PM é preso por matar amigo no RJ e diz que não se lembra da troca de tiros

Foto: Reprodução | O homicídio ocorreu na noite de domingo (19), na zona sudoeste do Rio. Ambos eram PMs, e imagens registraram a troca de tiros no meio da rua.

Dois policiais militares de folga trocaram tiros na madrugada deste domingo, 19, em Vila Valqueire, na zona sudoeste do Rio após se desentenderem dentro do mesmo carro em que estavam. Imagens de câmeras de segurança registraram o ocorrido.

O sargento Eduardo Filipe Santiago Ferreira, de 42 anos, morreu no confronto. O sargento William Amaral da Conceição, de 36 anos ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Ele foi preso em flagrante por homicídio.

Segundo as investigações preliminares, o policial preso alegou à polícia que não lembrava do momento dos disparos. Ele também relatou à PM, antes da chegada da Polícia Civil, que teriam sofrido uma tentativa de assalto. No entanto, a Polícia Civil não encontrou nenhum tipo de evidência do crime.

A TV Globo apurou que William e Eduardo são padrinhos de casamento um do outro. À polícia, ele disse que eram “amigos íntimos”.

Antes de ser morto pelo amigo, Santiago chegou a suplicar para não ser morto.

“Amaral! Amaral! Tá maluco? Sou eu, Santiago, mano!”, disse a vítima. “Vai tomar no c*! Eu vou te matar!”, respondeu o colega. “Amaral, é o Santiago!”, ainda insistiu o outro.

Santiago acabou morto em uma troca de tiros com pelo menos 8 disparos.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

Veja vídeo:

Fonte: G1 e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/17:09:17

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Cozinheira é assassinada dentro de casa após se recusar a envenenar comida de policiais, no Ceará

A cozinheira Antônia Ione Rodrigues foi assassinada a tiros em casa enquanto dormia, em Saboeiro, no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal

Polícia investiga envolvimento de uma facção criminosa.

Antônia Ione Rodrigues da Silva, chamada de “Bira”, foi assassinada a tiros em sua casa na madrugada de sábado (18), em Saboeiro, no Ceará. A vítima, de 45 anos, já havia trabalhado como cozinheira de uma unidade da Polícia Militar e era conhecida pela proximidade com os agentes de segurança. Ela teria sido alvo de membros de uma facção criminosa.

Dois homens foram presos e um adolescente apreendido sob suspeita de envolvimento no crime. O inquérito aponta os suspeitos como membros do Comando Vermelho e líderes do tráfico de drogas no município. A defesa nega todas as acusações.

As investigações apontam ainda que um possível motivo para a morte da cozinheira é que ela negou o pedido dos criminosos de envenenar a comida dos policiais.

O crime aconteceu por volta das 2h. Informações preliminares apontam que quatro homens invadiram a residência de Bira e a assassinaram. Na ocasião, dois filhos da vítima estavam presentes, entre eles uma menina de 12 anos.

Peritos criminais confirmaram o uso de arma de fogo no crime, não descartando a possibilidade do uso também de arma branca.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que dois homens, de 20 e 21 anos, foram presos em flagrantes neste sábado (18) pelo homicídio. A vítima, de 45 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo no distrito de Flamengo, em Saboeiro. Um terceiro indivíduo também foi conduzido e prestou esclarecimentos na Delegacia de Iguatu.

Vítima negou envenenar policiais

A Polícia continua investigando a motivação do crime, mas familiares da vítima e moradores da região indicaram os três suspeitos detidos como possíveis executores, alegando que eles já haviam tido desentendimentos com Bira. Em depoimento à Polícia, o filho da vítima relatou que, dias antes do crime, o adolescente apreendido havia ameaçado a mulher de morte.

Segundo relatos de agentes da Polícia Militar, a própria cozinheira já havia mencionado anteriormente que os suspeitos tentaram convencê-la a envenenar a comida servida aos policiais. Ela recusou o pedido.

“Eu enveneno a [comida] de vocês, que gosta de vagabundo, mas não a da polícia”, teria dito Bira na ocasião.

Suspeitos negam envolvimento no crime

Todos os três detidos negaram envolvimento no crime, assim como qualquer ligação com facções criminosas.

O adolescente apreendido declarou à polícia que, um dia antes do crime, foi convidado pelos dois homens presos para participar do assassinato da cozinheira. Ele afirmou ter considerado a proposta, mas decidiu não se envolver.

Segundo o relato, os suspeitos queriam matar Bira por ela ser amiga da polícia e por frequentemente prestar apoio aos policiais da região. O jovem disse ainda que ouviu que a vítima havia sido “decretada” pelo Comando Vermelho.

Os dois homens presos também confirmaram, durante o interrogatório, que Bira costumava entregar membros da facção à Polícia Militar.

O adolescente contou ainda que já havia tido um desentendimento com a vítima no passado, após ser filmado por ela durante uma vaquejada, sem autorização. Ele relatou que, na ocasião, estava embriagado e foi tirar satisfações com Bira, que afirmou que entregaria o vídeo aos policiais.

A prefeitura de Saboeiro emitiu nota de pesar pela morte de Antônia Ione. “Neste momento de dor nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando força e conforto para superar essa perda irreparável”.

Fonte: G1 e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/17:09:17O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Vídeo: Trump publica vídeo de IA com ataque de fezes a manifestantes

Vídeo criado por IA debocha de manifestantes – (crédito: Reprodução/Truth social)

Em publicação na Truth Social, presidente publica vídeo lançando bomba de fezes sobre manifestantes.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (19/10) um vídeo feito por inteligência artificial em que aparece pilotando um avião militar, usando uma coroa de rei e lançando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” (“Sem reis”). A publicação foi feita na rede social, a Truth Social.

O vídeo foi a primeira reação pública de Trump às manifestações que tomaram as ruas de diversas cidades americanas e europeias no sábado (18/10). Em entrevista à Fox News, o presidente comentou o episódio e tentou afastar as críticas de autoritarismo. “Estão se referindo a mim como rei. Eu não sou um rei”, afirmou.

Antes disso, o Partido Republicano havia minimizado os protestos, classificando-os como “movimentos antiamericanos”. A mobilização foi uma das maiores desde o retorno de Trump à Casa Branca e ocorre em meio à paralisação do governo federal, o chamado shutdown, provocada pela falta de acordo no Congresso sobre o orçamento.

Veja vídeo:

Fonte: Correio Brasiliense e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:48:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Serra do Cachimbo, em Novo Progresso, é destaque em operação da Sefa que apreendeu cargas de milho, soja e chope de vinho no Pará

A Serra do Cachimbo, localizada no município de Novo Progresso, foi palco de mais uma importante ação da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa). Durante fiscalização realizada na quinta-feira (16), fiscais apreenderam 45 toneladas de milho transportadas com documentação irregular.

De acordo com o coordenador da operação, Maycon Freitas, o caminhão transportava o grão com nota fiscal declarando origem em Abadia de Goiás (GO) e destino em Boa Vista (RR). No entanto, a equipe identificou inconsistências no documento, já que o tempo entre a emissão da nota e a chegada do veículo à Serra do Cachimbo era incompatível com o trajeto.

“Na consulta aos sistemas de controle, foi verificado que o mesmo veículo havia dado entrada no Mato Grosso (MT) transportando materiais de construção dias antes, sem registro de saída do Estado. Isso confirmou a inidoneidade da nota fiscal apresentada”, explicou Freitas.

A carga, avaliada em R$ 49.500,00, foi apreendida e lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 16.929,00, referentes ao imposto e multa devidos.

As ações de fiscalização da Sefa se estenderam a outras regiões do Estado no fim de semana. No posto fiscal de Jarbas Passarinho, em Carajás, 56.468 garrafas de chope de vinho (660 ml cada), avaliadas em R$ 418.698,99, foram apreendidas. A carga saíra de Pinheiro Preto (SC) com destino a Boa Vista (RR), mas a empresa destinatária estava com a inscrição estadual suspensa, o que tornou a operação irregular.

Já em Cachoeira do Piriá, na Coordenação de Gurupi, os fiscais apreenderam 48.100 kg de soja em grãos, avaliados em R$ 94.853,20. Segundo o coordenador Gustavo Bozola, a nota fiscal indicava transferência entre empresas de Dom Eliseu (PA) e Açailândia (MA), porém a rota percorrida pelo caminhão e as declarações do motorista revelaram que a carga havia saído de Barcarena (PA) e tinha como destino real São Luís (MA).

Ao todo, as operações resultaram na lavratura de cinco Termos de Apreensão e Depósito (TADs) e em autuações que somam mais de R$ 259 mil em valores de ICMS e multas.

Fonte: Sefa e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:38:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Governo do Brasil apreende 9 mil litros de diesel e 4 toneladas de alimentos em ação contra garimpo e contrabando em Roraima

Operação da Casa de Governo resultou na neutralização da infraestrutura clandestina de armazenamento de combustível e alimentos | Foto: PRF

Operação coordenada pela Casa de Governo intensifica repressão a atividades ilegais de suporte ao garimpo na Terra Indígena Yanomami. Veículos encontrados em depósito clandestino na zona rural de Boa Vista também foram apreendidos.

Em ação conjunta coordenada pela Casa de Governo em Roraima, o Governo Federal apreendeu 9 mil litros de óleo diesel e 4,4 toneladas de alimentos contrabandeados, entre eles fardos da farinha venezuelana Harina Pan, em um depósito clandestino localizado em uma estrada vicinal próxima ao Km 516 da BR-174, na zona rural de Boa Vista.

A operação, realizada na noite dessa quarta-feira (15), contou com a participação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Polícia Judiciária (PJFN), sob coordenação da Casa de Governo em Roraima.

No local, as equipes encontraram tambores e galões com combustível e centenas de fardos de alimentos armazenados em um galpão de madeira aberto e sem identificação. Foram apreendidos também um caminhão e uma motocicleta. Os materiais foram encaminhados ao 4º Distrito Policial da Polícia Civil de Roraima, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis.

Fardos com alimentos também foram encontrados durante a ação, além de tonéis e garrotes com combustível | Foto: PRF
Fardos com alimentos também foram encontrados durante a ação, além de tonéis e garrotes com combustível | Foto: PRF

Segundo a Casa de Governo, a ofensiva faz parte do esforço contínuo para enfraquecer a cadeia logística do garimpo ilegal e coibir o contrabando transfronteiriço, integrando iniciativas de segurança e transporte para dificultar o abastecimento das atividades de garimpo na Terra Indígena Yanomami.

Desde a abertura da Casa de Governo, em março de 2024, as ações integradas já retiraram de circulação mais de 202 mil litros de óleo diesel, resultado da soma de apreensões e inutilizações realizadas no estado. Parte do combustível apreendido foi destinada à Guarda Municipal de Boa Vista e à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco), reforçando o reaproveitamento responsável de insumos confiscados em ações de combate ao garimpo ilegal.

Com o apoio das forças federais, o Governo Federal reforça sua presença na Amazônia e reafirma o compromisso de combater o garimpo ilegal, proteger os povos indígenas e preservar o patrimônio natural do país.

Objetivo da ação foi desarticular rede logística de abastecimento do garimpo ilegal | Foto: PRF
Objetivo da ação foi desarticular rede logística de abastecimento do garimpo ilegal | Foto: PRF

Casa de Governo

Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e criada em fevereiro de 2024, a Casa de Governo reúne dezenas de ministérios, órgãos e agências em Roraima com o objetivo de centralizar a atuação federal no território. De acordo com números consolidados nessa segunda-feira (13), a operação já realizou 7.559 operações de fiscalização, controle e homanitárias que resultaram, dentre outros, em 680 acampamentos inutilizados, 33 aeronaves e 215 embarcações destruídas, 125 armas apreendidas, além da inutilização de mais de 130 mil litros de combustíveis.

Fonte: gov e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:32:31

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




MPF investiga atuação da Marinha no combate ao garimpo ilegal na Amazônia

Agentes da Polícia Federal destroem balsas utilizadas para garimpo ilegal durante operação no Rio Madeira, no Amazonas (Divulgação/Polícia Federal)

Órgão quer mapear ‘ações de caráter preventivo e repressivo no combate às embarcações irregulares que exploram recursos minerais nos rios amazônicos’

A poucos dias do início da COP30 em Belém, o MPF abriu um inquérito para investigar a atuação da Marinha no combate ao crime organizado que se alastra pela Amazônia, especialmente com foco no garimpo ilegal.

O procedimento em questão busca mapear “as ações de caráter preventivo e repressivo adotadas pela Marinha do Brasil no combate às embarcações irregulares que exploram recursos minerais nos rios amazônicos”.

Os investigadores abriram prazo de 15 dias para que os comandos do 9º e do 4º Distrito Naval informem quais são as medidas de cautela adotadas nos atos de registro das embarcações, “no sentido de prevenir e coibir que estas sejam utilizadas para fins criminosos”.

“Igualmente, solicite-se que as autoridades militares, após levantamento em suas respectivas áreas de jurisdição, informem a quantidade de autos de infração e procedimentos administrativos instaurados pela instituição em face de proprietários de embarcações que se encontram envolvidas ou são utilizadas em atividade garimpeira ilegal”, diz o procurador André Luiz Porreca Ferreira Cunha.

Fonte: VEJA e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:08:10

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




‘Não consigo dormir direito’, diz pai de menina morta pela mãe e padrasto no interior de SP

‘Não consigo dormir direito’, diz pai de menina morta pela mãe e padrasto no interior de SP — Foto: Matheus Xavier Lisboa/Arquivo pessoal

Em entrevista ao g1, Mateus Xavier Lisboa, mecânico de motos autônomo, disse que ainda tenta lidar com a perda e com as lembranças da filha. Maria Clara Aguirre Lisboa, de 5 anos, foi encontrada morta em Itapetininga (SP).

Pela primeira vez, o pai de Maria Clara Aguirre Lisboa, de cinco anos, falou publicamente sobre a morte da filha, que foi assassinada pela mãe e pelo padrasto em Itapetininga (SP). O corpo da criança foi encontrado enterrado em uma cova rasa e concretada no quintal da casa onde a família morava.

Em entrevista ao g1, Mateus Xavier Lisboa, mecânico de motos autônomo, disse que ainda tenta lidar com a perda e com as lembranças da filha.

“Estou sentindo uma dor que nunca senti. Não consigo dormir direito. Sonho com ela todos os dias. A última vez que vi minha filha, ela me abraçou forte e disse que me amava. Tínhamos uma relação muito boa. Ela era carinhosa e sempre me abraçava.”

Segundo Mateus, a convivência com a mãe da menina era limitada, mas o vínculo com a filha era próximo.

“Em relação à mãe dela, eu não convivia muito, só quando minha mãe pegava a menina. A última vez que estivemos juntos foi há cerca de sete meses, em uma chácara de uma tia minha, em Sorocaba. Foi um dia muito bom e o último que a gente passou junto. Depois disso, nunca mais vi ela. A gente tinha esperança de encontrá-la, mas acabou encontrando ela morta.”

O pai também afirmou que tentou acionar os órgãos de proteção quando começou a desconfiar de que algo estava errado.

“Faz uns cinco meses que começamos a procurar o Conselho Tutelar. Muita gente fala que a gente não correu atrás, mas corremos, sim, atrás do conselho, da polícia. No fim, só foram achar agora.”

Sobre os áudios que recebeu do padrasto com mensagens que diziam que a menina já estava morta, Matheus disse que inicialmente não acreditou. “Quando soubemos, achamos que era mentira. Tentei buscar informações, mas não consegui. Depois veio a confirmação e foi desesperador.”

Padrasto tinha extensa ficha

O padrasto que confessou ter matado a enteada e enterrado o corpo no quintal de casa já tem passagens policiais por crimes graves, incluindo estupro, roubo e ameaça.

Conforme apuração do g1, entre as ocorrências registradas na ficha de Ribeiro Machado, de 23 anos, consta uma denúncia de ameaça e vias de fato, registrada em janeiro de 2025, cuja vítima era a própria Maria Clara. O caso foi enquadrado na Lei Maria da Penha por se tratar de violência doméstica.

Além desse registro, o homem responde por porte de arma, também em janeiro de 2025; roubo qualificado, em março de 2025; estupro, em agosto de 2022; e roubo, em setembro de 2019.

Padrasto que confessou ter matado menina no interior de SP tem passagens por estupro, roubo e violência doméstica — Foto Reprodução

O Conselho Tutelar informou que Maria Clara estava sob os cuidados da mãe, Luiza Aguirre Barbosa Da Silva, de 25 anos, e que já haviam sido aplicadas medidas protetivas para orientar e acompanhar a família. O órgão não detalhou quais medidas seriam essas.

O Conselho Tutelar ressaltou que não tem poder para retirar a guarda de uma criança, cabendo essa decisão à Justiça. Segundo o órgão, foram feitas diversas tentativas de contato com a mãe por telefone e em visitas aos endereços cadastrados, mas todas sem sucesso.

“O boletim de ocorrência foi registrado no mesmo dia em que o órgão recebeu denúncia sobre a possível morte da criança, em 8 de outubro”, disse em comunicado divulgado na quarta-feira (15).

Veja cronologia do caso da menina morta pela mãe e padrasto em Itapetininga (SP) — Foto: Arte/g1

Veja cronologia do caso da menina morta pela mãe e padrasto em Itapetininga (SP) — Foto: Arte/g1

De acordo com a perícia, o corpo de Maria Clara, encontrado em 14 de outubro, estava enterrado havia cerca de 20 dias, ou seja, no fim de setembro. A investigação aponta que o casal ocultou o corpo dois dias após o crime.

No início de outubro, a avó paterna de Maria Clara procurou o Conselho Tutelar para denunciar o desaparecimento da neta. Segundo o órgão, a equipe já acompanhava o caso da mãe desde um episódio de ameaça feita pelo padrasto meses antes.

Conforme o boletim de ocorrência registrado pelo Conselho Tutelar, não havia contato com a mãe desde agosto. O órgão formalizou o desaparecimento da menina na Polícia Civil no dia 8 de outubro.

Após denúncia e diligências, a Polícia Civil encontrou o corpo de Maria Clara em uma cova rasa, já em estado avançado de decomposição, no dia 14 de outubro. A menina apresentava sinais de lesões provocadas por instrumento contundente, possivelmente ferramenta.

No mesmo dia, Luiza e Rodrigo foram localizados pela polícia e, durante o interrogatório, confessaram o crime. Segundo a polícia, eles admitiram ter matado a menina e concretado o corpo para esconder o crime.

No dia 15 de outubro, foi divulgado um áudio que o padrasto enviou ao pai da criança, dizendo que a menina estava morta e que, com isso, acabaria o vínculo dele com a mãe da criança. Ainda na mensagem, o suspeito pede ao pai que pare de “encher o saco” dele e da mãe da criança.

De acordo com a avó da vítima, a gravação foi enviada duas semanas antes da descoberta do corpo.

Ainda no dia 15, após audiência de custódia, a Justiça manteve a prisão preventiva da mãe e do padrasto. Ela foi transferida para a cadeia de Votorantim (SP) e ele para Capão Bonito (SP). Os dois devem responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Franco Augusto, a menina de cinco anos sofria agressões frequentes da mãe e do padrasto. Ainda conforme o delegado, o padrasto já tinha histórico criminal e torturava psicologicamente a criança e a mãe dela, utilizando a menina como forma de pressão, além de agredi-la fisicamente.

Na tarde do dia 15, a menina foi sepultada. O corpo de Maria Clara foi encontrado em estado avançado de decomposição, o que impediu a realização de velório. O sepultamento ocorreu no Cemitério Colina da Paz, e somente familiares do pai biológico acompanharam.

Padrasto e mãe suspeitos de matar menina de cinco anos e enterrar corpo em quintal de casa, em Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução
Padrasto e mãe suspeitos de matar menina de cinco anos e enterrar corpo em quintal de casa, em Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução

Menina Maria Clara Aguirre Lisboa, de cinco anos, foi encontrada morta na tarde de terça-feira (14) — Foto Vanderleia Monteiro do AmaralArquivo pessoal
Menina Maria Clara Aguirre Lisboa, de cinco anos, foi encontrada morta na tarde de terça-feira (14) — Foto Vanderleia Monteiro do AmaralArquivo pessoal

Sem velório, menina achada morta no quintal é enterrada em Itapetininga (SP) — Foto ReproduçãoTV TEM




Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira em 2026 e explicam motivo

Jorge e Mateus no Viver Sertanejo | Foto: Globoplay

Dupla sertaneja deu entrevista divulgada neste domingo.

Recentemente, Jorge e Mateus anunciaram que farão uma pausa na carreira e em seus shows. Em entrevista ao programa Viver Sertanejo deste domingo (19), a dupla explicou os motivos da decisão.

Jorge abordou o assunto: “Nesse próximo ano [2026], [a dupla] Jorge e Mateus vai completar 21 anos. Um ano sabático. Não vai chegar a ser ‘um ano’, acho que a gente não consegue ficar tanto tempo, mas é um descanso. Uma hora de pensar nas novas diretrizes, os caminhos que a gente deve percorrer pelos próximos 20 [anos].”

Mateus emendou a resposta ao falar sobre os filhos: “Participar do dia a dia na escola. São as pequenas coisas às quais a gente quer se apegar um pouco. Esse lance de: ‘Ah, mas você vai viajar de novo?’. Como você responde isso para uma criança que quer ter o pai ao lado, buscando na escola, participando? Isso pesa para a gente.”

“Ao mesmo tempo, a gente vai descansar um pouco a cabeça e trabalhar de forma mais tranquila nas próximas músicas. Tentar ficar mais potente novamente, porque a estrada te cansa bastante. As coisas vão ficando iguais e rotineiras”, concluiu.

Fonte: ABC+ e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:08:10

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




‘Será a maior Copa feminina de todos os tempos’, diz a diretora de futebol da Fifa, Jill Ellis, sobre o Mundial de 2027 no Brasil

Foto: Divulgação/FIFA | Com mais de 30 anos de carreira à beira do campo e em cargos de gestão, a anglo-americana Jill Ellis, de 59 anos, assumiu a direção do futebol da Fifa em dezembro do ano passado para replicar, em escala global, o mote da sua vida: ajudar o crescimento do esporte e levá-lo a mais mulheres. No Rio de Janeiro para o workshop da entidade com as cidades-sede da Copa do Mundo de 2027, a dirigente crê que o Brasil fará o melhor Mundial de todos os tempos. Em entrevista ao GLOBO, ela destacou as mudanças profundas no futebol feminino nas últimas décadas, o que ainda falta para atingir a excelência e colocou Marta no seu top 5 das maiores jogadoras da História: “Ela me dava medo, às vezes, de pensar: Meu Deus, temos que jogar contra ela”.

Desde 2024, você está na direção do futebol da Fifa. O que faz realmente?

Eu supervisiono diferentes áreas — arbitragem masculina e feminina, área médica e o futebol feminino. Trabalho com o desenvolvimento de técnico de talentos e também com relações e engajamento de jogadoras. Meu principal objetivo é continuar promovendo, elevando e fazendo o esporte crescer globalmente. Foi uma das razões pelas quais aceitei esse cargo. Nesta fase da minha vida, é menos sobre o que está à minha frente e mais sobre como melhorar as coisas para quem vem depois. Estamos trabalhando agora com o campeonato de clubes femininos, criando competições, tentando observar o futebol feminino profissional de elite, as seleções nacionais… Analisando como podemos continuar fazendo o esporte crescer.

Qual legado você gostaria de deixar?

O futebol foi um presente enorme na minha vida. Espero que meu legado seja criar oportunidades para que outras pessoas também tenham acesso ao jogo, elevar os padrões e deixar algo melhor do que encontrei. Estamos trabalhando em iniciativas como um programa de impacto para jogadoras — ajudá-las a criar seus próprios legados — e uma estratégia de arbitragem para atrair mais pessoas, homens e mulheres. Ninguém diz: “Eu quero ser árbitro”. Buscamos criar acesso e elevar o nível em todas as frentes.

Uma das mudanças da Fifa é a expansão da Copa do Mundo feminina para 48 seleções em 2031? Quais os principais benefícios e riscos?

O futebol feminino está crescendo rapidamente. Em 2023, vimos seleções estreantes como o Marrocos chegarem às oitavas. Se olhar os placares das eliminatórias, não se vê, nas fases finais, resultados de 7 a 0, mas de 1 a 0, 2 a 1. Essas seleções que estão ali na beira, que ainda não entram, são competitivas. A Fifa destinou 1 milhão de dólares a cada equipe classificada para ajudar na preparação, por isso vimos uma Copa tão competitiva. Ainda estamos a alguns anos da Copa com 48 seleções, mas vemos o crescimento rápido. A diferença entre os países é muito menor no futebol feminino — significa que com investimento é possível reduzir. Por exemplo, olho para o Paquistão, Índia, Butão, países que investiram, e já estão competitivos nas eliminatórias. Nossa responsabilidade é garantir que todas as seleções estejam preparadas e competitivas.

E quais suas expectativas para a Copa do Mundo de 2027 no Brasil?

Será a melhor Copa do Mundo feminina de todas. O futebol feminino está crescendo ao redor do mundo. Vimos a Euro quebrar recordes, a última Copa do Mundo feminina, o nível e a qualidade das jogadoras, como Aitana Bonmatí, Bunny Shaw, Diani… As partidas serão empolgantes, competitivas e envolventes. E, combinando isso a um país que realmente ama o futebol, será um grande sucesso. É um ótimo destino. As pessoas vão querer viajar para cá, aproveitar a cultura, a paisagem e o povo. Mas também virão pelo futebol — e o Brasil é um país louco por futebol. Veremos a Copa mais competitiva, e uma presença e um interesse enormes, porque o resto do mundo estará assistindo. Grandes eventos mundiais atraem interesse.

E quais suas impressões sobre o Brasil?

Eu estive aqui nas Olimpíadas. Tive uma impressão um pouco triste do ponto de vista competitivo, mas adorei o país, adorei as pessoas. E estive aqui em janeiro realizando um curso de instrutores de arbitragem, fui ao Maracanã. Vi os torcedores dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes. É uma loucura. Eu amo essa energia. Eu precisaria de uma soneca depois de um jogo, porque a quantidade de energia que os torcedores gastam é inacreditável. E eu já disse isso: não há torcedores como os daqui. Já estive em jogos da Premier League, em finais, mas a energia do torcedor sul-americano — e especialmente do torcedor brasileiro — é fora da curva. É incrível.

Tem acompanhado a seleção feminina do Brasil?

A seleção brasileira tem fome de vencer — e isso é importante. Acabou de ganhar a Colômbia (Copa América), foi vice nas Olimpíadas, e o técnico venceu com seu clube, o Corinthians. São ótimos sinais de uma equipe faminta. E há um equilíbrio na equipe — vejo a chegada de jogadoras mais jovens, mas também vejo a experiência. Como treinadora, não dá para competir só com jogadoras jovens e inexperientes, nem só com veteranas. É preciso encontrar o equilíbrio. E o Arthur (Elias) entende como desenvolver e gerir talento. Isso é fundamental quando vai para uma competição grande como uma Copa do Mundo.

Qual foi a grande evolução tática do futebol feminino nos últimos anos?

Depois da eliminação para a Suécia nas Olimpíadas de 2016 (EUA perderam nos pênaltis), percebi que precisávamos ser mais adaptáveis taticamente. O que vemos agora é muito mais flexibilidade, diferentes tendências — times que pressionam alto, que defendem em blocos médios ou baixos, que jogam com linha de quatro ou de cinco. Como treinadora, isso indica que você sempre precisa jogar de acordo com seus pontos fortes. Olhar para sua equipe e pensar: preciso colocá-las na melhor posição, na melhor estrutura e com as melhores táticas para tirar o máximo. Até mesmo com o Brasil, há diversidade na forma como jogam taticamente. Vejo pressão alta, transição, mas também vejo mais sofisticação. Sempre digo: um técnico precisa ter resposta para qualquer pergunta. E estamos vendo um nível de sofisticação tática muito maior.

E quais foram os maiores avanços do futebol feminino desde a sua primeira Copa do Mundo?

Quando comecei, não existia GPS nem métricas — hoje temos tudo isso. Vimos muitos avanços em dados e análises, a introdução do VAR. E um nível técnico das jogadoras muito mais alto. No passado, tínhamos jogadoras técnicas — como a Marta jovem —, mas ela era uma em cem. Agora, é uma entre muitas. Elas estão correndo mais, com mais intensidade, têm maior nível atlético. De modo geral, o jogo está evoluindo muito — e também criando oportunidades. Há, por exemplo, acordos de TV como o da Netflix — um grande contrato de direitos de mídia. Isso mostra que o futebol feminino está sendo tratado como um negócio legítimo.

Mas o que ainda precisa mudar?

Precisamos de mais estabilidade no cenário de clubes e de mais torcedores frequentando os jogos semanais. Também precisamos desenvolver as categorias de base. Nos EUA, por exemplo, no modelo “pague para jogar” se perde muitas jogadoras porque elas não podem pagar. No Brasil, não sei o nível de detalhe, mas existem espaços para as meninas jogarem? Oportunidades? Estrutura? Organização? Como podemos continuar a crescer? Na Fifa, temos um lema: “Dar chance a todo talento”. Estamos criando academias em países que precisam para que meninas tenham oportunidades de jogar. O Brasil também é um lugar onde queremos continuar criando espaços, campos, projetos locais, como parte do legado da Copa de 2027. Meu objetivo é aumentar a participação feminina no país.

Olhando para a sua trajetória, do que você mais se orgulha?

Quando você fica mais velha, não é mais sobre troféus. Troféus ficam em prateleiras, medalhas em gavetas, pegam poeira. São os momentos que te fizeram sentir algo. Lembro que depois do título de 2015, achei que ninguém iria ao nosso evento em Los Angeles — e apareceram 11 mil pessoas. Ali percebi o impacto do que fazemos. Nos EUA, o sucesso ajudou as jogadoras a terem voz — falar sobre igualdade salarial, sobre causas sociais — e também impulsionou a liga doméstica. Então, do que mais me orgulho é de, de alguma forma, ter ajudado o jogo a crescer e criado oportunidades para outras pessoas. O futebol me deu uma carreira, me ajudou a encontrar minha voz, me deu amigos, uma profissão. E uma das coisas pelas quais sou apaixonada é trazer mais mulheres para o futebol. Mesmo com o crescimento do jogo, há menos mulheres nele — especialmente como técnicas. Nos EUA, temos 14 equipes, e só duas têm técnicas mulheres. Parte da questão é: como criamos mais caminhos para mulheres liderarem, treinarem, comandarem? À medida que os salários e oportunidades crescem, vemos mais homens entrando no futebol feminino — e precisamos garantir que as mulheres também continuem tendo espaço.

Qual é seu top 5 das melhores jogadoras de todos os tempos?

Isso é difícil — é como escolher entre seus filhos! Talvez eu diga “as melhores que tive o privilégio de ver jogar”. Marta é uma das jogadoras mais excepcionais. Ela me dava medo, às vezes, de pensar: “Meu Deus, temos que jogar contra ela”. Aitana Bonmatí, pela visão e técnica. Mia Hamm, pela competitividade, ferocidade e vontade de vencer. Talvez devêssemos chamar isso de “as mais impactantes”. Mia foi um símbolo para meninas nos EUA. Asisat Oshoala, uma das maiores da África, que inspirou uma geração inteira. E, por fim, Abby Wambach. Uma jogadora generosa, líder, confiável. Na minha primeira Copa, ela foi meu pilar. Essas seriam minhas cinco.

Fonte: O Globo e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:03:57

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Criança recorta nota de 100 reais achando que era figura de peixinho para dever de casa

Foto: Reprodução | O que era para ser apenas um simples dever de casa acabou se transformando em uma verdadeira história de hospital. Uma mãe relatou que seu filho precisava levar uma figura de peixinho para um trabalho escolar, mas em casa não havia nenhuma revista disponível.

Depois de procurar por todos os cantos, o menino surgiu animado, gritando: “Mãe, eu encontrei uma figurinha de peixe na sua carteira e já recortei também!”. Aparentemente aliviada e curiosa, a mãe foi conferir o resultado da busca criativa do filho, e levou um grande susto. O “peixinho” recortado era, na verdade, uma nota de 100 reais.

Em tom de brincadeira, ela contou que está “até agora no hospital com a pressão alta” depois da descoberta. A situação rapidamente viralizou nas redes sociais, arrancando risadas e gerando identificação entre pais e mães que conhecem bem as surpresas do cotidiano com crianças.

Muitos internautas comentaram sobre o episódio, destacando o “espírito artístico” e a criatividade das crianças. “Afinal, quem nunca teve um pequeno Michelangelo em casa pronto pra transformar tudo em arte — até dinheiro vivo?”, brincou um usuário, resumindo o humor e o caos que marcaram a inusitada história familiar.

Fonte: Ver-o-fato e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/15:58:15

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com