ICMBio lança plataforma com dados sobre espécies ameaçadas de extinção

(Foto:© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil) – Uma nova plataforma lançada pelo ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, reúne dados de quase 15 mil espécies avaliadas quanto ao risco de extinção. A plataforma, que ganhou o nome SALVE, vai facilitar a gestão do processo de avaliação de espécies ameaçadas e contribuir para a geração de conhecimento e implementação de políticas públicas para o país.

Rodrigo Jorge, coordenador de Avaliação das Espécies da Fauna em Risco de Extinção do ICMBIO, ressalta que é fundamental contar com uma plataforma com esse nível de detalhamento e organização de dados, que deverão ser atualizados em ciclos de dez anos.

Outro destaque do Salve é a transparência, já que o sistema pode ser acessado por qualquer pessoa que queira consultar as informações, como explica Rodrigo Jorge.

O usuário pode fazer consultas por recortes que já estão prontos na plataforma, como por exemplo a categoria das espécies criticamente em perigo, e também dá para fazer associações com diferentes filtros. É possível inserir na busca a espécie pretendida, tanto pelo nome comum, quanto pelo nome científico, e obter dados como grupo, categoria, última avaliação, estados, bioma, classificação taxonômica, distribuição, história natural, entre outros. Os dados podem ser baixados pelo usuário.

Do total de espécies avaliadas no Salve, mais de cinco mil e quinhentas possuem ficha publicada e mais de 1200 estão em alguma categoria de ameaça. A plataforma pode ser acessada no endereço: salve.icmbio.gov.br.

 

Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/18:05:50

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Idoso de 80 anos reage a roubo, toma arma e mata assaltante dentro de casa

(Foto: Divulgação) – Assaltante de 33 anos foi morto por um idoso de 80 anos, durante um roubo em uma residência na cidade de Diamantino (208 km ao médio-norte de Cuiabá), na manhã de domingo (6). Dupla arma invadiu a casa e rendeu as vítimas. Comparsa do morto fugiu.

De acordo com as informações, polícia foi acionada por volta das 6h para uma ocorrência de roubo em um sítio da cidade. Quando chegou, encontrou um dos suspeitos morto dentro do quarto – identificado como Igor Maicon Ojeda Abreu.

Idoso de 80 anos contou que estava com a esposa, também idosa, quando foram surpreendidos por dois homens armados. Um estava com revólver e outro com uma faca.

Os bandidos reviraram o local em busca de objetos de valores. Em determinado momento, a vítima reagiu, entrou em luta corporal com o assaltante e conseguiu tomar a arma de fogo.

Ele disparou vários tiros contra o suspeito, que caiu morto dentro do quarto do casal. O comparsa dele, ao ver a cena, saiu correndo. Polícia fez buscas, mas não o localizou.

Vítima e a esposa estavam com algumas escoriações pelo corpo. O bandido que fugiu conseguiu levar R$ 1 mil e joias de ouro. Caso é investigado.

Fonte: Gazeta Digital e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:57:41

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




BNDES e BID anunciam linha de crédito de R$ 4,5 bi para micro e pequenos empresários da Amazônia

O presidente do BID, Ilan Goldfajn, a ministra Simone Tebet (Planejamento) e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na assinatura da carta de intenções para uma linha de crédito amazônica. — Foto: Divulgação/BID

Financiamento incentivará adoção de práticas sustentáveis, com foco na Conferência Anual do Clima da ONU de 2025, em Belém. Bancos públicos de desenvolvimento também anunciaram aliança para promover ações sustentáveis.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram nesta segunda-feira (7) a assinatura da carta de intenções do Programa de Acesso ao Crédito para MPMEs e Pequenos Empreendedores (Pro-Amazônia).

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa vai liberar US$ 900 milhões — o equivalente a R$ 4,5 bilhões — em recursos das duas instituições, em operação garantida pelo governo federal, para fomentar a economia amazônica. Serão US$ 750 milhões do BID e US$ 150 milhões do BNDES.

Os valores serão liberados por meio de agentes financeiros credenciados. As taxas de juros ainda não foram anunciadas.

Para ser formalizada, a linha de crédito ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), ligada ao Ministério do Planejamento, pelo BID e pelo Senado.

“No caso do Pará, [a linha de crédito abrangerá] a preparação da COP [Conferência das Partes sobre o Clima que acontecerá em 2025], com restaurantes, pequenas hospedarias, hotéis, que estão ligados a essa atividade. E toda cadeia de negócios que vai ser fortalecida com esse processo”, explicou Mercadante.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que a expectativa é de que 50 mil pessoas participem da COP-30 — a Conferência Anual do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) — , em 2025, no Pará.

“Esses pequenos [empresários] precisam de financiamento para bem receber o mundo que virá à COP-30. Acho muito importante essa mudança racional de mentalidade. Para manter a arvore em pé, os povos originários, indígenas, seringueiro, mulher que trabalha na extração do cacau e do açaí, fiquem na região. É possível acabar com a polarização entre o meio ambiente e desenvolvimento”, declarou Tebet.

Segundo o BNDES, empresas e pequenos empreendedores de múltiplos setores serão beneficiadas com o financiamento para modernização, expansão, aquisição de bens e equipamentos e inovação.

A linha de crédito vai contar com incentivos à adoção de práticas sustentáveis, contribuindo para gerar empregos e construir uma economia equilibrada e ambientalmente responsável na região.

Coalizão Verde

Além da linha de crédito para micro e pequenos empresários, as autoridades também anunciaram o lançamento da Coalizão Verde — considerada uma “aliança internacional” para promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Foi assinada uma declaração conjunta por 19 bancos públicos de desenvolvimento da região para “construir soluções financeiras para investimentos na região amazônica, com respeito ao meio ambiente, além de oferecer apoio técnico para iniciativas economicamente sustentáveis”.

De acordo com o presidente do BID, o brasileiro Ilan Goldfajn, o papel da instituição de fomento é justamente reunir, coordenar e proporcionar oportunidades para a região.

“Porque o desafio que temos hoje na Amazônia precisa de todo mundo, precisa de todos os países, dos bancos públicos. Precisa integrar não só integrar a questão do desmatamento com a bioeconomia, e não há nada mais forte do que financiar pequenas e médias empresas. Às vezes, até indivíduos que não têm crédito e precisam do crédito. Essa coalizão verde é muito importante”, declarou Goldfajn a jornalistas.

A presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, confirmou que a instituição também assinou a declaração conjunta da Coalizão Verde.

“Há 162 anos, a Caixa está ao lado daqueles que mais precisam, e sobre essa base histórica, seguimos trabalhando junto ao governo brasileiro para redução de desigualdades, erradicação da pobreza e a preservação e conservação de ecossistemas e da biodiversidade do nosso país”, afirmou.

 

Fonte: Alexandro Martello, g1 — Brasília e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:36:24

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Lula chega a Belém para Cúpula da Amazônia

Presidente brasileiro também deve se reunir com Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), além de ter reuniões com presidentes de outros países amazônicos. (Foto:Reprodução).

O presidente Lula chegou a Belém na tarde desta segunda-feira (7). Na capital, ele participa da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes dos países amazônicos para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região na terça (8) e quarta-feira (9).

“Cheguei, Belém. A partir de terça me encontrarei com os presidente dos países amazônicos para discutir a preservação e desenvolvimento da nossa floresta “, informou o presidente em uma rede social.

Com uma trilha sonora de carimbó, ritmo paraense, Lula publicou um vídeo da sua chegada no aeroporto – veja acima.

Acompanhando da primeira dama primeira-dama Janja da Silva, o presidente pousou no aeroporto Val-de-Cans onde foi recebido pelo prefeito da capital, Edmilson Rodrigues (Psol). Ele foi direto para um hotel.

No local, Lula tem uma reunião com a Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira Lópezal de Cans.

O fortalecimento da OTCA devem estar na pauta das reuniões entre as autoridades na Cúpula.

O presidente também tem nesta segunda-feira (7) reunião bilateral com a Presidenta da República do Peru, Dina Boluarte.

Entre os tópicos de discussões na Cúpula, a partir de terça, além da OCTA e políticas públicas amazônicas, deve estar também a definição de uma meta conjunta para a redução do desmatamento entre esses países.

No encontro, os presidentes devem avaliar também documentos elaborados durante o Diálogos Amazônicos, realizado de sexta (4) a domingo (6) também em Belém em que ministros, outras autoridades além de sociedade civil debateram temáticas ligadas à região, como melhoria de políticas públicas, proteção de povos originários, mercado de carbono, consumo energético, além de garimpo ilegal e desmatamento.

Além de presidentes da região Amazônica, outros países, como a Noruega, confirmaram presença.

Para o governo do Pará, o diálogos Amazônicos, chamado de pré-Cúpula, já foi um espécie de teste para a Cop 30. Realizar a Cúpula em Belém reforça o teste e a liderança do Brasil na geopolítica amazônica.

O governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre este protagonismo brasileiro ao fazer um balanço sobre ao Diálogos Amazônicos.

“Uma coisa é o Brasil fazer esse chamamento, outra coisa é o Brasil liderar um movimento de oito países que possam envolver logo outros que têm a mesma pressão global de responsabilidade sobre as mudanças climáticas”, disse.

Antes de vir a Belém, o presidente passou por Santarém, no Oeste do estado, onde inaugurou a infovia e também assumiu compromisso de concluir asfaltamento da BR-163, que liga Santarém a Cuiabá (MT). O presidente também visitou o Navio Hospital Escola Abaré, ligado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

 

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:30:13

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Motociclista morre após colisão de duas motocicletas na BR-230

Motos envolvidas no acidente – Foto: Reprodução

O outro motociclista foi encaminha para o HRPT em estado grave

Uma mulher morreu após sofrer um grave acidente na BR-230, em Anapu, no sudoeste do Pará, na noite deste domingo (6). A colisão entre duas motos aconteceu por volta das 19h, quando a vítima retornava da Vila Nazaré, que fica cerca de 15 km da cidade.

Um parente da vítima relatou que ela estava voltando da vila, onde tem outros parentes e costuma visitá-los, além de fazer trabalhos de evangelização, e sempre retornava cedo por conta do perigo de circular na rodovia altas horas da noite. Ninguém sabe ao certo como a colisão aconteceu.

A vítima foi atingida quando estava a cerca de 5 km de Anapu. Um motorista teria relatado que uma ultrapassagem irregular feita pelo outro condutor provocou a colisão e no choque a Claudiene da Cruz Kleme foi arremessada para a lateral da pista.

A violência da batida provocou ferimentos graves na vítima que bateu a cabeça com força no chão e quando foi socorrida por populares já estava sem vida. O outro motociclista não foi identificado, ele também foi arremessado e ficou no chão até a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O homem recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e em seguida foi levado para o hospital, mas seu estado era muito grave e ainda na noite de domingo (6) ele foi transferido para um leito no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. Casada, a vítima deixa uma filha adolescente. Policiais militares de Anapu atenderam à ocorrência. O caso é investigado pela delegacia do município.

 

Fonte:Confirma Notícia  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:23:46

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Maior navio de guerra da América Latina atraca em Belém para segurança da Cúpula da Amazônia

Fragata Defensora foi construída em 1972 e incorporada à Marinha do Brasil em 1977 — Foto: Divulgação/Marinha

Navio-Aeródromo ‘Atlântico’ e Fragata ‘Defensora’ compõem aparato de segurança para evento que reunirá presidentes na capital paraense. Marinha também abre embarcações para visitação pública.

Dois navios de guerra da Marinha atracaram em Belém neste fim de semana para compor a segurança voltada à Cúpula da Amazônia, que vai reunir presidentes de países da região na terça-feira (8) e quarta (9).

Um deles é o Navio-Aeródromo “Atlântico”, maior navio de guerra da América Latina, segundo a Marinha, e que atracou pela primeira vez na capital paraense.

A chegada das embarcações, maiores do que outros navios que costumam se aproximar do porto de Belém, chamou atenção das pessoas na Estação das Docas, ponto turístico da capital que fica próximo.

Visitação pública

O Navio-Aeródromo “Atlântico” e a Fragata “Defensora” foram deslocados do Rio de Janeiro. Os dois também ficam abertos à visitação pública gratuita no Porto de Belém, na Avenida Marechal Hermes, bairro do Reduto (ao lado do complexo Ver-o-Rio):

a Fragata “Defensora” (F-41) receberá visitantes até as 17h deste domingo (6) – acesso pelo portão 11 do porto , das 9h às 17h.
o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140) -ficará aberto à visitação na quarta-feira (9), com acesso pelo portão 17 do porto, das 9h às 15h

A Fragata “Defensora” está na Marinha do Brasil desde 1977 e tem tem 129,55 metros de comprimento e incluí equipamentos como armamentos, sensores e radares, e uma aeronave.

Já o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, “maior navio de guerra da América Latina”, tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de largura e está na Marinha desde 2018.

“É projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. É apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz”, informou a Marinha sobre a embarcação.

 

Fonte: g1 Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:15:01

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Adolescente morre afogado durante pescaria em MT

Jovem morreu no Rio Arinos — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Vítima foi identificada como Yud Teixeira Santana, de 17 anos.

Um adolescente, identificado como Yud Teixeira Santana, de 17 anos, morreu afogado durante uma pescaria, no Rio Arinos, em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima e um grupo de amigos foi até o rio para pescar, quando o Yud entrou na água e, em seguida, começou a pedir socorro.

Testemunhas relataram aos bombeiros que tentaram salvar o rapaz arremessando galhos para que ele segurasse e fosse puxado até a margem, mas não obtiveram sucesso.

Ainda de acordo com os bombeiros, por volta das 17h30 do domingo, o corpo da vítima foi encontrado cerca de 15 metros do local onde ele havia afundado.

 

Fonte:g1 MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/17:04:00

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Helder Barbalho defende modelo de financiamento climático para além do Fundo Amazônia: ‘Precisamos combinar como equalizar desafios’

Helder fez balanço de evento que reuniu sociedade civil antes da Cúpula da Amazônia, em Belém. — Foto: Secretaria de Estado de Comunicação – Pará

Após ‘Diálogos Amazônicos’, que reuniu autoridades e sociedade civil em Belém, governador do Pará avaliou que países amazônicos podem se unir para exigir repasses dos países desenvolvidos.

O governador Helder Barbalho (MDB) afirmou neste domingo (6) que a Declaração de Belém, documento que será assinado pelos 8 países amazônicos na Cúpula da Amazônia, precisará ser “forte” e defendeu um novo modelo de financiamento climático em que os países amazônicos se unam para exigir repasses dos países desenvolvidos.

“A reativação do Fundo Amazônia é um grande passo. Mas devemos compreender que a dimensão até o momento apresentada de financiamento climático está muito longe das dimensões do nosso desafio e dos compromissos ao qual os grandes países são signatários”, disse.

As declarações foram dadas em entrevista exclusiva ao g1, no encerramento dos Diálogos Amazônicos, evento que reuniu a sociedade civil em uma série de debates sobre temas envolvendo a região. O evento está sendo tratado como uma espécie de teste para a Conferência do Clima de Belém – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para o final de 2025.

“Uma coisa é o Brasil fazer esse chamamento, outra coisa é o Brasil liderar um movimento de oito países que possam envolver logo outros que têm a mesma pressão global de responsabilidade sobre as mudanças climáticas”, disse.

“Se o nosso papel a serviço da humanidade é preservação florestal, e nós queremos exercer esse papel, precisamos combinar como equalizar esses desafios”, afirmou Helder.

24 mil pessoas no Diálogos Amazônicos

O governador afirmou que o Diálogos Amazônicos superou todas as expectativas de público previstas, que giravam em torno de 5 a 10 mil pessoas. Segundo a organização, 24 mil pessoas circularam no Centro de Convenções nos três dias de evento.

“O maior destaque que nós podemos dar é a importância desta ferramenta [de plenárias], o resultado da adesão é muito fruto do tempo em que não se praticou o exercício do diálogo, não se praticou o exercício principalmente do diálogo horizontal, que as pessoas podiam vir aqui não para concordar, mas para falar, para se manifestar.”

Mercado de carbono

O governador também tem sido uma das vozes mais ativas na cobrança pela regulação do mercado de carbono, um sistema de compensações de emissão de carbono ou equivalente de gás de efeito estufa por meio da aquisição de créditos de carbono por empresas ou países, que fazem pagamentos para aqueles que reduziram as emissões.

O Pará está preparando na construção de um sistema próprio de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+)”, como é chamado o mecanismo de mercado de carbono, o que espera concluir ainda neste segundo semestre. Apesar disso, o governador diz também apoiar a iniciativa do governo federal, que deve encaminhar ao Congresso ainda neste ano um projeto de lei para regulamentar o setor no Brasil.

“Isso é fundamental e urgente. Nós estamos assistindo porque o mercado voluntário hoje, lamentavelmente, não se apresenta como sustentável sob o aspecto dos interesses bilaterais, principalmente em se tratando de comunidades extrativas, de baixa renda.”

Mesmo diante de uma forte presença ruralista no Congresso, o governador avalia que há clima político para aprovação do projeto ligado ao mercado de carbono. “Eu acho que há um ambiente favorável por se tratar de uma nova economia”, disse.

“Compreendo que o conflito eventual que possa acontecer, no máximo, seja um conflito ideológico. Agora, até mesmo aqueles que defendem desmatamento o fazem partindo da lógica de que hoje uma floresta em pé não tem valor. O que nós estamos propondo é que em pé passe a ter valor.”

A defesa do governador deve ser no sentido que a regulamentação do mercado de carbono contemple também as reservas legais, e não apenas excedentes de reserva.

“Acho que não é crível partir da premissa de que nós só vamos monetizar excedente de reserva. Isso é um equívoco. Porque aí eu vou favorecer quem não quer desmatar podendo desmatar, mas eu vou continuar lutando todos os dias para convencer que o cara tem que cumprir o código florestal [e não descumprir áreas de reserva].”

Entrega de cadastro ambiental rural

O emedebista tenta se posicionar como uma liderança regional dos estados amazônicos. Seu principal carro chefe foi anunciado também neste domingo, com a ativação de 43 mil cadastros ambientais rurais, feitos simultaneamente, segundo o governo, a partir do investimento em digitalização e simplificação da burocracia.

“É a maior entrega de cadastro ambiental rural do Brasil. Junto a isto, encaminhamos para o processo de regularização ambiental outras 55 mil propriedades”, disse.

“Isso, primeiro, faz com que essas propriedades estejam ambientalmente legalizadas, corretas, demonstrando que a sua produção é de origem sustentável. Segundo, isso permite o acesso ao crédito”, explicou.

“Nós precisávamos colocar isto nesta plataforma para que nós pudéssemos desburocratizar o processo e pudéssemos facilitar com que as pessoas acessem, seja acessaram o serviço, a uma informação da Secretaria de Meio Ambiente, seja ter uma orientação de qual vocação determinada área, qual estratégia econômica para a área”, afirmou o governador.

 

Fonte: G1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/16:57:09

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/




Justiça Federal proíbe instalação de novas linhas de transmissão em terra indígena no Pará

(Foto:Reprodução) – Após pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que a empresa Equatorial Pará Distribuidora de Energia não instale novas linhas de transmissão ou qualquer outra estrutura no interior da Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, no Pará, sem o devido licenciamento e autorização dos órgãos competentes, sob pena de multa de R$ 5 mil.

De acordo com a decisão judicial, a empresa deve também apresentar, no prazo de 30 dias, relatório circunstanciado sobre a retirada dos 83 postes anteriormente instalados na terra indígena, registrando se houve a retirada de toda a estrutura ou, caso restem postes ou linhas de transmissão pendentes, informando quais são essas estruturas, a localização e o que será necessário para efetivar a retirada.

O caso foi levado à Justiça Federal pelo MPF, que busca, com a ação civil pública, a condenação da Equatorial Pará Distribuidora de Energia à reparação dos danos causados pela implantação de linhas de transmissão na TI Ituna-Itatá. O empreendimento não tem autorização federal e nem licença ambiental para o fornecimento e distribuição de energia elétrica.

O MPF apontou que, apesar de ter o pedido de licenciamento ambiental negado, a concessionária implantou irregularmente linhas de transmissão na terra indígena desde 2017, afrontando normas constitucionais e legislativas.

Área de uso restrito – A TI Ituna-Itatá possui 142 mil hectares e está localizada entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no Estado do Pará. O local é classificado como Área de Uso Restrito (AUR) desde 2011, em razão da provável presença de povos indígenas em isolamento voluntário. Na portaria mais recente, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) prorrogou a proteção da área até 2025. A restrição impede a entrada de pessoas ou a execução de atividades sem autorização da Funai. Apesar disso, a terra indígena sofre grave e progressiva ocupação ilegal.

Segundo o MPF, a TI Ituna-Itatá foi uma das áreas mais desmatadas da Amazônia por anos consecutivos e que a instalação ilegal de rede de energia elétrica no local funcionou como catalisador dos ilícitos que advinham. “A formação de vilas ilegais se consolidava com o fornecimento de energia elétrica, instalada em desacordo com as normas ambientais e com as decisões dos órgãos responsáveis”, destaca trecho do documento. A rede de transmissão irregular na região possui aproximadamente 7 quilômetros de extensão e 83 postes de 10 metros de altura.

Autorizações negadas – No ano em que começaram a ser detectados alertas de desmatamento, em 2017, a concessionária solicitou autorização à Funai para instalação de rede de distribuição rural de energia elétrica para não indígenas. O empreendimento teria 3 quilômetros de extensão e atenderia três unidades consumidoras. O pedido foi negado pela Funai, que considerou a instalação “completamente repudiável”, por favorecer a permanência de invasores na região.

No ano seguinte, a empresa solicitou nova autorização ao Ibama para instalação de rede com quase 70 quilômetros, para atendimento de 71 unidades consumidoras. A autorização foi negada novamente. O MPF acusa “evidente má-fé da empresa”, que tentou ludibriar o órgão licenciador, omitindo a prévia negativa de autorização da Funai. “A empresa tinha plena ciência da necessidade de licenciamento ambiental como condição indispensável para a instalação das linhas de transmissão, tanto que apresentou projeto ao órgão licenciador”, destaca trecho do documento.

Para ilustrar a situação de estímulo a invasores, o MPF apresenta mapa que mostra que o projeto da rede de energia elétrica segue o traçado de estrada aberta ilegalmente na TI. Apesar das negativas de autorização, uma operação do Ibama em 2020 constatou instalações, pelo menos, desde 2017.

Reparação e indenização – Na ação, o MPF requer a reparação integral do dano ambiental por meio de reflorestamento suficiente para cobrir toda a área indevidamente utilizada, seguindo Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), a ser apresentado ao Ibama no prazo de 90 dias, sob pena de multa diária sugerida em R$ 10 mil. Além disso, pede que a empresa pague indenização por danos materiais em R$ 2,7 milhões e por danos morais coletivos em R$ 1,3 milhão, devendo os valores serem destinados a programas ambientais e sociais para proteção da TI Ituna-Itatá.

Fonte:MPPA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/16:40:29

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/

 




Três idosos morrem após comerem cogumelos, um está em estado crítico

Todas as vítimas eram familiares. (Foto:© Quercus).

Três idosos faleceram após consumirem cogumelos venenosos durante o almoço. Uma quarta pessoa encontra-se internada em estado crítico em Leongatha, na Austrália.

As vítimas fatais são Heather Wilkinson, de 66 anos, sua irmã Gail Patterson, de 70 anos, e o esposo desta última, Don, também com 70 anos.

O esposo de Heather é o indivíduo hospitalizado.

“Durante a última semana, todos nós enfrentamos choque e luto. Eles eram pais, avós, irmãos e fundamentos de fé em nossa comunidade”, afirmou uma fonte das autoridades locais.

A polícia de Victoria informou que as circunstâncias que levaram a essas mortes ainda estão sob investigação, e ainda não se sabe se há indícios de suspeita.

Em decorrência desse incidente, as autoridades alertaram sobre dois tipos de cogumelos venenosos que surgem em Victoria durante os meses mais frios. Os sintomas de envenenamento por cogumelos silvestres incluem vômitos, diarreia e tontura.

 

Fonte:Notícias ao Minuto Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/08/2023/16:37:18

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/futebolplayhd-club-a-plataforma-de-streaming-que-esta-revolucionando-a-forma-como-assistimos-futebol-no-brasil/