Caso inédito: gripe K é identificada em amostras do Pará

Nova gripe? Variante K do Influenza A já circula no Brasil. Foto: Divulgação | O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da chamada gripe K no Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da chamada gripe K no Brasil, identificado em amostras do estado do Pará. A informação consta no Informe de Vigilância das Síndromes Gripais, referente à semana epidemiológica 49, divulgado em 12 de dezembro.

O que é a gripe K?

A gripe K é uma variação do vírus Influenza A (H3N2), chamada de subclado K, que surgiu por uma mutação genética na superfície do vírus. Essa variante já circula em países da América do Norte, Europa e Ásia.

Apesar da novidade, especialistas garantem que não há motivo para pânico. A infectologista Rosana Ritchmann explica que a doença se manifesta de forma semelhante à gripe comum e que complicações graves são mais raras, ocorrendo principalmente em grupos de risco.

Sintomas da gripe K

Os sintomas são praticamente os mesmos de uma gripe tradicional:

  • Febre
  • Congestão nasal
  • Coriza
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Mal-estar

Grupos de risco

Idosos, gestantes e pessoas com imunidade comprometida têm maior chance de desenvolver quadros graves, que podem incluir pneumonia, sinusite, otite, desidratação ou agravamento de doenças crônicas e cardiovasculares.

O que mata não é o vírus em si, mas sim as complicações, como pneumonia bacteriana ou viral, insuficiência cardíaca ou infarto”, explica Ritchmann.

Vacina e prevenção

A vacina contra a gripe protege contra a Influenza A, incluindo H3N2, mas pode não impedir totalmente a infecção pelo subclado K. Ainda assim, o imunizante é eficaz em reduzir casos graves, hospitalizações e mortes.

“As vacinas funcionam, mesmo que a pequena mutação genética reduza um pouco a proteção. Elas protegem principalmente contra desfechos graves”, afirma a especialista.

Tratamento

O antiviral oseltamivir (Tamiflu) continua eficaz contra a gripe K e pode ser utilizado nos casos diagnosticados.

Cenário global e nacional

No Brasil, o aumento da circulação da Influenza A H3 sazonal já vinha sendo registrado antes da identificação do subclado K. No Nordeste, estados como Alagoas e Paraíba apresentaram aumento de casos de Influenza B.

Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta global sobre o aumento de casos de gripe K na Europa e na Ásia, reforçando a necessidade de manter as campanhas anuais de vacinação, consideradas uma das medidas mais eficazes de saúde pública.

Fonte: CNN Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/12/2025/14:11:26

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com