Dois vereadores perdem mandatos na Câmara de Belém-Pará

A vice-presidente do TSE determinou a cassação da chapa de vereadores do antigo PROS, nas eleições para a CMB em 2020 | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por decisão da ministra Carmen Lúcia perdem os mandatos os vereadores Roni Gás e Túlio Neves e assumem as vagas na Câmara Municipal de Belém duas mulheres: Eduarda Bonanza e Simone Kawage.

A fraude à cota de gênero foi um dos temas mais importantes enfrentados pela Justiça Eleitoral ao longo de 2023. Julgamentos de processos sobre o assunto estiveram na ordem do dia de inúmeras sessões presenciais e virtuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre eles as ações movidas pelos diretórios municipais do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do Partido Liberal (PL) e do União Brasil (União), que ajuizaram ações de impugnação de mandatos de eleitos em 2020, alegando fraude à cota de gênero.

Na semana passada, a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia, determinou a cassação da chapa de vereadores do antigo PROS (atual Solidariedade), que concorreu às eleições para a Câmara Municipal de Belém (CMB) em 2020. Por decisão da ministra, que determinou imediato cumprimento da sentença, perdem os mandatos os vereadores Roni Gás e Túlio Neves.

Com a decisão da ministra Carmen Lúcia, assumem mandatos na Câmara Municipal de Belém duas mulheres: Eduarda Bonanza (PP) e Simone Kawage (União Brasil). A decisão da ministra encerra a interposição de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral apresentada pelo Solidariedade e deve ser cumprida imediatamente, independentemente da publicação de acórdão.

AÇÃO

Já chegou ao TSE ação semelhante que pede impugnação das chapas do Partido Liberal na disputa por vagas de deputados estaduais. A ação foi julgada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A expectativa é de que essa ação seja julgada ainda no mês de março. O Tribunal Regional, por sua vez, deve julgar ainda este mês ação semelhante de impugnação contra a chapa de deputados federais eleitos pelo PL.

As ações julgam acusações de fraudes nas cotas de gênero, previstas na Lei Nº 9.504/1997, que estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero nas eleições para a Câmara dos Deputados, para a Câmara Legislativa no Distrito Federal, para as assembleias legislativas e para as câmaras municipais.
Decisão

No ano passado, por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral reconheceu a fraude à cota de gênero cometida pelo Partido Social Democrático (PSD) no lançamento de candidaturas femininas fictícias para o cargo de vereador em Belém nas Eleições de 2020. O caso envolve o mandato eletivo de Zezinha da Silva e de Rayanne dos Santos, eleitas pelo PSD. A alegação dos partidos que solicitaram impugnação é de que as candidaturas foram fictícias, visando apenas atingir o índice de cota determinado pela legislação eleitoral.

A ministra Carmen Lúcia apontou que as duas candidatas do PSD tiveram votação zerada ou ínfima, não gastaram com publicidade de campanha e nem fizeram propaganda eleitoral nas redes sociais para o cargo.

O TSE determinou a anulação da votação obtida pelo partido e ordenou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Além disso, os ministros determinaram o cumprimento imediato da decisão, independentemente da publicação do acórdão. A decisão da maioria seguiu a linha de voto da relatora, ministra Carmen Lúcia.

Fonte: Dol Carajás  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/03/2024/09:49:48

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Bebê venezuelana morre dentro de abrigo, em Belém

Casa que serve como abrigo para venezuelanos da etnia Warao, em Belém. — Foto: Reprodução/Redes sociais

No local vivem aproximadamente 75 indígenas, entre adultos e crianças. Em fevereiro, um indígena warao morreu com suspeita de tuberculose.

Um bebê venezuelano da etnia Warao morreu na noite desta segunda-feira (11), dentro de uma casa alugada que funciona como um abrigo, localizada na travessa Campos Sales, bairro da Campina, em Belém.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou “a causa da morte da criança será investigada pelo IML e pelo Serviço de Verificação de Óbitos. A principal suspeita é de morte acidental”.

A Sesma disse que “regularmente os indígenas recebem visitas das equipes do Consultório de Rua (CNAR) e que durante os últimos atendimentos, a criança não apresentou nenhum tipo de enfermidade. No entanto, na tarde de hoje, as equipes de saúde que estiveram no local, foram informadas pela mãe da criança da morte às 10h”.

Os pais da criança foram orientados a registrarem um boletim de ocorrência para que o Serviço de Verificação de óbito (SVO) fosse acionado, mas eles recusaram, de acordo com a Sesma.

“A assistente social, que integra a equipe de saúde da Sesma, realizou o procedimento e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML)”, informou a Secretaria de Saúde.

A Polícia Científica foi acionada por volta das 19h para remover o corpo da criança. A vítima, identificada como Thaís Maria Moreno Zapatta, tinha dois meses de idade.

Moradores que vivem na mesma rua do abrigo dizem que o local é ‘totalmente insalubre’.

“São inúmeras as visitas de todos os órgãos competentes que poderiam resolver a situação insalubre em que vivem os indígenas”, diz um morador que não quer se identificar.

Na casa vivem aproximadamente 75 indígenas, entre adultos e crianças. Em fevereiro, um indígena warao morreu com suspeita de tuberculose.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/03/2024/07:48:09

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Cadela é esfaqueada por mulher em Belém

Cadela é esfaqueada no Pará(Foto: Reprodução)-

Animal foi resgatado e se encontra em um abrigo. Polícia Civil informou que o caso é investigado.

Uma cadela foi esfaqueada no último domingo (10) durante um churrasco entre moradores da Ilha de Outeiro, distrito de Belém, no Pará. A Polícia Civil informou que o caso é investigado.

O animal teria tentado roubar um pedaço de carne quando uma mulher que participava do evento pegou uma faca e atingiu a coxa traseira do cão.

O crime foi denunciado na delegacia de Icoaraci e a suspeita se apresentou na polícia ainda no domingo (10).

Segundo a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), foi instaurado um procedimento e o animal deve passar por uma perícia.

A cadela foi resgatada por um grupo de protetores de animais e recebeu atendimento médico veterinário. O animal se encontra em um abrigo.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/03/2024/07:38:43

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Ministro das Comunicações diz que Belém fará parte da maior rede de internet por fibra do mundo

(Foto: Reprodução)- Juscelino Filho explica que infovia da capital paraense até Macapá vai conectar cidades da ilha de Marajó com investimento total na Amazônia de R$ 1 bilhão.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vai estar em Belém nesta segunda-feira (11) para dar início à implantação de uma infovia com cabos de fibra ótica até Macapá (AP) – incluindo cidades na Ilha de Marajó.

“Este é um grande projeto que nos enche de orgulho. Não há nada semelhante em qualquer outro país. É levar internet veloz, de qualidade a municípios que têm difícil acesso. Só nesse trecho até Macapá são quase R$ 100 milhões de investimento. O projeto todo chega a mais de R$ 1 bilhão em toda a região da Amazônia”, diz.Em entrevista exclusiva concedida ao Grupo Liberal, Juscelino disse que também cumpre agenda na cidade com outras ações de inclusão digital e melhoria da conectividade na região. Uma Blitz de Telefonia Móvel, em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), será iniciada em frente ao Solar da Beira. “A fiscalização vai passar a semana em diversos pontos da cidade e analisar a qualidade do sinal”, explicou.

Além disso, será realizada uma cerimônia no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para doação de 1 mil computadores para laboratórios de informática no Pará e a formatura de 829 alunos de cursos de formação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Belém.

Em Belém, o senhor vai iniciar a implantação de uma infovia. Do que se trata?

Juscelino Filho: Esse é um grande projeto que nos enche de orgulho. Belém vai fazer parte da maior rede no mundo de internet por fibra ótica submersa em rios. Não há nada semelhante em qualquer outro país. É levar internet veloz, de qualidade e de forma gratuita [a instituições e órgãos públicos] a municípios que têm difícil acesso. Onde a iniciativa privada não chega, o governo federal vai chegar. Só nesse trecho até Macapá são quase R$ 100 milhões de investimento. O projeto todo chega a mais de R$ 1 bilhão em toda a região da Amazônia. Durante quase um mês, uma plataforma com mais de 70 pessoas vai trabalhar 24 horas por dia para levar não só internet, mas também dignidade a esses brasileiros. Dessa forma, as escolas terão internet de qualidade, as unidades de saúde, as prefeituras, os fóruns, enfim, locais que servem o cidadão e que podem, efetivamente, melhorar a vida das pessoas.

As regiões Norte e Nordeste terão uma atenção especial do ministério, no que diz respeito a investimentos?

Com certeza! São regiões ainda com grande concentração de pobreza, quando observamos o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. E essa é uma missão dada pelo presidente Lula ao Ministério das Comunicações: atuar para levar internet de qualidade para as cidades mais pobres, para as regiões mais distantes e, com isso, contribuir para melhorar esses índices, porque inclusão digital também é inclusão social. Além disso, a geografia, o relevo, os rios e as grandes distâncias impõem desafios enormes na expansão da rede de telecomunicações. Por tudo isso, merecem uma atenção especial. Existe uma necessidade maior e mais urgente em levar infraestrutura para promover a inclusão digital.

E como funciona a Blitz de Telefonia Móvel que também será realizada?

Essa é uma fiscalização realizada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para identificar problemas de cobertura das operadoras. A fiscalização vai passar a semana em diversos pontos da cidade e analisar a qualidade do sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G. Ao final, é produzido um relatório e com esses dados o Ministério atua junto às operadoras para que tomem as providências, caso necessário, para ampliar a cobertura, melhorar o acesso à qualidade da telefonia e internet móvel e sanar os problemas. Se dentro do prazo de seis meses não solucionarem, receberão um selo de qualidade ruim. Se resolverem, terão selo de qualidade bom. E isso vai dar mais transparência para o consumidor escolher a sua operadora de preferência.

Além disso, está prevista a doação de 1 mil computadores para o estado. Para onde serão destinados?

Esses equipamentos são, na realidade, computadores que foram restaurados dentro dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), do Ministério das Comunicações, e que estão em pleno funcionamento e com total qualidade para serem utilizados em laboratórios de informática em Pontos de Inclusão Digital em todo o estado. E esse é um projeto fantástico. Esses centros que estamos levando para todas as capitais brasileiras recebem computadores que não estão mais em uso e seriam descartados pelas empresas, portanto, lixo eletrônico. São recondicionados pelos alunos que estão em capacitação profissional e transformados em laboratórios de informática. É um programa que cuida do meio ambiente ao dar destino no lixo eletrônico, é educação e capacitação profissional para o mercado de trabalho e é inclusão digital ao ampliar o acesso à internet e computadores em regiões e cidades que muitas vezes não têm laboratórios em escolas, entidades Etc. Recentemente firmamos uma parceria com a Caixa Econômica Federal e também estamos finalizando outra com o Banco do Brasil, o que vai ampliar, e muito, as doações. O ano passado foram pouco mais de 5 mil computadores doados e esse ano queremos chegar a 28 mil equipamentos. E teremos nesta segunda-feira a formatura de mais de 800 estudantes que se capacitaram para trabalhar com manutenção de eletroeletrônicos no CRC de Belém, que inauguramos no ano passado.

Por fim, o que mais está previsto para ampliar a conectividade no país?

Temos grandes desafios para encarar. Queremos levar internet de qualidade para as 138 mil escolas de ensino básico no país e, claro, que a região da Amazônia vai ser contemplada. O presidente Lula me deu como missão oferecer ao filho do pobre, que estuda em escola pública, o mesmo acesso à internet e as mesmas condições que o filho do rico que estuda em escola particular. Também vamos levar o sinal de 5G para 5,5 mil municípios, melhorar a cobertura do 4G e muitas outras ações para conectar, cada vez mais, o povo brasileiro. Pela primeira vez, o Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, incluiu um eixo chamado “Conectividade e Inclusão”, com investimento de mais de R$ 27 bilhões. Por isso, tenho confiança que o Brasil vai avançar muito na inclusão digital nos próximos anos.

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/03/2024/09:49:50

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Casal é flagrado fazendo sexo na piscina da Assembléia Paraense, veja vídeo

(Foto: Reprodução/redes sociais)- O registro é deste sábado (9), o salva-vidas do clube precisou advertir os dois, que se retiraram da piscina logo depois.

Um casal foi flagrado fazendo sexo em público e em plena luz do dia na piscina da Assembleia Paraense, em Belém. Sem se preocupar com o público e principalmente com crianças no local, o registro foi feito por pessoas que estavam na AP na tarde do último sábado (09).

Incomodados com a situação desrespeitosa, pais de crianças que estavam próximas da piscina solicitaram que o casal fosse chamado à atenção. Em seguida, um salva-vidas do clube advertiu o casal, que se retirou da piscina em seguida.

Veja vídeos:

Fonte: Estado do Pará Online e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/03/2024/08:58:23Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Vídeo: picolé de tacacá viraliza em sorveteria de Belém; você provaria?

(Reprodução/Instagram/@generalmorango)- O local apresenta diversas opções “exóticas”, como os picolés de tacacá, pupunha com café e até açaí com camarão.

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma influencer apresenta um picolé sabor tacacá, além de outros sabores regionais bem exóticos. O cardápio da sorveteria, que fica na travessa Humaitá, esquina com a avenida Marquês de Herval, dividiu opiniões.

A influenciadora que está no vídeo afirma que o picolé é igual ao tacacá, no entanto, com uma temperatura “completamente diferente”, ela mostra que o sorvete tem até camarão e jambu.

Local, também pode ser encontrado a paleta de pupunha com café e o picolé de açaí com camarão. Você provaria?

Vídeo:

https://twitter.com/i/status/1767170530954633382

Fonte: Estado do Pará Online e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/03/2024/08:45:45

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Jader Filho diz que Belém receberá fórum e reuniões do G20 em 2024

Jader Filho anunciou para o final de março mais obras contempladas pelo Novo PAC Seleções. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Ministro das Cidades, Jader Filho informa que diversas tratativas com líderes mundiais estão em curso e anunciou para final de março a divulgação de outras obras contempladas pelo PAC Seleções.

Além da vinda do presidente da França, Emmanuel Macron, à capital paraense, prevista para ocorrer no dia 26 deste mês, Belém deve receber líderes mundiais de diversos países ao longo do ano. Ao Grupo Liberal, o ministro das Cidades, Jader Filho, informou que, no segundo semestre, Belém será a sede do Fórum de Habitação e Desenvolvimento Urbano da América Latina e Caribe (Minurvi). O evento, inclusive, será presidido pelo ministro. Além disso, pelo menos três reuniões do G20 devem ocorrer na cidade.

Jader Filho anunciou ainda para o final de março os primeiros resultados do Novo PAC Seleções, no que diz respeito aos empreendimentos que serão abraçados pelo Ministério das Cidades. Esta semana, o governo federal já anunciou 376 empreendimentos abarcados em outras pastas. “Estamos em processo de seleção. O Pará, assim como todos os estados da federação, será beneficiado. Acreditamos que até o final de março conseguiremos anunciar as primeiras escolhas”, prospectou o ministro.

Acerca das reuniões, Jader Filho detalhou que uma delas, capitaneada por ele e pelo ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, tratará sobre a prevenção de desastres. “Todos os ministros que tratam deste assunto estarão no Pará para que possamos discutir soluções para o planeta”, informou. Além desta, outras reuniões temáticas devem ocorrer, uma sobre turismo, com o ministro Celso Sabino, e outra com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda.

Sobre as obras contempladas, via Ministério das Cidades, para o Pará, o ministro destacou que a pasta atua diretamente em quatro áreas essenciais no estado. “Destaco o programa Minha Casa Minha Vida, que disponibilizará mais de 13 mil novas unidades habitacionais, sendo mais de 2 mil em Belém e mais de mil em Ananindeua. Essas unidades contarão com bibliotecas, varandas e serão alimentadas por energia limpa, garantindo sustentabilidade aos condomínios”, ressaltou.

Além disso, o ministro ressaltou que há projetos na área de saneamento, que englobam abastecimento de água, esgotamento sanitário e macrodrenagem; e na área de mobilidade urbana, todos comprometidos com a transição ecológica, a neoindustrialização, o crescimento inclusivo e a sustentabilidade. Ele destacou que, neste sentido, recentemente foi firmada uma parceria com o Governo do Estado, destinando recursos para a renovação da frota de ônibus em Belém.

“Essa é uma diretriz do presidente Lula, que enfatiza a colaboração com líderes locais — governadores, prefeitos, vereadores e deputados — para alinhar os projetos do Novo PAC às reais necessidades da população. Estamos atentos a essas demandas no processo de seleção”, garantiu Jader Filho.

COP da Floresta

De acordo com o ministro, o governo federal dará todo o suporte necessário a Belém no que diz respeito à COP. “O governo do presidente Lula vai oferecer todo o suporte necessário para que possamos realizar a melhor COP de todas, a COP da Floresta. Vamos mostrar ao mundo a nossa realidade, não vamos esconder os desafios de uma metrópole amazônica, mas vamos destacar nossas riquezas, nossa cultura, nossos rios, nossa floresta. Será a COP de um povo acolhedor, de uma gastronomia inigualável, que é a nossa”, disse.

Jader Filho destacou que o objetivo é dotar a cidade de infraestrutura e enfrentar problemas estruturais, com injeção de verbas para a melhoria do saneamento, por exemplo. “É algo em que vamos avançar, não só em Belém, mas em todo o Pará, com financiamentos sendo discutidos dentro do Novo PAC”, disse, acrescentando que várias obras serão deixadas como legado para a cidade, entre elas, o Parque da Cidade e o Porto Futuro 2, que, segundo o ministro, “estão com as obras avançadas”.

Fórum de Edificações e Clima

Durante a semana, Jader Filho participou do 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima, em Paris, na França. No evento, o ministro apresentou o programa Minha Casa Minha Vida, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a necessidade de abordar a justiça climática juntamente com a justiça social. “O Brasil está de volta ao cenário internacional. Foi perceptível o destaque dado ao governo brasileiro e ao trabalho que temos desenvolvido. Enfatizamos que não pode haver justiça climática sem justiça social”,
diz.

O Fórum, segundo o ministro Jader Filho, surgiu devido à preocupação global com a construção civil, um dos principais emissores de carbono, durante a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes. “Há uma necessidade urgente de descarbonizar nossas construções, tanto no setor público quanto no privado. O objetivo foi discutir formas de estimular a redução das emissões por meio de financiamento e diminuição dos custos de materiais de baixa emissão de carbono”, ressaltou Jader Filho.

“Acredito que fizemos um progresso significativo nesta discussão na França, e estou otimista de que avançaremos consideravelmente, a ponto de termos convidado todos para uma próxima reunião em Belém sobre este tema. Além disso, fiz um convite para que todos participem da COP 30, continuando a abordagem deste assunto iniciado nesta primeira reunião na França. Estou confiante de que muitos países se juntarão a essa iniciativa”, acrescentou.

https://www.youtube.com/watch?v=2KBMVQ3ysD0&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.oliberal.com%2F&feature=emb_imp_woyt

Fonte:  O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/03/2024/12:34:16

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Governador do Pará confirma realização de jogo da Supercopa do Brasil de 2025 no Mangueirão

Novo Mangueirão sediou, recentemente, um jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo (Foto: Agência Pará)

Helder Barbalho confirma acordo com a CBF para que a decisão do torneio, que abrirá a temporada do futebol brasileiro do ano que vem, seja em Belém.

O governador Helder Barbalho confirmou, por meio de postagem nas redes sociais, que a Supercopa do Brasil de 2025 será disputada em Belém, no Mangueirão.

A competição, que abre oficialmente o calendário do futebol brasileiro a cada temporada desde 2020, deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Assim, o governo do estado garante o Pará como sede de dois grandes eventos no mesmo ano, já que a capital paraense também receberá a COP 30 em novembro de 2025.

De acordo com apuração da reportagem, a CBF não vai se pronunciar sobre a escolha da sede neste momento. Um dos motivos é a logística envolvida em levar jogos de grande porte para Belém, com clubes, provavelmente, do eixo Sul-Sudeste.

O que é a Supercopa do Brasil?

A Supercopa do Brasil é um torneio anual de futebol que reúne os campeões da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano anterior. A primeira edição aconteceu em 1990, mas a competição foi descontinuada em 1992 e retomada apenas em 2020. Em 2023, a Supercopa do Brasil recebeu o nome de “Supercopa Rei”, em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu no final de 2022.

Ou seja, deverão estar presentes no Mangueirão, em 2025, o time que for campeão da Série A de 2024 e o que conquistar a Copa do Brasil deste ano.

Formato da disputa:

– A partida única é disputada em campo neutro, geralmente em um grande estádio do país.
– Em caso de empate no tempo normal, a decisão vai para os pênaltis.
– Se o mesmo time for campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, o vice-campeão do Brasileirão disputa a Supercopa contra o campeão da Copa do Brasil.

Lista de campeões da Supercopa:

– 6 times: Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.
– Maior vencedor: Flamengo (2 títulos)

Data da disputa

A Supercopa Rei geralmente é disputada entre janeiro e março, antes do início do Campeonato Brasileiro, e marca o início do calendário oficial do futebol brasileiro.

Edição de 2024Em 2024, a Supercopa Rei foi realizada no dia 4 de fevereiro no Mineirão, em Belo Horizonte. O São Paulo venceu o Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

https://twitter.com/helderbarbalho/status/1766180850821972025?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1766180850821972025%7Ctwgr%5Efbe710d9017fa4624d73aaf02d61bfdf138438bd%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.oliberal.com%2Fesportes%2Ffutebol%2Fgoverno-do-para-confirma-realizacao-de-jogo-da-supercopa-do-brasil-de-2025-no-mangueirao-1.789569

Fonte:  O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/03/2024/12:19:12

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Servidor da Aeronáutica é preso por furtar grama de praça recém-inaugurada em Belém

Autor do furto de grama na Praça do Arame, no bairro da Pedreira, em Belém (PA). foi identificado e preso pela Polícia (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Ele foi localizado, preso e conduzido para a Seccional da Sacramenta; veja como foi a ação.

Na manhã deste sábado (9), a Polícia Civil do Pará informou que prendeu o homem visto em um vídeo furtando placas de grama da recém inaugurada Praça do Arame, no bairro da Pedreira, em Belém. O responsável pela ação é um servidor da Aeronática.

“Em uma ação rápida das forças de segurança, foi possível identificar e prender, em flagrante, um servidor da Aeronáutica que furtou parte da grama da Praça do Arame, no bairro da Pedreira, na noite de ontem (8)”, diz a nota da PC. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem foi localizado e conduzido para a Seccional da Sacramenta. “O veículo utilizado no furto foi apreendido e a grama recuperada”, concluiu a nota. Veja como foi o furto:

As obras de reconstrução da Praça do Arame foram entregues pelo governador do Estado, Helder Barbalho, na quinta-feira (7). Desde que o furto de parte da grama foi realizado por parte do homem identificado como sendo um servidor da Aeronáutica, muita gente se indignou com o fato. A partir dessas imagens que circulam pelas redes sociais e outras informações, a Polícia passou a buscar pela identificação e paradeiro do suspeito.

Nas imagens visualizadas nas redes sociais, é possível observar que o homem abre as portas de um carro de passeio, retira parte da grama da praça e coloca o material no interior do veículo. Isso tudo, sob chuva, tanto que o homem está sem camisa. Ao final da ação, ele entra no carro e deixa o local.

Fonte:  O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/03/2024/11:17:08

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Condenado por estuprar filha e fugir para a Espanha é preso ao desembarcar no aeroporto de Belém

Condenado por estuprar filha e fugir para a Espanha é preso ao desembarcar no aeroporto de Belém — Foto: Reprodução / PF-PA

Crimes ocorreram em 2011 quando pai e filha moravam juntos em Belém e mãe no interior do estado. Vítima tinha 13 anos e evoluiu para quadro de depressão devido às violências.

Um passageiro condenado por estuprar a própria filha adolescente foi preso nesta sexta-feira (8) pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Belém.

Segundo a PF, a voz de prisão foi dada por integrantes do Núcleo de Polícia Aeroportuária, ainda dentro da aeronave.

O preso chegou à capital paraense por volta das 11h30, em voo que saiu de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (MG). A identidade dele não foi revelada.

A condenação foi a 20 anos e oito meses de prisão, por conta de estupro repetido três vezes contra a filha, em 2011. À época dos crimes, a vítima tinha 13 anos de idade.

Ao saber da acusação, o estuprador passou a morar na Espanha para fugir da persecução penal. Por isso, a sentença de prisão foi decretada, ainda que caiba recurso.

As violações ocorreram quando a vítima e agressor moravam juntos em Belém, enquanto a mãe vivia no interior do estado, segundo a PF.

A Justiça considerou que a adolescente evoluiu para quadro de depressão por conta da agressão sexual sofrida.

A prisão ocorreu durante a programação do Dia das Mulheres na Superintendência da PF no Pará.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/03/2024/10:09:22

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com