Ataque a tiros em praia na Austrália mata ao menos 12 pessoas durante evento judaico
Foto: Reprodução | Ao menos 29 outras pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais. Um dos atiradores morreu e um segundo suspeito está em estado crítico, segundo a polícia.
Ao menos doze pessoas foram mortas em um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, neste domingo (14).
Ao menos 29 outras pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais. Um dos atiradores morreu e um segundo suspeito está em estado crítico, segundo a polícia.
O premier Chris Minns (chefe de governo local) afirmou que o ataque foi “planejado para atingir a comunidade judaica de Sydney”.
O que deveria ter sido uma “noite de paz e alegria” foi “despedaçado” por um “ataque horrível e maligno”, disse ele.
O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que se tratou de “um ato de antissemitismo maligno, terrorismo que atingiu o coração da nossa nação”, acrescenta.
Albanese afirmou ainda que não há lugar para esse “ato vil de violência e ódio”.
Imagens de vídeo parecem mostrar dois supostos atiradores, ambos vestidos de preto, disparando em direção à praia de Bondi a partir de uma ponte. Vários tiros podem ser ouvidos, com sirenes da polícia ao fundo.
O ataque aconteceu em uma área movimentada e lotada na parte norte da praia de Bondi.
O comissário de polícia Mal Lanyon afirma que haverá uma “investigação significativa” liderada pela unidade antiterrorismo.
Uma testemunha que falou com a BBC descreveu ter corrido com seus filhos de um evento de Hanukkah, um festival judaico, que estava sendo realizado na praia quando o ataque começou.
Pelo menos 200 pessoas participaram do evento, que contou com música e diversas atividades.
O evento foi realizado em uma área gramada atrás da praia, perto de uma passarela que as pessoas podiam usar para atravessar até a praia – e que os atiradores aparentemente usaram como ponto de observação.
Havia uma barreira de metal instalada ao redor do evento, e as pessoas tinham que entrar e sair por um portão com o que parecia ser uma revista de bolsas, mas a segurança parecia mínima no geral.
Ataque mais mortal desde 1996
Este ataque tornou-se o ataque mais mortal neste país desde o ataque de Port Arthur.
Em 1996, 35 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas quando um atirador solitário abriu fogo em um local histórico na Tasmânia.
Esse ataque foi um ponto de inflexão, levando o governo a introduzir algumas das medidas de controle de armas mais rígidas do mundo.
Houve um programa de recompra de armas e um aumento nas verificações dos proprietários, e os ataques diminuíram radicalmente.
Desde então, houve apenas alguns tiroteios em massa, a maioria deles atos de violência doméstica – não ataques em locais públicos como o de hoje.
Fonte: BBC e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/12/2025/09:07:32
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
- Clique aqui e nos siga no X
- Clica aqui e siga nosso Instagram
- Clique aqui e siga nossa página no Facebook
- Clique aqui e acesse o nosso canal no WhatsApp
- Clique aqui e acesse a comunidade do Jornal Folha do Progresso
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com