VÍDEO: Professor é filmado dando série de tapas em aluno em sala de aula

Foto: Reprodução | Um professor foi filmado dando uma série de tapas em um aluno dentro de uma sala de aula em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás. O caso ocorreu na última quarta-feira (29), mas voltou a viralizar nas redes sociais esta semana.

Nas imagens, registradas por uma câmera de segurança instalada na sala, é possível ver o momento em que o professor tropeça em uma mochila que estava no chão. Em seguida, ele pega o item e o coloca em outro lugar. Ao se levantar, bate repetidas vezes na mesa onde estava outro aluno, até que começa a dar tapas no rosto da criança.

O menino tenta se defender e consegue se afastar do professor. Também é possível ver outra profissional presente na sala no momento da agressão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Quirinópolis informou que, de imediato, foram adotadas todas as medidas administrativas cabíveis, e que o professor foi afastado preventivamente de suas funções

“O Conselho Tutelar e as autoridades competentes, foram acionados, pela unidade escolar e um processo administrativo interno foi aberto afim de ser instaurado, a Policia Civil também segue apuração os fatos. A Secretaria de educação e a Administração municipal reafirma que repudia qualquer forma de violência ou desrespeito no ambiente escolar ou em qual outro órgão público e reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente educacional construtivo e seguro para nossos alunos”, finalizou.

VEJA VÍDEO:

Fonte: Macajuba Acontece e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:47:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Starlink aumenta velocidade da internet em 55% no Brasil

Elon Musk lidera internet via satélite no Brasil com 443 mil assinantes. (Imagem/Reprodução: Tecnoblog)

Velocidade da internet Starlink no Brasil sobe 55%, alcançando 140 Mb/s. Saiba mais sobre o avanço no serviço de internet via.

Os assinantes da Starlink no Brasil tiveram um aumento significativo na velocidade média da conexão. A internet via satélite passou de 90 Mb/s para 140 Mb/s ao longo do último ano, conforme informações internas divulgadas pelo Tecnoblog.

A empresa tem ampliado sua presença no país com investimentos em publicidade e preços para o kit e mensalidade. Atualmente, o equipamento custa R$ 1.680 e a mensalidade é de R$ 235, refletindo seu compromisso no mercado brasileiro.

Com mais de 443 mil usuários no Brasil, a Starlink lidera o segmento de internet via satélite, especialmente em estados como Minas Gerais, Pará, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. A melhora da velocidade no Brasil acompanha a evolução global do serviço, que cresce graças a avanços tecnológicos e maior capacidade orbital.

Boas notícias para os assinantes da Starlink no Brasil! A velocidade média da internet via satélite teve um incremento de 55%, saltando de 90 Mb/s para 140 Mb/s no último ano. A informação foi apurada pelo Tecnoblog junto a fontes internas.

A empresa tem investido fortemente no país, com publicidade e promoções tanto para o equipamento quanto para a assinatura. Atualmente, o kit padrão custa R$ 1.680, enquanto a mensalidade é de R$ 235.

Desde 2023, a empresa de Elon Musk tem demonstrado um crescimento expressivo, consolidando-se como a principal provedora de internet via satélite no país. Os dados mais recentes da Anatel indicam que a Starlink possui 443 mil assinantes.

Os estados brasileiros com o maior número de usuários da Starlink são Minas Gerais, Pará, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. O upload médio registrado é de 18 Mb/s, com uma latência que varia entre 25 e 30 ms.

Globalmente, a evolução da qualidade do serviço Starlink também é notável, com a velocidade média passando de 145 Mb/s para 220 Mb/s desde o início do ano. Michael Nicolls, vice-presidente de engenharia, explicou em uma publicação no X que os ganhos resultam de melhorias de software e do aumento da capacidade orbital.

Com mais de 6 mil satélites em operação ao redor do mundo, a Starlink planeja iniciar os lançamentos da próxima geração de equipamentos, a V3, a partir de 2026. O objetivo é alcançar uma velocidade média de download de 1 Gb/s.

Fonte: Tecnoblog e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:47:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Fonte: G1 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:40:33

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Mulher defende marido após ser agredida com puxões de cabelo: ‘Ele não é marginal’; veja vídeo

Em um vídeo, a mulher relata que foi a primeira vez que o marido agiu de forma violenta com ela | Foto: Divulgação

A mulher que foi brutalmente agredida pelo próprio marido em frente a um estúdio de bronzeamento, no bairro Siqueira, em Fortaleza (CE), se pronunciou nas redes sociais após o caso viralizar. No vídeo, ela defendeu o agressor e pediu para que as pessoas parassem de compartilhar as imagens, afirmando que ele “não é marginal”.

O caso ocorreu na manhã do último sábado (1º). Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem chegou de moto ao estabelecimento e derrubou o portão. Em seguida, ele entrou no local e puxou a esposa pelos cabelos até a área externa. Do lado de fora, ordenou que ela subisse na motocicleta.

De acordo com a mulher, desde o episódio, o marido está escondido por medo de retaliação.

“Eu estou bem. O momento dele foi só aquele ali, não sei o que deu nele. Tinha sido a primeira vez que ele fez isso, mas espero que tudo fique bem. Ele não é bandido, não é marginal, não é envolvido em nada. Ele é pai, é trabalhador, está vivendo como se fosse foragido. Quero que isso tenha um fim, que o povo pare de comentar e postar [o vídeo], porque ele precisa trabalhar, parar de se esconder, pois ele tem filho para sustentar”, disse.

Fonte:  Macajuba Acontece e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:47:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Lewandowski demite policial que matou jovem durante abordagem da PRF no RJ

Foto Reprodução| Estudante Anne Caroline Nascimento voltava de uma comemoração quando foi baleada; ministro alega “infrações disciplinares” por parte do policial

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, demitiu Thiago Sá, policial rodoviário federal envolvido na morte da estudante Anne Caroline Nascimento, durante uma abordagem em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em junho de 2023.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, demitiu Thiago Sá, policial rodoviário federal envolvido na morte da estudante Anne Caroline Nascimento, durante uma abordagem em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em junho de 2023.

No documento, o ministro justifica a demissão afirmando que o policial cometeu infrações disciplinares ao violar “o dever de observar as normas legais e regulamentares, e praticar ofensa física, em serviço, a particulares.”

Denúncia do MPF
Em abril de 2024, Thiago e outros três policiais foram denunciados pelo MPF (Ministério Público Federal) por homicídio qualificado, bem como por fraude processual, tentativa de homicídio e lesão corporal grave por negligência.

Contudo, a Justiça acatou parcialmente a denúncia do MPF. Apenas Thiago e Jansen se tornaram réus por homicídio tentado e consumado, bem como por lesão corporal. Thiago teria sido o autor dos oito disparos de fuzil e Jansen teria induzido o colega a efetuar os tiros.

A Justiça também aceitou a acusação do MPF por fraude processual. Além de Thiago e Jansen, os agentes Diogo e Wagner responderão judicialmente por terem violado o dever funcional de isolar o local do crime e preservar os vestígios deixados na via e nos veículos envolvidos.

Segundo a denúncia, ao perceberem que havia uma pessoa ferida, um dos policiais assumiu o volante do veículo atingido e dirigiu para o hospital, seguido pela viatura da PRF, quando poderiam ter pedido reforços de um destacamento policial próximo para socorrer a vítima e, ao mesmo tempo, preservado o local do crime.

Relembre o caso

No dia 17 de junho de 2023, a estudante retornava de um restaurante com o marido, quando o casal, segundo a PRF, não teria obedecido a uma ordem de parada dos agentes, que organizaram uma blitz na rodovia.

De acordo com o MPF, os agentes dispararam oito tiros de fuzil contra o veículo do casal. Anne Caroline Nascimento estava no banco do carona e foi baleada.

Na ocasião, os disparou também atingiram a diarista Claudia dos Santos, que estava em outro veículo na mesma rodovia. A mulher ficou gravemente ferida, mas sobreviveu.

Fonte: CNN e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/14:54:09

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Obras de eletrificação avançam com chegada de postes na vicinal São Jorge; em Novo Progresso

Foto: Reprodução | Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Novo Progresso, Gelson Dill, esteve na vicinal São Jorge, localizada no PDS Nelson de Oliveira, acompanhando o recebimento dos postes que irão compor a nova rede de distribuição de energia elétrica da comunidade.

Durante a visita, o prefeito agradeceu ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hanna Ghassan, destacando que a obra é resultado de um programa do Governo do Estado do Pará voltado à expansão da eletrificação rural.

“Estamos conseguindo implementar essa importante rede de energia aqui nessa localidade graças ao apoio do governo estadual”, afirmou Gelson Dill.

O prefeito ressaltou ainda que outras frentes de eletrificação estão em andamento nas vicinais Diamantino, Sarandi Parte 8 e Serra Azul, e que, em breve, os postes também chegarão à vicinal Patuá.
“Seguimos levando conforto e qualidade de vida aos nossos produtores rurais, que tanto contribuem com a economia do nosso município”, concluiu.

Fonte: Novo Progresso e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:40:33

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Grande quantidade de melancias é apreendida em ação na orla de Santarém após recomendação do MPPA

A ação foi realizada após recomendação do Ministério Público do Pará (Foto: MPPA)

Operação mobilizou órgãos municipais; frutas serão doadas a instituições sociais da cidade.

Uma grande quantidade de melancias foi apreendida na manhã desta quinta-feira (6) durante uma operação de fiscalização realizada na orla de Santarém, entre os píeres 1 e 2, no bairro Laguinho. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e contou com apoio da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e outros órgãos municipais, em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA).

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a indignação de feirantes com a retirada dos produtos. Em uma das imagens, um vendedor reclama ao ver as melancias sendo colocadas em uma caçamba. Segundo os fiscais, a venda estava sendo feita em local não autorizado, com as frutas expostas ao sol sobre lonas, o que poderia comprometer a qualidade e causar apodrecimento precoce.

De acordo com a Prefeitura de Santarém, a operação integra o Plano de Trabalho Intersecretarial, desenvolvido pela Semurb e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS). A ação também teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

Em nota, o município informou que o objetivo é assegurar o controle sanitário e urbano, garantindo condições adequadas de higiene, segurança alimentar e uso ordenado dos espaços públicos. A prefeitura destacou ainda que a medida é necessária diante da expansão irregular de feiras e pontos de comércio ambulante na orla, o que estaria provocando riscos sanitários, desordem urbana e obstrução de vias.

Os produtos recolhidos, segundo a nota, serão doados a instituições sociais de Santarém, como o Asilo São Vicente de Paula, a Associação de Catadores do Perema e o Abrigo de Mulheres.

O Ministério Público do Pará, representado pelo promotor Ramon Furtado Santos, realizou em agosto uma reunião com órgãos municipais e de segurança para tratar da remoção das feiras irregulares que se formaram na orla, entre os píeres 2 e 3. No encontro, ficou definido que o município apresentaria um plano detalhado de adequação sanitária e urbana no prazo de 60 dias.

O documento do MPPA também recomenda que as fiscalizações sejam feitas de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Semurb, Vigilância Sanitária e Colônia de Pescadores Z-20, a fim de garantir o cumprimento das normas legais e sanitárias.

Enquanto parte da população apoia a medida por motivos de segurança e organização, feirantes reclamam de falta de alternativas para comercializar seus produtos. A prefeitura não informou se há previsão de relocação dos vendedores para outro espaço regularizado.

Fonte: Giro Portal Santarém e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:47:59

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Prefeito de Florianópolis afirma que pessoas que chegarem à cidade sem emprego ou moradia serão enviadas de volta

Foto: Reprodução | Após a repercussão, a Prefeitura de Florianópolis se manifestou por nota e disse que mantém o serviço para “dar suporte a todas as pessoas que chegam na cidade e precisam de alguma orientação”.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), publicou, na segunda-feira (3), um vídeo nas redes sociais em que divulga medidas para tentar frear a chegada de pessoas sem emprego e sem moradia através da Rodoviária da cidade. Segundo ele, 500 pessoas foram impedidas pelo “posto de controle” desde o início da ação. A postagem gerou polêmica e esbarra na legislação, conforme a Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC), que instaurou um procedimento para apurar a medida.

Nas redes sociais, o chefe do Executivo declarou: “Garantir o controle de quem chega” e “Se chegou sem emprego e local para morar, a gente dá a passagem de volta”. As falas repercutiram entre usuários e motivaram manifestações de órgãos públicos, como o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A DPE-SC afirmou, em nota, que, além da abertura do procedimento, não existe controle de limite entre municípios, e ninguém pode ser impedido de circular pelo território nacional por não ter emprego ou moradia.

Após a repercussão, a Prefeitura de Florianópolis se manifestou por nota, informando que mantém o serviço para “dar suporte a todas as pessoas que chegam na cidade e precisam de alguma orientação”.

Vídeo nas redes sociais

No domingo (2), Topázio publicou um vídeo em suas próprias redes, no qual fala sobre a ação feita pela assistência social na rodoviária. Ele não menciona se a operação é realizada em outros pontos de entrada na cidade, como o aeroporto ou as estradas.

“Para garantir um controle de quem chega, instalamos aqui um posto avançado da nossa assistência social. Se chegou sem emprego e local para morar, a gente dá a passagem de volta”, disse o prefeito no vídeo.

Ainda na publicação, o prefeito apresenta o caso de um homem que teria sido enviado de outra cidade catarinense e que não possuía nenhum vínculo com Florianópolis. Sem identificá-lo nem revelar o município de origem, afirmou que ele foi enviado de volta após contato com um familiar.

“Mais de 500 pessoas já foram devolvidas pelo trabalho dessa equipe, e devemos reforçar ainda mais no verão”, declarou Topázio, reforçando que o objetivo é “manter a ordem e as regras”.

“Não podemos impedir ninguém de tentar uma vida melhor em Florianópolis, mas precisamos manter a ordem e as regras. Quem aqui desembarca deve respeitar as nossas regras e a nossa cultura. Simples assim.”

Repercussão

A Defensoria Pública de Santa Catarina afirmou, em nota, que não existe controle de limite entre municípios e que ninguém pode ser impedido de circular pelo território nacional por não ter emprego ou moradia.

“A remoção ou o transporte compulsório de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social é vedado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e por legislações municipais que regulamentam o benefício eventual de passagem — que só pode ser concedido quando há vontade expressa da pessoa em retornar e comprovação de vínculo familiar ou comunitário na cidade de destino.”

Ainda segundo a DPE-SC, há preocupação com “o discurso e a forma de abordagem adotados, que passam a ideia de que determinadas pessoas não são bem-vindas na cidade ou estão sendo identificadas e ‘devolvidas’ com base em critérios discriminatórios”.

“O vídeo divulgado pela prefeitura traz um discurso de estigmatização e exclusão, ao dar a entender que pessoas pobres não podem permanecer na cidade. Além de ferir a dignidade humana, isso pode representar uma violação ao direito fundamental de ir, vir e permanecer, garantido pela Constituição”, disse a defensora pública Ana Paula Fão Fischer, coordenadora do Núcleo de Cidadania, Direitos Humanos e Ações Coletivas da DPE-SC.

O Ministério Público de Santa Catarina também se manifestou sobre o caso:

“O vídeo chegou ao conhecimento do MPSC e será encaminhado às Promotorias de Justiça com atribuição na área da cidadania, para ciência e adoção das providências que entenderem cabíveis.”

O que diz a Defensoria Pública de Santa Catarina

Defensoria Pública acompanha atuação da assistência social na rodoviária de Florianópolis

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, por meio do Núcleo de Cidadania, Direitos Humanos e Ações Coletivas (NUCIDH), instaurou procedimento para apurar medidas que estariam impedindo o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade em Florianópolis e determinando seu retorno às cidades de origem. A iniciativa ocorre diante da divulgação de que mais de 500 pessoas teriam sido “devolvidas” pela Prefeitura da capital.

Para a Defensoria, é essencial que o poder público mantenha serviços socioassistenciais acessíveis e acolhedores, a fim de orientar e proteger quem chega ao município em busca de melhores condições de vida. Esses serviços devem oferecer apoio e encaminhamentos adequados, garantindo que ninguém fique desamparado.

O que causa preocupação, no entanto, é o discurso e a forma de abordagem adotados, que passam a ideia de que determinadas pessoas não são bem-vindas na cidade ou estão sendo identificadas e “devolvidas” com base em critérios discriminatórios.

“O vídeo divulgado pela Prefeitura traz um discurso de estigmatização e exclusão, ao dar a entender que pessoas pobres não podem permanecer na cidade. Além de ferir a dignidade humana, isso pode representar uma violação ao direito fundamental de ir, vir e permanecer, garantido pela Constituição”, destacou a defensora pública Ana Paula Fão Fischer.

A Defensoria lembra ainda que não existe qualquer controle de fronteira entre municípios e que ninguém pode ser impedido de circular pelo território nacional por não ter emprego ou moradia. A remoção ou o transporte compulsório de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social é vedado por decisões do STF e por legislações municipais que regulamentam o benefício eventual de passagem — o qual só pode ser concedido quando há vontade expressa da pessoa em retornar e comprovação de vínculo familiar ou comunitário na cidade de destino.

Diante da gravidade dos fatos, a DPE-SC informa que irá acompanhar e apurar a situação, a fim de garantir que nenhum direito fundamental seja violado e que a atuação da assistência social em Florianópolis ocorra dentro dos princípios de dignidade, acolhimento e não discriminação, que devem nortear as políticas públicas.

O que diz a Prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis mantém um serviço de assistência social na rodoviária municipal para dar suporte a todas as pessoas que chegam à cidade e precisam de alguma orientação.

“Quando identificamos que essas pessoas chegam sem ter um contato de trabalho ou família, sem saber o que fazer, e identificamos que foram enviadas à cidade por outros municípios, buscamos entender os motivos e enviamos de volta para a cidade de origem.
É importante explicar que a assistência social sempre entra em contato com a cidade de origem e/ou familiares para dar o encaminhamento correto.”

Fonte: G1 e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:40:33

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Mutirão climático vai apoiar 50 cidades brasileiras até 2027

Foto: Divulgação | O Governo do Brasil e parceiros internacionais lançam mutirão climático para apoiar 50 cidades com projetos sustentáveis até 2027, antes da COP30.

Um “mutirão” formado pelo Governo do Brasil, a Bloomberg Philanthropies, a C40 Cities e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) vai apoiar 50 cidades brasileiras na implementação de projetos climáticos até 2027. O anúncio foi feito durante o Fórum de Líderes Locais, realizado no Rio de Janeiro, como um dos eventos que antecedem a COP30. O tema foi colocado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante sua participação no evento.

O ministro destacou que os municípios brasileiros precisam de mais recursos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Segundo ele, o problema não é apenas a falta de dinheiro, mas a dificuldade de fazê-lo chegar às cidades — especialmente para os municípios menores, que muitas vezes não têm estrutura técnica para elaborar projetos climáticos e acessar os fundos disponíveis.

O mutirão tem como principal objetivo promover projetos climáticos multiníveis, por meio do desenvolvimento de esforços locais de transporte sustentável e gestão de resíduos com baixas emissões de metano, alinhados a programas e apoios do Governo do Brasil.

A iniciativa segue a linha alertada pelo ministro Jader Barbalho de que as cidades, por serem as primeiras a sentir os efeitos das mudanças climáticas, precisam também estar na linha de frente e no centro do debate dos esforços de mitigação e adaptação.

O anúncio da criação do mutirão foi feito nas vésperas da cúpula dos líderes da COP30, marcada para os dias 6 e 7 em Belém, no Pará.

Plataforma Nacional e Ações Climáticas

A expectativa é que, entre os principais resultados, o projeto proporcione uma plataforma nacional apoiada por inteligência artificial, com dados de emissões, perfis de risco e avaliações de vulnerabilidade para todos os 5.570 municípios brasileiros; a aceleração da ação e da governança climática na Amazônia; a mobilização de mais de 100 cidades para aprendizagem e troca entre pares com governos federais e estaduais sobre o desenvolvimento de projetos climáticos; e o destravamento de mecanismos de financiamento para canalizar recursos a projetos urbanos climáticos em todo o Brasil.

Além disso, dez municípios amazônicos receberão apoio direto para desenvolver planos de ação climática iniciais, a fim de estabelecer bases para futuros projetos voltados aos desafios mais urgentes das comunidades. O mutirão será implementado por meio de uma ampla coalizão de parceiros nacionais.

Parcerias e Implementação

Com coordenação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoio de organizações como ABM, CBC, WRI, ICCT, i17, CCFLA, ICLEI e UCCRN, essas redes ajudarão as cidades a transformar planos em ações concretas.

Fonte: Diário do Pará e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:29:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Equatorial Pará monta plano de operação para a COP30

Foto: Reprodução | Distribuidora de energia realizou obras para reforçar o circuito de Belém e de outros municípios. Durante o evento, a empresa vai mobilizar cerca de 400 profissionais para atuação rápida e eficaz nas demandas.

A Equatorial Pará montou um plano de operação para a COP30, com o objetivo de garantir qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica durante o evento. Ao todo, mais de 400 profissionais estarão envolvidos nas ações até o dia 21 de novembro. Além do acompanhamento em tempo real, a distribuidora também investiu em obras estratégicas para reforçar o sistema elétrico da capital paraense e de outros municípios do estado.

Como parte do trabalho preventivo, a empresa realizou inspeções em circuitos de subestações, instalou equipamentos automatizados e mapeou locais prioritários, como instituições governamentais, hospitais, hotéis com delegações internacionais, centros de mídia e imprensa, terminais hidroviário e rodoviário, aeroporto e também os espaços do evento, como o Parque da Cidade e o Hangar. Todos esses locais contam com manobras pré-definidas em caso de necessidade.

A operação também contará com a Mesa COP, estrutura focada 24 horas em analisar e monitorar ocorrências nos circuitos onde estiverem sendo realizados eventos. Além disso, haverá profissionais da distribuidora atuando no centro de monitoramento do Parque da Cidade e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

De acordo com Geraldo Fernandez, superintendente da Equatorial Pará, a empresa possui um plano de operação robusto, com atuação em diversas frentes, para garantir o melhor serviço à população.

“Trabalhamos há algum tempo em todo esse planejamento. Fizemos investimentos prévios, reforçamos nossa rede e, durante os dias do evento, teremos profissionais extras atuando na capital, em pontos fixos e móveis, a fim de que possamos responder o mais rápido possível a qualquer chamado. Trabalhamos para garantir um fornecimento seguro e eficaz”, destacou Geraldo.

Investimentos

Para fortalecer o sistema de energia em Belém e em outras cidades que devem registrar maior movimentação durante a COP30, a Equatorial realizou uma série de entregas que somam mais de R$ 87 milhões em investimentos extras. São obras que ficarão como legado e acompanharão o crescimento das cidades nos próximos anos.

Entre as principais entregas estão:

  • A renovação de mais de 110 km de rede em Belém;

  • A construção de um circuito exclusivo para atendimento ao aeroporto;

  • A instalação de um eletrocentro — equipamento moderno que garante maior disponibilidade de energia — na subestação do Marco;

  • E a construção de uma nova rede na ilha do Combú.

Outros grandes investimentos incluem a inauguração da subestação Icuí, que beneficia mais de meio milhão de moradores na Região Metropolitana de Belém, além da reforma e ampliação de subestações estratégicas, como as do Guamá, Batista Campos, Pedreira e Independência.

Vale destacar que regiões como Alter do Chão, em Santarém, além de Salinas e Bragança, também receberam investimentos para melhoria da rede elétrica.

Parceria com a Climatempo

Durante a COP30, a Equatorial Pará contará com o apoio da Climatempo, que realizará monitoramento meteorológico em tempo real, acompanhando variáveis como ventos fortes, chuvas intensas e descargas atmosféricas.

Com base em modelos de previsão e sistemas de alerta personalizados, as equipes da distribuidora terão acesso a informações de alta precisão, possibilitando ações antecipadas para mitigar riscos operacionais e assegurar a continuidade no fornecimento de energia, mesmo diante de condições climáticas adversas.

Atendimento bilíngue

Para facilitar o atendimento a visitantes estrangeiros durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a Equatorial Pará criou um canal bilíngue temporário, que funcionará ao longo do mês de novembro.

O serviço oferecerá suporte em português e inglês, por meio de telefone e WhatsApp, no número (91) 2055-0030, voltado aos visitantes internacionais.

Será possível solicitar atendimento em situações de risco com a rede elétrica, informar interrupções no fornecimento de energia e obter informações gerais sobre os serviços da distribuidora.

Fonte: Equatorial Pará e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/13:11:53

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com




Sefa apreende 33.480 garrafas de cachaça na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso

Foto: Reprodução/Sefa | Durante uma ação de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), fiscais lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito da Serra do Cachimbo, no km 785 da Rodovia BR-163 (Cuiabá–Santarém), no município de Novo Progresso, sudoeste paraense, apreenderam uma carga composta por 33.480 garrafas de 965 ml de cachaça nesta terça-feira (4).

A carga, oriunda de Pirassununga (SP), tinha como destino uma empresa localizada em Manaus (AM) e foi avaliada em R$ 155.988,90.

De acordo com o coordenador da unidade fazendária, Maycon Freitas, a apreensão ocorreu após análise dos documentos fiscais, que revelou que a empresa destinatária, no Estado do Amazonas, encontra-se suspensa do cadastro estadual e, portanto, não está autorizada a realizar compras de mercadorias.

“Durante a fiscalização, foi apreendida uma carga de bebidas alcoólicas. A carga foi retida após a verificação documental, que comprovou a irregularidade do destinatário”, explicou o coordenador.

A Central de Monitoramento de Trânsito (Cemotran), unidade da Sefa responsável pelo controle do transporte de mercadorias, havia emitido um alerta sobre o deslocamento da carga, que passou a ser monitorada.

Para cobrança do imposto estadual e aplicação da multa, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 97.032,59.

jyjyj (1)

Fonte: Jornal Folha do Progresso/agência Pará e  Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/11/2025/12:44:06

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com