Lula indica Jorge Messias para a vaga de ministro do STF no lugar de Barroso

Foto: Reprodução | Advogado-geral da União, Messias tem 45 anos e é considerado um nome de confiança de Lula, com apoio de ministros do PT e da ala palaciana. Indicação precisa ser aprovada pelo Senado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira (20) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para tomar posse, o escolhido de Lula ainda terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário principal da Casa. São necessários, pelo menos, 41 votos para a aprovação.

Se receber o aval do Senado, Messias ocupará, no STF, a vaga aberta após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar a antecipação da aposentadoria.

Em nota, Messias se disse “honrado” com a indicação e afirmou que buscará demonstrar ao Senado que reúne os requisitos necessários para assumir a função.

Já Lula, também em uma rede social, disse ter certeza de que, no STF, o atual advogado-geral da União “seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”.

Quem é o indicado?

Atual advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias tem 45 anos e é natural de Pernambuco. Está no governo desde o início da terceira gestão Lula, em 2023.

Saiba os principais pontos da trajetória de Jorge Messias:

➡️ Tomou posse na AGU em 2023, no início do governo Lula. Antes mesmo da nova gestão começar, já integrava a equipe de transição;

➡️ Servidor público desde 2007, com atuação em diversos órgãos do Executivo, como o Banco Central e o BNDES;

➡️ É considerado um nome de confiança de Lula, com apoio de ministros do PT e da ala palaciana;

➡️ Mantém relação próxima e leal com o presidente, desde os tempos do governo Dilma Rousseff.

  • Carreira

Formado em Direito em 2003 pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), é doutor (2024) e mestre (2018) pela Universidade de Brasília (UnB).

Ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional em 2007, função voltada à cobrança de dívidas fiscais de contribuintes inadimplentes com a União.

Ao longo da carreira, ocupou diversos cargos estratégicos no Executivo: foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (2015-2016), secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação (2012-2014) e consultor jurídico nos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012).

Também atuou como procurador do Banco Central (2006-2007) e conselheiro fiscal do BNDES, em 2016.

  • Na transição e no governo Lula

Em 2022, integrou a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Foi anunciado para o comando da AGU em dezembro daquele ano e tomou posse em janeiro de 2023.

A instituição tem papel central na assessoria jurídica da Presidência e na representação da União junto ao Supremo Tribunal Federal.

  • No governo Dilma

Durante o governo Dilma Rousseff, Messias ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ).

 Fonte: G1 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2025/07:54:53

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30; organização diz que fogo foi controlado

Foto: Reprodução | Fogo na Zona Azul começou pouco depois das 14h. A organização da Conferência do Clima diz que as chamas foram controladas em seis minutos e que 21 pessoas foram atendidas por inalar fumaça.

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) no Pavilhão do Países, uma das áreas da Zona Azul da COP30, em Belém (PA). No VÍDEO acima, veja o momento em que o fogo começa.

Os primeiros relatos do problema aconteceram pouco depois das 14h. A organização da Conferência do Clima diz que o fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos e que 21 pessoas receberam atendimento médico. Entre os casos, 19 estão relacionados à inalação de fumaça e dois à crise de ansiedade. Doze pessoas tinham sido liberadas no começo da noite.

COP 30: Bombeira civil passa mal e é atendida dentro da Blue Zone, na COP.

Todas as pessoas que estavam na Zona Azul receberam ordem da segurança para deixar o espaço. A medida significa a paralisação dos trabalhos da COP30.

A UNFCCC, entidade da Organização das Nações Unidas responsável pelo evento, informou que os bombeiros realizavam uma checagem de segurança e NÃO há previsão de reabertura da Zona Azul antes das 20h.

A Zona Azul, também chamada de Blue Zone, é o principal espaço da Conferência do Clima. Ela é a área onde estão as salas onde se reúnem os negociadores e ministros.

Também é o espaço onde países montam seus stands para divulgar projetos e iniciativas. Foi nesta região que o fogo foi registrado (veja o mapa abaixo).

Veja local do incêndio na COP30 — Foto: Kayan Albertin/Arte g1

Veja local do incêndio na COP30 — Foto: Kayan Albertin/Arte g1

O governador do Pará, Helder Barbalho, informou para a jornalista Andréia Sadi que as equipes trabalham com duas hipóteses iniciais para o incidente na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.

Críticas da ONU à estrutura em Belém

Há uma semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais. A demanda foi feita em uma carta enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) a Rui Costa, ministro da Casa Civil (que coordena as atividades relacionadas à cúpula), e a André Corrêa do Lago, presidente da conferência.

No documento, o secretário-executivo Simon Stiell relata que a tentativa de invasão ocorrida na noite de terça-feira, quando um grupo estimado em 150 ativistas entrou no pavilhão, deixou feridos, causou danos e expôs “brechas graves” no controle do evento.

O texto descreve ainda uma série de vulnerabilidades, entre elas estavam:

  • portas sem monitoramento,
  • contingente de segurança abaixo do necessário
  • e ausência de garantias de resposta rápida das forças federais e estaduais.

A ONU também chamou atenção para problemas de infraestrutura:

  • calor excessivo em pavilhões,
  • falhas de climatização,
  • infiltrações provocadas pelas chuvas
  • e riscos associados a água próxima de instalações elétricas.
 O que é o Pavilhão dos Países?

O pavilhão dos países é a área da COP30 dedicada às exposições oficiais das delegações nacionais e de organizações internacionais. Localizado na entrada da Blue Zone, o espaço reúne estandes onde são realizados debates, mesas temáticas e apresentações de projetos ligados à agenda climática.

Ali não atuam os negociadores formais dos países, mas sim observadores, representantes técnicos e instituições parceiras. Além dos governos, também estão presentes organizações como a ONU e a OTCA.

Esses pavilhões funcionam como vitrines para que cada país apresente suas estratégias, soluções e iniciativas, servindo de palco para painéis, encontros bilaterais e atividades paralelas relacionadas às negociações climáticas.

Fonte: G1 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2025/07:44:51

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Mulher é vítima de importunação sexual em fila de atendimento de posto de saúde no Ceará

Foto: Reprodução | Caso aconteceu em uma unidade de saúde em Nova Olinda, no interior do Ceará, na última quarta-feira (19).

Um caso de importunação sexual foi registrado por câmeras de segurança dentro de um Posto de Saúde em Nova Olinda, no interior do Ceará, na última quarta-feira (19).

Nas imagens, um homem aparece entrando na fila de atendimento e se posiciona logo atrás de uma mulher de maneira suspeita. A vítima percebe a movimentação, olha para trás e tenta se
afastar.

Instantes depois, o homem agarra a mulher por trás e passa a língua no pescoço dela. Assustada, ela consegue se desvencilhar e sai da fila. Na gravação, a vítima chega a procurar ajuda, mas não encontra ninguém por perto naquele momento.

A Polícia Civil informou que um homem de 32 anos foi preso em flagrante por crime contra a dignidade sexual.

Fonte: G1 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2025/07:44:51

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Dois homens são mortos e mulher fica ferida após ataque a tiros em borracharia no município de Trairão

Foto: Reprodução | O caso ocorreu na noite de quinta-feira (20), na Avenida São Sebastião, no bairro do Batata.

Dois homens foram mortos e uma mulher ficou ferida após serem atingidos por disparos de arma de fogo em uma borracharia na noite de quinta-feira (20), na Avenida São Sebastião, no bairro do Batata, em Trairão, sudoeste do Pará.

Segundo informações repassadas à Polícia Militar, ao chegarem ao local os policiais encontraram Maurício Silva da Penha, proprietário da “Borracharia do Maurício”, e Wellington da Costa Almeida, conhecido como “Loirinho”, já sem vida. Ambos foram alvejados por vários tiros.

A esposa de Maurício, Sheire dos Santos Silva, também foi baleada na região da bacia. Ela foi socorrida e encaminhada à unidade de saúde do município e, de acordo com as informações iniciais, não corre risco de morte.

Testemunhas relataram que dois suspeitos, ainda não identificados, chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram os disparos contra as vítimas, fugindo em seguida. A motivação do crime ainda é investigada.

Informações colhidas no local apontam que Wellington tinha passagem pelo sistema penal e respondia em liberdade. Já Maurício, além de proprietário da borracharia, estaria em um local apontado por moradores como possível ponto de venda de drogas, situação que também será apurada pela polícia.

O delegado Lamarão foi acionado e solicitou a remoção dos corpos pelo IML de Itaituba. A guarnição da PM permaneceu no local até a chegada da equipe de perícia e realizou o isolamento da área para os procedimentos legais.

c6d92756c05049ec846da4fe8bed6e1f_6920502b3657f

Fonte: Giro Portal e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2025/07:44:51

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/as-pecas-chave-do-guarda-roupa-infantil-masculino-para-o-verao-2026/




Facções criminosas assumem controle do garimpo ilegal em terra indígena de MT

Foto: Reprodução | Facção transforma Terra Indígena Sararé em território sob domínio criminoso.

O novo relatório Cartografias da Violência na Amazônia, divulgado nessa quarta-feira (19.11), revela uma mudança profunda na dinâmica criminosa da região e coloca o estado de Mato Grosso no centro de um dos movimentos mais preocupantes registrados nos últimos anos: facções criminosas passaram a controlar diretamente o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, estabelecendo regras próprias, disciplinando trabalhadores e dominando a logística da extração mineral.

Segundo o estudo, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como fornecedor de armas ou “proteção” aos garimpeiros e passou a comandar a atividade como gestor de fato. A facção controla a circulação de máquinas, combustível, trabalhadores e insumos, além de impor normas de atuação e aplicar punições internas. Para operar nos garimpos, grupos e trabalhadores devem pagar mensalidades em ouro, que variam de 10 a 100 gramas por mês, conforme o tipo de extração utilizado.

A Terra Indígena Sararé, atualmente o principal foco de garimpo ilegal em Mato Grosso, apresenta estruturas industriais de extração, com escavadeiras de grande porte, acampamentos extensos e balsas utilizadas para operar em áreas remotas. O relatório aponta que esse nível de organização só é possível com apoio logístico robusto, oferecido pelas facções como forma de expandir seus lucros e o controle territorial.

Entre 2023 e 2024, a área destruída pelo garimpo na Terra Indígena Sararé aumentou 93%, enquanto outras terras indígenas da Amazônia apresentaram redução. Esse avanço acelerado é acompanhado pelo fortalecimento da presença criminosa, que encontrou na extração de ouro uma fonte constante de renda e um meio de ampliar sua influência em áreas de difícil fiscalização.

As operações de desintrusão realizadas entre agosto e outubro deste ano reforçam a escala econômica da atividade: apenas nesse período, ações coordenadas pelo Ministério dos Povos Indígenas, Ibama, Funai, Polícia Federal, Abin e Força Nacional destruíram ou apreenderam bens avaliados em R$ 237,5 milhões, incluindo máquinas pesadas, combustível, estruturas de apoio e equipamentos de alto valor.

O relatório descreve a situação como uma simbiose inédita entre o crime organizado e os crimes ambientais, em que rotas de tráfico, desmatamento e mineração ilegal se sobrepõem, criando um modelo de governança criminosa altamente lucrativo e de difícil enfrentamento. A presença das facções altera não apenas a dinâmica econômica do garimpo, mas também a configuração territorial e social da região, ampliando os riscos para povos indígenas, trabalhadores submetidos às regras impostas pela facção e comunidades vizinhas.

A Terra Indígena Sararé é apontada como uma das áreas mais afetadas do país pela mineração ilegal e pela presença direta de organizações criminosas, o que reforça a necessidade de ações contínuas de fiscalização e de políticas públicas de proteção territorial. Para os pesquisadores, enquanto a economia ilegal permanecer sob domínio das facções, operações pontuais não serão suficientes para desmontar a estrutura instalada.

Leia também: Vítima de “salve”, amedrontada afirma que “Não vi quem me baleou, nem a cor do carro”

Fonte:   e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/11/2025/07:37:30

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Cachoeira da Serra celebra 25 anos: de projeto a distrito consolidado no território de Altamira

Arte: Reprodução/Chellsen | O distrito de Cachoeira da Serra celebra, nesta quarta-feira (19), 25 anos de sua fundação simbólica, marcada em 19 de novembro de 2000. A data relembra o período em que a abertura do projeto atraiu ônibus lotados de visitantes interessados em conhecer a nova localidade, impulsionando a venda dos primeiros lotes e dando início ao crescimento populacional que moldou a comunidade.

Apesar da intensa movimentação no ano 2000, Cachoeira da Serra foi oficialmente criada apenas em 2 de julho de 2004, por meio da Lei Municipal nº 1.531, que reconheceu o distrito e permitiu sua organização administrativa e territorial.

Atualmente, a região é administrada por uma Subprefeitura e abriga cerca de 10 mil moradores. Localizada às margens da BR-163, às margens do rio Curuá, Cachoeira da Serra é o distrito mais distante do Brasil em relação à sua sede municipal: são 1.008 quilômetros até Altamira. A localidade faz divisa com Castelo de Sonhos, mantendo forte ligação econômica e social com o distrito vizinho.

Primeiro ponto após a divisa entre Pará e Mato Grosso, Cachoeira da Serra é reconhecida como porta de entrada para a Amazônia. Sua economia é impulsionada pelo setor madeireiro, pela pecuária, pela lavoura e, principalmente, pelo avanço da produção de grãos. Hoje, o distrito é o maior polo produtor de grãos do território de Altamira, considerado o celeiro do agronegócio local.

Mesmo jovem, Cachoeira da Serra demonstra grande potencial de desenvolvimento. Seu crescimento reflete o trabalho de sua população e sua importância estratégica para Altamira. Cada ano comemorado marca mais um capítulo de uma história construída com coragem, união e esperança em um futuro ainda mais promissor.

Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução
Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução

Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução
Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução

Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução
Cachoeira da Serra | Foto: Reprodução

Fonte: Jornal Folha do Progresso/Ascom Prefeitura Altamira  e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/12:01:25

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Novo Progresso figura entre as cidades mais violentas da Amazônia Legal; Pará reúne seis dos 20 piores índices

Seis cidades do Pará, entre elas Novo Progresso, estão na lista das 20 mais violentas da Amazônia Legal. Os dados fazem parte da 4ª edição do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O levantamento analisa as taxas de mortes violentas intencionais (MVI) registradas entre 2022 e 2024 e considera o porte populacional de cada município para permitir comparações entre realidades distintas.

A Amazônia Legal reúne 772 municípios distribuídos em nove estados brasileiros. Segundo o estudo, mais de oito mil pessoas foram vítimas de MVI em 2024, o que corresponde a uma taxa média de 27,3 assassinatos por 100 mil habitantes.

O FBSP classifica os municípios em quatro portes populacionais:

  • Pequeno I: até 20 mil habitantes

  • Pequeno II: entre 20 e 50 mil habitantes

  • Médio: entre 50 e 100 mil habitantes

  • Grande: acima de 100 mil habitantes

Seis cidades do Pará aparecem entre as 20 mais violentas da Amazônia Legal

O relatório destaca que os municípios paraenses estão distribuídos em todas as categorias populacionais avaliadas. São eles:

➡️ Altamira – Porte Grande

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Altamira está entre os cinco mais violentos. O estudo aponta fatores como grilagem, desmatamento ilegal, conflitos por terra e água e a atuação de facções como o CCA, aliado ao PCC, além do Comando Vermelho.
A presença de grupos criminosos e ilícitos ambientais cria um ambiente de alta instabilidade.

➡️ Itaituba – Porte Grande

Também entre os maiores municípios, Itaituba aparece como uma das cidades mais violentas. Conhecida como “capital da lavagem do ouro”, a região vive forte presença de mineração ilegal, atraindo facções.
O Comando Vermelho exerce forte influência, enquanto o CCA utiliza garimpos para lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

➡️ São Félix do Xingu – Porte Médio

São Félix do Xingu ficou em 1º lugar entre os municípios médios mais violentos de toda a Amazônia. O estudo aponta histórico de disputas por terra, pecuária extensiva, desmatamento ilegal e conflitos em áreas indígenas.
O avanço do garimpo ilegal agrava ainda mais o cenário.

➡️ Mocajuba – Porte Pequeno II

Mocajuba também integra o grupo Pequeno II. A cidade enfrenta forte presença do Comando Vermelho e do Bonde 777, além de altos índices de letalidade policial.
Segundo o levantamento, metade das mortes violentas registradas em 2024 ocorreu durante intervenções de agentes de segurança.

➡️ Novo Progresso – Porte Pequeno II

No mesmo grupo, Novo Progresso aparece entre os cinco municípios mais violentos da Amazônia Legal.
Cortada pela BR-163, a cidade enfrenta um conjunto de fatores apontados pelo estudo como geradores de violência:

  • conflitos pelo uso da terra,

  • avanço do desmatamento,

  • garimpo ilegal,

  • invasões de áreas indígenas.

Esses elementos formam o cenário que colocou o município na lista.

➡️ Cumaru do Norte – Porte Pequeno I

Entre os municípios com menos de 20 mil habitantes, Cumaru do Norte está entre os cinco mais violentos. A violência está ligada a conflitos fundiários envolvendo agropecuaristas e comunidades tradicionais.
A região abriga parte da Terra Indígena Kayapó, marcada por desmatamento e garimpo ilegal.

Facções criminosas na Amazônia Legal

O relatório destaca que 344 municípios da Amazônia Legal apresentam algum tipo de evidência da atuação de facções criminosas.
No Pará, essa presença é mais intensa justamente nas cidades listadas entre as mais violentas, contribuindo para:

  • disputas territoriais,

  • homicídios,

  • retaliações internas,

  • pressões sobre terras indígenas e áreas ambientais

Fonte: Jornal Folha do Progresso/FBSP  e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/11:03:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Ex-jogador Jô é preso novamente por atraso de pensão no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução | Esta já é a quarta prisão do atacante pelo mesmo motivo.

João Alves de Assis Silva, conhecido como Jô, foi detido na Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por ordem da 1ª Vara de Família de Jacarepaguá, após acumular 12 meses de atraso na pensão alimentícia. A prisão é a quarta do atacante pelo mesmo motivo.

A primeira detenção ocorreu em maio de 2024, enquanto Jô atuava pelo Amazonas. À época, ele foi preso em Campinas, na véspera de um jogo contra a Ponte Preta, e liberado no dia seguinte graças à decisão favorável de sua defesa. Ainda em 2024, após deixar o Amazonas e se transferir para o Itabirito-MG, o atacante foi novamente preso em Contagem durante os treinos do clube. Pouco depois, em São Paulo, ele foi detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Apesar dos problemas fora de campo, Jô manteve forte vínculo com Manaus, cidade onde viveu sua última fase significativa no futebol. Em julho, viralizou ao pedir sua namorada em casamento em um bar da capital amazonense.

O retorno de Jô ao futebol aconteceu em 2023, quando saiu da aposentadoria e assinou com o Amazonas. Durante oito meses na Onça-Pintada, disputou 26 partidas, marcou seis gols e distribuiu uma assistência. O desligamento do clube ocorreu em agosto do mesmo ano, em rescisão amigável, devido a problemas pessoais do jogador.

Fonte: destakesportes e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/11:03:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Ferroviária e Palmeiras decidem título da Copa do Brasil Feminina

Foto: Reprodução | Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 15h30 (de Brasilia), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara

Ferroviária e Palmeiras entram em campo nesta quinta-feira (20), às 15h30 (de Brasília), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, em São Paulo, pela final da Copa do Brasil Feminina.

Vale lembrar que a decisão é realizada em jogo único. Em caso de empate no tempo regulamentar, o campeão será definido nos pênaltis.

As Palestrinas buscam um título inédito, enquanto as Guerreiras Grenás vão em busca do bicampeonato – a equipe foi campeã em 2014 após vencer o São José nos pênaltis na decisão.

Está será a primeira vez que as equipes se enfrentam em uma final. Apesar disso, os times já se enfrentaram em três situações de mata-mata, sendo duas vezes na semifinal do Campeonato Paulista (2022 e 2024) e uma vez nas quartas de final do Campeonato Barsileiro (2020). Em todas as ocasiões o Palmeiras se classificou para a fase seguinte.

Ao longo da história, as equipes se enfrentaram em 23 jogos, sendo nove vitórias do Palmeiras, oito triunfos da Ferroviária e seis empates.

Campanhas até a final

O Palmeiras estreou na terceira fase da competição, diante do Avaí/Kindermann e venceu por 4 a 0. Nas oitavas de final, as Palestrinas receberam o América e voltaram a golear, desta vez, por 3 a 0. nas quartas, a equipe paulista goleou o Sport por 5 a 0. Na semifinal, o Verdão goleou o São Paulo por 4 a 0.

A Ferroviária também estreou na terceira fase e venceu o Coritiba por 5 a 1. Nas oitavas, as Guerreiras Grenás venceram o Vitória por 3 a 0. Nas quartas, a equipe enfrentou o Internacional e venceu por 2 a 0. Na semi, o time superou o Bahia por 2 a 0.

Onde assistir a Ferroviária x Palmeiras

TV: Globo, SporTV e NSports

Ficha técnica de Ferroviária x Palmeiras

Data: 20/11/2025

Horário: 15h30 (de Brasília)

Local: Fonte Luminosa

Final

Fonte: destakesportes e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/11:03:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Grêmio domina o Vasco, vence por 2 a 0 e afunda rival na crise

Foto: Reprodução | Com atuação dominante do início ao fim, o Grêmio derrotou o Vasco por 2 a 0 na Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão, expôs as fragilidades do time carioca e ampliou para quatro jogos a sequência de derrotas da equipe de Fernando Diniz.

O Grêmio impôs autoridade, agressividade e ritmo forte para vencer o Vasco por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (19), em Porto Alegre. A equipe gaúcha foi superior em todos os setores, criou inúmeras chances e contou com gols de Carlos Vinícius e Francis Amuzu para consolidar o triunfo. Ao Vasco, restou apenas resistir — e ver a crise se aprofundar.

Desde os primeiros minutos, ficou claro que o roteiro do jogo seria um só: o Grêmio avançou as linhas, pressionou a saída curta vascaína — marca registrada de Fernando Diniz — e tomou conta da partida. A cada tentativa de construção do Vasco, surgiam erros, passes apertados e dificuldades impostas pelo ritmo gremista.

Quando o sistema defensivo carioca falhava, Léo Jardim aparecia. O goleiro fez pelo menos cinco defesas importantes no primeiro tempo e evitou que o Grêmio construísse uma goleada antes do intervalo. Pavón, Cristaldo e Amuzu finalizaram repetidamente, mas pararam nas boas intervenções do camisa 1. O Vasco, por sua vez, pouco produziu: apenas duas finalizações sem real perigo.

O domínio gremista virou gol logo aos três minutos da etapa final. Pavón cruzou da direita, a bola desviou e sobrou para Carlos Vinícius, que girou rápido e bateu firme no canto esquerdo, finalmente superando Léo Jardim. O gol não acordou o Vasco — e sim fortaleceu ainda mais o controle dos donos da casa, que seguiram dominando o meio-campo e travando qualquer tentativa de reação.

O Vasco só conseguiu criar perigo aos 22 minutos, quando Rayan cruzou e Vegetti cabeceou com perigo, à direita de Volpi. O próprio Rayan voltou a arriscar, desta vez de longa distância, mas o goleiro gremista defendeu sem dificuldades. Foram raros lampejos em um segundo tempo marcado por erros, lentidão e pouca aproximação ofensiva do time carioca.

A vitória ganhou números justos no fim da partida. Em contra-ataque, Dodi lançou Amuzu, que disparou livre, invadiu a área e finalizou no canto direito. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, fechando o placar e premiando a superioridade gaúcha.

O resultado confirma a recuperação do Grêmio na reta final do Brasileirão. Já o Vasco acumula mais uma atuação preocupante, recheada de falhas técnicas e sem capacidade de resposta. Uma noite em que os gaúchos comandaram o jogo — e os cariocas seguiram afundando.

Próximos jogos:

– Grêmio visita o Botafogo neste sábado (22), às 19h30, no Nilton Santos.

– Vasco enfrenta o Bahia no domingo (23), às 16h, na Fonte Nova, tentando pôr fim a quatro derrotas seguidas.

Fonte: destakesportes e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/11/2025/11:03:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com