temporada sazonal de queimadas, e apenas um período de muitos meses “poderia criar uma tendência mais alarmante”.

— Os gases liberados contribuem para o aquecimento global, que aumenta os níveis do mar, altera o clima. Além disso, espécies de fauna e flora desaparecem — alerta Silva.

Fogo na beira da estrada

Com mais de 82 mil focos de incêndio de 1º de janeiro a 9 setembro deste ano, a Amazônia já alcançou o dobro de queimadas em relação ao mesmo período de 2023, e o número só não é maior do que os 85 mil pontos de fogo registrados em 2007, recorde da série histórica. O GLOBO percorreu cerca de 1,6 mil quilômetros na BR-163, que liga Santarém (PA) a Cuiabá, na BR-230 (a Transamazônica) e na Transgarimpeira (na Bacia do Tapajós) e presenciou o avanço do fogo sobre a floresta, os pastos e as casas que margeiam as rodovias.

Na altura da cidade de Trairão (PA), às margens da BR-163, uma família precisou sair de casa às pressas para tentar conter as chamas do terreno ao lado. Enquanto uma mulher retirava os objetos de casa, um homem tentava jogar terra sobre o fogo com um trator. Alguns vizinhos se aproximaram com baldes e uma mangueira para barrar o fogo. A cena virou rotina na região desde agosto, quando se intensificou a seca.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município com mais focos de calor é São Félix do Xingu (PA), com 4.988 pontos. O prefeito João Cleber de Souza Torres (MDB) atribui a queimada à estiagem severa e ao costume da população de usar o fogo para preparar a roça.

— Tem muito fogo acidental e alguns podem ser criminosos. O pessoal põe fogo em pequenas roças e no quintal. A seca neste ano foi a mais severa, como não víamos desde a década de 1980. A última vez que choveu foi em maio — disse.

O município abriga a Terra Indígena Apyterewa, onde o governo federal faz um trabalho de retirada de grileiros e garimpeiros. Agentes e brigadistas do Ibama estão combatendo as queimadas na reserva e, segundo a equipe, alguns invasores iniciaram uma queimada na área para impedir que os fiscais retirassem o gado. A denúncia foi levada à Polícia Federal, que já abriu neste ano outros 19 inquéritos para apurar incêndios criminosos na Amazônia e no Pantanal.

Na área do Parque Nacional do Jamanxim (PA), a situação também é dramática. Durante a noite, o fogo avançava com rapidez nas margens da BR-163. A fumaça provoca ardência nos olhos e dificulta a respiração. A reportagem testemunhou uma casa de madeira devorada pelas chamas, enquanto os motoristas desaceleravam na pista com medo de as labaredas atingirem os veículos.

No distrito do Jardim do Ouro, em Itaituba (PA), alguns bois foram para o meio da rodovia Transgarimpeira para escapar das chamas no pasto. O sol virou uma mancha avermelhada às 13h, com a fumaça espessa que cobria o céu. Na paisagem, subsistiam os troncos das castanheiras, que podem chegar a até 50 metros de altura, em meio ao mato rasteiro em cinzas. Araras-azuis e papagaios fugiam do calor em revoada, enquanto os buritis ardiam.

Mais à frente, em Moraes Almeida (PA), a fumaça atrapalhava a visibilidade na pista de pouso de aviões pequenos que vinham dos garimpos da região.

— Sempre tem fumaça nessa época, mas não tanto quanto agora — comentou Emilia Silva, que mora à beira da BR-163.

Além do pequeno aeroporto do garimpo, o distrito tem serrarias, madeireiras e fazendas de gado erguidas no coração da Amazônia.

Cidade do ‘dia do fogo’

A fumaça se intensifica no município de Novo Progresso (PA), que ficou conhecido nacionalmente pelo “Dia do Fogo” em 2019, quando fazendeiros da região organizaram uma vaquinha para pagar o combustível e abrir o pasto no “Dia D” da queimada. O prefeito da cidade, Gelson Dill (MDB), afirmou que a situação atual está pior do que a dos últimos anos.

— Moro aqui há 25 anos e não me lembro de ter vivido uma seca tão grande. A brigada de bombeiros mais próxima fica a 400 quilômetros. Estamos tentando usar os nossos caminhões pipas, mas eles não conseguem acesso às áreas — contou.

A fumaça da floresta — Foto: Arte O Globo

Fonte: O Globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/2024/09:07:14

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com