Recém-nascidos ganham banho de ofurô em UTI Neonatal de hospital público no interior do Pará
Bebês ganham de ofurô no hospital estadual em Redenção, Pará — Foto: Ascom Sespa
Técnica simula útero da mãe e dá mais conforto e relaxamento aos bebês, ajudando na recuperação.
Bebês recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) em Redenção, no sudeste do Pará, estão recebendo banho de ofurô. A técnica tenta imitar o útero da mãe e dá mais conforto e relaxamento aos bebês, ajudando na recuperação.
“O balde onde os bebês são colocados recria o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos recém-nascidos, proporcionando tranquilidade, relaxamento e minimizando o estresse sofrido”, explica a fisioterapeuta Nelma Inocêncio, que integra a equipe da unidade de saúde estadual.
O banho de balde, como também é conhecido, é dado com cuidado por uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas e enfermeiros, após avaliação médica.
A medida alivia o estresse dos bebês que passam por procedimentos, alguns mais invasivos, e pode contribuir para ganho de peso e diminuição do tempo internado.
Banho de ofurô são feitos de foram individual em hospital estadual em Redenção, Pará — Foto: Ascom Sespa
A técnica é usada também em outros hospitais públicos paraenses, como em Belém e também em Barcarena.
Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/16:36:29
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Justiça de SP condena a mais de 40 anos de prisão filha e genro acusados de matar casal de idosos a facadas por herança milionária
Roberta Tafner e o marido, Wilson Sousa, foram condenados pelos assassinatos do empresário Wilson e da advogada Tereza Tafner — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Crime ocorreu em 2010 em Santana de Paranaíba. Roberta Tafner e o marido dela, Willians Sousa, receberam respectivamente penas de 49 anos e 42 anos de prisão. Réus recorrerão da sentença em liberdade. Eles negam o crime. Júri ocorreu na semana passada em Barueri.
A Justiça de São Paulo condenou, na semana passada, a mais de 40 anos de prisão, a filha e o genro de um casal assassinado em 2010. Eles foram acusados de matar os idosos a facadas para tentarem ficar com a herança milionária deixada por eles.
O caso teve repercussão na imprensa à época. Os réus sempre negaram o crime, cometido entre os dia 1º e 2 de outubro de 2010 no condomínio onde as vítimas moravam em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Nenhum pertence foi roubado das vítimas na ocasião.
A defesa deles vai recorrer da sentença. O julgamento dos réus ocorreu no Fórum de Barueri, também na região metropolitana. O júri popular começou na terça-feira (15) e terminou na quarta (16).
A advogada Roberta Nogueira Tafner de Sousa foi condenada a 49 anos, 9 meses e dez dias de reclusão em regime inicialmente fechado. O marido dela, Willians de Sousa recebeu condenação de 42 anos e 8 meses de prisão também em regime fechado. A profissão dele não foi informada no processo.
Eles foram acusados de assassinar a também advogada Tereza Maria do Carmo Nogueira Cobra, de 60 anos, e o esposo dela, o empresário Wilson Roberto Tafner, de 64. As vítimas eram pais de Roberta. O casal foi encontrado morto na sua residência de veraneio, no Portal das Acácias. A filha foi acusada de planejar o assassinato junto com o marido dela, que esfaqueou os idosos.
Roberta e Willians foram condenados por duplo homicídio triplamente qualificado por meio cruel, motivo torpe e recurso que dificultou a defesa das vítimas.
Tereza, Roberta e Wilson Tafner — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Segundo a acusação feita pelo Ministério Público (MP), os dois decidiram matar os idosos para ficar com os bens deles que, segundo fontes ouvidas pelo g1, estariam avaliados em 2020 em mais de R$ 60 milhões: entre eles, nove imóveis e um seguro de vida no valor de R$ 400 mil.
O processo sobre a herança do casal morto continua na Justiça. Como a filha foi condenada, ela não poderá ficar com o dinheiro por ser considerada indigna. Um irmão dela, fruto de um relacionamento anterior de Tereza, morreu em 2020 vítima de Covid. Desse modo, existe a possibilidade de que os bens sigam para a família deste irmão.
Roberta e Willians chegaram a ser presos durante a investigação policial, mas depois foram soltos. Como respondiam ao processo judicial em liberdade, poderão recorrer da decisão fora das grades. A filha tem 42 anos atualmente. O genro, 46.
O g1 não conseguiu localizar os advogados de defesa deles para comentar o assunto até a última atualização desta matéria.
A sentença com as penas foram dadas pela juíza Cyntia Menezes de Paula Straforini, da 1ª Vara Criminal de Barueri. A maioria dos sete jurados votou pela condenação da filha e do genro das vítimas.
O julgamento da semana passada ocorreu após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anular em 2017 o júri que havia absolvido os réus no ano anterior. Naquela ocasião, a 16ª Câmara Criminal atendeu pedido dos advogados que defendiam os interesses de outros parentes de Tereza e Wilson.
O pedido de anulação da absolvição tinha sido feito pela então advogada da família das vítimas, Solange Izidoro de Alvorado Fernandes. Atualmente ela não atua mais no processo e informou que os parentes do casal morto não constituíram novos advogados.
“O importante que se passaram mais de 10 anos e esta decisão dessa semana foi comemorada pela senhora Márcia, irmã de Tereza Cobra”, disse Solange ao g1. Ela também representava os interesses de Maurício, filho da vítima.
Os desembargadores do TJ concordaram que os jurados haviam absolvido Roberta e Willians sem que ao menos pudessem ter ouvido os depoimentos de testemunhas importantes no caso. Algumas pessoas que seriam ouvidas foram dispensadas pelas partes do processo. O que, no entendimento dos magistrados, prejudicou o entendimento do júri sobre o crime. Quando foram interrogados, os acusados ficaram em silêncio.
Desse modo, o Tribunal de Justiça determinou que um novo julgamento fosse marcado, o que ocorreu na semana passada. Após ouvirem as testemunhas, os jurados acompanharam o interrogatório dos réus, que negaram novamente o crime.
De acordo com o MP, porém, a perícia encontrou sangue de Tereza na residência onde Roberta e Wilson moravam. O imóvel fica no mesmo condomínio em que as vítimas foram mortas, a 300 metros de distância do local do crime. A casa em que filha e genro moravam também era da advogada e do empresário.
Segundo a Promotoria, testemunhas contaram que Roberta e Wilson queriam que os pais dela passassem a posse do imóvel para eles. Ainda há a informação de que o genro ameaçou matar a sogra após discutir com ela. E que a filha foi demitida pela mãe do escritório de advocacia dela depois que R$ 2 mil sumiram do lugar.
Roberta e Wilson chegaram a ficar quase três anos presos, entre 2010 e 2012. Mas a defesa deles recorreu, e a Justiça os soltou à época para que aguardassem o julgamento em liberdade.
Fonte: g1 SP — São Paulo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/16:17:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Homem tenta socar mulher e arremessa cachorro por cima de muro de 3 metros em Belém
Discussão entre casal termina com tentativa de soco contra mulher e cachorro arremessado
Câmeras de monitoramento flagraram toda a ação. O cão teve uma pata quebrada e sobreviveu. Polícia Civil (PC) abriu inquérito para investigar o caso.
Um homem tentou socar uma mulher e, logo em seguida, arremessou um cachorro contra o portão de uma empresa portuária em Belém (veja vídeo acima).
O caso ocorreu no último sábado (19) e câmeras de monitoramento flagraram toda a movimentação, que ocorreu na Avenida Bernardo Sayão, no bairro Jurunas. Clique AQUI e assista ao vídeo
Na calçada da empresa, o casal inicia uma aparente discussão, Depois de um tempo, o homem dá um soco na direção da mulher, que se abaixa e consegue desviar do golpe.
Neste momento, um cachorro se aproxima. O homem pega o animal pelo rabo e o arremessa por cima do muro, que mede cerca de três metros, segundo trabalhadores do local.
Em entrevista ao g1, um funcionário identificado como Paulo, de uma das companhias de navegação que atuam no porto, informou que o cachorro quebrou uma das patas e foi levado ao atendimento veterinário pelos próprios servidores da empresa portuária, onde o animal ainda recebe os devidos cuidados.
Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que abriu inquérito para apurar o caso e disse que a mulher que aparece nas filmagens foi ouvida e o agressor identificado. O caso segue sob investigação.
O crime de maus-tratos a animais pode ser punido com pena de prisão de dois a cinco anos, além de pagamento de multa.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo número 181, que funciona 24h por dia, ou pelo telefone da Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (Demapa), 3238-1225, em horário comercial.
Fonte: Juliana Bessa e Wilk Dias, g1 Pará e TV Liberal — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/16:09:05
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Policial salva criança desacordada com manobra de desengasgo em Marabá, no PA
Policial aplica manobra de Heimlich em crianças engasgada no Pará. — Foto: Reprodução / PM-PA
Vídeo mostra ação da guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária próximo à Vila Sarandi nesta segunda-feira, 21.
Uma bebê engasgada foi atendida por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em Marabá, no sudeste do Pará, nesta segunda-feira (21).
A mãe da criança de colo procurou os policiais já que a filha estava desacordada. Um vídeo mostra o momento em que o soldado De Lima aplica a manobra de Heimlich para salvar o bebê, de dez meses de idade, do desengasgo – assista :
Comandante do batalhão em Marabá, o sargento Elias Barbosa informou que era por volta das 11h15 quando a guarnição fazia rondas às proximidades do quilômetro 360 da rod. PA-150, próximo à Vila Sarandi, e foi acionada pela mulher.
“De imediato foi iniciada a manobra para desobstrução da garganta da criança e obtido êxito”, aponta o relatório.
Segundo o comandante, a criança foi encaminhada pela viatura policial ao posto de saúde de Morada Nova, onde já se encontra bem e consciente.
O sargento Elias explicou ainda que a técnica para atender crianças com engasgo faz parte do curso de formação dos policiais militares, onde também realizam o curso de primeiros socorros.
Manobra de desengasgo
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Como realizar a Manobra de Heimlich
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
Manobra de Heimlich é indicada para salvar bebês engasgados — Foto: Reprodução/EPTV
📌 Técnica para crianças e adultos:
Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/16:03:58
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
‘Estou de volta’: Joelma anuncia retorno aos palcos após ter agenda de shows cancelada por causa de sinusite
Último show de Joelma foi em 22 de julho em Santa Maria das Barreiras, no Pará . — Foto: Reprodução/Instagram Santa Maria das Barreiras
‘Dia 1 de setembro estou de volta para a gente matar essa saudade’, escreveu a cantora paraense.
“Estou de volta”, anunciou a cantora paraense Joelma em uma postagem feita neste fim de semana em suas redes sociais. Ela informou que deve voltar a encontrar o público em 1º de setembro, após cancelar sua agenda de shows por tempo indeterminado por causa de uma sinusite bacteriana.
“Tenho uma notícia: dia 1 de setembro estou de volta para a gente matar essa saudade. Espero todo mundo”, escreveu a cantora.
“Oi, babys! Olha quem apareceu por aqui, voltei. Saudades de vocês. Vamos nos encontrar?”, convida Joelma em vídeo – veja acima. A apresentação será em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, segundo a assessoria da cantora.
O último show de Joelma foi em 22 de julho em Santa Maria das Barreiras, no interior do Pará. Na ocisão, a apresentação foi adaptada e ela anunciou no palco que ia cuidar da saúde.
Na postagem deste fim de semana, a cantora também escreveu agradecendo o carinho e apoio dos fãs enquanto esteve afastada.
“Quero agradecer vocês. Muito obrigada pelas orações, pelo carinho, pelo amor, por tudo! Eu senti tudinho daqui”, disse.
Segundo a assessoria da cantora, ela “estava com gripe e sinusite” quando os shows foram cancelados. A cantora chegou a ficar internada para exames e tratamento.
A sinusite ocorre quando há acúmulo de secreções nos “seios da face”, espaços de ar nas estruturas do rosto. Entre os sintomas estão dor de cabeça e tontura.
A cantora vem enfrentando seguidos problemas de saúde desde que contraiu Covid-19 pela primeira vez. Foram ao menos cinco infecções pelo coronavírus confirmadas, que deixaram sintomas prolongados.
Fonte: g1 Pará — Belém o e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/15:54:24
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
O general Mauro Lourena Cid não pode mais visitar o filho, o tenente-coronel Mauro Cid, na prisão. Eles estão proibidos de manter contato porque passaram a ser investigados no esquema de venda e recompra de joias dadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro por autoridades estrangeiras.
A decisão que impede as visitas é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito. É comum que investigados sejam obrigados por ordem judicial a cortar contato para evitar uma eventual tentativa de combinar versões ou obstruir o trabalho de investigação.
Mauro Cid foi preso preventivamente em uma outra investigação, sobre a falsificação de dados de vacinação da covid-19, por isso não havia impedimento para as visitas do pai. O cenário mudou quando o general foi implicado no novo inquérito, sobre a negociação ilegal de presentes diplomáticos. Os dois são investigados inclusive por organização criminosa.
A Polícia Federal afirma que o tenente-coronel negociou joias e relógios nos Estados Unidos com a ajuda do pai. As contas do general teriam sido usadas para repassar o dinheiro que entrou com a venda dos presentes.
“Tem vinte e cinco mil dólares com meu pai. Eu estava vendo o que era melhor fazer com esse dinheiro, levar em cash aí. Meu pai estava querendo inclusive ir ai falar com o presidente. (…) E aí ele poderia levar. Entregaria em mãos. Mas também pode depositar na conta (…). Eu acho que quanto menos movimentação em conta, melhor, né?”, afirma Mauro Cid em uma das conversas obtidas pela PF.
O pai do ex-ajudante de ordens também aparece no reflexo da caixa de escultura enquanto fazia foto para anunciar o objeto. Ele teria visitado pessoalmente lojas especializadas no comércio e leilão de artigos em luxo em Miami, indicadas por Mauro Cid. A nova linha de defesa do tenente-coronel deve ser tentar proteger tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto o pai.
Fonte: Estadao Conteudo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/15:38:28
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, no início da manhã desta segunda feira (21) em Joanesburgo, África do Sul, onde participará, entre os dias 22 e 24, da 15ª Cúpula do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, está prevista a participação de 40 chefes de Estado ou de Governo dos continentes africanos e asiático, além de América Latina e Oriente Médio. Todos com presença já confirmada para esta que será a primeira reunião presencial pós pandemia.
Dos países do bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.
De acordo com o Itamaraty, 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics. A definição de critérios e princípios para a entrada de novos integrantes no bloco será um dos assuntos a serem debatidos durante a reunião de cúpula.
Outra questão a ser discutida pelo grupo será sobre os planos para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – o Banco do Brics – relativo ao uso de moedas locais ou de uma eventual unidade de referência do Brics para transações comerciais.
É provável que haja algum resultado nessa área”, disse o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Eduardo Paes Saboia, semana passada durante briefing do Itamaraty sobre a viagem. Segundo ele, este é um ativo muito importante do bloco.
Saboia disse que a guerra entre Rússia e Ucrânia também deverá ser discutida, mas apenas internamente durante o chamado “retiro”, quando os chefes de Estado e de governo do Brics se encontrarão de forma fechada. “Certamente o tema será discutido de forma mais aprofundada do que [deverá constar] na declaração [ao fim do evento]”.
Nos dias 25 e 26, Lula irá para a capital de Angola, Luanda, onde será recebido pelo presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita. A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais temas da visita de Lula a Angola.
Lula também irá à Assembleia Nacional de Angola para participar de um seminário, onde falará sobre projeto no Vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros. Além disso, estão previstas as assinaturas de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.
No domingo (27), o presidente Lula irá a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade que tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/15:30:33
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Enfermeira que matou sete bebês é condenada à prisão perpétua no Reino Unido
Lucy Letby se tornou a terceira mulher a ser condenada a prisão perpétua no país (Foto:Reprodução/Cheshire Constabulary)
Lucy Letby, conhecida como serial killer de bebês, negou todas as acusações
Enfermeira condenada pelos assassinatos de sete recém-nascidos e pela tentativa de homicídio de outros seis bebês recebeu sentença de prisão perpétua. O anúncio foi feito pelo tribunal britânico nesta segunda-feira (18).
Lucy Letby, de 33 anos, matou cinco meninos e duas meninas durante seus turnos noturnos na unidade neonatal do hospital Condessa Chester, na Inglaterra, nos anos de 2015 e 2016. Seus métodos incluíam a administração de injeções de insulina e ar nos delicados corpos dos bebês, além de práticas como alimentação forçada e o uso indevido de medicações. Ela também foi condenada pela tentativa de assassinato contra outros seis bebês.
A juíza responsável pela sentença afirmou que as ações de Lucy eram “completamente contrárias aos instintos humanos”. Ela se torna a terceira mulher a ser condenada a pena perpétua no Reino Unido.
Ao longo do julgamento, a enfermeira negou as acusações e culpou a higiene do hospital pelas mortes. As autoridades continuam investigando milhares de casos em busca de outras possíveis vítimas.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/15:20:14
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Foragido da Justiça do Amapá é morto após confronto com a Polícia Militar, no Pará
Um homem identificado como Alexandro da Costa Lemos, 25 anos, foi morto em confronto com a Polícia Militar em Gurupá, na Região de Integração do Marajó. A PM informou ter apreendido com ele uma arma de fogo (Foto:Reprodução/Selesnafes).
Ele era procurado por um homicídio cometido, em 2022, em Macapá
Um homem identificado como Alexandro da Costa Lemos, 25 anos, foi morto em confronto com a Polícia Militar em Gurupá, na Região de Integração do Marajó. Ele respondia por homicídio no estado do Amapá e tinha um mandado de prisão em aberto. A morte ocorreu no sábado (19).
Ainda segundo o portal Notícia Marajó, a Polícia Militar informou que foi acionada após receber informações sobre a presença de um homicida que estava foragido da cidade de Macapá. O suspeito estaria escondido na região do Ramal Grande, Vicinal do Magalhães, perto do Sítio do Coimbra.
Os policiais reagiram e Alexandro foi baleado. Ainda segundo os policiais, ele foi socorrido e encaminhado até o Hospital Municipal de Gurupá, onde foi constatada a sua morte. Com o foragido, a polícia diz ter encontrado cinco papelotes de cocaína e um revólver calibre 32, com uma munição deflagrada. Segundo as informações disponíveis, Alexandro era procurado por um homicídio, cometido, em 2022, em Macapá.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/14:28:04
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com
Estimativa prevê crescimento de 16,3% na produção de grãos no Pará com ganhos de produtividade
Ainda de acordo com levantamento, os paraenses aumentaram a área (em hectares) dedicada à lavoura do sorgo de 21,9 mil para 30,1 mil (Foto:Reprodução).
O Estado também ampliou a área plantada com a segunda safra do milho em 8,7% e estima um aumento de produtividade de 22,3%
De acordo com o 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na primeira quinzena de agosto, a previsão para a safra 2022/23 aponta para um aumento de 17,4% na produção de grãos em comparação com o ciclo anterior. Essa expansão representa um acréscimo significativo de 47,4 milhões de toneladas, totalizando uma colheita estimada em 320,1 milhões de toneladas no Brasil. No Pará, a estimativa de crescimento da produção é de 16,3% em relação à safra anterior, saltando de 3,9 milhões em 2021/2022 para 4,5 milhões de toneladas em 2022/2023.
Essa expansão na produção no país é resultado da combinação de avanços tanto na área cultivada quanto na produtividade das lavouras. A área plantada apresenta um incremento de 5% em comparação com a safra 2021/22, alcançando a marca de 78,3 milhões de hectares. Além disso, a produtividade média também registra um aumento considerável de 11,8%, saltando de 3.656 quilos por hectare para 4.086 kg/ha.
Ainda de acordo com levantamento, os paraenses aumentaram a área (em hectares) dedicada à lavoura do sorgo de 21,9 mil para 30,1 mil. Também houve ajuste na área semeada para esta safra em 7 mil hectares, cultivados no fim da janela, que serão destinados à produção de grãos do cereal. A Conab estimou um aumento de 41,1% na produção, o que projeta um salto de 58,2 mil para 82,1 mil toneladas do produto.
O Pará também ampliou a área plantada com a segunda safra do milho em 8,7% e estima um aumento de produtividade de 22,3%. A produção do grão deve saltar de 653,9 mil para 869,4 mil toneladas (+33%) na safra atual.
O Levantamento da Safra de Grãos da Conab registrou que a produção na região Norte, como um todo, tem estimativa de crescimento, saltando de 14,3 milhões para 16,9 milhões — um incremento de 18,2% em relação à safra anterior.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/08/2023/14:34:14
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com