Candidato a presidência do Equador é assassinado a tiros

Fernando Villavicencio vinha crescendo nas pesquisas de intenção de voto para a presidência da Colômbia (Foto:Reprodução/@fernandovillavicencioec).

Fernando estava em um encontro político na cidade de Quito. O assassinato foi em plena luz do dia.

O candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi morto a tiros, nesta quarta-feira (9).  Fernando estava em um encontro político na cidade de Quito. O assassinato foi em plena luz do dia.

De acordo com a imprensa internacional, o político levou três tiros na cabeça. Fernando Villavicencio era uma figura pública emergente e estava ascendendo nas pesquisas de intenção de voto. Chegou ao quinto lugar na preferência dos candidatos, segundo o jornal “El Universo”. A campanha política era promissora. Autoridades de segurança publica iniciaram uma investigação sobre as motivações por trás do assassinato.

Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que o Fernando entra no carro, cercado de policiais e é executado à frente de apoiadores que o aguardavam em um encontro de campanha. Houve correria. Assista!

Assessores do candidato confirmaram a morte do parlamentar. Um perfil oficial de Villavicencio, no Instagram, publicou vídeos que documentaram o terrível atentado. A tragédia ocorreu apenas um dia após a divulgação de uma pesquisa que indicava a ascensão, consolidando a posição como um dos principais concorrentes.

O presidente em exercício, Guillermo Lasso, reagiu à notícia do assassinato com indignação e prometeu ação. Em uma postagem nas redes sociais, Lasso afirmou que o gabinete de segurança do país se reunirá para abordar o crime hediondo. Ele destacou a necessidade de responsabilizar os perpetradores, enfatizando a psicologia do governo em enfrentar o crime organizado e fazer valer o peso da lei.
Sobre as eleições no Equador

O pleito, no Equador, está marcado para o dia 20 de agosto. Além de eleger um presidente e o vice-presidente, também dará a vez para 137 parlamentares para concorrer a uma cadeira no congresso.

 

Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/08:50:03

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/

 




PF fecha 4 garimpos ilegais e prende 2 pessoas em área degradada no Pará

Polícia Federal fecha quatro garimpos ilegais no Pará. — Foto: Divulgação/PF

Operação “São Francisco 2” também resultou na apreensão de 5 escavadeiras, 1 veículo, 3 armas, cerca de 150 gramas de ouro e 700 gramas de substância semelhante a mercúrio.

A Polícia Federal fechou nesta quarta-feira (9) quatro garimpos ilegais e prendeu duas pessoas em Cumaru do Norte, no sudeste do Pará. A ação, que combate a extração ilegal de recursos minerais, também resgatou oito trabalhadores situação análogas à escravidão.

A operação “São Francisco 2” resultou na apreensão de 5 escavadeiras, 1 veículo, 3 armas, cerca de 150 gramas de ouro e 700 gramas de substância semelhante a mercúrio.

Por meio de análises de imagens de satélite foi identificada uma área de aproximadamente 40 hectares de degradação. Segundo a PF, vários pontos não possuíam autorização da Agência Nacional de Mineração para a lavra garimpeira.

Os oito trabalhadores resgatados foram localizados em barracos de lona sem água tratada e banheiro. Outras irregularidades também foram identificadas pelos agentes.

Os presos foram autuados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, garimpo ilegal, manter trabalhadores em condição análoga à de escravo, armazenar mercúrio em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e extração de recursos minerais sem autorização. Um deles também foi autuado por posse irregular de ouro.

A investigação surgiu a partir de uma denúncia de atividade garimpeira ilegal na região. Esta é a segunda ação da Polícia Federal em dois meses na região de Cumaru do Norte.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis responsáveis e mais pontos de extração ilegal de ouro.

 

Fonte:g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/08:40:55

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Papa ‘envia saudação’ aos presidentes da Cúpula da Amazônia: ‘Desejo que se renove o compromisso em prol do progresso sustentável’

Papa Francisco durante audiência geral — Foto: Alessandra Tarantino/AP

Pontífice desejou que se renove o compromisso de todos em prol da criação e progresso sustentável durante fala a fiéis de língua portuguesa em Roma.

O Papa Francisco dirigiu bênçãos e saudações aos presidentes dos países da região amazônica que se reúnem em Belém na Cúpula da Amazônia, onde dialogam para resguardar os biomas e florestas.

A declaração foi feita durante a Audiência Geral, realizada em roma nesta quarta-feira (9).

“Envio uma saudação particular aos Presidentes dos países da região amazônica que, nesses dias, estão reunidos em Belém do Pará, no Brasil. Asseguro a minha oração pelo bom êxito do seu encontro, desejando que se renove o compromisso de todos em prol da criação e de um progresso sustentável”, declarou.

O pontífice se dirigiu aos fiéis de língua portuguesa, destacando a importância de se renovar o compromisso com o planeta, em prol do progresso sustentável. “Queridos peregrinos de língua portuguesa, abraço-vos a todos e de coração vos abençoo […]”.

O posicionamento do religioso demonstra como os olhos de todo o planeta estão voltados para a região norte do Brasil, principalmente ao estado do Pará que receberá a COP 30. O Papa Francisco representa forte influência entre a comunidade católica na região, devota de Nossa Senhora de Nazaré, inclusive sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente e os debates sobre a Amazônia.

Foto oficial dos participantes da Cúpula da Amazônia — Foto: Divulgação
Foto oficial dos participantes da Cúpula da Amazônia — Foto: Divulgação

A Cúpula da Amazônia foi realizada entre terça (8) e esta quarta-feira (9) com representantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

No primeiro dia, os líderes dos oito países assinaram a “Declaração da Cúpula da Amazônia”, que apresenta propostas e estratégias para enfrentar os desafios urgentes que a região enfrenta. Questões como desmatamento, garimpo ilegal, narcotráfico e outras atividades prejudiciais ao meio ambiente e às comunidades locais foram abordadas nesse documento.

A assinatura desta declaração mostrou o compromisso dos líderes em encontrar soluções conjuntas para garantir a preservação e a sobrevivência do ecossistema.

Além da Cúpula, Belém também testemunhou a participação de quase 25 mil pessoas, entre indígenas e representantes de grupos de diferentes países amazônicos, no Diálogos Amazônicos. Foram organizaram mais de 400 eventos paralelos, nos quais tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e preocupações a ministros e autoridades dos países participantes da Cúpula.

A cooperação internacional conjunta deve ajudar na preservação da Amazônia e para a promoção de um desenvolvimento sustentável. O apoio e as bênçãos do Papa Francisco reforçaram a importância desse encontro e das ações empreendidas para garantir o futuro da Amazônia e do planeta.

 

Fonte:g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/08:29:08

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Polícia apreende arsenal de armas em cidade do Pará

Ação resulta em apreensão de arsenal de armas na cidade de Breu Branco. — Foto: Divulgação

Suspeito foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular e porte ilegal de armas de fogo.

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (9) um homem investigado por manter um arsenal de armas na cidade de Breu Branco, no sudeste do Pará.

Ao todo, foram apreendidas 6 armas de fogo, 140 munições de fuzil, 25 munições de calibre diversos, rádios comunicadores, balanças de precisão, impressora 3D para fabricação de armas e substâncias análogas a crack e cocaína.

“O local era utilizado para a produção de armas a partir da utilização da impressora 3D apreendida por nossa equipe. O imóvel também era utilizado para armazenar e distribuir material entorpecente para a região do Lago de Tucuruí”, afirmou o delegado Robson Mendes.

O suspeito foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular e porte ilegal de armas de fogo e ficará à disposição do Poder Judiciário.

A operação, chamada de “Latíbulo”, também cumpriu mandados na Ilha Sokozão, lugar de difícil acesso na região do Rio Tocantins. As investigações seguem para identificar e prender outros envolvidos.

 

Fonte:g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/08:20:22

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Incêndios florestais no Havaí matam 36 pessoas; moradores entram no mar para se proteger

Fogo e fumaça dos incêndios florestais em Lahaina, em Maui, no Havaí — Foto: Zeke Kalua / Condado de Maui / via AP Photo

A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Estradas e escolas foram fechadas por causa do fogo (só os funcionários de serviços de emergência podiam circular).

A ilha de Mauí, no estado do Havaí, nos Estados Unidos, foi atingida por diversos incêndios florestais nos últimos dias e, nesta quarta-feira (9), pelo menos 36 pessoas morreram.

Turistas e moradores tiveram que fugir das chamas. Algumas pessoas entraram na água do mar para escapar da fumaça e do fogo, até serem resgatadas pela Guarda Costeira. A Cruz Vermelha Americana abriu um centro para receber pessoas deslocadas.

As mortes ocorreram na localidade de Lahaina, Havaí, informou o condado de Maui.

A governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Estradas e escolas foram fechadas por causa do fogo (só os funcionários de serviços de emergência podiam circular).

Os incêndios, alimentados pelos fortes ventos do furacão Dora, que passou ao sul, pegaram a ilha de Maui de surpresa, deixando para trás carros carbonizados em ruas outrora movimentadas e pilhas fumegantes de escombros onde ficavam prédios históricos.

O incêndio durou toda a noite.

As autoridades disseram anteriormente que 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelas chamas e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Ventos fortaleceram os incêndios

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os atuais incêndios florestais ficaram fortes devido a uma combinação de condições: vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade.

Um furacão também piorou as chamas em todo o estado, e ainda ventos fortes e alertas de possíveis tempestades em vigor.

De acordo com a Universidade do Havaí, quase todos os anos há grandes incêndios em algumas partes do arquipélago havaiano, mas a intensidade dos incêndios deste ano é incomum.

 

Fonte:G1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/08:10:30

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Palmeiras volta a eliminar Atlético-MG na Libertadores e pega time colombiano nas quartas

O Palmeiras está nas quartas de final da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, a equipe comandada por Abel Ferreira ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, em pleno Allianz Parque — mas, por ter vencido a ida por 1 a 0, conseguiu o avanço para a próxima do mata-mata continental.

Este foi o terceiro ano consecutivo que o Alviverde eliminou o Galo da disputa internacional. Em 2021, desbancou o time mineiro nas semifinais (1 a 1 no agregado e avanço por gols marcados fora de casa); na temporada seguinte, classificação nas quartas de final após emocionante disputa de pênaltis.

O Verdão, agora, enfrenta o Deportivo Pereira-COL na próxima fase do mata-mata. A equipe tirou o Independiente del Valle-EQU do torneio. Após ter triunfado por 1 a 0 na ida, em casa, o empate por 1 a 1 nesta quarta, no Equador, deu a vaga ao time da Colômbia.

Após a decisão pela Liberta, Palmeiras e Atlético-MG voltam suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Alviverde recebe o Cruzeiro na segunda-feira (14), às 19h (de Brasília). O time de Felipão, por sua vez, encara o Bahia no Mineirão no dia anterior, às 11h.

O jogo — A partida no Allianz Parque começou com sete minutos de atraso. Isso porque Juan Belatti, um dos assistentes designados, teve uma queda de pressão pouco antes do apito inicial e deixou o gramado, em direção ao vestiário, acompanhando dos médicos do Palmeiras. Pablo Echavarria assumiu a função.

Escalado com força máxima, o Palmeiras iniciou as ações de maneira intensa. Gabriel Menino tomou cartão amarelo com menos de um minuto de bola rolando, enquanto Mayke — com espaço para avançar e cruzar — quase encontrou Rony em levantamento para a área.

Ao longo da etapa, o Verdão seguiu na pressão. Aos 15, Gustavo Gómez cabeceou firme, obrigando defesa à queima-roupa de Everson; no rebote, Artur limpou a jogada e chutou para fora; pouco depois, Dudu ‘sambou’ para cima da marcação e chutou cruzado — para nova intervenção do goleiro atleticano.

A partir daí, a temperatura baixou um pouco. O Galo, pouco a pouco, foi tentando angariar o controle da partida. Por sua vez, o time mandante seguia imponente, agudo — mas preservando um tanto mais a posse de bola. Aos 35, Mayke cortou ataque promissor dos visitantes, acionou Rony e o ‘Rústico’ encontrou Dudu. O ‘Baixola’ puxou rápido contra-ataque e, em passe açucarado, serviu Artur. O camisa 14 limpou a marcação com um corte, mas chutou fraco.

Ao apito parcial de Fernando Rapallini, um primeiro tempo de muito controle alviverde chegou ao seu encerramento. Ao Galo, restava arrumar a ‘casinha’ no vestiário, durante o intervalo, para a etapa final.

O Galo até assustou no começo do segundo tempo, quando Hulk cobrou, com força, falta que ele mesmo sofreu. Perto da área, a bola contou com dois desvios e foi para fora. Ainda assim, o controle geral da partida era do Palmeiras — que ditava o ritmo ofensivo.

Aos 21, Dudu arrancou pela lateral, serviu Veiga no corredor e o camisa 23 cruzou para a área. A bola passou por Rony e sobrou para Artur; desequilibrado, entretanto, o atacante finalizou para fora.

Três minutos depois, a grande polêmica da partida. Paulinho desbancou a marcação de Mayke, foi para a linha de fundo e lançou para a área. Mayke tirou de cabeça e a bola bateu no braço de Gabriel Menino — jogadores e comissão do Galo muito reclamaram, mas Fernando Rapallini não assinalou a penalidade máxima. Por conta de um princípio de confusão entre as áreas técnicas, Eder Aleixo — assistente de Felipão — foi expulso.

Aos 30, Paulinho desperdiçou incrível chance. Edenílson enfiou lindo passe quebra-linha para o camisa 10, que em velocidade, driblou Weverton. Com o gol vazio, o atacante bateu rasteiro, para fora. A resposta alviverde veio três minutos depois, em cobrança de falta de Piquerez que acertou o travessão.

 

Fonte:Gazeta Esportiva (foto: assessoria) e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2023/08:03:39

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Telefónica faz acordo para comercializar serviços da Starlink

(Foto:Reprodução) – Já disponível no México, gradualmente a oferta chegará a outros países como Peru, Espanha, Colômbia e Chile, incluindo o Brasil.

A cada dia que passa a Starlink vai expandindo seus serviços pelo mundo tanto pela disponibilização de sua internet via satélite quanto fazendo acordo com empresas para comercializar seus produtos. Nesta terça-feira (08), a TGS, unidade global de negócios da Telefónica, anunciou um acordo com a empresa de Elon Musk.

Com o acordo para se tornar um parceiro global autorizado da operadora de satélites, a companhia de telecomunicações de origem espanhola poderá comercializar os serviços de constelação da Starlink da SpaceX no México. Desta forma, a TGS integrará as soluções empresariais fixas e móveis da empresa, lançadas no início de 2023, com o seu portefólio de serviços.

A integração com a Starlink, que oferece conexão de até 350 Mbps, permitirá à Telefónica oferecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência em áreas remotas, a utilização de um terminal dedicado com maior alcance e desempenho, e terminais para mobilidade de veículos e serviços de dados para empresas.

O novo serviço já está operando no México e a previsão é que ocorra gradualmente a expansão para outros países que contam com a atuação da Telefónica, como Peru, Colômbia, Chile, Brasil e, fora da América Latina, Espanha.

Julio Beamonte, CEO da Telefónica Global Solutions, destacou que o fato de trabalhar com a Starlink lhes permitirá “oferecer soluções de última geração”.

“O satélite permite executar projetos de conectividade com muita rapidez e eficiência”, explica.

Pelo mundo, a empresa de satélites tem realizado acordos para oferecer o seus serviços via terceiros. Por exemplo, tem um acordo semelhante com a telecom chilena GTD para fornecer serviços empresariais nos mercados chileno, peruano e colombiano. Embora ainda não esteja ativado, a Starlink já planeja fechar acordo com a operadora estatal Hondutel para oferecer serviços via satélite em áreas rurais em Honduras. Em 2024, prevê a oferta dos serviços na Argentina.

Vale ressaltar que no Brasil, várias empresas já possuem contratos com a Starlink, como o Bradesco e Itaú, para levar conectividade para agências bancárias que enfrentam uma maior dificuldade de acesso à internet onde há limitações das conexões das empresas tradicionais.

 

Fonte:Cleane Lima/minhaoperadora e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2023/17:48:04

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




STF aprova reajuste de 5,4% no orçamento para 2024 prevendo aumento de salário dos ministros

Rosa Weber levou em consideração as necessidades de manutenção decorrentes dos danos causados por um ato de depredação ocorrido em janeiro (Foto:Fellipe Sampaio/SCO/STF).

Proposta engloba escalonamento de salários dos ministros: até 2024, a remuneração dos magistrados atingirá o patamar de R$ 46,3 mil

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou, em uma votação unânime ocorrida nesta terça-feira (8), a aprovação de sua proposta orçamentária para o ano de 2024. O projeto, que será encaminhado ao Congresso Nacional, estabelece um valor total de R$ 897.877.951,00, englobando tanto despesas obrigatórias quanto discricionárias. Esse montante representa um aumento de 5,4% em relação ao orçamento praticado no ano de 2023.

A sessão administrativa que culminou na aprovação do orçamento ocorreu em um ambiente virtual, fora do alcance do público. A proposta já engloba o escalonamento de salários dos ministros, que foi aprovado no ano anterior. Conforme essa medida, até 2024, a remuneração dos magistrados atingirá o patamar de R$ 46,3 mil.
Remuneração de um ministro do Supremo serve como limite

A remuneração de um ministro do Supremo serve como limite máximo salarial para os servidores públicos, de acordo com a Constituição Federal. Dessa forma, quando há um aumento nesse subsídio, isso gera um efeito em cascata por todo o funcionalismo público.

A decisão final sobre a aprovação do orçamento caberá ao Congresso, que poderá, a partir das negociações com o governo em relação ao Orçamento do próximo ano, efetuar ajustes no percentual sugerido.

A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, ao elaborar a proposta, levou em consideração as necessidades de manutenção decorrentes dos danos causados por um ato de depredação ocorrido em janeiro. Um exemplo é a previsão de R$ 3 milhões para recuperar o sistema de incêndio da Corte.

Dentre os valores aprovados pelo plenário, cerca de R$ 590 milhões serão destinados ao pagamento da folha de pessoal, abrangendo ativos, inativos e pensionistas, bem como os benefícios concedidos aos servidores. Adicionalmente, aproximadamente R$ 247 milhões serão destinados a despesas discricionárias, que envolvem a contratação de terceirizados, serviços de segurança e administração predial.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também aprovou sua proposta orçamentária para o próximo ano, com um aumento de 16,7% em relação aos valores deste ano, totalizando R$ 297,8 milhões. Tal como no STF, essa proposta será enviada ao Congresso e foi aprovada por unanimidade. A proposta do CNJ abrange despesas como folha de pagamento, auxílios e investimentos em tecnologia.

A ministra Rosa Weber, que se aproxima da aposentadoria, discutiu os números da proposta com seu sucessor, o ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Supremo e do CNJ em setembro.

 

Fonte:O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2023/17:42:14

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Na Cúpula da Amazônia, Lula critica ‘neocolonialismo verde’ e defende financiamento facilitado para projetos sustentáveis

Foto oficial dos participantes da Cúpula da Amazônia — Foto: Divulgação

Na Cúpula da Amazônia, Lula critica ‘neocolonialismo verde’ e defende financiamento facilitado para projetos sustentáveis
Presidente é o anfitrião do evento, que termina nesta quarta-feira (9). Na terça (8), participantes assinaram declaração e definiram a primeira agenda conjunta para defesa da Amazônia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (9) o que chamou de “neocolonialismo verde” e defendeu a facilitação de financiamento internacional para projetos sustentáveis. As declarações foram em discurso no último dia da Cúpula da Amazônia, que se encerra nesta quarta.

“Não podemos aceitar um neocolonialismo verde que, sob o pretexto de proteger o meio ambiente, impõe barreiras comerciais e medidas discriminatórias e desconsidera nossos marcos normativos e políticas domésticas”, disse.

“O que precisamos para dar um salto de qualidade é de financiamento de longo prazo e sem condicionalidades para projetos de infraestrutura e industrialização verdes”, continuou.

O discurso não foi transmitido, mas foi enviado pelo Palácio do Planalto. Em seguida, Lula deu uma declaração à imprensa para encerrar a cúpula. À tarde, o presidente tem reuniões bilaterais com os presidentes da República Democrática do Congo e da República do Congo.

Nesta manhã, Lula participou de mais uma reunião com os representantes de países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e têm parte da floresta em seus territórios. São eles:

Bolívia
Brasil
Colômbia
Equador
Guiana
Peru
Suriname
e Venezuela

Também integram a cúpula representantes da República do Congo, da República Democrática do Congo e da Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais, além de representantes da Noruega e Alemanha, países que contribuem com o Fundo Amazônia.

Financiamento internacional

No discurso, Lula disse que “os países detentores de florestas tropicais herdaram do passado colonial um modelo econômico predatório. Um modelo baseado na exploração irracional dos recursos naturais, na escravidão e na exclusão sistemática das populações locais”.

Por isso, o presidente brasileiro voltou a defender que países ricos financiem projetos de conservação do meio ambiente em nações que ainda têm florestas. O petista classificou como “inexplicável” a participação reduzida desses países em mecanismos de financiamento globais.

Lula citou o Fundo Global para o Meio Ambiente, no qual países amazônicos dividem cadeiras, enquanto nações ricas têm assentos próprios.

“Sanar a falta de representatividade é elemento essencial de uma proposta abrangente e profunda de reforma da governança global que beneficie todos os países em desenvolvimento”, disse.

União dos países amazônicos

Lula também reforçou a necessidade de união entre os países que possuem parte da floresta amazônica. “Se não agirmos agora, não vamos atingir a meta de evitar que a temperatura suba mais que um grau e meio em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial.”

O petista disse que a declaração conjunta assinada na Cúpula da Amazônia “será o primeiro passo para uma posição comum já na COP28, este ano, com vistas à COP30”, que será realizada também em Belém, em 2025.

Cúpula da Amazônia

A Cúpula da Amazônia foi idealizada pelo governo brasileiro e tem como principal objetivo fortalecer a OTCA. Apesar de pouco conhecido, este é o único mecanismo internacional com sede no Brasil, e age para promover desenvolvimento sustentável na área.

No primeiro dia da cúpula, Lula cobrou apoio de prefeitos e governadores para garantir a meta de desmatamento zero na Amazônia até 2030. Também disse, em discurso, que “nunca foi tão urgente” ampliar a cooperação entre os países da região.

Ao fim do primeiro dia de reuniões, os oito países participantes assinaram a Declaração de Belém e definiram a primeira agenda conjunta para defesa da Amazônia.

Entre outros pontos, os países concordaram em criar uma Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, mas não definiram metas em comum (veja detalhes abaixo).

Os países também concordaram em cobrar que os países desenvolvidos cumpram seus compromissos de fornecer recursos financeiros para que nações em desenvolvimento enfrentem os efeitos da mudança climática provocada pela emissão de CO2 e pelos gases de efeito estufa.

O texto não trouxe um veto à exploração de petróleo na Amazônia, tema que foi um dos pontos de embate na cúpula. A questão teve espaço tímido na Declaração de Belém. O texto final fala em “iniciar um diálogo” sobre a sustentabilidade de setores “como mineração e hidrocarbonetos”.

As primeiras reações ao texto ficaram divididas entre dois extremos:

por um lado, o documento recebeu elogios por tocar nos temas fundamentais para a preservação do bioma e por sinalizar, pela primeira vez, a elaboração de uma agenda conjunta entre Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela;
mas foi criticado por falta de metas comuns, pela falta de definição de recursos e de mais medidas concretas contra a degradação da floresta.

Destaques da Declaração de Belém

Abaixo, veja os destaques do texto, de acordo com nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil:

“a adoção de princípios transversais para sua implementação, os quais incluem proteção e promoção dos direitos humanos; participação ativa e promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais; igualdade de gênero; combate a toda forma de discriminação; com base em abordagem intercultural e intergeracional”;
“a consciência quanto à necessidade urgente de cooperação regional para evitar o ponto de não-retorno na Amazônia”;
o lançamento da Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, a partir das metas nacionais, como a de desmatamento zero até 2030 do Brasil, fortalecendo a aplicação das legislações florestais;
o oferecimento, pelo Governo brasileiro, do Centro de Cooperação Policial Internacional em Manaus para a cooperação entre as polícias dos oito países;
o estabelecimento de um Sistema Integrado de Controle de Tráfego Aéreo para combate ao tráfego aéreo ilícito, o narcotráfico e outros crimes na região;
a criação de mecanismos financeiros de fomento do desenvolvimento sustentável, com destaque à Coalizão Verde, que congrega bancos de desenvolvimento da região;

Fonte:TV Globo e g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2023/17:26:20

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/




Carreta desgovernada derruba postes e deixa 6 mil imóveis sem energia elétrica, em Altamira (PA)

Acidente derrubou seis postes em Altamira. — Foto: Reprodução / Equatorial Pará

Caso ocorreu em Altamira, e serviço foi normalizado nesta quarta-feira (9), segundo a concessionária responsável.

Uma carreta desgovernada derrubou seis postes de energia elétrica e deixou ao menos seis mil imóveis sem luz em Altamira, no sudoeste do Pará. O serviço só foi normalizado completamente nesta quarta-feira (9), segundo a concessionária responsável, que confirmou a ocorrência. Não houve feridos.

A colisão com os postes teria ocorrido depois que o condutor se descuidou e estacionou o veículo com o freio destravado, como mostrou o Bom Dia Pará desta quarta (9). O acidente foi registrado na terça (8).

Desgovernado, o veículo colidiu com um poste na avenida Alacid Nunes, no bairro Jardim dos Estados, e, além de derrubar a fiação elétrica em “efeito dominó”, provocou danos materiais em um carro que estava estacionado próximo ao local do ocorrido.

Imagens mostram transformadores danificados. Técnicos da concessionária foram acionados e tiveram que realizar as trocas dos equipamentos.

A empresa de energia reiterou que o fornecimento de energia elétrica na área foi normalizado.

 

Fonte:TV LIberal, g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2023/15:43:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

https://www.folhadoprogresso.com.br/6-dicas-de-ouro-para-voce-educar-melhor-seus-filhos/